Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: mingosmQual a desculpa?

Não é preciso desculpa nenhuma.
    Ela não aceitou o orçamento de livre vontade?Alguém lhe apontou uma pistola?
    Cada um dá o orçamento que quer e entende justo. Aceita quem quer. Qual é a dúvida?

Agora imagine, pagou 80€, subtraia o preço do material, o IVA, a deslocação, o seguro, o IRS, a SS, etc, etc e veja quanto é que foi o lucro desse serviço.
    Se calhar nem deu para a sopa. Há empresas que para não ter os empregados parados sujeitam-se a este tipo de situações, infelizmente.
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias
  2.  # 22

O problema disto tudo é o consumidor não conseguir saber qual o preço justo dum serviço. Nem o caro quer dizer melhor, nem o barato quer dizer pior. Acho que no geral a pessoa aceita pagar o que for justo mas qual é o preço justo duma coisa/serviço? já dei aqui um exemplo meu na pintura do tejadilho do meu carro há poucos meses. Tive 3 orçamentos:
    1 - 200+iva
    2 - 190+iva
    3 - 126 com iva incluido na bosh car service de São Domingos de Rana

Optei pelo 3º porque a empresa é devidamente certificada, com factura, já la tinha feito outras revisões e fiquei satisfeito e penso que sendo Franschising estará com tudo legal. Pergunto então o porquê dos dois primeiros orçamentos serem o dobro do terceiro.

Quando postei este exemplo no fórum também percebi que há pelo país quem o faça po5 75+iva, etc...de qualquer maneira mantém-se a questão, como saber o valor justo a pagar?
  3.  # 23

Colocado por: jorgferrOptei pelo 3º porque a empresa é devidamente certificada, com factura, já la tinha feito outras revisões e fiquei satisfeito e penso que sendo Franschising estará com tudo legal.

Optou pelo 3º porque foi o mais barato. Se a Bosh lhe tivesse dado o orçamento de 200€ ia lá na mesma? ;)

Colocado por: jorgferrde qualquer maneira mantém-se a questão, como saber o valor justo a pagar?

Na minha opinião não é uma questão de justiça. Normalmente opta-se por quem oferece melhores garantias de um bom serviço pelo preço mais baixo.
    Depois há os que estão disposto a abdicar da qualidade em prol de um menor custo. É o funcionamento do mercado.
    Agora não pode é dizer que foi roubado, porque ninguém o obrigou a aceitar o orçamento de recebeu. Por isso se devem pedir vários e comparar.
  4.  # 24

Colocado por: PicaretaO que interessa é o preço.... depois queixam-se!!!!
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021,two-rok,Filipe1983

Quando faz compras nunca olha para o preço? Se pretende adquirir um carro, p. exemplo, fica-se no primeiro stand que lhe aparece?

Pois é, falar é fácil, mas quando é connosco as coisas mudam de figura.
    Concordam com este comentário: rui1magano, mingosm
  5.  # 25

Se a Bosh tivesse dado o orçamento dos outros 2 sinceramente convencia-me que seria o valor correcto a pagar, aliás não ia pedir mais nenhum orçamento.
  6.  # 26

Quando a porém os profissionais que ajudam neste fórum todos no mesmo saco devo dizer que graças a alguns que aqui estão encontrei valores mais baratos e produtos superiores do que encontrei em empresas que pesquisei na rua e na net. Refiro me por exemplo ao sistema de AQS e carpintarias.
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
  7.  # 27

Colocado por: Joao DiasO biscateiro não passa factura, vocês compram o material em vosso nome e ele só dá a mão de obra (regra geral paga em cash) ; o biscateiro não paga serviço de contabilidade organizada, o biscateiro não paga seguros, não paga IRS nem IRC, não paga IES, não paga pagamentos especiais por conta, não paga segurança social, não paga publicidade, não tem encargos com funcionários pois quando eles existem estão como o boss, "na sombra", não paga rendas pois regra geral não tem sede de empresa, não investe em formação continua

Só pode ser banqueiro...
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 28

O verdadeiro problema (na minha área de actuação) são as diferenças brutais que existem entre orçamentos que levam o cliente muitas vezes ao engano. Tenho visto orçamentos (muitos) que nem sequer o material que eu proponho ao cliente pagam quanto mais o resto.
    E depois isto não é tudo a mesma coisa, a começar logo pela ferramenta usada que acreditem ou não, ninguém nos oferece e custa muito a pagar!!
    Mas isto é e será sempre chover no molhado.
    A única coisa que eu acho piada é terem por exemplo uma dor de dentes e pagam de bom grado 100€ ao dentista para estar ali de volta do dente. A esse ninguém pergunta qual a margem de lucro!! Conosco é igual, quer gostem quer não gostem existem profissionais que estão constantemente a investir na optimização do seu trabalho e isso tem custos e DEVE ser valorizado pois no fim, regra geral, quer queiram quer não o trabalho não fica igual!!!
    A solução para tudo isto é fácil: em vez de perguntarem a vocês próprios quanto é que será que o tipo do orçamento mais caro vai ganhar tentem antes perguntar como é que o tipo do orçamento mais barato vai conseguir fazer um trabalho de jeito aquele preço. Na grande maioria dos casos com que lidei e lido no dia a dia o barato sai sempre caro.
    De resto, profissionais ou DO'S cada um sabe de si portanto siga que esta conversa não leva a lado nenhum!!
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 29

Colocado por: 21papaleguas
    Só pode ser banqueiro...
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Exacto !!
    • diysol
    • 7 janeiro 2016 editado

# 30

Colocado por: Joao Dias
    Mas custa assim tanto a perceber o que separa um "biscateiro" de um PROFISSIONAL?
    Muitas vezes a diferença de preço não está só na qualidade do trabalho. A diferença está na "máquina" que tem de ser engrenada e que no fim é essa e só essa que vos dá qualquer garantia fidedigna. O que vocês se esquecem:
    O biscateiro não passa factura, vocês compram o material em vosso nome e ele só dá a mão de obra (regra geral paga em cash) ; o biscateiro não paga serviço de contabilidade organizada, o biscateiro não paga seguros, não paga IRS nem IRC, não paga IES, não paga pagamentos especiais por conta, não paga segurança social, não paga publicidade, não tem encargos com funcionários pois quando eles existem estão como o boss, "na sombra", não paga rendas pois regra geral não tem sede de empresa, não investe em formação continua, formação essa que nos sai do bolso e é bem cara, etc etc etc... Claro, no fim tudo correndo bem como o serviço custou tuta e meia são todos os maiores, quando corre mal vêm para aqui a correr a pedir ajuda aos parvalhões dos careiros que só cá andam para chular o pobre. Epá poupem-me!!
    Atenção que digo isto não só na qualidade de profissional mas também (e os que me conhecem sabem que é verdade) e principalmente como DO!!!
    Concordam com este comentário:two-rok,Picareta,valtores,André Barros

O problema é que um profissional com tudo o que diz não é garantia de uma obra bem feita. Era bom que fosse era. Não falo dos profissionais aqui do forum porque acredito que esses executam boas obras até porque se alguém daqui contratar um profissional deste forum e não gostar do trabalho, esse mesmo profissional só por este forum perde logo muitos clientes.

Eu falo do geral, no geral, um profissional está longe de ser sinónimo de um trabalho com qualidade. Como exemplo, sei de uma construção publica feita por profissionais (como e obvio não são biscateiros), e numa obra que custou +5 Milhões de € ficou uma valente porcaria, foi tão mal feita que ao fim de menos 2 anos está a vista de todos a fraca qualidade.

Por acreditar nos profissionais deste forum e nos seus conselhos é que me registei aqui ;)
    Concordam com este comentário: tiyxu
  10.  # 31

Colocado por: diysol

O problema é que um profissional com tudo o que diz não é garantia de uma obra bem feita. Era bom que fosse era. Não falo dos profissionais aqui do forum porque acredito que esses executam boas obras até porque se alguém daqui contratar um profissional deste forum e não gostar do trabalho, esse mesmo profissional só por este forum perde logo muitos clientes.

Eu falo do geral, no geral, um profissional está longe de ser sinónimo de um trabalho com qualidade. Como exemplo, sei de uma construção publica feita por profissionais (como e obvio não são biscateiros), e numa obra que custou +5 Milhões de € ficou uma valente porcaria, foi tão mal feita que ao fim de menos 2 anos está a vista de todos a fraca qualidade.

Por acreditar nos profissionais deste forum e nos seus conselhos é que me registei aqui ;)

Claro, mas isso é como tudo na vida.
    Em todas as profissões há o bom e o mau. Agora uma coisa é certa, acreditem ou não este meio é pequeno, e com a crise cada vez está mais pequeno. Um mau trabalho, enganar um cliente uma vez que seja pode muito bem arruinar a reputação de uma empresa ou de um profissional.
    Se é certo que um bom trabalho muitas vezes passa quase despercebido pois o cliente quando contrata está sempre á espera de ser bem servido (logicamente) um mau trabalho marca para sempre!!
    A nossa melhor publicidade são os nossos clientes!!!
    Concordam com este comentário: tiyxu, two-rok, 21papaleguas, André Barros, diysol
  11.  # 32

tretas, tretas e mais tetas......
  12.  # 33

Colocado por: loverscouttretas, tretas e mais tetas......

Quais?? Há tantas por aqui...
  13.  # 34

Colocado por: Joao Dias
    Quais?? Há tantas por aqui...

a conversa do barato e do caro.....e que neste forum é so profissionais chulos bla bla bla bla bla bla bla.......

se nao me falha a memoria nunca aqui vi o resultado final, daqueles que afirmam que conseguiram o orçamento da vida deles para a construção da casa, com valores completamente surreais (para baixo).... no inicio bem que andam aí, e fotos para a frente fotos para tras, etc etc....mas depois do nada, desaparecem! e os que nao desaparecem chutam um topico com valores e com muita pouca informação e desaparecem quando se lhes começa a fazer questões......

Por outro lado os que ficam por cá até ao fim da obra, regra geral (daquilo que vou observando nos topicos) nenhum cumpre o orçamento inicial estipulado...... gastam sempre mais...... será estranho? ou será um sinal de que afinal nao se conseguem milagres?
    Concordam com este comentário: rui1magano, tiyxu, Joao Dias, jorgealves, André Barros
  14.  # 35

Só é pena esta lista ser relativamente pequena. (https://forumdacasa.com/discussion/40105/procura-servicos-ou-materiais-para-a-sua-casa-contrate-quem-ajuda-no-forum/#Item_1)

Por exemplo, quero isolar um sótão (em principio pelo chão) e gostaria de saber propostas/orçamentos mas em termos isolamento só encontro isolamento térmico interior com pladur e isolamento exterior com etics/cappoto, que não servem para este caso.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  15.  # 36

Colocado por: diysolComo exemplo, sei de uma construção publica feita por profissionais (como e obvio não são biscateiros), e numa obra que custou +5 Milhões de € ficou uma valente porcaria, foi tão mal feita que ao fim de menos 2 anos está a vista de todos a fraca qualidade.

Um bom exemplo, o estado que regra geral adjudica a quem apresentar o preço mais baixo....depois vemos as obras públicas que ao fim de 3 ou 4 anos precisam de ser remodeladas.
    Concordam com este comentário: two-rok, simples
  16.  # 37

Colocado por: Picareta
    Um bom exemplo, o estado que regra geral adjudica a quem apresentar o preço mais baixo....depois vemos as obras públicas que ao fim de 3 ou 4 anos precisam de ser remodeladas.

Um bom exemplo disso é o pediatrico de Coimbra...
    Concordam com este comentário: Picareta
  17.  # 38

Deveria haver um serviço para a construção similar ao que há para a hotelaria (booking, tripadvisor, etc.) onde existe uma pontuação média e comentários acerca do serviço.
    Concordam com este comentário: CMartin, Joao Dias, larkhe, Victor Ribeiro, diysol
  18.  # 39

Colocado por: larkheUm bom exemplo disso é o pediatrico de Coimbra...

O centro de congressos de Coimbra. A obra foi abandonada a meio quando descobriram que o dinheiro não ia chegar ...
  19.  # 40

Colocado por: marcoaraujoDeveria haver um serviço para a construção similar ao que há para a hotelaria (booking, tripadvisor, etc.) onde existe uma pontuação média e comentários acerca do serviço

Já existe apesar de em Portugal não ter grande expressão.

https://www.homify.pt/

http://www.houzz.com/
    Concordam com este comentário: Joao Dias

0.0266 seg. NEW