Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Estando a iniciar a construção de uma casa, coloco-me a seguinte questão:
    Vale a pena fazer a pré-instalação do que não estamos a curto prazo inclinados a instalar?
    P/ex: Aspiração Central, Vigilância, Rede (cat.6) linhas socorridas (para UPS),...
    Obrigado.
  2.  # 2

    Em alguns dos prédios que a minha empresa construiu em Lisboa nos finais de 80-inícios de 90, deixávamos em cada apartamento uma rede de tubagens e caixas vazia para o que desse e viesse.
    ... E veio a TV-cabo!
    E agora vêm as redes estruturada e socorrida (cat.6, etc.) e sei lá o que mais...

    Na altura, os motores de estores eram muito caros. Deixámos espaço suficiente e toda a tubagem electrica prevista para, um dia, se mudarem todas as manivelas manuais por interruptores que accionassem os motores. Entretanto, passados mais de 15 anos, os motores estão sensivelmente ao mesmo preço, e já compensa fazer a alteração, sobretudo porque a mudança de comando manual a electrico é feito sem necessidade de abrir e fechar quaisquer roços.

    Portanto, na minha opinião, sim.
    Mas tenho algumas reservas (e desconhecimento) relativamente à aspiração central.
  3.  # 3

    Não percebo qual a utilidade da aspiração central, com 80€ comprei um aspirador jeitoso e que me faz o serviço como deve ser, mas pronto, cada um é que sabe do que é mais adequado para si.
  4.  # 4

    Colocado por: jppinhoVale a pena fazer a pré-instalação do que não estamos a curto prazo inclinados a instalar?

    Tubagens dentro das paredes nunca são de mais.

    E fiz parecido ao que Luis fez, mas nem foi preciso acabar a obra, Todas as tubagens a mais que ficaram vazias, foram ocupadas sempre.

    Só a aspiração central é que é discutível, de resto deixe lá uns tubos vazios que vai ver que não se arrepende
    •  
      FD
    • 21 abril 2009

     # 5

    Pelos valores que falam da aspiração central até pode compensar...
  5.  # 6

    PauloCorreia, quando fala de tubos que pôs a mais e foram ocupados, fala só de tubos de electricidade, ou de água, esgotos....
    Mas ao deixar tubos passados deixava-os passaodas de onde para onde???
    Dê exeplos que lhe aconteceu.
    Eu também tenho essa filosofia, pré-instalação de tudo o que der e vier, (menos radiadores / piso radiante, não quero aquecimentos que envolvam água quente), para mais tarde não ter que andar a partir só para passar meia dúzia de fios.
  6.  # 7

    O custo dessas tubabens é minimo, considerando o custo total da obra...

    E no futuro não se vai arrepender
  7.  # 8

    Colocado por: nandogoncaquando fala de tubos que pôs a mais e foram ocupados, fala só de tubos de electricidade, ou de água, esgotos....
    nte é para cablagem
    Não, basicamente é tubagem para cablagem electrica.

    Entre o portão de entrada e interior da casa
    Dentro de casa, passa 2 ou 3 tubos entre as paredes, para se for necessário enfiar mais um circuito, não tenha de partir o pavimento
  8.  # 9

    É isso mesmo, eu vou ainda mais longe, para todos os canteiros e afins vai tubos com fartura, quer seja para águas, quer sejam eléctricos, tubos com fartura.
    Para o sotão (que não será utilizado), vai também tubos com fartura, nunca se sabe se lá instalarei uma pequena "central" fotovoltaica, e além do painel solar termico ser de termosifão, sem apoio electrico, também vai para lá tubos com fartura.
    Agora tou a ponderar passar também cabos de rede pela casa, mas em caso de dúvidas, vai mais tubos.
    Para sistema home cinema, para projector no tecto (nunca se sabe)...
    Já tou a ver o electricista a pôr as mãos à cabeça..... E se calhar tb eu, para descobrir "-onde vai dar aquele tubo??".....
  9.  # 10

    Colocado por: nandogoncaonde vai dar aquele tubo??".....

    E? enfia dum lado e logo vê.

    Agora preciso de meter uma rede CAT6 em casa e terei de andar a inventar para passar aquilo tudo, uma vez que nem caixas de derivação tenho
  10.  # 11

    Qual a diferença entre o CAT5 e o CAT6?

    O electricista esta para colocar CAT5. A diferença no preço é elevada?
  11.  # 12

    Colocado por: 2970713Qual a diferença entre o CAT5 e o CAT6?

    O electricista esta para colocar CAT5. A diferença no preço é elevada?


    Caro doismilhõesnovecentosesetentaesetecentosetreze dê uma bispada neste artigo da wikipedia:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/CAT6

    Para preços...... diverta-se com este catalogo da Eurocabos:

    http://www.eurocabos.pt/links/download.php?id=26

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  12.  # 13

    O cabo em si custa, conforme a referência, de 0,50 a 1,20€/metro (os Cat-6 são mais caros).
    O problema são os acessórios.
    E também depende da marca (Panduit, Brand-Rex,...).
  13.  # 14

    Quanto temos caixas de 305m de cabo CAT6 de muito boa qualidade a cerca de €60....convém fazer contas se não valerá a pena mandar vir de fora.

    http://www.monoprice.com/products/subdepartment.asp?c_id=105&cp_id=10234
  14.  # 15

    Filipe, já deu para ver alguma coisa.
    Mas em conversa com o meu electricista, fui alertado para o facto da efapel não ter material para trabalhar com CAT6.

    Será verdade?
    Não posso usar as mesmas tomadas que as CAT5?
  15.  # 16

    Colocado por: 2970713Filipe, já deu para ver alguma coisa.
    Mas em conversa com o meu electricista, fui alertado para o facto da efapel não ter material para trabalhar com CAT6.

    Será verdade?
    Não posso usar as mesmas tomadas que as CAT5?


    É mentira...
    http://www.efapel.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=7858
  16.  # 17

    Tens razão, sim senhor.
    Estive hoje de tarde na obra a falar com o electricista sobre o assunto e eu é que entendi mal.

    Andamos a ver a tabela:
    Tomada RJ45 CAT6 FTP - 6.56€
    Tomada RJ45 CAT6 UTP - 3.99€

    As diferenças de preço entre estas e as CAT5e são insignificantes.

    Então onde é que o CAT6 me vai ficar mais caro?
  17.  # 18

    No preço do cabo...
  18.  # 19

    Sim, mas também não me pareceu nada de muito significativo.

    Já agora o porquê de FTP e/ou UTP?
 
0.0196 seg. NEW