Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há alguém que saiba como resolver o problema causado pelo salitre que cai de uma parede de xisto? Remodelei uma casa que tinha duas dependências no rés do chão com paredes com o xisto à vista e o chão estava em terra. Esse chão foi revestido de tijoleira. Agora, talvez devido ao facto do chão estar revestido, cai muito salitre das paredes. Já utilizei repelente (foi o que me disseram para aplicar) por quatro ou cinco vezes e nada, pois, continuo a ver (e limpar) aquela espécie de "farinha" que cai das paredes (alguma com bastante humidade). Já estou farto de procurar soluções, mas até agora nada....Se houver alguém que tenha uma solução para este problema e queira fazer o favor de me a indicar, muito agradecido ficaria-
    Muito obrigado
    António Pires Teixeira Pinto
    [email protected]
  2.  # 2

Ó Antonio se postar praí umas fotos seria mais facil opinar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.Pinto
  3.  # 3

Muito obrigado.
    Fotos não tenho. A casa fica em Trás-os-Montes
    Um Bom Ano
    António *into
  4.  # 4

viva , o problema do salitre é uma coisa difícil de resolver, se diz que tem alguma humidade, então nunca o vai resolver, deduzo que as paredes ficaram em contacto com a terra ( nao as tenha impermeabilizado a uma boa profundidade, nao tenha impermeabilizado a base de cimento para a tijoleira) tudo isso leva a que a humidade suba pelo interior da parede, isso sem pensar que a parede exterior tambem seja em xisto e que so tenha as juntas em cimento, pois o cimento é um otimo condutor de humidade.
  5.  # 5

Muito obrigado Sercor. É de facto como diz. Não impermeabilizei a parede e esta está em contacto com a terra. A humidade sobe pela parede. Já me aconselharam a abrir um rasgo no chão (junto às paredes), aprofundá-lo até encontrar a terra e depois enchê-lo com brita miúda.
    Obrigado
    Apinto
  6.  # 6

Colocado por: A.PintoJá me aconselharam a abrir um rasgo no chão (junto às paredes), aprofundá-lo até encontrar a terra e depois enchê-lo com brita miúda

Isso não resolve nada.
  7.  # 7

Colocado por: marcoaraujo

Isso não resolve nada.
    não resolve porque a ideia de encher com brita é errada ... ou abre e faz uma caixa de de ar para que seque as paredes e a humidade não tenha força de subir ou não se faz nada ...
  8.  # 8

Para Anonimo16062021
    Perto de Favaios- Até já me propuseram erguer uma parede de tijolo junto às de xisto para disfarçar o salitre que cai!!!!! Claro que não aceitei. A humidade, tenho notado, sobe pela parede. Francamente, não sei o que fazer. Para tentar corrigir, já lá gastei muito dinheiro em repelentes e outros "isolantes", mas nada tem resultado. Ultimamente, tenho visto (sobretudo em alguns monumentos com as paredes em pedra interiores à vista) rasgos cheios de brita miúda e, quando pergunto para que serve aquilo, dizem-me que é para evitar que as humidades subam pela parede. Francamente, não sei o que mandar fazer|
    Obrigado
    A. Pinto
  9.  # 9

Colocado por: A.PintoPara Anonimo16062021
    Perto de Favaios- Até já me propuseram erguer uma parede de tijolo junto às de xisto para disfarçar o salitre que cai!!!!! Claro que não aceitei. A humidade, tenho notado, sobe pela parede. Francamente, não sei o que fazer. Para tentar corrigir, já lá gastei muito dinheiro em repelentes e outros "isolantes", mas nada tem resultado. Ultimamente, tenho visto (sobretudo em alguns monumentos com as paredes em pedra interiores à vista) rasgos cheios de brita miúda e, quando pergunto para que serve aquilo, dizem-me que é para evitar que as humidades subam pela parede. Francamente, não sei o que mandar fazer|
    Obrigado
    A. Pinto
    a brita é um condutor de humidade ...
  10.  # 10

Colocado por: Anonimo16062021
    https://www.youtube.com/watch?v=dGrg9rkXTBc

Dias eu tenho um problema semelhante na minha cozinha, por isso estou a ver as alternativas que há no mercado.

Pelo que vi no vídeo primeiro coloca-se o Weber.tec 933, seguido coloca-se uma camada do 934 e termina-se com o Weber.cal 286, certo?
  11.  # 11

Colocado por: branco.valter

Dias eu tenho um problema semelhante na minha cozinha, por isso estou a ver as alternativas que há no mercado.

Pelo que vi no vídeo primeiro coloca-se o Weber.tec 933, seguido coloca-se uma camada do 934 e termina-se com o Weber.cal 286, certo?
    e vais fazer isso na casa toda correcto ?
  12.  # 12

Não, eu só tenho esse problema na cozinha.
  13.  # 13

Colocado por: branco.valterNão, eu só tenho esse problema na cozinha.
    pois, vives num primeiro andar ?
  14.  # 14

Não, é num rés de chão, o chão da cozinha fica para aí a 1 metro do chão da rua.

Estou a ver no site da Weber Portugal e não encontro os ditos produtos... nem um! Será que em Portugal têm outro nome?
  15.  # 15

Colocado por: branco.valterNão, é num rés de chão, o chão da cozinha fica para aí a 1 metro do chão da rua.

Estou a ver no site da Weber Portugal e não encontro os ditos produtos... nem um! Será que em Portugal têm outro nome?
    era o que que queria dizer rés do chão ...

isso costuma a ser mais complicado , o facto de estares directamente no rés de chão tem disso , por vezes ao barrar estas humidades elas vão aparecer noutros sitios ... convém estudar bem isso .
  16.  # 16

Atenção, o prédio foi pintado à pouco tempo e antes disso apresentava fissuras. Os sintomas que aparecem na cozinha podem ser apenas infiltrações que em principio já foram tratadas. Por isso é que estava a pensar em fazer algo mais permanente no verão por dentro.
  17.  # 17

Colocado por: branco.valterAtenção, o prédio foi pintado à pouco tempo e antes disso apresentava fissuras. Os sintomas que aparecem na cozinha podem ser apenas infiltrações que em principio já foram tratadas. Por isso é que estava a pensar em fazer algo mais permanente no verão por dentro.
    então segue o meu conselho deixa passar novamente o verão isso porque vai ter um teste neste inverno e se tudo estiver bem a nivel de infiltrações o problema fica minimizado caso contrario vê a evolução e aí terá a certeza que precisa de uma intervenção mais a fundo .
  18.  # 18

Mas não volto a picar e a colocar betume e voltar a pintar?
  19.  # 19

Colocado por: branco.valterMas não volto a picar e a colocar betume e voltar a pintar?
    primeiro tenha a certeza do que vai acontecer na parede e isso só vai acontecer se esperar para ver .
  20.  # 20

Peço desculpa

E solução para o Sr. Pinto existe?

0.0184 seg. NEW