Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: sergyio
    O único combustível que não irá aumentar, pelo menos directamente será mesmo a energia renovável, ou seja a tão falada lenha.

A lenha não é uma energia renovável mas sim um combustível fóssil..!!
    • eu
    • 15 maio 2009

# 22

Colocado por: Dynamic
    Colocado por: sergyio
    O único combustível que não irá aumentar, pelo menos directamente será mesmo a energia renovável, ou seja a tão falada lenha.

A lenha não é uma energia renovável mas sim um combustível fóssil..!!

Fóssil? ;)

Claro que a lenha é renovável, embora não seja assim considerada oficialmente. Todo o carbono da lenha foi previamente retirado da atmosfera, por isso é renovável.
  2.  # 23

Colocado por: eu
    Fóssil? ;)

Claro que a lenha é renovável, embora não seja assim considerada oficialmente. Todo o carbono da lenha foi previamente retirado da atmosfera, por isso é renovável.

Errado!! Quanto mais o argumento deveria de ser "é uma energia renovável uma vez que as florestas se regeneram!" Nada tem a ver com o carbono e atmosfera..??? O combustível é a lenha a caldeira não se alimenta de carbono!!
  3.  # 24

O dióxido de carbono emitido pela queima da lenha, é absorvido pelas árvores que por sua vez libertam oxigénio para a atmosfera. A cinza resultante da queima é por sua vez tornada em alimento para a própria árvore bem como a possível lenha, caruma e todo os restantes desperdícios em decomposição..
  4.  # 25

Preciso alterar a fonte de calor do meu piso radiante que neste momento é a gasóleo.
    Qual a melhor opção? Caldeira a lenha, pellets ou Bomba de Calor?

Confesso que tenho lenha a 50 mts, cortada e arrumada, mas não me estou a ver a carregar a caldeira sistemáticamente (sou muito preguiçoso). Que caldeiras são essas que aguentam 8 horas? Será que uma boa opção seria uma dessas caldeiras com o apoio da actual caldeira a gasóleo?
  5.  # 26

Sr. jfsmoreira, já agora pode dizer se o piso radiante é bom para aquecer uma moradia. Relativamente à sua questão eu pessoalmente estou a pensar pôr uma caldeira a pellets, mas acabei de pedir um orçamento com as duas soluções, caldeira e bomba de calor. Se poder dar aqui a sua opinião sobre se o piso radiante tem um bom funcionamento agradecia. Obrigado
  6.  # 27

É assim, se fôr para ter sempre a casa quente, para mim é o ideal.
    Agora se é para ligar e desligar com um cronostáto (por exemplo: só precisa da casa quente das 19h00 até às 23h00, como a maioria das pessoas) então julgo que existem sistemas muito mais econômicos.

O sistema funciona muito bem com pisos cerâmicos. Já com madeirs, demora muito a aquecer e a sensação de calor não é tão boa como nos pisos cerâmicos. Por outro lado, onde tenho os pisos de madeira é nos pisos superiores, onde se nota mais frio, fruto de estarem mais perto da cobertura que é palana invertida e que a meu ver, nos dias de chuva, perde muita eficiência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas, migabc
  7.  # 28

Sr. jfsmoreira, Obrigado pelo seu esclarecimento, está aqui um site que pode consultar vários produtos e têm preços.
    http://www.baxicalefaccion.com/index.html?po
    • eu
    • 16 maio 2009

# 29

Colocado por: Dynamic Nada tem a ver com o carbono e atmosfera..??? O combustível é a lenha a caldeira não se alimenta de carbono!!

Isto já é muito off-topic, mas se tiver tempo pesquise um pouco mais sobre o funcionamento das plantas. Vai aprender coisas muito interessantes... por exemplo, que a maior parte da massa das plantas é carbono retirado do ar.

Pode começar por aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_carbono
  8.  # 30

Colocado por: eu

Isto já é muito off-topic, mas se tiver tempo pesquise um pouco mais sobre o funcionamento das plantas. Vai aprender coisas muito interessantes... por exemplo, que a maior parte da massa das plantas é carbono retirado do ar.

Pode começar por aqui:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_carbono

lolol sim. sei isso tudo ;) mas estávamos a falar de combustível não propriamente do ciclo do carbono.. .. ,:) quanto falamos que a lenha é uma energia renovável deve de ser alegadamente pelo facto de vir das árvores, as quais formam uma população (florestas), que por sua vez se regenera.. :)
    • migabc
    • 27 outubro 2009 editado

# 31

Para quem só precisa da casa quente das 19h00-7h00 o electrico não ficará mais economico do que o hidraúlico?

What are the advantages of electric over hydronic floor heating?
    •One difference is the floor elevation involved. The hydronic floor heating system elevates the floor by a couple of inches, which can be a problem in many remodeling jobs. Thin electric systems will elevate the floor by only 1/8".
    •Time to heat up: Hydronic systems are placed 1.5" or 2" into a cement slab. This is so deep into the floor that it usually takes 4 to 7 hours to heat up when they are first turned ON. Therefore, they are left ON for many months and consume energy during a longer period of time.
    •Energy Saving: The electric heating mats are placed above the sub-floor, just under the flooring material. They will heat the floor in 30 to 60 minutes under tile.
    They are controlled by a timer and a thermostat and in most cases, the homeowners will preset ON-OFF cycles to provide heat only WHEN he/she needs it and WHERE he/she needs it (selecting rooms and heating from your feet up).
    •Cost of Installation: In remodeling jobs or in select rooms of a new construction hydronic systems will cost more to install. In very large jobs (complete home in new constructions), the hydronic radiant floor heating systems will often be less expensive to install.
    •Maintenance and repairs: Hydronic systems need to circulate water continuously and they use valves and manifolds, which are prone to sedimentation, mechanical problems and maintenance issues. Electric heating systems have no moving parts and require no maintenance. If a hydronic installation is faulty, it is difficult to find a leak and the system is difficult to repair. With electric systems an underground fault detector can find the exact location of the break and after breaking just one or two tiles it is easier to splice the electric cable and replace the few tiles removed.
    •Operating costs: The cost of generating 1,000 BTU with a hydronic system may sometimes be lower than the cost of generating 1,000 BTU with an electric system. However, the real comparison needs to consider the different ways these two systems are used. The hydronic system will be ON for many months, while the electric system will be ON-&-OFF several times a day according to the ON-OFF settings of each room thermostat. Moreover, during each ON period, the electric system will only use electricity continuously for the initial period of temperature build-up. Thereafter, it will cycle between ON and OFF and will only draw electricity during 25% to 33% of the time remaining during the ON period.

http://www.radiant-floor-heating.com
  9.  # 32

estranho é que no mesmo site tem piso hidráulico....e o eléctrico deve ser mais uma área de negócio da UPUNOR (abranger os "eléctricos")
  10.  # 33

Colocado por: migabcPara quem só precisa da casa quente das 19h00-7h00 o electrico não ficará mais economico do que o hidraúlico?

O consumo do eléctrico é SEMPRE mais elevado do que o hidraulico (com bomba de calor).
    Mas a instalação do eléctrico é SEMPRE mais barata que o hidraulico... ;)
    Agora é fazer umas contas para ver se o que paga a mais no hidraulico aquando da instalação, vai ter retorno ou não no FUTURO por consumir menos.
    • migabc
    • 29 outubro 2009 editado

# 34

Informaram-me que numa casa bem isolada na zona de Aveiro (como é o meu caso) não será necessário colocar piso radiante hidráulico + bomba de calor, pois as variações térmicas dentro da habitação serão poucas.

A minha casa vai ter isolamentos XPS de 60cm (paredes e tecto) e 40cm no chao com vidros térmicos. Disseram-me que com este tipo de isolamento apenas irei precisar de ligar o aquecimento durante poucas horas e apenas para os períodos mais frios do ano.

Como continuo com a ideia do piso radiante, aconselharam-me a colocar o eléctrico (pois a instalação é MUITO mais barata (será?) e tem uma inércia muito menor e funciona de uma forma on-off) ao contrário do hidráulico que tem um funcionamento contínuo (24/7). Mesmo para o eléctrico iria ter que o ligar muito poucas vezes.

Que acham?
    • eu
    • 29 outubro 2009

# 35

Colocado por: migabcInformaram-me que numa casa bem isolada na zona de Aveiro (como é o meu caso) não será necessário colocar piso radiante hidráulico + bomba de calor, pois as variações térmicas dentro da habitação serão poucas.

A minha casa vai ter isolamentos XPS de 60cm (paredes e tecto) e 40cm no chao com vidros térmicos. Disseram-me que com este tipo de isolamento apenas irei precisar de ligar o aquecimento durante poucas horas e apenas para os períodos mais frios do ano.

Como continuo com a ideia do piso radiante, aconselharam-me a colocar o eléctrico (pois a instalação é MUITO mais barata (será?) e tem uma inércia muito menor e funciona de uma forma on-off) ao contrário do hidráulico que tem um funcionamento contínuo (24/7). Mesmo para o eléctrico iria ter que o ligar muito poucas vezes.

Que acham?

Penso que faz todo o sentido. Para necessidades baixas de aquecimento, o sistema eléctrico é perfeitamente adequado, já que apesar de os consumos serem superiores, como é utilizado poucas horas por ano, compensa...

Para utilização intensa é que não é nada aconselhado... facilmente se atingem contas de 400 euros mensais ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migabc
  11.  # 36

Certo.
    A questão é se realmente é como me informaram?
    Não vou eu seguir esta recomendação e instalar o PR eléctrico para depois chegar à conclusão que na realidade teria que ter o aquecimento mais tempo ligado e que nesse caso mais valeria ter o PR hidráulico.
    A questão é quais serão as necessidades reais para o aquecimento de PR para uma habitação bem isolada (como descrevi em cima - esqueci-me de mencionar que os alumínios são com rotura térmica)?
  12.  # 37

e digam-se uma coisa, sei que é muito variável, mas qual a possibilidade de fazer pré-instalação de piso radiante e depois se verificarmos que realmente necessitamos, instalamos tudo o que não necessite de obras. Ou seja, se a pré-instalação de piso radiante faz sentido do ponto de vista económico? ou se pelo contrário?
    • eu
    • 29 outubro 2009

# 38

Colocado por: migabcCerto.
    A questão é se realmente é como me informaram?
    Não vou eu seguir esta recomendação e instalar o PR eléctrico para depois chegar à conclusão que na realidade teria que ter o aquecimento mais tempo ligado e que nesse caso mais valeria ter o PR hidráulico.
    A questão é quais serão as necessidades reais para o aquecimento de PR para uma habitação bem isolada (como descrevi em cima - esqueci-me de mencionar que os alumínios são com rotura térmica)?

A sua casa tem projecto térmico? Em caso afirmativo, o projecto térmico contém uma estimativa das necessidades energéticas. Embora seja apenas uma estimativa, pode servir de referência para o cálculo do que vai gastar em energia eléctrica.
  13.  # 39

Colocado por: sergyioe digam-se uma coisa, sei que é muito variável, mas qual a possibilidade de fazer pré-instalação de piso radiante e depois se verificarmos que realmente necessitamos, instalamos tudo o que não necessite de obras. Ou seja, se a pré-instalação de piso radiante faz sentido do ponto de vista económico? ou se pelo contrário?

Não.
    Uma "pré-instalação" de um piso radiante iria incluir quase tudo que uma instalação pronta a funcionar. Quando muito poderiam não se colocar os controladores electrónicos, os termostatos nas divisoes, umas quantas sondas, e a fonte de calor.
    Não vale a pena, pois se for para não usar, enterrou (literalmente!) muito dinheiro
  14.  # 40

pois... era o que previa. a única coisa que realmente daria para poupar seria na caldeira... mas também não é por aí o gato vai às filhoses""" :)

0.0223 seg. NEW