Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal.

Este assunto já deve ter sido debatido e mais que debatido mas gostava de tirar algumas dicas com quem usa.

Tenho aquecimento central a gas natural com uma caldeira de mural.
    Tenho o control da caldeira termómetro sensor RF.

Este ano decidi fazer uma prova ao aquecimento e ver quanto se gasta. Tenho o termómetro para manter sempre a casa a 17ºgraus, ao fim de semana para os 19º, prós 20 já é pedir um bocado neste momento.
    Aconselham a manter sempre o termómetro regulado para os 17º e assim que baixar a caldeira arranca para tentar manter sempre a casa á mesma temperatura?

A minha caldeira tem uma regulação de temperatura por números que vai de 0 a 6, tenho-a regulada no 3 para ficar a meio termo! Não faço ideia se é a regulação mais correcta prá caldeira!

Na sala tenho um radiador que tem 16 elementos, sala mede 7Cx4L, no hall do quartos, este comum á sala tem um radiador com 11 elementos. Mantenho sempre as janelas e os estores fechados para na entrar frio!
    O radiador com 16 elementos está atras de um sofá, afastei o sofá uns 30cm dele mas noto sempre que ele aquece as costas do sofá. Estava a pensar usar um material da tesamoll na frente do radiador para o calor não ir pró sofá pois parece-me que estou a perder calor que poderia ir pró ar, e colocar entre a parede e o radiadores, pois noto que do outro lado das paredes estas estão quentes.

Uma outra questão é, os meus radiadores não têm torneiras termostáticas, será que vale o investimento mesmo tendo o sensor de temperatura RF?

Alguem usa? Vale o investimento? Na amazon custa na volta dos 10€ mais portes, 5mts fica por 60€+/-
  2.  # 2

Qual a área aquecer e qual o consumo de gás mensalmente?
  3.  # 3

A sala e hall dos quartos têm uns 40 metros quadrados.
    É a primeira vez que estou a testar o aquecimento, fiz as devidas alterações no inicio deste ano.
    Sá usando gás para AQS ronda uns 15€ em media.
  4.  # 4

Não deve ter nada perto dos radiadores se quiser aquecer alguma coisa de jeito. Nem sofás, nem cortinas, nada. O ar tem que circular muito bem em torno dos radiadores para garantir convecção.
  5.  # 5

Neste caso é me impossível no radiador da sala pois na maré que foi programada a instalação dos moveis e sofás não tínhamos ideias de usar o aquecimento! Ideias parvas...

Será que se usar nas costas do sofá a "cortina" da tesa moll deixo de perder tanto calor? Mantendo na mesmo os 30 a 40 cms de afastamento do sofá.
    Aconselham a colocar entre a parede e o radiador para não ter tantas perdas ao estar aquecer a parede?

Ou então usar este que fica mais em conta o preço:

Tesamoll

mais baratinho
  6.  # 6

Já agora, acham que deveria instalar torneiras termostáticas?
  7.  # 7

estou a ver que o aquecimento central a gás natural já é da pré historia! Já ninguém usa...

Obrigado pela atenção
  8.  # 8

Colocado por: zebedeuacham que deveria instalar torneiras termostáticas?
    sim
  9.  # 9

Colocado por: jorgealvessim

Obrigado pela resposta.

As torneiras neste caso e dando exemplo, é para regular uma certa temperatura nelas e assim que ela chegue a essa temperatura fecha esse radiador e ficam os outros a trabalhar para não haver desperdício?

Em relação ao isolamento que referi acima, será que vale o investimento Sr. Jorgealves?

Acho que você é uma pessoa entendida nesta matéria pelo que pesquisei no fórum, se fosse possível gostava de ter todas as dicas possíveis.
  10.  # 10

Colocado por: zebedeué para regular uma certa temperatura nelas e assim que ela chegue a essa temperatura fecha esse radiador e ficam os outros a trabalhar para não haver desperdício?
    mais ou menos isso.

Colocado por: zebedeuEm relação ao isolamento que referi acima, será que vale o investimento Sr. Jorgealves?
    eu acho que não devia gastar dinheiro nisso, você já sabe que é devido á localização do sofá.
  11.  # 11

Eu não acho que seja da pré-história. Conheço muitas moradias novas com esse sistema, incluindo a minha :-) O que se passa é que o consumo de gás tem de ser elevadíssimo no nosso caso pois a casa é muito grande, com pé direito alto, com poucas unidades de radiadores para o volume a aquecer e Portanto, não conseguimos aquecê-la como gostaríamos. Daí não usarmos este sistema.
  12.  # 12

A ideia seria colocar isolamento nas costas do sofá de forma a que o calor libertado para frente bata no isolamento e suba para cima! caso isto faça sentido claro, pois não sai barato.

Tenho a caldeira regulada entre os 40º e os 50º acha baixo ou o suficiente?

Colocando as torneiras tenho mais rendimento de aproveitamento do funcionamento/poupar €?

Eu só este ano é que estou a testar, mas estou bem ciente dos gastos, entre 80 a 100€ estando ligado diariamente! Infelizmente não tenho possibilidade de instalação de lareira. Também já me equacionaram a opção de colocar um AC inverter de 24000btus na sala, mas acho que os gastos seriam os mesmos no inverno.
  13.  # 13

Colocado por: zebedeucaso isto faça sentido claro
    não sentido e com efeito pratico quase nulo,

Colocado por: zebedeuTenho a caldeira regulada entre os 40º e os 50º acha baixo ou o suficiente?
    não sei que radiadores tem mas a maioria deles prefere 65ºc para cima ou seja delta T minimo de 45ºC em relação á temperatura ambiente desejada,

Colocado por: zebedeuColocando as torneiras tenho mais rendimento de aproveitamento do funcionamento/poupar €?
    teoricamente sim, pois permite regular o caudal consoante a temperatura ambiente

Colocado por: zebedeumas estou bem ciente dos gastos, entre 80 a 100€ estando ligado diariamente!
    parece-me muito ambicioso, espero que consiga.

Colocado por: zebedeua opção de colocar um AC inverter de 24000btus na sala
    isto nunca colocaria numa habitação, faz um ruido muito grande além de pouco eficiente e muito grande de tamanho.
  14.  # 14

Quando usei este sistema de aquecimento (no Inverno, claro) o uso diário do mesmo devia implicar cerca de 150-200€/mês, isto há 2 anos...
  15.  # 15

De facto, não há nada como uma lareira com ventilação. Conforto e aquecimento do melhor que há.
  16.  # 16

Colocado por: zebedeuestou a ver que o aquecimento central a gás natural já é da pré historia! Já ninguém usa...

Obrigado pela atenção

Não é pré história, mas o gás natural só chegou a alguns.
    Além disso, quando se começou a difundir, já havia muitas caldeiras a lenha e gasóleo.
    Nalgumas zona vai passar a haver GN no entanto chega tarde. As pessoas já investiram.
  17.  # 17

Infelizmente lareira não consigo colocar, quando fizeram o apartamento o arquiteto merecia uma lambada que nem pré instalação estipulou.
    Uso uma a bioetanol, mas também não sai barato manter o bixo.

Pelos meus cálculos, estando a caldeira regulada para os 16º no período das 23h até ás 19h, e 19º das 19h até ás 23h, Tenho gasto +/- 2 metros cúbicos!

Em relação ao AC em ruido não faço a mínima, mas em tamanho fui logo avisado que era grande e o investimento rondava os 2000€.

Os radiadores são parecidos com estes
  18.  # 18

Colocado por: zebedeuEm relação ao AC em ruido não faço a mínima, mas em tamanho fui logo avisado que era grande e o investimento rondava os 2000€.
    sendo a função principal aquecimento, qual é a dimensão da sala?
  19.  # 19

40 metros quadrados mais coisa menos coisa. mas pelo que tive a ver um AC 24000btus tem potencia de 6000 a 8000W, usando 4h por dia gasta cerca de 4€ em luz. Isto fazendo contas de gastos de 6500W constantes. Não sei se tou a ter a logica correcta.
  20.  # 20

esta a fazer tudo mal,

Para essa sala precisa de um aca que tenha 4kw em aquecimento, o que corresponde a uma maquina de 12kbtus que consome 1,1kwh por hora de funcionamento efectivo nomaximo,

Agora refaca as contas,

Ah, um pequeno detalhe; custa metade da outra.

0.0208 seg. NEW