Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Vou iniciar construção de nova moradia - 2 pisos, cerca de 80 m2 por piso + garagem e arrumos à parte. Local - Braga. Estou indeciso acerca do sistema de aquecimento: se AC ou piso radiante. Durante os dias de semana só chegamos cerca das 18:00 h a casa pelo que manter um radiante em funcionamenmto leva-me a pensar 2 vezes. O picheleiro, que sei que é experiente em radiante, aconselha-me radiante hidraulico com apoio solar. A fonte de aquecimento principal em recuperador a lenha (arranjo lenha muito barata). Terei de ter termoacomulador de 500 litros. Valerá a pena ou será melhor o AC? Esquecendo o critério "investimento inicial", qual a melhor opção em termos de eficácia, conforto e custos de funcionamento? Estou mais virado para o radiante... Quanto a isolamentos, será bem isolada: capoto por fora de 6 cm (as colunas ficam recuadas para evitar pontes térmicas) e por dentro vou por lã de rocha a isolar paredes e tetos (as divisões serão em pladur). Janelas ainda não decidi mas serão boas e terá estores exteriores.
    Aguardo opiniões
  2.  # 2

    Se pode, Piso radiante hidraulico.
  3.  # 3

    Colocado por: alcinoptBom dia
    Vou iniciar construção de nova moradia - ...ou piso radiante. Durante os dias de semana só chegamos cerca das 18:00 h a casa pelo que manter um radiante em funcionamenmto leva-me a pensar 2 vezes. O picheleiro, que sei que é experiente em radiante, aconselha-me radiante hidraulico com apoio solar. A fonte de aquecimento principal em recuperador a lenha (arranjo lenha muito barata). Terei de ter termoacomulador de 500 litros. Valerá a pena ou será melhor o AC? Esquecendo o critério "investimento inicial", qual a melhor opção em termos de eficácia, conforto e custos de funcionamento? .
    Aguardo opiniões


    Opte por um prh de reduzida resistência térmica, tipo este:

    http://bekotec-therm.schluter.pt/
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 4

    Radiante pra frente
    Concordam com este comentário: jorgealves, Schlüter-Portugal
  5.  # 5

    Colocado por: Sergio RodriguesRadiante pra frente
    Concordam com este comentário:jorgealves,Schlüter-Portugal


    Haja dinheiro... :-)


    Mais a sério, o radiante é mais confortável, o AC assegura 2 serviços. É a eterna dúvida. Mas havendo dinheiro, a minha repsosta era fácil...
  6.  # 6

    Já existem soluções de radiante que fazem ambos arrefecimento com tanta ou mais eficiência que o AC e com tempos de resposta muito rápidos.
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesexistem soluções de radiante que fazem ambos arrefecimento com tanta ou mais eficiência que o AC e com tempos de resposta muito rápidos.


    O grande problema é que o aquecimento radiante é eficiente no piso e o arrefecimento radiante é eficiente no tecto. Ou seja, para termos a máxima eficiência em sistemas radiantes, o ideal seria ter duas superfícies radiantes por piso (chão e tecto).

    O piso radiante pode fazer aquecimento e arrefecimento, mas eu não gosto da ideia de fazer arrefecimento no piso. O erro pode ser meu, mas não gosto.
  8.  # 8

    Colocado por: Skinkxmas eu não gosto da ideia de fazer arrefecimento no piso. O erro pode ser meu, mas não gosto.
    o não gostar não significa que nao funcione!!! =) mas de resto concordo consigo
  9.  # 9

    É daquelas coisas que não fazem muito sentido mas funcionam na perfeição.
  10.  # 10

    Eu montei AC porque preciso também de arrefecimento, no entanto raramente utilizo para arrefecer porque a "Maria" não gosta. No passado Verão, ficou ligado durante uma noite e no dia a seguir ela estava constipada.
    Se fosse hoje e tivesse pilim optava por PRE, sem dúvida o melhor para aquecer na minha opinião.
  11.  # 11

    Colocado por: 21papaleguasEu montei AC porque preciso também de arrefecimento, no entanto raramente utilizo para arrefecer porque a "Maria" não gosta. No passado Verão, ficou ligado durante uma noite e no dia a seguir ela estava constipada.
    Se fosse hoje e tivesse pilim optava por PRE, sem dúvida o melhor para aquecer na minha opinião.


    eu optei por PRE por nao ter pilim..... porque se tivesse pilim tinha optado por PRH.....
  12.  # 12

    Colocado por: loverscouteu optei por PRE por nao ter pilim..... porque se tivesse pilim tinha optado por PRH.....

    A minha ideia sempre foi ser auto suficiente, se é que neste país isso é possível.
    Tenho tudo eléctrico cá em casa e dá-me mais segurança um sistema eléctrico do que um hidráulico.
    No entanto em 2007 quando foi tudo decidido, o orçamento também foi para PRH, que era só o tipo de aquecimento mais caro na altura, hoje tenho preferência pelo eléctrico, sem saber custos, só conhecimento de alguns sistemas montados e a funcionar muito bem.
  13.  # 13

    Colocado por: 21papaleguas
    A minha ideia sempre foi ser auto suficiente, se é que neste país isso é possível.
    Tenho tudo eléctrico cá em casa e dá-me mais segurança um sistema eléctrico do que um hidráulico.
    No entanto em 2007 quando foi tudo decidido, o orçamento também foi para PRH, que era só o tipo de aquecimento mais caro na altura, hoje tenho preferência pelo eléctrico, sem saber custos, só conhecimento de alguns sistemas montados e a funcionar muito bem.
    Se tem acesso a lenha barata, opte por PRH com caldeira ou recuperador a lenha, se chega a casa por volta das 18H é mais que suficiente. Acredite, não vai arrepender-se, enquanto que com o PRE já não sei mas conheço alguns casos que e arrependeram...
  14.  # 14

    o problema do PRE é que se nao controla e nao faz uma gestão equilibrada e bem pensada da utilização, facilmente leva um estalo da EDP...... (é o que mais oiço é malta a queixar-se da factura da EDP no radiante electrico, primeira coisa que pergunto, mas programaste o piso ou esta sempre ligado?)

    se isso nao for um problema para si..... força! siga em frente.....
  15.  # 15

    .
  16.  # 16

    Colocado por: loverscoutmas programaste o piso ou esta sempre ligado?


    Colocado por: Eu montei AC porque preciso também de arrefecimento


    Colocado por: Se fosse hoje e tivesse pilim optava por PRE
  17.  # 17

    Se tens plim, o pre é melhor poupas na instalação e vais gastando ao longo do tempo.
    Se pedes plim emprestado, então é melhor PRH , pois o esforço financeiro em empréstimo é residual , e poupas na exploração.
  18.  # 18

    Peço a atenção da administração porque as citações que coloquei no post #16 não são do Jorge Alves, no entanto aparecem como se tivesse sido ele.
  19.  # 19

    Colocado por: loverscout

    eu optei por PRE por nao ter pilim..... porque se tivesse pilim tinha optado por PRH.....


    Boas e obrigado pelas opiniões
    Na minha zona dispenso a função "arrefecimento" pelo que o ar condicionado estará posto de parte. Penso que vou mesmo avançar com PRH, fontes de calor caldeira a lenha e apoio solar. Ainda fica um investimento consideravel mas com custos de funcionamento mais baixos (tenho lenha barata).
    Uma questão que eu penso ser possível: a caldeira a lenha pode "debitar" diretamente para o piso radiante com uma torneira termostática onde faria o ajuste à temperatura com a água proveniente do retorno do PR? Alguém tem experiência disso? Teoricamente é possível... Parece-me. Aí teríamos um início rápido. E posteriormente, aquando da caldeira sem temperatura suficiente, ser acionada a água do termoacomulador. É possível? Isto associado a uma casa com isolamento excelente, penso que teria muita eficácia.. DÊEM-ME RAZÃO... Por favor digam-me se isto é possível e se alguém tem um sistema deste género em funcionamento.

    Cumprimentos
  20.  # 20

    Colocado por: alcinopta caldeira a lenha pode "debitar" diretamente para o piso radiante com uma torneira termostática onde faria o ajuste à temperatura com a água proveniente do retorno do PR?

    Não
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0218 seg. NEW