Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, gostaria de saber a vossa opinião relativamente à recuperação de uma habitação.
    Existe muita diferença entre a construção com lajes de madeira e aço leve? Em termos de segurança é a mesma coisa? E em termos de estabilidade, sonoridade... isolamento?
    É comum construir-se desta forma? É que os valores são muito dispares e estamos na dúvida entre qual recorrer... já que é uma reabilitação e a única coisa que necessitamos para já são as lajes, já que todas as paredes foram levantadas em bloco.
    Obrigado
      emt_010_tablero_400_300_201ADB99.jpg
  2.  # 2

Ja realizei varias reabilitações tto com lajes de madeira como com estrutura metálica, Em termos de segurança é a mesma coisa porque os perfiz utilizados são calculados para funcionarem sempre em segurança, a nível de isolamento funciona igual tto para estrutura metálica como para madeira.

È bastante comum as 2 alternativas. A nível de valores os valores não andarão muito longe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mferr
    • mferr
    • 8 janeiro 2016 editado

# 3

O construtor garante que há uma poupança substancial... pelo que é um factor decisivo. Há formas de isolamento e cobertura semelhantes, correto? Sabe indicar-me os termos certos...?
    • riscos
    • 8 janeiro 2016 editado

# 4

1
      DSCF6190 - Cópia.JPG
  3.  # 5

O tamanho e o espaçamento entre as vigas é relevante? Qual é o mais indicado na sua opinião?
  4.  # 6

Colocado por: mferrO tamanho e o espaçamento entre as vigas é relevante?

Sim é necessário calcular a secção, mediante o vão das vigas e o seu afastamento, tudo isto resulta das cargas impostas sobre a laje,

Para uma obra dessa forma necessita sem duvida de um Eng civil, que lhe calcule a laje, e de um projeto de licenciamento...

onde fica a obra?
    • riscos
    • 8 janeiro 2016 editado

# 7

Atenção que retirar uma laje sem licenciar a obra , pode ocorrer ao embargo da mesma por parte dos fiscais da camara.

https://www.facebook.com/RiscoseRascunhos/
  5.  # 8

Está tudo em conformidade... todos os projetos!
  6.  # 9

Então o que consta no projeto de estabilidade?Madeira ou aço?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • mferr
    • 8 janeiro 2016 editado

# 10

Aço, mas agora surgiu a possibilidade de alterar para este tipo de laje... (pela diferença de valores)... será necessário proceder a alterações nos projetos?
  7.  # 11

Colocado por: mferrserá necessário proceder a alterações nos projetos?

Isso mesmo é necessário, realizar a alteração no mesmo.
  8.  # 12

Boa tarde,

Aproveitando o tema do tópico, também eu estou a reabilitar um edifício antigo onde irá levar no vigamento em madeira com capeamento em OSB22. Entre vigas irá levar o normal isolamento de lã de rocha.

No entanto estou um pouco desconfortável apenas com 1 placa de osb, será que posso colocar outra em cima deste de 15mm para reforçar o isolamento e o bater não ser tão "oco"?

É aconselhável colocar algum tipo de manta entre as duas placas?

Muito obrigado!
  9.  # 13

Colocado por: PhantomNorthBoa tarde,

Aproveitando o tema do tópico, também eu estou a reabilitar um edifício antigo onde irá levar no vigamento em madeira com capeamento em OSB22. Entre vigas irá levar o normal isolamento de lã de rocha.

No entanto estou um pouco desconfortável apenas com 1 placa de osb, será que posso colocar outra em cima deste de 15mm para reforçar o isolamento e o bater não ser tão "oco"?

É aconselhável colocar algum tipo de manta entre as duas placas?

Muito obrigado!

estou a fazer uma obra parecida no meu apartamento (estou a fazer divisao a divisao)

o espacamento entre vigas é 30 cm, barrotes de madeira com 16 cm de altura (penso que e o que se chama de seccao). a maior prioridade era aumentar significativamente o isolamento acustico e fazr algo em relacao ao isolamento termico.

respondendo a sua pergunta: depende do que vai colocar por cima. o que fiz (que ao que parece varios membros aqui do forum ja fizeram) foi colocar entre as vigas placas de XPS de 80mm, fechar as juntas com espuma de PU, encher o restante espaco entre as vigas com granulado de cortica expandida.

depois disto usei cortica de alta densidade de 10mm e colei a parte superior dos barrotes (para reduzir a vibracao de toda a estrutura). em seguida usei contraplacao de betula de 30 mm aparafusado as vigas. de seguida colei mais uma camada de 10mm de cortica ao contraplacado e finalizarei com soalho de pinho. ficou um mimo e foi um trabalho muito giro de se fazer!!
  10.  # 14

Boa explicação, muito obrigado.

Em cima vou colocar pavimento multicamada com camada de cortiça de 2mm (no total tem 15mm de espessura)
    As vigas têm mais secção, serão de 200 ou 250x80 não sei precisar. Por acaso são muito semelhantes ás da foto lá em cima.

Talvez poderia optar por essa cortiça de 10mm sobre o OSB de 22mm e colocar uma chapa de 15mm e cima e colar o pavimento em cima da de 15mm não?

(Já agora, estamos a falar deste material? https://www.lojadostelhados.pt/shop/cortica-standard/aglomerado-de-cortica-expandida-embalagem-10mm/)

Também já tenho ouvido falar do IMPACTODAN 5 ou 10mm. Também poderá ser uma solução?

Já agora, como aplicou o soalho na cortiça? Colou, pregou?

Muito obrigado mais uma vez!
  11.  # 15

ainda nao apliquei o soalho, acho que nao tenho conhecimento suficiente para o fazer, mas queria colar, nao sei de rapaziada que faca a colagem como deve ser na zona de lisboa. do que li, soalho colado fica muitissimo melhor em relacao ao som de oco. tem um feel mais solido.

preferi usar materiais naturais, em vez de sinteticos. foi mais por intuicao do que por outra razao.

cuidado com colar por cima do OSB, porque normalmente o OSB vem com um produto aplicado. pode pedir para lixarem. mexi em muito contraplacado / osb, epa e nao fiquei muito convencido com o OSB. ha uns paines espectaculares, KERTO, mas era uma irracionalidade. ha outros paines mas nao se vendem em Portugal da marca advantech subflooring (https://www.huberwood.com/advantech/subflooring), que dizem serem superiores ao OSB, mas depois de os ver (embora venham lixados de fabrica) pareceu me ser mais ou menos a mesma coisa, embora toda a gente os use aqui.

este: https://pt.topeca.pt/catalogo/isolamentos-termicos-e-acusticos/isolamentos-acusticos/rolo-de-cortia.html

tem aqui mais barato: https://www.bricobutikk.pt/products/rolo-de-cortica?variant=37719074898106
  12.  # 16

Colocado por: PhantomNorthBoa explicação, muito obrigado.

Em cima vou colocar pavimento multicamada com camada de cortiça de 2mm (no total tem 15mm de espessura)
    As vigas têm mais secção, serão de 200 ou 250x80 não sei precisar. Por acaso são muito semelhantes ás da foto lá em cima.

Talvez poderia optar por essa cortiça de 10mm sobre o OSB de 22mm e colocar uma chapa de 15mm e cima e colar o pavimento em cima da de 15mm não?

(Já agora, estamos a falar deste material?https://www.lojadostelhados.pt/shop/cortica-standard/aglomerado-de-cortica-expandida-embalagem-10mm/)

Também já tenho ouvido falar do IMPACTODAN 5 ou 10mm. Também poderá ser uma solução?

Já agora, como aplicou o soalho na cortiça? Colou, pregou?

Muito obrigado mais uma vez!

essas placas desfazem-se todas
  13.  # 17

se souber de alguem que me aplique o soalho colado como deve ser diga-me que preciso
    • Djdasa
    • 27 janeiro 2022 editado

# 18

Colocado por: infinitywondererse souber de alguem que me aplique o soalho colado como deve ser diga-me que preciso

Pesquise aqui no fórum pela Fino Oficio!
    https://forumdacasa.com/discussion/64292/12/fino-oficio-como-prometido-4/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  14.  # 19

Colocado por: infinitywondererse souber de alguem que me aplique o soalho colado como deve ser diga-me que preciso

Eu tenho um conhecido já reformado, que aplicou muito chão e que à partida vai fazer-me o trabalho.

Por acaso informei-me sobre a colagem sobre OSB e disseram que não havia problema... Comprei o pavimento na STRONG e um fornecedor parceiro deles aconselhou-me a cola SOUDAL MS PLUS 20 ou 30 já não me recordo.
    Espero que não vá ter problemas com isso.

Então eu ao comprar essa cortiça de 10mm, iria colá-la ao OSB, será que depois podia colar o pavimento (que já tem 2mm de cortiça na base) direito à cortiça de 10mm ou seria aconselhável colocar uma chapa, por exemplo, de contraplacado entre as duas?

OSB 22 + Cortiça 10mm + Contraplacado 15mm + Pavimento multicamada 15mm (com 2mm na base de cortiça)
  15.  # 20

nao precisa do contraplacado, pq e q n aplica directamente a cortica? nao me quer dar esse contacto?

0.0204 seg. NEW