Estou a ter algumas problemas de o que penso serem infiltrações num quarto do meu apartamento que fica num ultimo andar.
Já é o 2º Inverno que tal sucede mas ao contrário do Inverno passado neste estão a aparecer muitos mais pontos negros de humidade/infiltrações principalmente no tecto mas também nas paredes. Os pontos apenas aparecem quando vem a chuva, o que me leva a crer que sejam infiltrações. Quando há 1 semana ou 2 sem chover não aparecem.
A casa não é por natureza húmida e é constantemente arejada. Nas outras divisões - cozinha, outros 2 quartos, casas de banho, sala - não existem nem nunca existiram quaisquer pontos negros.
Caro beasty, isso não são infiltrações, mas sim condensações. Aparecem quando chove porque é nessas alturas que há mais humidade no ar, que condensa nas zonas frias da casa e promove o aparecimento de fungos.
A solução para esse problema é, além de ventilar, isolar bem essas zonas.
Isso não são infiltrações. Foto do autor do tópico,
Devido ao ar estar mais humido o desenvolvimento de fungos é mais acentuado devido as condiçóes favoraveis ao seu desenvolvimento (H>80%).
Compre um desumidificar ou por vezes basta aquecer um pouco mais o quarto (a humidade do ar tem relação com a temperatura do mesmo), se o desenvolvimento de fungos for localizado numa zona especifica pode ter a necessidade de isolar termicamente.
Muito importante é ventilar quando as condições exteriores o permitem.
Obrigado pelos vossos conselhos e informações, sempre a aprender.
vou ter mais atenção ao arejamento daquela divisão, pois provavelmente é insuficiente.
Talvez também não ajude o facto daquela área do telhado que corresponde às zonas do tecto e parede onde aparece a humidade ser a que menos ou nenhum sol apanha.
Nesta imagem tirada da net dá para ter uma ideia da zona do telhado que estou a dizer mas como se fosse em sentido contrário, ou seja, sem apanhar sol.