Colocado por: ptuga1 - No caso das coberturas invertidas o isolante fica por cima de impermeabilização, ou seja irá entrar em contacto com aguas pluviais. Não irá perder/diminuir a sua capacidade isolante?
Colocado por: ptugaOu a manta geotêxtil que separa o isolamento da cobertura pesada também é estanque?
Colocado por: ptugaColocar duas camadas de xps de menor espessura para perfazer os 15cm é idêntico a apenas uma?
Colocado por: ptugaQueria tentar construir com os principio de casa passiva e eliminar o aquecimento central. Bom isolamento e instalar uma VMC de duplo fluxo
Colocado por: ptugaCom o programa de certificação energética.
Colocado por: ptugaExistem contas que se podem fazer e saber-se se é necessário e qual o tipo de aquecimento necessário. Afinal existem passivehouses por esse mundo com necessidades diminutas de aquecimento em climas bem piores que os nossos. Em Portugal existem pelo menos duas que tenho conhecimento, certificadas e que não necessitam de aquecimento. Uma em Ílhavo e outra em Aveiro.
Ter uma salamandra a aquecer e uma vmc a "espalhar". A matemática até me dá razão mas pelo sim pelo não vai ficar a pré instalação de AC feita.
Ng me consegue tirar a dúvida? ;)
Colocado por: ptugaPara mais, na sala, pelo que eu vi em esquema existe tanto uma como a outra (tanto insufla como extrai em pontos diferentes da sala) pelo que efetivamente o ar extraído da sala vai ajudar a "aquecer" o ar que entra pelo resto da casa.
Colocado por: pc ferreiraResumindo: se quer uma casa passivehouse, porque não contrata um projectista certificado passivehouse e faz um projecto passivehouse?
Colocado por: fernandoFerreira
se a quiser Certificar como Passive_house, será o caminho a seguir.
senão, há técnicos com conhecimentos mais que suficientes para fazer um bom trabalho, mas sem a dita Certificação.
Colocado por: sousa tavaresPara além de cara, duvido da sua eficácia.
Colocado por: jfsmoreiravoltando ao tema inicial:
Pros e contras de telas PVC, de betume, poliureia, etc... ??
Colocado por: fernandoFerreiraos 15 cm talvez seja exagero, não se fique pela espessura do isolamento. atenção aos detalhes, pormenores, pontes térmicas, etc...
Colocado por: fernandoFerreiraeliminar completamente o sistema de aquecimento, não será a solução ideal. pode instalar uma VMC duplo fluxo com bomba de calor incorporada, ou com um sistema de pré-aquecimento
Colocado por: fernandoFerreiraqual é esse programa que está a usar?
Colocado por: pc ferreiraResumindo: se quer uma casa passivehouse, porque não contrata um projectista certificado passivehouse e faz um projecto passivehouse?
Colocado por: ptugaFernando poderá dar-me um exemplo?
Colocado por: ptuga
1 - No caso das coberturas invertidas o isolante fica por cima de impermeabilização, ou seja irá entrar em contacto com aguas pluviais. Não irá perder/diminuir a sua capacidade isolante?
Colocado por: fernandoFerreira
sim perde capacidade de isolamento
Colocado por: ptugaPelo que li é só mesmo aquecimento. pelo menos nos dados técnicos apenas refere isso. quando está calor apenas ventila
Colocado por: ptugaAcabou por restar esta dúvida. Existe alguma forma de contornar o facto que acima expôs ou é mm assim, existe sempre parte da capacidade isolante que se perde, em coberturas invertidas, pelo facto do isolante estar em contacto com água.
Colocado por: FFFO que a Dow sugere em relação a esta perda é aumentar a espessura do isolamento térmico. Dizem também que, na verdade, os cálculos da necessidade de isolamento apontam para medidas não standard, como por exemplo 71,3 mm de espessura. Como as medidas disponíveis no mercado são fixas, nestes casos acaba por ser definida a medida standard mais próxima por excesso, neste exemplo 80 mm. Neste caso, o aumento do isolamento térmico pelo facto de ser uma cobertura invertida já cabe dentro deste ajustamento à espessura disponível no mercado. Em suma, esta perda no comportamento térmico é quase irrelevante, havendo no entanto um ganho evidente com a proteção à camada de impermeabilização, que é mais crítica.