Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Essa está assim cerca de 6 meses, mas se poder o que recomendo é levar um técnico com experiência ao local para ver se é possível, porque depende de várias coisas, por exemplo se for uma parede exposta ao norte e que apanhe muito vento pode fazer uma pequenas sujidade na parede.

Apesar de os equipamentos a pellets fazerem pouco fumo, imagine que é uma parede norte que o vento esta sempre contra a parede ao fim de algum tempo poderá notar alguma sujidade na parede, mas esse tipo de instalação é perfeitamente possível é só umas questão de analisar.
    Concordam com este comentário: treker666
  2.  # 22

Das várias instalações que tenho visto onde a saída de gases está feita na parede exterior, só ao fim de muito muito tempo se nota algum "escurecimento" na zona superior da saída e mesmo este escurecimento é muito ligeiro. E a neve, pelo que tenho visto num restaurante que frequento amiúde, não fica a tapar a saída pois derrete.

Eu diria que se colocar a uns 20cm do chão da sua varanda não se notará. Até pode colocar um vaso a frente desde que afastado ligeiramente da parede de modo a tapar o buraco. E não precisa de fazer chapéu como na imagem, basta uma grelha metálica.
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  3.  # 23

A obrigação das chaminés ultrapassarem a cumeeira do telhado tem a ver com a dispersão de poluentes. Se não incomodar ninguém e tiver autorização do condomínio não há problema.

Os fabricantes não recomendam por uma questão da perda de carga em troços horizontais, uma vez que assim não existe o efeito chaminé para a extracção natural dos gases. Se for um troço curto, não há problemas de maior porque nestes equipamentos a exaustão é forçada. Podem ficar algumas cinzas na varanda ou a parede ligeiramente escurecida ao fim de algum tempo, mais nada.

Os meus pais têm uma salamandra com saída directa na horizontal (+- 80 cm) há mais de 5 anos e sempre OK, claro que com algum cuidado de limpeza das cinzas na tubagem.
  4.  # 24

Obrigado pelas ajudas. :)
  5.  # 25

Vou aproveitar este tópico para pedir tb uma ajuda.
    Também queria colocar uma salamandra a pelletes no meu apartamento. A parede onde a queria colocar é virada para a rua, onde tenho um terraço bastante grande, pelo que acho que seria só fazer um furo para o tubo como mostraram acima.
    A outra parede (que é a da cozinha) tem a Caldeira de aquecimento que é a gás natural. Haverá alguma maneira de aproveitar o calor da salamandra para o aquecimento ou tem de ser tudo novo, darão as mesmas tubagens?
  6.  # 26

Colocado por: isabelinha64Vou aproveitar este tópico para pedir tb uma ajuda.
    Também queria colocar uma salamandra a pelletes no meu apartamento. A parede onde a queria colocar é virada para a rua, onde tenho um terraço bastante grande, pelo que acho que seria só fazer um furo para o tubo como mostraram acima.
    A outra parede (que é a da cozinha) tem a Caldeira de aquecimento que é a gás natural. Haverá alguma maneira de aproveitar o calor da salamandra para o aquecimento ou tem de ser tudo novo, darão as mesmas tubagens?

A salamandra serve para aquecer o ar, a caldeira serve para aquecer água do aquecimento central. São coisas diferentes e não podem ser misturadas.

O que pode fazer é substituir a caldeira a gás por uma caldeira a pellets (ou outros tipos de biomassa). Aí apenas teria de substituir a caldeira e poderia aproveitar todo o sistema de aquecimento que já tem instalado sem mais alterações. O investimento numa caldeira a pellets é um pouco superior a uma salamandra.
  7.  # 27

Colocado por: isabelinha64Vou aproveitar este tópico para pedir tb uma ajuda.

Boa noite cara Isabelinha64,
    Existem no mercado salamandras a pellets ar e hidro. A salamandras a ar têm como objetivo permutar o calor produzido ao ar, normalmente através de um sistema de ventilação forçado. As salamandras hidro fazem essa permuta á água, que por sua vez circula numa instalação igual á da caldeira que menciona a gáz... o sistema é o mesmo apenas muda a fonte de calor, logo a instalação que possui e os radiadores são compatíveis. Normalmente uma salamandra hidro também tem alguma permuta ao ar por irradiação e convecção. Nas características técnicas dos equipamentos normalmentte menciona a potência cedida á água e a potência cedida ao ar.
    Pode ver várias opções de salamandras hidropor exemplo em: http://www.abranfogo.com/34-abranfogo
    É só ver a potência que necessita e fazer contas...

0.0093 seg. NEW