Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estou em vias de realizar uma compra de uma venda judicial contudo, não tenho nenhum documento ou informação palpável.
    - Visitei o imóvel(uma casa que não ficou terminada de construir). Comprovei que valeria o valor de venda.
    - O negócio é realizado através de uma leiloeira como intermediária para com o agente da insolvência.
    - Trata-se de um leilão com preço fixo, leilão de proposta com valor fixo (portanto, não existe uma disputa por leilão com diferentes valores, serei somente eu a propor).

    Recomendaram-me a verificar caderneta predial. Acontece que não tenho acesso a esse documento nem ao documento do processo. Ou seja, vi o imóvel (que está classificado ainda como terreno ou lote apesar de ter a construção já em fase de acabamentos) mas não sei ao certo o que estarei a comprar (não quero comprar um problema). Pode até ser uma burla, procurarem que passe o cheque sem que nunca veja a documentação. Irei passar 2 cheques: um de 5% do valor à leiloeira e um de 20% ao agente de execução.
    A leiloeira alega que não me pode fornecer o nr. da matriz e caderneta predial assim como o nr. do processo pois isso colocaria o negócio em causa para eles uma vez que eu passaria a ter acesso ao agente de insolvência e poderia fazer negócio directamente com ele ficando a leiloeira a perder.

    Alguém com experiência nisto que me possa aconselhar? É mesmo assim como eles dizem? E nesse sentido será seguro continuar? Ou será que existe a hipótese de ser burla e eles próprios não terem acesso a esses documentos pelo que na ideia deles, eu irei passar-lhes o cheque sem que veja toda a documentação.

    E uma vez que eles não me dão acesso ao processo e ao registo predial, haveria forma de o conseguir fazer sem ser através da leiloeira? Recordo que não tenho número da matriz nem conheço o proprietário.
    Obrigado pela orientação.
  2.  # 2

    Colocado por: mysteriumA leiloeira alega que não me pode fornecer o nr. da matriz e caderneta predial assim como o nr. do processo pois isso colocaria o negócio em causa para eles uma vez que eu passaria a ter acesso ao agente de insolvência e poderia fazer negócio directamente com ele ficando a leiloeira a perder.


    Se este é o único problema, basta assinar um documento que irá sempre passar por eles, tipo mediação imobiliária.

    No entanto, acho uma coisa demasiado importante para se avançar sem segurança d que se vai fazer.
    Concordam com este comentário: flipey
    • flipey
    • 12 janeiro 2016 editado

     # 3

    Colocado por: mysterium
    A leiloeira alega que não me pode fornecer o nr. da matriz e caderneta predial assim como o nr. do processo pois isso colocaria o negócio em causa para eles uma vez que eu passaria a ter acesso ao agente de insolvência e poderia fazer negócio directamente com ele ficando a leiloeira a perder.



    Caro mysterium, enviei-lhe mp.
    Depois do que já passei, eu nunca assinava nada sem ter a certeza do que ia estar a comprar. E esses documentos são essenciais para conhecer e avaliar em condições o negócio que tem em mãos.


    No seu lugar seguia o conselho do Tostex. Se não tiverem nada a esconder, não têm porque recear assinar um documento desses.
  3.  # 4

    Colocado por: tostex

    Se este é o único problema, basta assinar um documento que irá sempre passar por eles, tipo mediação imobiliária.

    No entanto, acho uma coisa demasiado importante para se avançar sem segurança d que se vai fazer.
    Concordam com este comentário:flipey


    Correcto. Daí estar a tomar precauções e investigar. Consegui acesso ao registo predial, fui à conservatória predial e tenho agora confirmação do que existe uma insolvência e tem um número de processo executivo, vou dar ao advogado e ver o que ele consegue.
    Contudo, até aqui qualquer pessoa tem acesso aos dados que me enviaram e se alguém de má fé me quiser "vender" o imóvel penhorado, pode fazer-se passar por agente da leiloeira e qualquer pessoa se pode fazer passar pelo administrador da insolvencia e eu passo os cheques à leiloeira que será inútel mas o cheque em nome individual ao suposto administrador de insolvência, poderiam logo fazer usufruto dele. Isto estou eu a ponderar em perspectiva de desconfiança pois eu preciso da máxima transparência.
    Portanto, até pode estar tudo bem com o imóvel e não existir problema algum. Mas podem estar a fazer-se passar por agente de leiloeira + administrador de insolvencia e na verdade não o serem e estarem a tentar vender algo que nada tem a haver com eles.

    O tal documento que refere "tipo mediação imobiliária", consiste propriamente em quê?
  4.  # 5

    Um escrito simples em que se compromete a não comprar a 3ºs ou via 3ºs.
  5.  # 6

    Bom, isto está a ficar interessante.
    Fui à conservatória. Consegui o registo predial, consegui assim o número do processo assim como o nome e contacto da administradora de insolvência que por sua vez que não foi anúnciado a venda da penhora/imóvel e que é venda por proposta. Ora, eu estou em conversações com uma pessoa que está a intermediar a venda desse imóvel que não foi sequer anunciado, muito estranho. Mais ainda, supostamente irei passar um cheque com um valor final com o nome da administradora. Resta saber se a pessoa me vai dizer o nome da administradora para colocar no cheque ou se me vai dizer outro nome. É que eu já sei o nome da administradora de insolvência mas a pessoa que comigo tem reunido, não sabe que eu sei. Uma certeza já tenho, há maroska. Resta saber se é burla ou se conluio entre a leiloeira e administradora da insolvência uma vez que não pode existir combinação.
  6.  # 7

    Vai dando feedback. E muita cautela nisso...
 
0.0136 seg. NEW