Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos

Na minha zona vivem-se tempos de alguma estagnação no imobiliário e têm surgido muitas casas para vender que não foram acabadas, originárias de falências e afins. As minhas questões são simples:

- Quais os riscos de comprar uma casa destas, sendo que nalguns casos estão neste estado há anos

- Comprariam uma casa nestas condições se representasse uma considerável poupança? Por exemplo 50% do que gastariam se comprassem terreno e construíssem até esta etapa? Ou preferiam construir do zero?

No caso da casa que mostro, está à venda por cerca de 100.000€ neste estado, sendo que os terrenos em volta (com cerca de 200m2), custam 60.000€. Bom, ou mau negócio?
      Sem Título.png
  2.  # 2

tem de fazer um serio estudo de mercado dessa zona, verificar com um engenheiro o projeto de estabilidade, verificar possíveis erros estruturais, verificar se tem dinheiro para concluir uma moradia dessa envergadura. Agora que tem bem mais de 40 mil euros ai investidos em estrutura tem. onde fica localizado?
  3.  # 3

A moradia em causa é em banda e teve projecto aprovado, portanto suponho que os projectos estejam em ordem.

Tem cerca de 440m2 de área. É uma besta de betão.
    • riscos
    • 5 janeiro 2016 editado

# 4

Mas se diz que os lotes andam por 60mil e estão a pedir por esse 100mil.... agora atenção veja se os projetos ja caducaram, senão vai necessitar de projetos novos
  4.  # 5

Colocado por: mingosmTem cerca de 440m2 de área.

Quanto prevê gastar para a terminar?É que não deve andar longe dos 100k€.
    E para climatizar isso deve ser uma pequena fortuna por mês.
    Se calhar pelos 200k€ já fazia uma coisa ao seu gosto.

Tem que fazer contas.
  5.  # 6

Colocado por: André BarrosQuanto prevê gastar para a terminar?É que não deve andar longe dos 100k€.

eu acho que com menos de 150 mil não se safa

440 m2 de area de construção e tem todos os arranjos exteriores por fazer
    Concordam com este comentário: André Barros
  6.  # 7

Terrenos com 200m2 por 60000€?
    Os proprietários pedem o que lhes interessa, mas alguns acabam por vender por metade.
    Diga lá onde é que isso fica para o podermos ajudar.
    Se não tiver uma família que justifique esse "hotel", vai-se meter num grande berbicacho.
  7.  # 8

Eu contei 7 lanços se escadas desde a cave até ao último piso.

Quando tiver uns 60 anos deve ser uma maravilha e como vão comunicar dentro de casa? Deve ser via Skype...

E eu que achava moradias com 3 andares um exagero.
  8.  # 9

Colocado por: Rodri12Eu contei 7 lanços se escadas desde a cave até ao último piso.

Quando tiver uns 60 anos deve ser uma maravilha e como vão comunicar dentro de casa? Deve ser via Skype...

E eu que achava moradias com 3 andares um exagero.

Uma moradia destas tem de ter elevador :) com esta dimensão não parece moradia de pobre
  9.  # 10

quantos apartamentos tem por piso?
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mingosm
  10.  # 11

Eheheh... tou a ver que gostaram da casa. É porreira e original, já estive dentro de uma já terminada e é um monstro. O sótão que se divide em dois pisos engana e dá a sensação de que a casa é exageradamente grande.
    Depois, como tem esta configuração de pisos desnivelados... confunde. Na realidade para ir da sala pró quarto, só se anda meio lanço de escadas.

Já agora pela casa pronta, pedem 265000. Com acabamentos normais.
  11.  # 12

Uma das questões que por vezes é esquecida nestes casos - não necessariamente este - em que as estruturas são feitas e abandonadas por motivos financeiros é que é possível que alguém já tenha tentado poupar dinheiro antes de abandonar a construção. Além da verificação do projeto de estabilidade, eu recomendaria a realização de uma sondagem em dois ou três pontos à estrutura já executada para confirmar que o projeto foi cumprido e que ninguém andou a poupar no ferro, por exemplo.
  12.  # 13

Boa sugestão sem dúvida.

Estou aberto a mais opiniões. E desde já o meu obrigado.
  13.  # 14

essa sondagem se não a olho custa-lhe um pote de dinheiro:)

mingosm não quer dizer onde fica a moradia?

cumprimentos
  14.  # 15

Aveiro.
  15.  # 16

Mingosm,

O nosso atelier é de aveiro, se necessitar de ajuda de consultoria, orientar obras ou ver o estado da atual licença disponha.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  16.  # 17

O problema de pegar em algo já construído, é saber efectivamente se o que está construído está em condições.
    Acha que faz sentido gastar 260 mil euros em cima ee uma estrutura que não sabe se pode falir a qualquer momento?
    Algo que deixa curioso nestas situações, como a obra será licenciada, e quem assume a responsabilidade do que já está construído?
  17.  # 18

Colocado por: mingosmAveiro.

Pronto ja estragou tudo...
  18.  # 19

Colocado por: callinasAcha que faz sentido gastar 260 mil euros em cima ee uma estrutura que não sabe se pode falir a qualquer momento?
    Algo que deixa curioso nestas situações, como a obra será licenciada, e quem assume a responsabilidade do que já está construído?

Quando compra uma casa usada ja acabada sabe o que lá está? quem assume a responsabilidade do projeto de estabilidade é o autor do projeto com termo de responsabilidade, quem tem a responsabilidade da execução do projeto em obra é o diretor de obra e o fiscal de obra sejam la eles quem forem, portanto não tem que se preocupar. As únicas questões aqui são:
    1- se é um bom investimento
    2- Se o projeto esta caducado e tem de se fazer de novo,
    3- contratar um técnico que verifique se a estrutura esta de acordo com o projeto a olho nu, e se o projeto tem pés, cabeça,e membros.

A partir dai, tijolo para cima..
  19.  # 20

Colocado por: riscos

1. Quando compra uma casa usada ja acabada sabe o que lá está? quem assume a responsabilidade do projeto de estabilidade é o autor do projeto com termo de responsabilidade, quem tem a responsabilidade da execução do projeto em obra é o diretor de obra e o fiscal de obra sejam la eles quem forem, portanto não tem que se preocupar. .

Não sei o que lá está, mas houve uma pessoa que assinou o T.R. dos projectos de especialidade, houve um empreiteiro que assumiu a obra e se comprometeu a fazer o previsto, e um técnico que disse que estava tudo de acordo com o projecto. Nos casos que conheço de obras em esqueleto abandonadas, há um empreiteiro que assumiu a obra, mas não ha ninguém que atestou que o que está feito está conforme projecto, alias, muitos dos casos o livro de obra nem está aberto sequer, e outros o empreiteiro faliu.
    Portanto, quem vai atestar que o que está feito, está em condições?

0.0213 seg. NEW