Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: euE ainda há quem pense que aquecer o ar resolve o problema das condensações... aqui está a prova que não é bem assim.

Colocado por: Anonimo16062021Resolve sim,aqucer e ventilar

Os dois tem razão :-))
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 22

Colocado por: Anonimo16062021
    Resolve sim,aquecer e ventilar

Este ventilar é abrir as janelas, ou é algum sistema de ventilação?
  3.  # 23

O melhor sistema é o AC aquece , filtra , ventila e desumidifica ... O resto como alguem já jisse só a moda antiga ... Casas velhas um par de cobertores a mais de inverno e uma pinga de cha .
  4.  # 24

Uma das duas
    mas abrir a janela é não deixar a temperatura subir ... Conhecem o choque térmico que retira a humildade de casa ? É aquecer bem as zonas e depois abrir as janelas ... A humildade lol sai pela janela dizem os antigos não sei de onde .
    Concordam com este comentário: eu, 21papaleguas
  5.  # 25

Esquece rafa..isso é muita areia para a tua camioneta
    este forum tem três mil quatrocentos e oitenta e duas paginas disso ... Tem largos gráficos para todos os gostos , a sua camioneta apesar de dizer o mesmo que eu dizia em 2011 e 2012 e 2013 ficando tudo farto de tanta areia que dava dó já ... O problema é que com ou sem isolamento como já se tinha falado ao longo dos anos aqui as casas novas continuam iguais , cheias de agua ... E vem o Dias falar na minha camioneta lol
  6.  # 26

O problema ai deve de ser das casas serem pintadas com tintas que o rafa VENDE
    O problema aqui é não haver fogões nas janelas ... Daqui a 4 anos alem de ventilar vai dizer que o AC é a par de um bom isolamento a melhor solução ... Como eu já tinha dito à cinco anos atrás ... A tinta ate poderia ser da atlas que enquanto isolar e abrir janelas não a raio que aguente .
    • PMMA
    • 6 janeiro 2016

# 27

Colocado por: rfsp23Liguei o piso radiante dia 2/01/2016 , hoje vou a ver tinha a parede e canto do tecto do quarto com humidade , mesmo por cima de uma janela. As janelas estão cheias de gotículas. Isto é normal ,será humidade da construção ?
    Bem mas porque será só nesse quarto se toda a casa tá a mesma temperatura? É onde dorme? Pode ser infiltração nessa parede devido as fortes chuvas? Ou então o mais provável, que eu acho que deve ser, ponte térmica na caixa de estores por cima da janela.
  7.  # 28

Colocado por: PMMABem mas porque será só nesse quarto se toda a casa tá a mesma temperatura? É onde dorme? Pode ser infiltração nessa parede devido as fortes chuvas? Ou então o mais provável, que eu acho que deve ser, ponte térmica na caixa de estores por cima da janela.

Porque deve ser um quarto voltado a Norte, e portanto com temperaturas superficiais mais baixas, e como é um quarto habitado, tem produção de vapor durante a noite.
  8.  # 29

Tem uma humidade absoluta de 0,007Kg H2O/Kg Ar Sexo.

ETICS, com esse ar de certeza que vai ter condensações...não há hipótese! ;)
    • eu
    • 6 janeiro 2016

# 30

Colocado por: Anonimo18072022AApenas um exemplo: HR interior de 85%; temperatura exterior de 5ºC; temperatura ambiente de 20ºC; Ponto de orvalho de 17,43ºC.
    Se tiver uma parede com um U de 1,3 a temperatura interior da superfície será de sensivelmente 17,5ºC. Está quase a condensar.

Ou seja, mesmo com o ar interior aquecido, continua a existir o risco de condensação, tal como tenho afirmado...
  9.  # 31

Colocado por: euOu seja,mesmo com o ar interior aquecido, continua a existir o risco de condensação, tal como tenho afirmado...

Exacto, desde que as superficies interiores tenham temperatura abaixo do ponto de orvalho
  10.  # 32

Ou então não aquece e anda mais agasalhado.
  11.  # 33

O piso radiante funciona por radiação certo?Ou seja, não aquece directamente o ar (como nos sistemas por convecção) mas sim as superfícies e os objectos ou pessoas que existem nesse espaço.
    Ora sendo assim, seria de esperar que as superfícies onde existem as condensações estivessem à mesma temperatura (ou aproximadamente) que o ar.
    Isto só pode acontecer, como aqui já foi dito, porque as superfícies que supostamente deveriam estar a ser aquecidas pela radiação não o estão na realidade, quer seja por falta de isolamento ou existência de ponte térmica.
  12.  # 34

Colocado por: André BarrosO piso radiante funciona por radiação certo?Ou seja, não aquece directamente o ar (como nos sistemas por convecção) mas sim as superfícies e os objectos ou pessoas que existem nesse espaço.

Todos os sistemas de aquecimento aquecem o ar e as superficies/objectos. Só que uns aquecem mais o ar (Ar Condicionado) e outros aquecem mais as superficies (Anonimo18072022A) e outros é um mix (radiadores).

Colocado por: rafaelisidoromas abrir a janela é não deixar a temperatura subir

Você pretende passar o inverno todo com as janelas sempre fechadas? Ao fim de um mês garanto-lhe que irá ser internado no serviço de urgência de pneumologia.

Colocado por: alexpSe no exterior estiverem 10 graus e 90% de humidade relativa, e se abrirmos as portas e janelas para ventilar, a humidade relativa só será de 90% se a temperatura dentro de casa for de 10 graus. Mas se for 20 graus já a humidade relativa será de 48%.

Isso não é verdade. Há inúmeros factores que contradizem isso. Um valor realista será exterior com 10ºC e 90% HR e interior com 20ºC e 75% HR.

Para obter um bom valor (constante) de HR de 50% em casa é necessário:

1) Bom isolamento com poucas pontes térmicas;
    2) Aquecimento ligado algumas horas por dia (entre 5 a 12 conforme o tipo de aquecimento);
    3) Abrir as janelas uma a duas horas por dia, preferencilamente à hora de almoço (menor HR no exterior);
    4) Dois ou três desumidificadores espalhados pela casa a trabalhar umas 8 a 12 horas por dia.
  13.  # 35

Colocado por: marcoaraujoVocê pretende passar o inverno todo com as janelas sempre fechadas? Ao fim de um mês garanto-lhe que irá ser internado no serviço de urgência de pneumologia.
    lol por acaso nas 3842 paginas do forum sobre a condensação falamos sobre isso ... aliás eu falei sobre este alarme e o que estava a acontecer em Portugal principalmente com as crianças em casas com mais isolamento e conforto ... penso que até foi postado numeros de um estudo qualquer , fosse o forum mais pratico nas buscas e verá que eu há alguns anos atrás já falava disso , mas claro sempre com muita areia na minha camioneta ahahahahh

o que eu falei na questão das janelas ontem já vem nestas paginas de 2011 , 12 , 13 etc etc .

falar de saúde é uma coisa , falar e isolamento é outro , falar de ventilação é ainda diferente de falar de renovação de ar com ou sem humidade ...

portanto vou lembrar a minha areia na minha camioneta de 2010 ou 2011 , a humidade e condensação vão andar sempre juntas desde que não se use um bom isolamento térmico com maquinaria de renovação de ar ( para mim o AC é o melhor porque permite retirar humidade do ar , aquecer , filtrar ...) se não for por aí antes ter uma casa á moda antiga , com janelas e portas de madeira com gretas e uns bons pares de cobertores ... todo o resto é isso ou aquilo faz assim ou assado e em 2016 temos as casas com humidade novamente .

a conversa do isolar isolar isolar , e a ventilar ventilar ventilar é para mim algo que choca quando se abre janelas ... a não ser que o tempo esteja quadrante norte seco a muito seco , porque se estiver sul com 98% de humidade ui ui .
  14.  # 36

Eu tenho os AC's 24h ligado. Na cozinha, a placa de indução não faz condensação no exaustor. Mas se desligar o AC e deixar a temperatura descer, assim que começar a cozinhar o exaustor fica a pingar agua.

Será que tenho de meter ETICS no exaustor?
  15.  # 37

E quando chove dias e dias seguidos?
    Como agora?

La fora 100% de humidade.. E uns 10 graus
    Qdo acordo tenho 90% no quarto e 16 graus

Deixei janelas abertas,
    Quando chegar a casa, tenho melhor ar ? Casa mais fria? Menos cheiro a mofo na roupa?
    E com um ac consigo usa lo para garantir boa temperatura E qualidade do ar?
  16.  # 38

Colocado por: thekillerptLa fora 100% de humidade.. E uns 10 graus
    Qdo acordo tenho 90% no quarto e 16 graus

Se ventilar com o ar exterior, e tiver aquecimento para manter os 16 graus, os 100% de humidade, transformam-se 68%.
    100% de humidade a 10 graus = 7,84 gramas de agua por cada Kg de ar
    90% de humidade a 16 graus = 10,25 gramas de agua por cada Kg de ar
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  17.  # 39

Colocado por: alexpSe ventilar com o ar exterior, e tiver aquecimento para manter os 16 graus, os 100% de humidade, transformam-se 68%.

Mais uma vez, isso não é verdade.
    Seria se não existissem no interior da divisão seres vivos nem amplitudes térmicas nos objectos e paredes.

Na melhor das hipóteses os 100% de humidade transforma-se em 80%, o que continua a ser bastante elevado.

Até hoje não conheci ninguém que conseguisse baixar a humidade de forma eficaz para 50% sem recursos a desumidificadores.

Isolar, ventilar e aquecer não chega. Ajuda (e muito), mas não chega.
  18.  # 40

Colocado por: marcoaraujoIsolar, ventilar e aquecer não chega. Ajuda (e muito), mas não chega.

Pode não chegar na sua moradia. Há muita habitação que chega e sobra.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, simples

0.0269 seg. NEW