Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: kamiBoas

Pois, aqui a questão é saber em quantos anos ficarias amortizado o investimento do piso radiante hidráulico com caldeira a lenha

Sinceramente não fiz essas contas (qualquer dia faço)... mas para quem tiver acesso a lenha quase grátis (quase porque existe o trabalho e os gastos em máquinas para a cortar) como é o meu caso... será o mais rápido de todos!!! Para quem tiver de comprar a fonte de energia acredito que a electricidade (bomba de calor) seja a melhor opção... para além de ser a mais cómoda!!! Os pellets também parece ser uma opção a considerar... mas infelizmente.. ao contrário do que seria de esperar devido ao aumento de fábricas deste combustivel o preço não tem diminuido, culpa da procura que têm aumentado nestes últimos anos!!!!
    Cumps

Boas...

Tem instalado em sua casa piso radiante com caldeira a lenha? possui painéis solares para auxilio? qual a sua caldeira?
  2.  # 42

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: sergyioe digam-se uma coisa, sei que é muito variável, mas qual a possibilidade de fazer pré-instalação de piso radiante e depois se verificarmos que realmente necessitamos, instalamos tudo o que não necessite de obras. Ou seja, se a pré-instalação de piso radiante faz sentido do ponto de vista económico? ou se pelo contrário?

Não.
    Uma "pré-instalação" de um piso radiante iria incluir quase tudo que uma instalação pronta a funcionar. Quando muito poderiam não se colocar os controladores electrónicos, os termostatos nas divisoes, umas quantas sondas, e a fonte de calor.
    Não vale a pena, pois se for para não usar, enterrou (literalmente!) muito dinheiro

Diga-me uma coisa
    É necessários no piso radiante hidraulico vulgo a água ter "sondas" no piso ?

Obrigado.
  3.  # 43

Boas,
    Tenho vindo a ler alguns comentarios recentes e julgo que pelo que leio há muita gente que não sabe nada de piso radiante (seja electrico, a agua, etc.)
    Li por ex. perguntarem se é preciso colocar uma sonda no piso, pois se não levar a sonda como se faz a leitura do calor e como o faz disparar assim que atinge a temperatura ideal?!
    Como fornecedora de este tipo de aquecimento, não deveria dizer isto mas: Antes de mais falem com PESSOAS que tem este sistema de aquecimento instalado, não vão só por suposições do "diz que disse". O aquecimento por piso radiente electrico não é tão caro como algumas pessoas dizem aqui (sem saber, só por dizer) os consumos tambem não são elevados (se bem utilizado é claro!) para isso existem os termostatos, mas o consumo elevado podem te-lo com qualquer aquecimento se for mal programado. Além do mais para que gastar tanto dinheiro em aquecimentos XPTO se as casas hoje em dia normalmente tem bons projectos termicos e o frio em Portugal não pode nunca ser comparado com o frio que vem nas especificações destes aquecimentos que practicamente são todos nordicos, onde o frio atinge temperaturas extremas.
  4.  # 44

Além do mais para que gastar tanto dinheiro em aquecimentos XPTO se as casas hoje em dia normalmente tem bons projectos termicos e o frio em Portugal não pode nunca ser comparado com o frio que vem nas especificações destes aquecimentos que practicamente são todos nordicos, onde o frio atinge temperaturas extremas.

Quer dizer que uma casa bem isolada não vai precisar de um Anonimo18072022A?
    • eu
    • 3 novembro 2009

# 45

Colocado por: migabcQuer dizer que uma casa bem isolada não vai precisar de um Anonimo18072022A?

O investimento num bom isolamento deveria ser a prioridade máxima na construção de uma casa. No entanto, por melhor que seja o isolamento, se vier uma semana seguida de tempo frio, a casa vai arrefecer e precisa sempre de uma fonte de calor.

Obviamente, quanto melhor for o isolamento, menos energia vai precisar para manter a casa quente...
    • GA
    • 16 novembro 2009

# 46

Estou a terminar o projecto da minha moradia e levantou-se a possibilidade de colocar apenas piso radiante nas casas de banho.
    Que valores médios posso preparar para o caso de decidir colocar piso radiante nessas áreas (cerca de 15m2)? Uma vez que os paineis solares serão uma realidade, será que posso aproveitá-los para fornecer calor no caso de ser o sistema hidraulico?
    Qual o custo da instalação do hidraulico e do eléctrico? As diferenças são significativas?

Cumprimentos
    • eu
    • 16 novembro 2009

# 47

Caro GA, para 15 m2 não vale a pena PR a água, instale PR eléctrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NEW 4 U, naar
    • fsc
    • 16 novembro 2009

# 48

para áreas pequenas o pr eléctrico é sem dúvida mais vantajoso. como sistema de aquecimento central é um disparate. a diferença entre os preços de instalação será facilmente compensada pela sua exploração ao longos do tempo útil do sistema. e, no final quando quiser vender a casa vai haver uma diferença de classe energética brutal porque o regulamento penaliza sistemas alimentados a electricidade.
    sr viegas, vi o orçamento em pdf que postou. não sei se já escolheu mas eu optaria por esse instalador. mande avançar a instalação completa e no final exija a apólice dos 50 anos para o seguro da casa e vai ficar com uma instalação de pr grátis!!!
  5.  # 49

Mesmo sendo uma instalação de 15m2, valeria sim a pena desde que tivesse mais sistemas de aquecimento a água (ex: convectores)! Mas para instalar o piso unicamente nas casas de banho.., fora de questão..
    • fsc
    • 17 novembro 2009

# 50

razões para não instalar pr eléctrico:

maiores custos de exploração e com tendência a crescer pois o preço da electricidade, quer queiramos quer não, está dependente das energias fósseis. não é por acaso que a energia eléctrica é o tipo de energia mais penalizado no RCCTE, logo: os prazos de amortização são mais baixos do que os indicados acima.
    menor eficiência energética pois usa electricidade por efeito de joule! logo: se quiser vender a casa vai ter uma classificação energética baixa e considerando que uma casa também é um investimento e a classe energética é um argumento de venda, a diferença pode abater a diferença no custo de instalação.
    aluguer de contador de electricidade tem de suportar a potência instalada para ser usado apenas no inverno... ninguém fala neste custo!
    incompatível com outras fontes de calor alternativas ou bombas de calor
    não pode fazer arrefecimento
    se calhar esqueci-me de alguma outra razão...

quem está a fazer o investimento deve ponderar bem as opções e filtrar os dados que vão sendo expostos, uma vez que parecem sempre inflaccionar o pr hidráulico e deflaccionar o eléctrico. parecem um bocado os senhores da energie que apregoam consumos que acabam por ser o dobro na realidade, segundo os depoimentos que tenho lido em vários forums (não desfazendo até o considero um bom sistema embora pouco solar!) creio ter dado razões suficientes para fazer pensar os investidores e irritar os apologistas do PRE, mas isto são evidências que não podem negar. para mudar este cenário, bastaria termos umas centrais nucleares das quais sou a favor, para reduzir a nossa dependência energética e termos finalmente energia eléctrica barata. mesmo assim o PRE apenas daria para aquecimento ao passo que usando PRH, as bombas de calor e respectivos consumos seriam custos quase insignificantes.
  6.  # 51

Boas...

Alguem terá conhecimentos para me esclarecer se será possivel 'alimentar' um piso hidraulico apenas com o deposito acumulador de agua ligado aos paineis solares? Recorrendo à resistência electrica quando a luz solar escasseia. E se este modelo será muito dispendioso? Ou seja, basicamente alimentar o piso com agua aquecida com electricidade?
  7.  # 52

Boas.
    Piso radiante eléctrico como solução de aquecimento nos dias que correm é sem duvuda a indicada. Conseguimos colocar um sistema de PRE prontinho a funcionar numa casa com 250 m2 por aprox. 5000 euros + iva. Temos as vantagens dos consumos 60 a 70 cts m2/mês ligado 24/24 com uma programação correcta. Manutenção zero. Não se pode pedir mais e em termos de conforto não conheço melhor. Excelente opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NEW 4 U
  8.  # 53

Colocado por: xico fortesTemos as vantagens dos consumos 60 a 70 cts m2/mês ligado 24/24
    cts = contos ou cêntimos? ;-)
    Já agora, 70 contos = 350€ por mês, é puxadote :-)
    • fsc
    • 8 fevereiro 2010 editado

# 54

sr piso radiante. eu moro num apartamento com aquecimento central por radiadores. todo o consumo e condições de funcionamento estão descritos num tópico sobre consumos de sistemas de auqecimento aqui mesmo neste forum. tenho consumos que quase provocaram um motim de tão baixos que foram e creio ter deixado claro que assim era. posso lhe dizer que tive um consumo,no período de aquecimento que rondou o 100 euros de gás. as facturas de electricidade não foram consideradas mas tenho tido um consumo de 50/60 euros com um frigorífico, MLL, MLR, forno, TV, PC e iluminação.
    tendo o meu apartamento apenas 90mq de área aquecida e a moradia que dá como exemplo, 200mq e sabendo que uma moradia é sempre muito mais dispersora que um apartamento, embora um sistema radiante necessite sempre 10 a 15% menos de energia do que um sistema convencional de convecção. peço que esmiuçe mais o padrão de consumos desse exemplo que tem dado. temperaturas, horário, zona, é apenas aquecimento ou também conta com o resto do consumo eléctrico.
    • fsc
    • 9 fevereiro 2010

# 55

consumo ponderado quer dizer que durante um ano foram gastos 175x12?
    se no inverno passado o cliente achou que estava confortável com 18 graus tudo bem. conheço pessoas que até gastariam bastante menos com toda a certeza!
    a eficiência de um sistema radiante em comparação com um sistema convectivo é que no balanço energético da casa anula-se a envolvente do pavimento. normalmente as perdas por esta envolvente rondam os 10 a 15%, pelas contas que tenho feito.
    • fsc
    • 9 fevereiro 2010

# 56

o consumo indicado é razoável tendo em conta o sistema. o problema é que a sua batalha é travada com instaladores que não colocam isolamento para poupar no orçamento e depois os consumos disparam e isto acontece quase sempre. no caso do prh o isolamento tem de ser sempre colocado pq é necessário prender o tubo. mas também os há que inventam fixar o tubo com braçadeiras... no entanto o PRE será sempre um sistema que desaconselho em sistemas de aquecimento central pelas razões que já desisti de explicar. para pequenas área considero que é um bom sistema pela simplicidade e baixo custo que representa.
    a questão do balanço energético foi completamente ao lado! não tem nada que ver com o facto do PR dar mais ou menos potência que os radiadores.
  9.  # 57

"Uma coisa é a potência consumida, outra coisa é a potência térmica efectivamente disponibilizada no compartimento"

Como é???

Excepto nas bombas de calor (vulgo AC's) o rendimento do ERR pode ser diferente de 1.00. Em qualquer outro tipo de aquecimento electrico assiste-se a uma converção directa Electricidade->Calor, que por mais floreados que inventem- é sempre com a mesma eficiencia. AS diferenças resumem-se à forma como é espalhada , mas a quantidade de calor é e mesma.
    Quer aquecer a casa rapido e com investimento muito barato? use um termoventilador!!

Claro que faz barulho e gasta muito e faz correntes de ar etc..
    Mas ai estamos a falar de conforto e ai o piso radiante (electrico ou hidraulico) ganha claramente. Agora não enganem as pessoas a dizer que a solução "A" é mais eficiente energeticamente que a "B". Isto excepto se contarem com tarifas bi-horarias em que se consegirmos acumular calor à noite (que me mais barato e larga-lo de dia (onde é mais caro) podemos poupar euros , mas não KWh!

Resumidamente PRE é boa solução de conforto, mas má em termos de eficiencia!
    Se querem electricidade usem PRH com bomba de calor e podem mais tarde meter paineis solares a ajudar.

PRE é bom para os construtores pois faze bonito e barato, má para os compradores que se vão arrepender mais tarde!!

Não vendo nem instalo, e até o que tenho é AC que é mais barato (e foi colocado depois da casa construida), mas não tão confortavel! Se pudesse era PRH que tinha!
  10.  # 58

Se este tema tem por objectivo comparar de uma forma directa as vantagens e desvantagens entre o PRE e o PRH, certamente outros critérios devem ser estabelecidos.

Em pé de igualdade, quando ambos os sistemas são devidamente acondicionados quer em termos de necessidades térmicas, isolamento e planificação, a capacidade de resposta é a mesma. O importante aqui, é tentar reduzir economicamente os consumos energéticos e diferencia-los significativamente dos outros sistemas de climatização, tendo acima de tudo um conceito de conforto altamente distinguível dos de mais.

Nota:
    Analisando mais de perto os consumos de ambos

-Piso radiante Eléctrico
    Produz uma unidade de energia Kw para consumir a mesma unidade ao custo de aproximadamente 0,12€. (0,06€ com tarifa bi-horário e contratação de potência fornecida.)

-Piso radiante Hidráulico:
    Bomba de calor: determinada pelos COP do equipamento. Por exemplo se consome uma unidade para produzir 3, teríamos custos na ordem dos 0,04€ para a produção de uma unidade de energia. Com tarifa bi-horária custos na ordem dos 0,02€

Caldeira a Pellets: 1 kg de pellets (0,18€) produz cerca de 4,5KW. Para produzir uma unidade de calor teríamos custos de 0,04€

Caldeira a Lenha: tudo dependerá da qualidade de lenha e custo da mesma. Se tiver lenha em abundância, apenas terá o trabalho de a fazer.

Ora, um exemplo meramente ilustrativo:

Necessidade mensal por m2 = 17 kW

Piso radiante hidráulico
    -com bomba de calor ou caldeira a pellets o custo por mês em cada m2 0,68€ ( 0,04€ x 17Kw)

-caldeira a pellets = 0,68€/m2 ( 0,04€ x 17Kw)
    Para uma área de 200m2 o custo seria de 136€/mês

- Com bomda de calor e tarifa bi-horário= 68€/mês para os 200m2

Piso radiante Eléctrico
    -custo 1,02€/m2 mensal (0,06€x17KW)
    para uma área de 200m2 um custo de 204€/mês .

(considerando já a tarifa Bi-horária, caso contrário seria 408€/mês. Atenção que as tarifas bi-horárias têm um período de utilização, e caso não se respeite poderá ter consumos mistos , ou seja, kW a custo de 0,12€ e 0,06€ por unidade consumida)

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GA
  11.  # 59

Ricardo, a bomba de calor em tarifa bi-horária só funciona na tarifa mais baixa? Está a ser demasiado optimista...
    Ou então tem de instalar um depósito de acumulação de 1000L como já vi aqui descrito no fórum...
  12.  # 60

Colocado por: Pedro Azevedo78Ricardo, a bomba de calor em tarifa bi-horária só funciona na tarifa mais baixa? Está a ser demasiado optimista...
    Ou então tem de instalar um depósito de acumulação de 1000L como já vi aqui descrito no fórum...

Precisamente Pedro, O critério da bomba de calor com o biorário apenas foi considerado em uso vazio, tal como o piso radiante electrico. Para usos mistos terá de ser feito calculo conforme horas de utilização em cheio e em vazio.

Com bomda de calor e tarifa bi-horário= 68€/mês para os 200m2

Ou seja, ((0,04€/2) x 17Kw)200m2 = 68€/mês em horário vazio(baixo) para 200m2

- Anonimo18072022A Electrico para uma área de 200m2 um custo de 204€/mês .

Ou seja, ((0,12€/2) x17KW)200m2= 204m2/mês em horário vazio(baixo) para 200m2

O termoacumulador(deposito de enercia) é uma boa solução para o funcionamente da bomba de calor apenas para esta trabalhar em bi-horário vazio, no entanto para ser uma solução viável deverá ser feito estudo apropriado.

Cumprimentos.

0.0265 seg. NEW