Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Por menos de 1000€/ano arranja um excelente contabilista TOC.
    O descanso de saber que os credores JAMAIS poderiam tocar nos meus bens pessoais vale bem mais do que 1000€/ano.
  2.  # 22

    E a forma jurídica Unipessoal. Tem responsabilidade limitada e nunca os credores tocam nos bens pessoais. Não sei se tem contabilidade organizada.
    •  
      GMCQ
    • 3 fevereiro 2016

     # 23

    Humm... Para quem trabalha por conta de outrem e abre atividade está isento de pagar à segurança social, mas... Pelo que percebi só se paga se os descontos por conta de outrem forem de um determinado patamar. Alguém sabe algo sobre isto?

    De qualquer forma existe um ano de isenção. Cumpts
  3.  # 24

    O patamar penso ser o salário mínimo nacional, penso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GMCQ
    • 4 fevereiro 2016

     # 25

    Colocado por: SabrinaO patamar penso ser o salário mínimo nacional, penso.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Ou seja se se ganhar menos que o ordenado mínimo nacional fica-se isento, será isso? Cumps
  4.  # 26

    Penso que é assim: Se descontar em função do ordenado mínimo nacional (declarando o ordenado menino nacional como ordenado) não é obrigado a fazer mais descontos tendo uma actividade aberta nas finanças por conta própria. Percebeu? Porque já está a descontar uma vez e não precisa de descontar duas vezes.
  5.  # 27

    Colocado por: marcoaraujo

    Só por isto já não vale a pena. Se a empresa falir, os credores vão buscar o seu apartamento, carros, salários, etc.

    O ideal é abrir uma empresa com contabilidade organizada e com capital social de 1€, sede fiscal nos Açores (IRC muito, mas muito mais baixo, 13,6% nos Açores, 18,5% no Continente para os primeiros 15 mil euros de lucro).
    Para abrir sede fiscal nos Açores, declara como morada fiscal uma caixa postal. Por 30€/ano os CTT reencaminham a correspondência para a sua morada real em Portugal continental.
    Declara como vencimento o salário mínimo nacional, ficando isento do pagamento de IRS e pagando apeas 2578,45€/ano para a segurança social.
    Se a empresa der lucro, declara parte desse lucro como salário (dividendos) pagando uma taxa fixa de IRS (22,4% porque a morada fiscal é dos Açores, se fosse nos continente seria 28%).
    Se a empresa falir os credores ficam a chuchar no dedo.

    Isto seria o que eu faria. Chama-se evasão fiscal e é legal, só não usa quem não quer (ao contrário da fraude fiscal que é ilegal).


    Boa noite,
    Vi que sugeriu a ideia da utilização do domicílio fiscal nos Açores, uma vez que as taxas lá são muito mais apelativas.
    Não percebo nada de contabilidade, mas quando li a sua resposta, da forma simples e clara como estava escrita, fiquei com vontade de quase tirar um curso :)

    Vamos ao que interessa.
    A minha ideia é a seguinte: abrir uma empresa em nome individual, e através do regime de isenção de IVA (importação e exportação de mercadorias), proceder à aquisição de vários equipamentos tecnológicos sempre e apenas só na UE, e proceder à sua venda no OLX. Ora, posto isto tenho duas questões:

    1) estando eu a ter isenção do Iva na venda dos produtos, caso os venda pelo OLX, terei obrigatoriamente que passar factura dos mesmos certo? Caso contrário as finanças fecham me a actividade alegando prejuízo e ainda sou sujeito a uma valente multa. Isto é quase certo, mas queria que me confirmasse pff.

    2) assumindo que o ponto 1) nao é possível, seria possível também ter um domicílio fiscal com uma ENI nos Açores de forma a que quando fosse passar a factura dos artigos, pudesse apenas pagar o IVA a 18%?

    A minha ideia aqui seria começar pelo OLX, em que o vendedor que tenha o artigo mais barato seja o que se destaca mais, daí estar a tentar obter a maior margem de lucro possível. Talvez mais tarde abrir um estabelecimento, mas como tenho o meu trabalho normal, Isto seria mais um hobbie.

    O que acha da ideia? Acha que seria viável neste momento? Se tiver sugestões sou todo de ouvidos, até agradecia bastante mesmo.
    A minha área de formação não é esta, daí não perceber muito do assunto, mas se pudesse contar com a sua ajuda seria de louvar.

    Um bem haja.

    Cumprimentos,
    Duarte
  6.  # 28

    Colocado por: kappanhozestando eu a ter isenção do Iva na venda dos produtos, caso os venda pelo OLX

    O que o levou a dizer isto?
  7.  # 29

    Acho que o kappanhoz não faz mesmo ideia do que é o IVA...
  8.  # 30

    Colocado por: SabrinaE a forma jurídica Unipessoal. Tem responsabilidade limitada e nunca os credores tocam nos bens pessoais. Não sei se tem contabilidade organizada.

    Tem de existir contabilidade como uma qualquer Lda, Toc, SS, etc ...
    O termo unipessoal engana bem, para a AT que conhece e domina um Jargão que se chama, Reversão de divida, todo o patrimonio do Unico Socio Gerente responde pela divida e seus credores.

    Sociedades, só Filarmónicas. Unipessoais, nunca mais.
  9.  # 31

    Colocado por: fagulhasSociedades, só Filarmónicas. Unipessoais, nunca mais.

    Pelos vistos teve uma experiência "escaldante"...

    E se uma empresa unipessoal for herdada por 3 pessoas...tem obrigatoriamente que mudar para LDA?
  10.  # 32

    a YE presta aconselhamento de elusão fiscal ( sim existe o termo, é sinónimo de optimização fiscal , tá na página de FB deles )
    Podem sempre fazer como a https://shopping.pt/sobre-nos , sediada na zona franca da madeira - https://www.racius.com/clever-advertising-lda-zona-franca-da-madeira/

    Se não existisse o direito de reversão - https://www.advogadosinsolvencia.pt/penhora/reversao-fiscal- era só esquemas em carossel por aí ( quer dizer, mais do que existem ).
  11.  # 33

    Colocado por: Palhava
    Pelos vistos teve uma experiência "escaldante"...

    E se uma empresa unipessoal for herdada por 3 pessoas...tem obrigatoriamente que mudar para LDA?

    Começando pela sua questão, uma entidade unipessoal já de si é uma LDA, de um unico socio apenas. Desconheço o processo e mecanismo de herança sobre sociedades, presumo (e posso estar errado) sendo já uma Lda apenas se terá de alterar os estatutos dessa sociedade para incorporar os novos socios dessa Lda.

    Quanto á minha experiência e embate com a AT, sim, foi escaldante, explosiva, 'caliente' e todos os condimentos picantes que queira adicionar.
    Um conselho sincero, se se puder evitar a todo o custo o confronto com essa entidade. Caso se decida pelo confronto legislativo, que se cumpra sempre os prazos lavrados na Lei. Caso contrário, ou se tem bolsos fundos e largos para patrocinar um advogado com largo conhecimento em legislação fiscal (CPPT e LGT) ou adquire um curso rapido sobre a legislação tributária em vigor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  12.  # 34

    Colocado por: fagulhasTem de existir contabilidade como uma qualquer Lda, Toc, SS, etc ...
    O termo unipessoal engana bem, para a AT que conhece e domina umJargãoque se chama,Reversão de divida, todo o patrimonio do Unico Socio Gerente responde pela divida e seus credores.


    realmente é uma falsa sensação de segurança.

    até porque se fizer um financiamente na banca o mais provável é ter que dar o aval pessoal e lá se ferrou no banco tambem.
  13.  # 35

    Prezados,

    Pretendo constituir uma empresa em nome individual e, para tal gostaria de cria-lo com um endereço dos Acores.

    1. Pretendo um link que me permite constituir a empresa on-line, caso exista.
    2. Pretendo saber como criar o endereço nos Acores e qual eh a entidade que devo contactar para o efeito.

    Rogo-vos que me ajudem neste sentido.

    Boa semana a todos.
    • NLuz
    • 9 agosto 2021

     # 36

    Colocado por: Andre GomesPrezados,

    Pretendo constituir uma empresa em nome individual e, para tal gostaria de cria-lo com um endereço dos Acores.

    1. Pretendo um link que me permite constituir a empresa on-line, caso exista.
    2. Pretendo saber como criar o endereço nos Acores e qual eh a entidade que devo contactar para o efeito.

    Rogo-vos que me ajudem neste sentido.

    Boa semana a todos.


    Mas você não reside nos Açores certo 😜 ?
  14.  # 37

    Cria uma LLC num offshore, tipo Delaware. Faz todas as vendas online. Depois compra o que quiser com o cartão de crédito de lá e tenta não ser apanhado por cá. 😄

    Ou então, cria uma ONG com um propósito vago, tipo Ikea, arranja forma de afunilar o dinheiro das vendas da empresa para lá e paga um bom salário a si mesmo como presidente.

    O ideal era Portugal ter um sistema como existe noutros países, em que alguém que já faz os seus descontos pode ter rendimento extra até certo valor, que não é colectável.

    declara como morada fiscal uma caixa postal


    Isto é possível?
  15.  # 38

  16.  # 39

    "endereço dos Açores"
    Não sei o alcance da pretensão. Para ter uma morada dos Açores ou se é por ser a sua zona de residência.
    Há advogados que prestam o serviço de domiciliação de empresas.
 
0.0262 seg. NEW