Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Tem medo de comer alguns sólidos, e de comer na escola.
  2.  # 22

    Colocado por: Gonç@loSim, tem medo de comer, e agora ficou com medo de ir para a escola.
    Obrigado.


    O meu filho tem 2 anos e ainda hoje não come carne nem peixe. Simplesmente recusa-se. A fruta também só come se for triturada e misturada no iogurte.
    Eu não forço nada. Se ele não quer comer, não come. Procuro que diáriamente consuma a dose diária recomendada de proteína, hidratos, lípidos, vitaminas, cálcio, ferro, magnésio, etc. Procuro também que não ultrapasse a dose máxima de açucar, sal, etc. O objectivo é que ele ande bem nutrido, não importa qual a fonte alimentar. Para colmatar o facto de ele não comer peixe e carne, dou-lhe uns suplementos de proteína e ferro próprios para a idade dele e recomendados pela nutricionista.

    Não o forço a comer nada. Insisto um pouco, converso com ele, mas não lhe enfio a comida pelas guelas abaixo.


    Quanto ao ter medo de ir para a escola, aí poderá ser bullying. Esse bullying poderá ser alguém a tentar enfiar-lhe a comida pela boca abaixo.
  3.  # 23

    Colocado por: Gonç@loTem medo de comer alguns sólidos, e de comer na escola.


    Não come na escola porque não gosta da comida , será?

    Não é porque tenha medo, penso eu que pode ser.

    Outra coisa quea s crianças têm são rituais de dominação através dos quais se afirmam, usanso a alimentação . É uma maneira de captar a atenção.

    Por exemplo o meu filho só comia fruta passada com a avrinha mágica. Uma vez em conversa com a educadora na creche qual não é a nossa surpresa quando ela nos diz que ele comia fruta inteira na creche. Mais, em casa odiava melancia, e na creche comia bem esse fruto.

    São rituais que passam com o tempo, quanto menos importância se der melhor, é a minha modesta opinião.

    A comida nas escolas por vezes não é bem confeccionada e é natural as crianças mais selectivas rejeitarem...
    Concordam com este comentário: CMartin
  4.  # 24

    Colocado por: maria rodriguesUm dos truques, que tentamos usar, é não permitir que coma no intervalo das refeições.


    Espero que com isto não queira dizer não permitir que coma, por exemplo, entre o período compreendido entre o pequeno-almoço e o almoço... Ou entre o almoço e o jantar...
  5.  # 25

    Onde come melhor ainda é em casa. Não é birra, ele proprio ja disse que tem medo de comer algumas coisas. Se procurarem bem no google, existem adultos com esse problema, e é complicado de resolver. Têm medo de se engasgar, é problema psicologico, não é problema motor. Existem mais casos destes do que pensava.
  6.  # 26

    Colocado por: Tyrande
    Espero que com isto não queira dizer não permitir que coma, por exemplo, entre o período compreendido entre o pequeno-almoço e o almoço... Ou entre o almoço e o jantar...

    Olá, Tyrande. Não, a nossa criança não é carente. Tem, sim, rotinas alimentares para que não recuse comer às refeições principais.

    A nossa criança, da qual somos avós, tem 27 meses de idade. Toma o pequeno almoço em casa dos pais entre as oito e as nove horas da manhã. No intervalo, já na nossa companhia, come, eventualmente, uma bolacha ou uma pequena peça de fruta, mais por impulso do que por sentir fome. O almoço é completo: uma sopa- apenas uma concha- cuja base é feita com curgetes, abóbora ou cenoura, cebolas, alho francês, nabo ou chuchu (não leva batata); peixe ou carne, com todos os acompanhamentos: desde legumes, cenoura, batata, feijão verde, ervilhas, couves de Bruxelas, etc. ; esparguete ou arroz, uma colher de sopa de feijão ou grão cozidos; finaliza sempre com fruta natural. Se tomou o pequeno almoço às oito horas, almoça por volta do meio dia; se tomou às nove, almoça por volta da uma da tarde. Se já comeu a fruta a meio da manhã, pode já não a repetir ao almoço. Depende da fruta. Ainda dorme, tranquilamente, as suas sestas. Acorda de modo espontâneo, após umas três horas de sono reparador- às vezes mais-, merenda entre as 17,30h e as 18,00h. Tanto bebe um copo médio de sumo de laranja natural, acompanhado de um quarto de pão com manteiga, fiambre ou mortadela de peru, ou um queijo fresco, do dia, pasteurizado, como pode comer uma peça de fruta, variada, com um iogurte líquido; um iogurte natural, em frasco de vidro, ou com pedaços mais a peça de fruta; ou um quarto de leite vigor, natural e duas ou três bolachas "Maria" . Janta por volta das nove horas da noite. Raramente repete refeições. Come três peças de fruta, por dia, uma a cada refeição, entre o almoço, a merenda e o jantar. Uma das refeições é sempre acompanhada de legumes ou hortícolas. Quanto à fruta, come desde a melancia às mais variadas frutas tropicais, sem excepção. Aliás, come qualquer fruta de época. Tem uma fixação por uvas, desde bebé; adora pão simples. Felizmente que já nasceu com apetite! E com a vantagem de ter avós reformados e sempre muito disponíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  7.  # 27

    Colocado por: Gonç@lo (...) ele proprio ja disse que tem medo de comer algumas coisas. (...)

    Colocado por: Gonç@lo (...) existem adultos com esse problema, e é complicado de resolver. Têm medo de se engasgar, é problema psicologico, não é problema motor. Existem mais casos destes do que pensava.

    É psicológico, sim! Pode ser um trauma que o afecta e que nem ele, nem vós- pais- saberão lidar com o problema. Poderiam tentar falar com o médico de família (ou pediatra, caso a criança seja seguida por um) e pedir conselho.
    Trabalhei com duas colegas, durante anos, que sofriam dessa patologia. Andavam as duas em psicólogos diferentes e os progressos eram muito lentos. Almoçavam no escritório (tínhamos refeitório, mas elas nem lá punham os pés, dado o pânico que sentiam). Imagine-se que uma delas comia de cócoras tal era o receio de se engasgar. De facto, nem podíamos perguntar porque comia naquela posição: entrava imediatamente em paranoia.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
 
0.0156 seg. NEW