Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de vos solicitar a vossa opinião relativamente ao seguinte:

Pretendo instalar o seguinte sistema:

Anonimo18072022A da ROTEX, com passo de 15cm (tubo ROTEX MONOPEX 17x2,0C), uma bomba de calor (Rotex compact 516 11kW), unidade interior da BC HPSU de 500 litros e 3 painéis solares Rotex Solaris V26P.

Isto para as seguintes áreas:
    Área 165 m2 (R/C em cerâmico) + 165 m2 (Andar em flutuante).

Questões:

1 - Será suficiente para esta área a BC de 11kW ou deveria optar pela de 14 ou 16kW?
    2 - A altura de betonilha máxima admissível para que o sistema funcione em condições ideias? (entre 3,5 e 5cm??)
    4 - Existe necessidade de numa zona de 60m2 (sala) colocar 7cm de argamassa por um defeito de quotas, isto é mau para o desempenho do sistema?

Obrigado a todos e espero realmente que me possam ajudar.

Cumprimentos,
  2.  # 2

UP
  3.  # 3

Colocado por: Hugo_epÁrea 165 m2 (R/C em cerâmico) + 165 m2 (Andar em flutuante).

330m2 de piso radiante com elevada inercia com uma bomba de calor com 11Kw?

qual a localização e qual o isolamento previsto no imovél?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo_ep
  4.  # 4

Colocado por: Hugo_ep- A altura de betonilha máxima admissível para que o sistema funcione em condições ideias? (entre 3,5 e 5cm??)
    tem que respeitar as espessuras definidas pelo fabricante para cada revestimento a aplicar, não se esqueça das juntas de dilatação sendo que as mesmas têm que ser efectuadas até á face superior do revestimento final, sendo obrigatório a instalação de lamina de desacopolamento nas zonas ceramicas.

Colocado por: Hugo_epExiste necessidade de numa zona de 60m2 (sala) colocar 7cm de argamassa por um defeito de quotas, isto é mau para o desempenho do sistema?

teoricamente não é acoselhado, mas pode fazer esse enchimento pela base sem afectar a cota da betonilha,

o que diz o seu aplicador disto tudo??
  5.  # 5

O isolamento realizado é o seguinte:

Cobertura: Roofmate 60mm (na laje) + Sandwich 120mm
    Paredes Exteriores: Capoto EPS de 60mm aplicado em Bloco térmico da Artebel.

Sr. Jorge Alves, pode mostrar um esquema dessa junta de dilatação? Seria importante pois esta semana será realizado o enchimento.

Lamina de desacopolamento? Pode indicar o que é isso? Não percebo nada deste assunto. Obrigado.
  6.  # 6

O Instalador não me falou das juntas de dilatação. Como é que elas devem ser feitas? Tem possibilidade de me enviar alguma imagem? Algum desenho técnico e/ou fotografia?

Obrigado
  7.  # 7

Colocado por: Hugo_epLocalização: Coimbra

Colocado por: jorgealves330m2 de piso radiante com elevada inercia com uma bomba de calor com 11Kw?

isto é muito curto mesmo tendo uma muito boa gestão, aconselhava a repensar a solução pois tem poucos paineis para um eficiente apoio solar e pouca potencia na bomba, eu aconselhava uma bomba de 16Kw e mesmo assim tem que ser muito bem gerida.
  8.  # 8

Colocado por: Hugo_epAnonimo18072022A da ROTEX, com passo de 15cm (tubo ROTEX MONOPEX 17x2,0C), uma bomba de calor (Rotex compact 516 11kW), unidade interior da BC HPSU de 500 litros e 3 painéis solares Rotex Solaris V26P.

Isto para as seguintes áreas:
    Área 165 m2 (R/C em cerâmico) + 165 m2 (Andar em flutuante).

Tenho uma configuração muito parecida e para aproximadamente 260m2 tenho uma BC de 16kW. Nunca consegui obter temperaturas interiores superiores a 21ºC.
    Mas existem várias condicionantes, como as já referidas, ou até mesmo se as áreas estão constantemente climatizadas ou se estão 24/24 climatizadas...

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo_ep, Marco Pires
  9.  # 9

Colocado por: Hugo_epO Instalador não me falou das juntas de dilatação. Como é que elas devem ser feitas? Tem possibilidade de me enviar alguma imagem? Algum desenho técnico e/ou fotografia?

http://prt.sika.com/pt/solutions_products/construcao/02a008.html

http://www.schluter.pt/juntas-de-dilatacao.aspx

imagens:

https://www.google.pt/search?q=junta+de+dilata%C3%A7%C3%A3o&espv=2&biw=1280&bih=923&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj-wLOv_4_KAhVHvRoKHQfRDR44ChD8BQgGKAE
  10.  # 10

Tenho uma configuração muito parecida e para aproximadamente 260m2 tenho uma BC de 16kW. Nunca consegui obter temperaturas interiores superiores a 21ºC.
    Mas existem várias condicionantes, como as já referidas, ou até mesmo se as áreas estão constantemente climatizadas ou se estão 24/24 climatizadas.

Agradeço a sua participação e contributo.
    Vou optar por colocar como auxilio um recuperador de calor (hidráulico) e interliga-lo com o depósito.

O que acham desta opção?

Sobre os 6cm de betonilha o que me têm a dizer?

Obrigado
  11.  # 11

Colocado por: Hugo_epVou optar por colocar como auxilio um recuperador de calor (hidráulico) e interliga-lo com o depósito.

O que acham desta opção?

Não percebo muito bem.... A ideia é ter os dois sistemas em paralelo, contribuindo ambos simultaneamente para a climatização?

Eu no meu caso, pedi para dimensionar o sistema para não ter trabalho em casa, isto é, que a solução da BC fosse autónoma (não preciso de acender a lareira para ter conforto em casa). E se este for também o seu caso, terá quase de certeza que subir a potência da sua BC. No caso de acender a lareira e ter o sistema em paralelo, então esta fonte de calor (recuperador) também irá contribuir para o aquecimento, até ao ponto, de não ser necessária ligar a BC. O cerne da questão, é que não tem necessidade de acender a lareira para ter conforto em casa.
  12.  # 12

Colocado por: Hugo_ep1 - Será suficiente para esta área a BC de 11kW ou deveria optar pela de 14 ou 16kW?
    pode ser suficiente, se por ex climatizar metade do espaço de cada vez, por ex de manha climatiza 165m2 de area "cozinha, hall, corredores, casas de banho" e de noite climatiza outra metade "quartos, salas, etc" ai acredito que seja suficiente, caso contrario tem que aumentar á potencia da bomba!

Colocado por: Hugo_ep4 - Existe necessidade de numa zona de 60m2 (sala) colocar 7cm de argamassa por um defeito de quotas, isto é mau para o desempenho do sistema?
    inves de colocar 7cm por cima da tubagem 1º regulariza o chao todo antes de colocar as placas de isolamento assim faz o enchimento todo igual pelo piso!

Colocado por: Hugo_epVou optar por colocar como auxilio um recuperador de calor (hidráulico) e interliga-lo com o depósito.

O que acham desta opção?
    tem que quase de certeza absoluta colocar um outro deposito so para esse recuperador, ou seja ficaria com 2 depositos! ou instala um recuperador com uma potencia maxima de 8kw que é o que vem referido no manual da marca!
  13.  # 13

Colocado por: Sergio Rodriguespode ser suficiente, se por ex climatizar metade do espaço de cada vez, por ex de manha climatiza 165m2 de area "cozinha, hall, corredores, casas de banho" e de noite climatiza outra metade "quartos, salas, etc" ai acredito que seja suficiente!

Talvez até seja suficiente, mas para mim, estaria a penalizar na homogeneidade do aquecimento. Para mim, circular em casa entre zonas quentes e frias não é conforto.
  14.  # 14

Colocado por: electraoTalvez até seja suficiente, mas para mim, estaria a penalizar na homogeneidade do aquecimento. Para mim, circular em casa entre zonas quentes e frias não é conforto.
    sim mas não se trata disso!! refiro-me ao facto de não ser necessario de climatizar toda a casa!! pode muito bem fazer um programa semanal de funcionamento, tipo, "Hora bem levanto-me tomo banho e pequeno almoço e vou trabalhar, quero os meus quartos, wc's e cozinha climatizados para isso" mas quando eu falo em não climatizar a outra area não digo desligar o aquecimento mas sim colocar aquela area em modo economico +/- 18º depois como é um sistema com inercia quase que a casa estaria toda climatizada, pois mesmo que desligue o aquecimento ele vai sempre debitar calor durante algum tempo!
  15.  # 15

Colocado por: Sergio Rodriguespode ser suficiente, se por ex climatizar metade do espaço de cada vez, por ex de manha climatiza 165m2 de area "cozinha, hall, corredores, casas de banho" e de noite climatiza outra metade "quartos, salas, etc" ai acredito que seja suficiente
    estas te a esquecer de 2 detalhes, a maquina faz aqs e a potencia na temperatura ext minima que e abaixo de 10kw.
  16.  # 16

Concordo com o que está descrito, agradeço os comentários e em principio irei subir a potência da BC. Em relação ao piso vou regularizar antes de aplicar as placas.
    Obrigado pelo vosso feedback.

Já agora alguém me sabe dizer se existe uma tabela que indique a potência da BC em função da Área que ela pode servir e comprimento dos tubos do MONOPEX do PRH?

Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  17.  # 17

Colocado por: Hugo_epConcordo com o que está descrito, agradeço os comentários e em principio irei subir a potência da BC. Em relação ao piso vou regularizar antes de aplicar as placas.
    Obrigado pelo vosso feedback.

Já agora alguém me sabe dizer se existe uma tabela que indique a potência da BC em função da Área que ela pode servir e comprimento dos tubos do MONOPEX do PRH?

Obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgealves
    essa tabela faz parte do manual tecnico do piso radiante .
  18.  # 18

Colocado por: jorgealves

essa tabela faz parte do manual tecnico do piso radiante .

Sr. Jorge, já fui a internet e não aparece essa tabela e nas embalagens do piso radiante rotex também não encontrei. Pode enviar-me o link ou o documento, caso o tenha consigo?

Obrigado!
  19.  # 19

Nao tenho porque nao trabalho com essa marca, tipicamente o power input e entre 50 a 75w/m2.
  20.  # 20

Colocado por: jorgealvesestas te a esquecer de 2 detalhes, a maquina faz aqs e a potencia na temperatura ext minima que e abaixo de 10kw.
    ta la o recuperador para ajudar nessas alturas!!!

0.0220 seg. NEW