Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Estou em vias de comprar um imóvel, na zona de Lisboa, para remodelação/ampliação.
    Nunca tendo estado num processo semelhante tenho imensas dúvidas não só relacionadas com a obra, licenciamentos e afins mas também acerca do crédito bancário.

Sendo para ampliação necessito de colocar os projetos de arquitectura e especialidades na câmara, correto?

Para pedir crédito a obras ao mesmo tempo com o crédito a habitação, tendo somente uma avaliação em que consta o valor pré-obra e pós-obra, necessito de ter o projeto já aprovado pela câmara?
    Em caso afirmativo, como penso ser, isto implica não só que o dono da casa se disponibilize a esperar por todo este processo mas também implica que avance desde já com todos os projetos e custos inerentes sem ter a certeza de posterior aprovação do crédito, podendo assim este dinheiro ser deitado à rua.

A solução poderá passar por pedir crédito habitação, ter a aprovação e após o contrato de promessa avançar com os projetos e afins e posteriormente pedir um crédito para obras.
    Como sabemos as circunstâncias estão sempre a mudar e desta forme corro o risco de posteriormente não me ser aprovado o crédito para obras.
    Além deste risco terei novamente custo de processos e avaliações.

Entretanto terei dois pré-orçamentos de obra que valendo pouco servem para eu ter noção do investimento que irei necessitar e fazer as minhas contas.
    Sendo orçamentos sem projeto penso que devem ser sempre muito "dedo no ar" pelo que colocarei um "fator imponderável" em cima dos valores apresentados.

Espero ter-me consigo fazer perceber.

Alguém já passou por situação semelhante?
    O que aconselham?

Desde já, o meu obrigado.
  2.  # 2

Viva,

Ninguém consegue ajudar?

Desculpem a insistência mas tenho que resolver este tema.

Obrigado!
  3.  # 3

Para avançar, tem de ter pelo menos a comunicação prévia. Sendo uma ampliação precisa mesmo disso e de todas as especialidades.
    Tendo a comunicação prévia, o valor que o banco lhe da é balançado com o orçamento que os peritos do banco atribuem.
    É mais ou menos isso, o resto já alguém opinar por cá.
    Atenção à taxa de esforço, pois os Bancos implicam com isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tarug
  4.  # 4

Viva,

Agradeço a sua reposta.

Mas necessitando de licenciamento posso avançar somente com comunicação prévia para efeitos bencários?

Obrigado!
  5.  # 5

Boa tarde,

Para ver se precisa ou não de entregar pedido de licenciamento nada como consultar um arquitecto, mas assim à partida uma obra que envolva ampliação do imóvel deverá necessitar de licenciamento.

Para efeitos de crédito para obras, o Banco precisará que você lhe entregue a documentação legalmente exigida para poder executar a obra. Ou seja, conforme a obra que pretende executar, se a mesma necessitar de licença, terá de ter licença para obter o crédito (não basta apresentar o projeto). Já se a obra apenas necessitar de comunicação prévia, bastará apresentar o comprovativo de já a ter efetuado, e pago as correspondentes taxas camarárias.

Para além do alvará de licenciamento, vai ter também de apresentar o orçamento para as obras, por isso, para efeitos de aprovação do crédito, convém que esse orçamento já seja o definitivo.
  6.  # 6

Colocado por: spolivse a mesma necessitar de licença, terá de ter licença para obter o crédito (não basta apresentar o projeto).

Pelo que tenho visto, quando pretende pedir emprestado vários milhões, basta o projecto, mas se pretende pedir pouco, aí sim, tem que ter a licença de construção.
    Concordam com este comentário: Extravagancia, spoliv
  7.  # 7

quando pretende pedir emprestado vários milhões, basta o projecto

Infelizmente é verdade... O BPN até emprestou ao Duarte Lima vários milhões para uma construção (sem projeto nenhum) num terreno que nem era propriedade dele!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Machado33
  8.  # 8

Estive na mesma situação há pouco tempo, e o que me pediram (além de IRS, extractos dos últimos meses, .... ) foi um orçamento discriminado. Servia este, pelo que nos foi informado, para calcularem qual seria o valor do imóvel com as obras concluídas. Uma parte do empréstimo seria para a aquisição (nunca superior ao valor de compra) e a outra parte, valor do orçamento, seria entregue em várias fases à medida que a obra ia avançando. Faziam vistorias (estas sempre a pagar) e com base no valor das facturas iam libertando o dinheiro. Se bem me lembro, para a aprovação do crédito (ou não), o banco não necessitava de nenhuns documentos de licenças, comunicações prévias ou algo do género. Como conseguimos resolver a situação sem crédito, não avançamos para esse empréstimo, ficamos apenas pelo da aquisição.

Antes de se meter em despesas, sugiro perguntar no(s) banco(s), porque de certeza que varia de banco para banco, da sua situação económica, das suas garantias...
  9.  # 9

Viva,

Obrigado a todos.

Colocado por: RibeiroSantosme pediram (além de IRS, extractos dos últimos meses, .... ) foi um orçamento discriminado. Servia este,

A sua obra iria necessitar de licenciamento?
    Em caso afirmativo, qual a instituição bancária que avançava com o crédito obras sem ter a licença aprovada?

Obrigado!
  10.  # 10

Colocado por: TarugA sua obra iria necessitar de licenciamento?

Sim, a obra vai necessitar de licenciamento, porque tem ampliação.

Colocado por: Taruga instituição bancária

UCI
  11.  # 11

Muito obrigado pela rápida resposta.
    Vou contactar a UCI para perceber as diferenças para as instituições bancárias.
  12.  # 12

A UCI é a pior instituição bancária para pedir um crédito para obras. Da minha experiência, eles não tem grande interesse nesse tipo de créditos, por isso vão propor-lhe um spread elevado e condições desfavoráveis, e caso mesmo assim decida avançar, não lhe vão garantir a aprovação do crédito!
  13.  # 13

Colocado por: TarugViva,

Obrigado a todos.

Em caso afirmativo, qual a instituição bancária que avançava com o crédito obras sem ter a licença aprovada?

Obrigado!

todos os bancos......
    A questão é que os bancos nao sao obrigados a emprestar dinheiro aos seus clientes, e quando começam a por muitas questões e a solicitar muitos documentos..... huummmm nao deve haver muito interesse em conceder credito.....

apesar de eu nao servir de exemplo, o meu caso foi o seguinte: compra de terreno mais construção, tudo com emprestimo habitação!
    Ora se pensar que a licença de construção é emitida em seu nome e que o terreno ja tem que ser seu..... onde é que entrou a licença de construção no meio do processo do crédito?

a unica exigencia em termos de licenças por parte do banco, é na licença de utilização, que por norma (salvo raras excepçoes) o banco so disponibiliza a ultima tranche mediante vistoria e apresentação da licença de utilização!
    • Tarug
    • 14 janeiro 2016 editado

# 14

Viva,

Muito obrigado.
    No seu caso a avaliação do imóvel foi baseada no que podia valer após a construção?

De momento já tenho dois orçamentos aproximados para a obra em causa e falar com os bancos novamente.
  14.  # 15

Viva,

Ando na fase de obter as simulações bancárias e a nível de spread sem dúvida que a UCI é a melhor (1.75), no entanto estou com uma dúvida relativamente aos seguros.

O valor do seguro de vida sobe exponencialmente até ao ano 15 e depois sem aparece mais nenhum valor do mesmo na simulação:

Ano1 - 420.61
    Ano 2 - 461.09
    Ano 3 - 496.59
    Ano 4 - 537.25
    Ano 5 - 595.56
    Ano 12 - 1254.17
    Ano 13 - 1373.45
    Ano 14 - 1479.31
    Ano 15 - 1602.63

É normal este crescimento exponencial no valor do seguro de vida?
    Esta semana reunirei com um consultor da UCI para esclarecer algumas dúvidas.

Aproveito ainda para perguntar, pela vossa experiência, quais os pros e contras da UCI relativamente às restantes instituições bancárias?

Obrigado!
  15.  # 16

Colocado por: TarugÉ normal este crescimento exponencial no valor do seguro de vida?

Depende da idade.

Colocado por: Tarugdepois sem aparece mais nenhum valor

Depende da idade. Talvez depois nessa data, pela idade que terá, não lhe façam o seguro.

Colocado por: Tarugpros e contras da UCI

Comparando com outras instituições só tenho a apontar vantagens: rapidez nas respostas, rapidez em todo o processo, clareza nas explicações e bastante paciência para novamente explicar de novo, possibilidade de fazer os seguros em qualquer outra instituição... e deslocação ao domicilio para esclarecimentos e tratar dos assuntos.
  16.  # 17

Ambos os compradores com 33 anos, por isso daqui a 16 estão com 49 anos.
    Não me parece uma idase muito avançada e as restantes instituições fazem seguro de vida até ao final do prazo de pagamento do empréstimo.

Vou aguardar o esclarecimento deles.

Obrigado!
  17.  # 18

Colocado por: RibeiroSantosEstive na mesma situação há pouco tempo, e o que me pediram (além de IRS, extractos dos últimos meses, .... ) foi um orçamento discriminado. Servia este, pelo que nos foi informado, para calcularem qual seria o valor do imóvel com as obras concluídas. Uma parte do empréstimo seria para a aquisição (nunca superior ao valor de compra) e a outra parte, valor do orçamento, seria entregue em várias fases à medida que a obra ia avançando. Faziam vistorias (estas sempre a pagar) e com base no valor das facturas iam libertando o dinheiro. Se bem me lembro, para a aprovação do crédito (ou não), o banco não necessitava de nenhuns documentos de licenças, comunicações prévias ou algo do género. Como conseguimos resolver a situação sem crédito, não avançamos para esse empréstimo, ficamos apenas pelo da aquisição.

Antes de se meter em despesas, sugiro perguntar no(s) banco(s), porque de certeza que varia de banco para banco, da sua situação económica, das suas garantias...
  18.  # 19

Boas tardes,

É obrigatório por parte do banco exigir as facturas? ou não se pode basear apenas na vistoria...
    Se obras não forem de raiz e não for necessário licenciamento, não sou obrigado a pedir declaração à camara...

Obrigado,
  19.  # 20

Explique melhor qual é a sua situação.

0.0237 seg. NEW