Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde;
    No ano passado, com o falecimento do meu avô, herdou-se um apartamento no centro do Porto que, eu e o meu pai, decidimos guardar e ir restaurando conforme o tempo disponível.
    No ano passado o apartamento foi todo pintado de novo e foram colocadas em todos os compartimentos novas tomadas. A casa de banho é nova pois foi feita de novo, ainda pelo meu avô, um ou dois anos antes da sua morte.
    Este verão estamos a pensar restaurar o chão que já está com mau aspecto. O chão é contemporâneo à construção do apartamento (1960), é em tacos de madeira e é mesmo muito bonito. Este chão tem alguns tacos descolados, e o verniz está gasto.
    Como eu e o meu pai temos alguma experiência com madeiras propômo-nos nós os dois a fazer tal restauro. No entanto não sabemos:
    -o melhor tipo de verniz a comprar (queremos o melhor e mais duradouro, independentemente do preço ou cheiro que deite com a sua aplicação);
    -nem como o aplicar;
    -nem onde podemos comprar estas coisas na zona do Porto.
    Há alguma casa especializada em tacos no Porto que vende estes vernizes e calaftantes para tacos?
  2.  # 2

Este verão estamos a pensar restaurar o chão que já está com mau aspecto. O chão é contemporâneo à construção do apartamento (1960), é em tacos de madeira e é mesmo muito bonito. Este chão tem alguns tacos descolados, e o verniz está gasto.

Ó Paulo acho muito bem que mantenha o chão, mas para ficar em condições tem que ser primeiro afagado depois levar um tapa-poros e mais duas camadas de verniz.
    Concordam com este comentário: tiyxu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo P.
  3.  # 3

Boas eu acabei ontem um chao em xadrez de eucalipto posso mandar fotas mas so por email ,por nao consigo meter as foatas no computador do tlm..
  4.  # 4

Colocado por: joao2

Ó Paulo acho muito bem que mantenha o chão, mas para ficar em condições tem que ser primeiro afagado depois levar um tapa-poros e mais duas camadas de verniz.
    Concordam com este comentário:tiyxu

Obrigado pelo seu comentário, a ideia é colar, raspar, calafetar as ranhuras entre os tacos e invernizar, eu gostaria de saber é o tipo de verniz e outros materiais a usar...
  5.  # 5

Há algumas marcas no mercado boas, mas o melhor é o Paulo ir a uma loja (por exemplo da CIN) e veja o que o técnico lhe aconselha para o seu caso especifico.
  6.  # 6

a melhor marca de vernizes então para o chão é a cin?
  7.  # 7

Paulo P Boa Noite, espere pelo user Joao Dias, que pode aconselhar sobre os produtos que necessita.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, Paulo P.
  8.  # 8

OK, aguardo então resposta.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 9

Colocado por: Paulo P.OK, aguardo então resposta.
    Obrigado
    Concordam com este comentário:CMartin

Isto tem muito que se lhe diga. Mas em linhas gerais e assim mais sussintamente, uma vez que diz que não está preocupado com o preço (e acho muito bem) eu aconselharia após afagamento, um primário seguido de duas demãos de verniz. Eu utilizaria da marca "BONA". Para primário poderia muito bem usar o "Bona Prime Intense" seguido de duas demãos de "Bona Traffic HD". Ambos, têm quocientes muito baixos de Voc's e pouquíssimo cheiro sendo perfeitamente possível habitar a casa passado 24 hrs e somente por uma questão de secagem do produto.
    CONTRA: Independentemente da experiência que tem com madeira aconselho-o vivamente a entregar o trabalho a um profissional certificado não só para poder usufruir da garantia que a própria marca dá, mas principalmente, porque tenho seríssimas dúvidas que sem experiência consiga dar o primário e o verniz que lhe estou a recomendar sem dar asneira.
    Concordam com este comentário: joao2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Paulo P.
  10.  # 10

Colocado por: Paulo P.a melhor marca de vernizes então para o chão é a cin?

Depende das opiniões...
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 11

Eu não me importo de pagar bem pelos vernizes e primários. Mas quanto ao chamar um profissional já é outra história visto que chegam a cobrar 15 euros por m2, e visto que a casa ainda é grande chamar um profissional está fora do orçamento, visto que mesmo que pagasse 10 euros por metro quadrado ficava.me a brincadeira em quase 2000 euros.
    É assim tao complicado trabalhar com esses tais primários e vernizes?
  12.  # 12

Colocado por: Paulo P.Eu não me importo de pagar bem pelos vernizes e primários. Mas quanto ao chamar um profissional já é outra história visto que chegam a cobrar 15 euros por m2, e visto que a casa ainda é grande chamar um profissional está fora do orçamento, visto que mesmo que pagasse 10 euros por metro quadrado ficava.me a brincadeira em quase 2000 euros.
    É assim tao complicado trabalhar com esses tais primários e vernizes?

Compreendo perfeitamente o seu problema.
    Mas, devo-lhe dizer que será melhor então utilizar outro tipo de produtos que não Bona pois a aplicação não é realmente tão fácil como poderá parecer.
  13.  # 13

O que sugere?
    Essas alternativas são igualmente boas e duradoras?
  14.  # 14

João Dias e está a falar da BONA, que produto? O oleo?
  15.  # 15

Colocado por: Paulo P.O que sugere?
    Essas alternativas são igualmente boas e duradoras?

Francamente como em quase todas as áreas da construção civil, cada profissional tem as suas preferências. Sendo que o que me move nos soalhos é a qualidade do acabamento, pessoalmente só utilizo "Bona". São na minha opinião os melhores produtos para acabamento de soalhos. Os primários e vernizes da Bona "trabalham" a madeira de uma forma muito original pois são criados especificamente para elevar a beleza da mesma, os veios, os nós, os taninos a um outro nível. O problema é que como são criados para esse efeito, da mesma maneira que deixam transparecer a beleza da madeira, também deixam transparecer por ex: um mau trabalho de afagamento. Depois, no que toca aos primários e vernizes, uma vez que são auto nivelantes tem obrigatoriamente de deixar a percentagem certa de material no chão para que não tenha nem excessos nem falhas. São produtos para aplicação estritamente profissional.
    Isto tudo para lhe dizer que não tenho nenhuma alternativa viável para substituir os produtos que lhe aconselhei. Na minha modesta opinião a conjugação dos dois produtos que lhe enumerei em cima são de longe a melhor alternativa para os trâmites que definiu mas uma vez que quer ser mesmo o Paulo a executar então terão de ser outros users a sugerir alternativas que eu não o farei por serem produtos que conheço mas que não trabalho.
    Há partida devem- lhe sugerir o "Durocin" ou o "Pavidur". Sobre ambos, não opino...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, CMartin, Paulo P.
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasJoão Dias e está a falar da BONA, que produto? O oleo?

Colocado por: Joao Dias
    Eu utilizaria da marca "BONA". Para primário poderia muito bem usar o "Bona Prime Intense" seguido de duas demãos de "Bona Traffic HD".
    Concordam com este comentário:joao2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin,Paulo P.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

Da CIN, ainda só utilizei o DUROCIN acabamento cera. Mas é um produto de 2 componentes, o que pode dificultar a aplicação.

A meu ver se é para termos um pavimento em madeira, que o acabamento não o estrague, plastifique em termos de aspecto.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  18.  # 18

Confesso que pensei que era mais simples do que de facto é. Mas já que estamos numa de falar: que tipo de lixas aconselham?
  19.  # 19

Colocado por: Paulo P.Confesso que pensei que era mais simples do que de facto é. Mas já que estamos numa de falar: que tipo de lixas aconselham?

Ohhhh Paulo, não leve a mal mas antes de mais algumas perguntas... Tem algum tipo de experiência em restauro de soalhos?? Já alguma vez trabalhou com uma afagadora?? A casa está habitada??
  20.  # 20

Caro João Dias compreendo o que me está a dizer, com efeito que não percebo grande coisa. No entanto estou a tentar.
    Nunca trabalhei em soalhos. Mas como o chão é em tacos e como estes são em madeira pensei que era apenas necessário colar os descolados, raspar, calafetar e envernizar. A casa não está habitada, é uma casa de fim de semana ou de férias.

0.0202 seg. NEW