Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite A todos. Para os da área ou outros opinado resposta coloco a questão. Tenho uma moradia unfamiliar em Óbidos dividida por 2 andares. Parte social em baixo e 3 quartos em cima. Tem painéis solares instalados para AQS com reservatório com resistência eléctrica para aquecimento de água se necessário. Tenho na sala recuperador de calor na lareira com saídas de ar quente com ventiladores. Tenho pré instalação de radiadores e de ar condicionado e não tenho acesso a gás natural. Se fosse sua qual o sistema de aquecimento que instalaria? Obrigado pela leitura da questão. Abracos Marco
  2.  # 2

    Tem (talvez) a possibilidade de substituir o recuperador de calor a ar por um água e ligar os radiadores.
    Foi pena não instalar condutas de ar quente para conduzirem o ar quente proveniente do recuperador para o resto das divisões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfigu
  3.  # 3

    Obrigada pela indicacao. A pretencao era Nao destruir nada do que ja esta instal ado, mas e uma opcao a consideration.

    Cumps

    Marco
  4.  # 4

    Bom dia,

    Essa será a melhor opção. Substituir o recuperador a ar por água. A lenha já você gasta. Os seus painéis solares são com termossifão? ou tem o deposito dentro de casa com sistema de circulação forçada? se for esta opção ainda tem a vantagem de o recuperador aquecer a água. aquecendo a casa com os radiadores faz um aquecimento das divisões muito homogéneo. A fazer a instalação pode fazer aquilo que eu fiz que foi colocar a aquecer com 2 circuitos independentes.
    Poderá ver aqui a minha instalação

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfigu
  5.  # 5

    Colocado por: leiriaBom dia,

    Essa será a melhor opção. Substituir o recuperador a ar por água. A lenha já você gasta. Os seus painéis solares são com termossifão? ou tem o deposito dentro de casa com sistema de circulação forçada? se for esta opção ainda tem a vantagem de o recuperador aquecer a água. aquecendo a casa com os radiadores faz um aquecimento das divisões muito homogéneo. A fazer a instalação pode fazer aquilo que eu fiz que foi colocar a aquecer com 2 circuitos independentes.
    Poderá ver aqui a minha instalação

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Espero ter ajudado.


    Bom dia Leiria,

    Quem me dera ter o seu jeito e conhecimento poara fazer um excelente trabalho ao nível do que apresentou. Fantástico.

    O depósito dos painéis é interior, por isso, pressuponho que seja com circulação forçada.

    Como a casa está construída e finalizada, admito que tudo isto leva-se a investimento em obras, mas é incrível o funcionamento. Qual a sua estimativa de custo para o trabalho estar finalizado, sem contar com a questão do tectos falsos e da sala....só mesmo o esquema total do aquecimento, somando o custo dos radiadores também...obrigado

    Marco
  6.  # 6

    Acrescento também o seguinte.

    Eu tenho pré-instalação de radiadores, mas não os tenhos instalados e tenho um problema que é a casa não ter casa de máquinas ou espaço para instalar quase nada. O acumulador de água dos painéis solares está numa pequena arrumação debaixo das escadas para o primeiro andar.

    Entre recuperador de calor a água e bomba de calor com os rad. de baixa temperatura, qual acham o mais económico? e o mais eficiente?

    Eu tenho pré-instalação para ar condicionado. Como compara com as outras soluções?

    Cumps,

    Marco
  7.  # 7

    Colocado por: mfiguAcrescento também o seguinte.

    Eu tenho pré-instalação de radiadores, mas não os tenhos instalados e tenho um problema que é a casa não ter casa de máquinas ou espaço para instalar quase nada. O acumulador de água dos painéis solares está numa pequena arrumação debaixo das escadas para o primeiro andar.

    Entre recuperador de calor a água e bomba de calor com os rad. de baixa temperatura, qual acham o mais económico? e o mais eficiente?

    Eu tenho pré-instalação para ar condicionado. Como compara com as outras soluções?

    Cumps,

    Marco


    Marco a meu ver a questão entre radiadores de alta temperatura (com recuperador de calor) vs radiadores de baixa temperatura (com BC de baixa temperatura) vai muito alem da questão económica. A questão será mais no sentido se a sua pré instalação está preparada para radiadores de baixa temperatura, pois estes requerem maior secção de tubagem.

    A meu ver deve considerar o que é mais confortavel para si. Está disposto a andar com lenha para a frente e para trás? Ou prefere estar descansadinho sem ter trabalho nenhum?

    A partir daí tudo depende da vivencia de cada um e terá de fazer uma escolha em conformidade e depois comparar com os custos de aquisição e exploração.
    Concordam com este comentário: jorgealves, C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfigu
  8.  # 8

    Boa tarde santosvieira.

    Obrigado. Lenha terei de ter e utilizar para o recuperador na lareira e será por gosto, pois ambos gostamos do ambiente e cheiro que proporciona, mas a casa não tem uma casa das máquinas, por isso, a limitação.

    Acredito que, pelo que li, noutras discussões, neste entretanto a opção (não será o mlehor, mas é o possível), para evitar obras e substituições / inclusões de novo material, será o AC para o 2º andar e no primeiro, que tem a sala de estar e jantar, escritório e a cozinha terá o recuperador da sala a funcionar. Depois verei se será necessário instalar AC também no 1º andar.

    Cumps

    Marco
  9.  # 9

    Boa tarde a diferença entre AC e recuperador de calor , é uma diferença como o noite para o dia.
    É verdade que o recuperador dá mais trabalho, mas é outra qualidade de calor muito mais saudavel.
    E para quem gosta de ver a lenha arder é espectacular.
    mas cada é que tem de decidir medindo os prós e os contras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfigu
  10.  # 10

    Com muita razão...concordo mas há que pensar muito nos prós e contras.

    Cumprimentos

    Marco
    • eu
    • 17 janeiro 2016

     # 11

    Colocado por: leiriaÉ verdade que o recuperador dá mais trabalho, mas é outra qualidade de calor muito mais saudavel.

    Por acaso, na sala tenho ambas as soluções e posso relatar a minha opinião.

    -O calor do recuperador é mais agradável, sem qualquer dúvida. Além disso, ver o fogo também aquece a alma e torna o ambiente mais acolhedor.

    -No entanto, o AC é muito mais cómodo: é só escolher a temperatura e carregar no botão. O recuperador é preciso acender, carregar a lenha, limpar as cinzas, limpar o vidro. É uma trabalheira.

    Assim, na sala usamos quase sempre o AC. Só em dias especiais é que ligamos o recuperador.
    Concordam com este comentário: electrao, jorgealves, Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfigu
  11.  # 12

    Obrigado eu. Vejo que tem uma opinião parecida com a minha.

    Gostaria de ter uma lareira equipada com um bom recuperador para assim a aproveitar no que toca ao gosto e ao aconchego que dá e utilizar o lado mais prático e rentável de aquecimento de águas para o aquecimento e aqs.

    Mas não tenho esta última vertente. A lareira possui recuperador básico. Não estou muito inclinado para partir paredes e incluir tubagem, além de que não tenho o jeito e conhecimento do Leiria, do qual admiro o só excelente trabalho.

    Vou meditar nas diferentes opções. A questão bomba de calor e radiadores bt parece uma solução mais cara que o ac...penso eu sem dados exactos. E depois temos a questão da tubagem e de eu não ter sala de máquinas...

    Pois é.

    Cumprimentos

    Marco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  12.  # 13

    Colocado por: mfigubomba de calor e radiadores bt parece uma solução mais cara que o ac

    é bastante mais cara
  13.  # 14

    não sei se estará a viver na casa à muito tempo, ou se já passou pelo menos um Inverno aí... Eu tenho conhecimento de pessoas a viver nessa zona, numa vivenda com envidraçados virados a sul e praticamente não precisam de aquecimento... Para além da temperatura junto ao mar é mais amena...

    Isso também pode ditar o seu investimento, maior ou menor, no sistema de aquecimento.

    cumps
    Concordam com este comentário: mfigu
  14.  # 15

    Obrigado electrão. O meu pensamento passa por viver primeiro um inferno para perceber o comportamento da casa e depois decidir. A casa está comprada mas ainda não está habitada.

    Só no verão.

    Abracos

    Marco
    • eu
    • 19 janeiro 2016

     # 16

    Colocado por: mfiguviver primeiro um inferno

    inverno?
  15.  # 17

    Lol sim inverno...hahsha
 
0.0204 seg. NEW