Iniciar sessão ou registar-se
    • size
    • 1 janeiro 2016

# 1

Colocado por: Filipe1983
    Assim sendo como consigo saber o que está ligado a cada fase para poder distribuir melhor os equipamentos?
    Feliz Ano Novos a todos os Users

Terá que ser feito por um electricista, dado haver necessidade de abrir as tampas do quadro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe1983
  1.  # 2

Porque será que ao tentar fazer alteração na potencia contratada na fase indica Mono e depois tenho opção Tri sem estar seleccionada? Será a baixada Mono e a instalação/quadro Tri?
    Desculpem estas questões mas estou confuso.
    • size
    • 1 janeiro 2016

# 3

Colocado por: Filipe1983Porque será que ao tentar fazer alteração na potencia contratada na fase indica Mono e depois tenho opção Tri sem estar seleccionada? Será a baixada Mono e a instalação/quadro Tri?

Poderá ser erro nos dados inseridos no site da EDPONLINE.

Tudo indica que está a usar o sistema trifásico, porque se fosse MONO teria que estar abastecido com uma unica fase de 45 amperes para corresponder à potencia de 10,35 KVA do seu contrato, o que não é coincidente com o disjuntor da EDP do seu quadro. Conforme poderá verificar o disjuntor indica 15 amperes.(15 x 3 fases = 10,35KVA)
    Tente esclarecer essa situação através de um contacto através da EDPONLINE
  2.  # 4

Colocado por: Filipe1983Porque será que ao tentar fazer alteração na potencia contratada na fase indica Mono e depois tenho opção Tri sem estar seleccionada? Será a baixada Mono e a instalação/quadro Tri?

Em princípio a baixada será trifásica, mas isso pode ser verificado facilmente por um técnico. Não são invulgares situações em que no contrato está uma coisa e na realidade está outra, a maior parte das vezes porque existiu algures no tempo uma alteração que não foi devidamente documentada.

Já lhe apresentaram um conjunto de soluções para resolver o problema, mas ninguém lhe pode dizer a melhor solução sem verificar as condicionantes no local. Tem um conjunto de opções que não implicam aumento da potência (logo maior despesa) e que colocam a instalação a funcionar bem. Portanto, se não tem os conhecimentos para fazer o diagnóstico, deve recorrer a um técnico da sua confiança.
  3.  # 5

Colocado por: fiat_uno

Em princípio a baixada será trifásica, mas isso pode ser verificado facilmente por um técnico. Não são invulgares situações em que no contrato está uma coisa e na realidade está outra, a maior parte das vezes porque existiu algures no tempo uma alteração que não foi devidamente documentada.

Já lhe apresentaram um conjunto de soluções para resolver o problema, mas ninguém lhe pode dizer a melhor solução sem verificar as condicionantes no local. Tem um conjunto de opções que não implicam aumento da potência (logo maior despesa) e que colocam a instalação a funcionar bem. Portanto, se não tem os conhecimentos para fazer o diagnóstico, deve recorrer a um técnico da sua confiança.

Eu também nem sei se posso subir a potencia. Quando foi pedido a certificação não me lembro da potencia que o instalador colocou lá nos papeis.
    Se calhar o melhor para não acontecer estas quebras de energia quando uso alguns electrodomésticos ao mesmo tempo seria mudar para mono a instalação não?
    • size
    • 1 janeiro 2016

# 6

https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/ximage.php,qAttachmentID=83579.pagespeed.ic.CoCafad0jP.jpg

Já que conseguiu abrir a tampa para esta imagem, estará em condições de conferir o seguinte :

1 - Com um busca-pólos verifique se cada um dos dos parafusos 4 fios que entram no disjuntor geral (1) possui alguma polaridade . Se surgirem 3 com polaridade a baixada será trifásica.

2- Se possuir um mero voltímetro (mesmo comprado na loja dos chineses) poderá efectuar outro teste mais preciso. Diga se possui.

MUITA ATENÇÂO: Não tocar com as mãos nos fios nus que podem apresentar uma alta voltagem de 380 volts
  4.  # 7

Quanto ao voltímetro não tenho mas posso arranjar/comprar um é algo acessível ao meu bolso desses meios chinocas claro e é uma ferramenta que gostava de aprender utilizar. Nesse parafusos por baixo ou nos de cima do post#28 ou é indiferente? Será indiferente não?
  5.  # 8

esqueca isso, a sua instalaçâo é trifasica, mude para monofasico com a mesma potencia.
    • zeto
    • 1 janeiro 2016 editado

# 9

Colocado por: size

Já que conseguiu abrir a tampa para esta imagem, estará em condições de conferir o seguinte :

1 - Com um busca-pólos verifique se cada um dos dos parafusos 4 fios que entram no disjuntor geral (1) possui alguma polaridade . Se surgirem 3 com polaridade a baixada será trifásica.

2- Se possuir um mero voltímetro (mesmo comprado na loja dos chineses) poderá efectuar outro teste mais preciso. Diga se possui.

MUITA ATENÇÂO: Não tocar com as mãos nos fios nus que podem apresentar uma alta voltagem de 380 volts

não se meta nisso homen, ainda fica com os cabelos de pé, esqueça,, já lhe demos as dicas todas, como opniões etc,etc,, não adianta mais bater na mesma tecla,, altere o contrato para mono com a mesma pot. como já referiu tb o jorge,,,
    E feche essas tampas todas outra vez, e não mexa mais em nada...
    Só para terminar, voçê tem trifásico em casa😂😂😂😂😂😂
  6.  # 10

Colocado por: jorgealvesesqueca isso, a sua instalaçâo é trifasica, mude para monofasico com a mesma potencia.

A nível de custo "€€€" então será o mesmo valor por Kwh certo?
  7.  # 11

Colocado por: zeto
    não se meta nisso homen, ainda fica com os cabelos de pé, esqueça,, já lhe demos as dicas todas, como opniões etc,etc,, não adianta mais bater na mesma tecla,, altere o contrato para mono com a mesma pot. como já referiu tb o jorge,,,
    E feche essas tampas todas outra vez, e não mexa mais em nada...
    Só para terminar, voçê tem trifásico em casa😂😂😂😂😂😂

Quando ao quadro em casa terá que sofrer alterações certo? Ou é so pedir a EDP para alterar de Tri pr Mono e pronto? Visto a placa ser Tri terá o técnico mudar as ligações para Mono certo?
  8.  # 12

Se não tem corte independente de fases, para ver o que está ligado em cada fase, desliga o disjuntor que está selado e vai desligando fios preferencialmente do disjuntor 1... Tem ai as 3 fases, é só ir ligando uma a uma... Mas convém perceber o que está a fazer e desligar na saída do disjuntor para que a ponta do fio fique sem potencial...

Tem de ver no esquema da placa como é que são as ligações em monofásico, não sei se é só alimentar o sítio onde iam as 3 fases com uma única fase... Se for maravilha, converter esse quadro em monofásico é fácil... Basicamente é alimentar todos os circuitos com a mesma fase...

Epa consulte um eletricista se não estiver a vontade... As vezes estragar um aparelho não compensa face ao custo que o homem lhe vai levar
  9.  # 13

Colocado por: jorgealvesa potencia sendo a mesma tem exactamente o mesmo custo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Filipe1983

Se calhar passando para Mono e depois baixar a potencia até pode ser que o quadro aguente e assim poupe algum em ter menor potencia certo?
  10.  # 14

Mas passe isso a monofásico, essa casa com 6,9 duvido muito que dispare, quer dizer um gajo também não pode meter as 3 máquinas de lavar e secar, a placa, o forno o aspirador e o secador de cabelo... Acho q devemos contar só com uns 4 grandes consumos e ter o mínimo cuidado nisso! Para tanto consumo o melhor é mesmo pensar em painéis fotovoltaicos e aerogeredores de apoio, ao preço que está a eletricidade o retorno fica rápido!
  11.  # 15

GT- racing, por curiosidade, tem ideia do preço de um painel fotovoltaico? Obg
    • zeto
    • 1 janeiro 2016

# 16

Colocado por: SabrinaGT- racing, por curiosidade, tem ideia do preço de um painel fotovoltaico? Obg

sabrina está a falar de fotovoltaico para produz. eletric. ou coletores aguas quentes, para que efeito procura o painel???
  12.  # 17

Para produzir energia e durante o dia ficar independente da EDP e pagar menos ao final do mês.

Para aquecer as AQS é outra coisa à parte.
    • size
    • 1 janeiro 2016

# 18

Colocado por: Filipe1983
    Se calhar passando para Mono e depois baixar a potencia até pode ser que o quadro aguente e assim poupe algum em ter menor potencia certo?

Se calhar não.

Com a quantidade de electrodomésticos que diz possuir na habitação não será provável que possa reduzir a potência contratada para 6,9 KVA (30 amperes) tendo em consideração a circunstância de ligar vários desses electrodomésticos ao mesmo tempo.

. Máquina de lavar Roupa
    . Máquina de secar
    . Máquina de lavar Louça
    . Placa de indução
    . Forno Electrico
    . Máquinas de aquecimento
    Etc..
    • smar
    • 1 janeiro 2016

# 19

Colocado por: size

Se calhar não.

Com a quantidade de electrodomésticos que diz possuir na habitação não será provável que possa reduzir a potência contratada para 6,9 KVA (30 amperes) tendo em consideração a circunstância de ligar vários desses electrodomésticos ao mesmo tempo.

. Máquina de lavar Roupa
    . Máquina de secar
    . Máquina de lavar Louça
    . Placa de indução
    . Forno Electrico
    . Máquinas de aquecimento
    Etc..

Tenho esses equipamentos todos e tenho a potencia abaixo dos 6.9, penso que foi abaixo uma vez
  13.  # 20

Andei a pesquisar sobre isso mas só somei algumas coisas q encontrei na net, apesar de haver muitas soluções diferentes, acho que 4 painéis de 250w cada, e um inversor, ja faz a festa com valores a rondar os 1000€... No meu caso tinha de recorrer a um sistema com inversor com carregamento e baterias pq maioritariamente não faço consumo de dia, mas é um sistema engraçado q permite baixar um escalão na potência contratada, e passar alguns gastos de frigoríficos, standby's, ... Para fora da conta!

Com isto dos países estarem obrigados a apostar nas energias alternativas nos próximos anos, convém estarmos atentos a variação de preços para investir no momento certo... Acho eu!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina

0.0253 seg. NEW