Estou a preparar um projecto para a construção de uma pequena moradia (sala com kitchnete, 2 quartos e uma casa de banho). Sei que muitas pessoas estão a substiuir as banheiras por cabines de duche. Pessoalmente gosto muito mais dos chuveiros modernos tipo "chuva". Dizem-me que existe um regulamento que impõe a banheira e que tenho que apresentar um projecto com banheira e que posteriormente farei o que quiser. Faz algum sentido obrigarem-me a colocar uma banheira para depois a retirar? Gostaria de saber qual esse regulamento e alguma dica para solução.
A dica, é que no projeto tem de ir banheira, na obra quando la for a vistoria, a banheira ainda não esta colocada em obra mas "ja esta encomendada", depois de saírem mete o poliban que quer!!
Chuveiro sempre - mais moderno, limpeza e manutenção mais fáceis, menos dificuldade em entrar para a banheira (com o avançar da idade ou até para indivíduos mais novos com problemas osteoarticulares ou se coluna, pode ser uma limitação importante).
essa wc tem que ser acessível, cumprir com a lei das acessibilidades, portanto o espaço para banheira mesmo que seja duche vai ter que existir, assim pode tal como diz o Riscos meter o boneco da banheira no projecto mas efectivamente vai ter é uma zona de duche ( mais ou menos 80 cm X 1.6 cm )
Tenho uma dúvida muito semelhante a iniciada nesta discussão.
Tenho um T1 com um casa de banho pequena e está enfiado la dentro todos os itens "obrigatórios" (bide, lavatorio, sanita e a maldita, ou bem dita, banheira).
Gostaria de remodelar a minha casa de banho e retirar banheira e bidé (instalar base de duche+chuveiro e um chuveiro higienico no lugar do Bidé).
Minha dúvida é se posso faze-lo ou não? E se o fizer,e quiser vender o meu apartamento no futuro, podem obrigar-me a instalar a banheira de volta?
Grato pela ajuda.
Cláudio Nota: Já tenho este apartamento há 10 anos. :)