Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, a questao é a seguinte. Na minha casa nao tenho agua da companhia, portanto a agua vem de uma bomba com respetivo balao. A alimentaçao de agua para essa bomba vem de uma dep. de 1000Lit. que é alimentado por sua vez por uma bomba de furo, ate aqui tudo bem.
    Ate à pouco tempo atrás nao havia circuito de agua quente porque nao havia esquentador e no circuito de agua fria tanto no r/c como no 1ºpiso , a pressao e caudal sempre foram aparentemente suficientes. Agora montado o esquentador, o circuito de agua quente no r/c (lava-louça e lavatorio de um peq.WC) funciona sem problemas, mas ja nao é assim no 1ºpiso, pois principalmente no duche nota-se uma quebra de caudal, nao consigo manter uma temperatura constante por mais de 60 segundos, quase de minuto a minuto sou obrigado a "jogar" com as torneiras do misturadoe do chuveiro para estar constantemente a conseguir uma temperatura linear. Amigos meus ja me deram dicas que vao desde a bomba passando pela tubagem da casa, torneiras e esquentador, em resumo pode ser tudo ou nada...!!!??
    Gostaria de saber se alguem me pode dar dicas de modo a poder pelo menos chegar a uma conclusao concisa. Para informaçao, posso deixar seguintes dados:
    Bomba é quase nova DAB Jet 100M-P de 1CV, 230V, saída a 1" mantendo-se esta secção ate á habitaçao (distancia 6 metros) e subida ao 1º piso (coluna de 7 metros), caudal da bomba entre 0,4m3/h - 3,3m3/h com H entre 24 e 46 metros. Balao está com uma pressao entre 1,6 e 1,8bar, entre balao e habitaçao possui uma val. de nao retorno, um filtro de copo para areias e um regulador de pressão. No r/c tanto a agua fria como agua quente funcionam aparentemente com caudal e pressao suficiente , no 1ºpiso nota-se que a a.quente oscila no caudal e dificilmente se consegue manter uma temperatura constante..... Julgo que a bomba , balao e tubagens estao em ordem, levando em consideraçao ser material quase novo e a tubagem da casa em geral tem cerca de 6 meses, desconheço a secçao da tubagem nos circuitos, apenas sei que o tubo de 1" que vem da bomba/balao, continua em 1" até à entrada da casa /r/c e depois sobe ao 1ºPiso, mas depois desconheço a secçao aplicada, mas a foi realizada por um canalizador certificado.
    Obrigado e bem hajam
  2.  # 2

experimente aumentar a pressão de arranque e parragem da bomba!! ou seja dar mais pressão no pressostacto
  3.  # 3

Antes de mais obrigado pela dica, irei testar logo de manha.
    Hoje de manha para nao correr riscos de haver problemas no balao e bomba , descontectei a tubgem Á saida da bomba a a pressao é bem grande, depois fiz dois testes com enchimento de recepientes de 20 litros que cronometei e cheguei à conclusao que o caudal ronda os 3200 L/H o que corresponde ao que diz na chapa da bomba (3.3m3/h). Fiz o mesmo á saída do balao antes de chegar aos diversos componentes e estava igual tanto a pressao como o caudal.
    Agora so me resta fazer um by-pass aos instrumentos e ver se a pressao chega ao esquentador em condiçoes ou se continua haver perda.
    Se ficar OK, quer dizer que o troço onde estao a valvula de nao retorno, regulador de pressao e filtro retira caudal ao circuito e tenho de ver se posso anular um ou outro instrumento.
    Se ao ligar o by-pass a pressao no esquentador for a mesma como antes, entao deverá ser da tabagem (secçoes mal calculadas ou entao perda com as curvas e tês...).
    Será que esta minha teoria está correta ???
    De qq modo amanha vou fazer o by-pass aos instrumentos e fazer o teste mas vou igualmente aumentar os valores do pressostato, els neste momento está regulado para parar a bomba ao 4bar e arranca novamente aos 2bar. Tambem vou confirmar a pressao do balao, mas isso vai demorar pois nao tenho record nem manometro para controlar a 100% a pressao no balao. Depois de todos os testes , deixo aqui os meus comentários e resultados, sobre tudo que fiz, obrigado.
  4.  # 4

Quais as pressões de arranque/paragem da bomba?
    Qual o volume do balão?

Isto parece ser defeito de falta de pressão e ou volume do vaso de expansão.
  5.  # 5

Bom dia tenho ideia que a pressão que fala é baixa, normalmente a pressão no Vaso de expansão que deveria rondar os 3 bar e não os 1,6 a 1,8.

Já agora também sente a falta de agua fria nesse 1º andar? ou é só a agua quente?
  6.  # 6

Como referiu no primeiro post tem instalado no circuito um regulador de pressão, qual é a pressão a que está regulado?
  7.  # 7

veja tambem ja agora se não entrou lixo na zona onde o pressostacto esta apertado á bomba, as vezes acontece e faz com que as paragens e arranques fiquem diferentes do que esta regulado!!
  8.  # 8

Boas, aqui estou eu novamente e hoje resolvi desmontar o regulador e a valvula anti-retorno e no ligar destes montei um troço de tubo , a pressao de agua fria aumentou
    considerávelmente. Desmontei o regulador que ja estava todo aberto portanto concluí e resolvi nao montar novamente e a valvula de nao retorno estava presa e completamente suja, em resumo nao estava em condiçoes de a montar novamente. Deixei o troço tal como tinha e a questao da agua fria está bem melhor, nao está
    como eu desejava mas nao posso esquecer que nao ser trata de um circuito da rede publica.
    Claro que o caudal tem quebras porque nota-se quando a bomba liga e desliga, quando está parada e apenas está em causa a pressao do balao, nota-se a oscilaçao do caudal, mas aí julgo nao haver nada a fazer, pois nao tenho outra soluçao ja que nao tenho agua da rede.
    Nao sei se hei-de montar uma nova valvula anti-retorno ou nao, pois antes da bomba tem outra valvula anti-retorno e nao sei se se justifica ter uma antes e outra depois da bomba / balao !?
    Caso seja necessário, logicamente irei adquirir uma nova e montar no circuito mas possivelmente irá acontecer outra vez daqui a uns tempos, ja que a água vem do furo e nao tem a qualidade da agua da rede publica, ou entao terei de montar um filtro antes da valvula nao retorno, nao sei bem o que fazer e se se justifica.....
    Mas para ja a questao da agua fria está bem melhor como nao podia deixar de ser. No circuito da agua quente nota-se uma ligeira melhoria e no r/c nao tenho problemas de maior, ja no 1ºpiso a agua chega ainda com muito pouca pressao, nota-se principalmente nas torneiras do lavatório e bidé. No chuveiro nao se nota tanto porque tem um kit de chuveiro com 4 jatos diferentes e aí dá para selecionar um jato em que a oscilaçao de pressao nao se nota tanto.
    Mas continuo com o problema da regulaçao do esquentador, está melhor mas nao totalmente, no 1ºpiso (lavatorio, bidé e em um ou outro jato do chuveiro)tenho de estar constantemente a regular a mistura de agua quente e fria. Ja pensei num esquentador de baixa pressao mas nao sei se vai resolver o problema !?
    Tambem nao sei se o problema pode ter algo haver com o esquentador, pois além de ja nao ser novo verifiquei fugas na saída de gáses e sou capaz de optar pela montagem de um ventilador no esquentador, nao sei se alguem tem experiência neste tipo de ventiladores que se montam na saída de gáses, mas com certeza iria melhor.
    Possivelmente estou a misturar problemas diferentes e que nada tém haver um com o outro, mas com os meus poucos conhecimentos que possuo sobre esquentadores, ja levo em consideraçao todos eles........, hehe.
    Por fim e em relaçao à pressao, a bomba está a trabalhar entre os 2 e 4 bar, julgo estar ok porque nas escalas do pressostato marca os 2 e os 4 bar, a mesma pressao que aparece nos dois manómetros, um junto ao pressostato e outro no fim do circuito antes da tubagem final que vai para casa.
    O balao/deposito é de 100 Litros. A pressao do balao está agora com aprox. 2 bar, nao carreguei mais porque respeitei o que diz no balao, mas se acharem que deve ser superior, posso testar.
    Amanha vou chamar um tecnico de esquentadores pelo menos para me dar um opiniao sobre a atual situaçao da fuga de gáses, capacidade do esquentador, etc etc...., assim pelo menos fica essa questao resolvida (espero eu !?).
    Em anexo deixo um esboço de todo o circuito que montei, trata-se apenas de um esboço , vou anexar amanha tambem umas fotos so para informaçao e divulgaçao,ok. Abraçao a todos e bem hajam.
  9.  # 9

10.  # 10

Colocado por: tozedossantos1a bomba está a trabalhar entre os 2 e 4 bar,

Colocado por: tozedossantos1A pressao do balao está agora com aprox. 2 bar

tem que colocar a 3 bar com o circuito da agua sem pressão,
  11.  # 11

Limpe os parlatores das torneiras do lavatoro o do bide, ou nos filtros dos passadores tambem, e depois pode pensar em colocar um filtro geral no abastecimento!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 12

Colocado por: tozedossantos1
    a bomba está a trabalhar entre os 2 e 4 bar

Parece me que o problema passa por aqui, abre a torneira tem 4 bar, a pressão desce até aos 2 a agua vai aquecer muito a bomba liga vai haver um caudal muito maior no esquentador a temperatura da agua baixa.

Ou faz como o Jorge falou aumentado a pressão do Balão, ou diminui a diferença de pressão do funcionamento da bomba , ou instala algo do género de um servomatic com variação de frequência que lhe mantém a pressão muito mais constante.
  13.  # 13

Há esquentadores que têm um filtro na entrada de água veja se há ou não lixo nesse filtro.

0.0147 seg. NEW