Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Estou na fase de projecto de uma moradia de 2 pisos. Para o pavimento penso instalar soalho tradicional de pinho, de 20 cm ? de largura, afagado e envernizado.
    Sabendo que o pinho é uma madeira macia, gostava de ouvir a v/ opinião sobre cuidados a ter relativamente a esta madeira, se é uma boa opção vs custo, se dentro da gama de preço haverá alternativas etc. qual o custo razoável por m2 etc
    Obrigado, Almeida
  2.  # 2

    Não haverá alguém que tenha recentemente instalado soalho de Pinho e que possa tecer uma opinião ?

    Obrigado
  3.  # 3

    ainda não chegei a essa fase, mas com madeiras macias a regra geral é deixar o sapatinho de tacão fininho à porta porque senão deixa trilho no soalho!!!! Já vi o efeito numa casa com soalho de madeira macia (castanheira salvo erro) e realmente é muito notavel! :)
  4.  # 4

    Olá Almeida;
    Eu não aconselho o soalho de forma alguma. Isto porque o soalho em madeira envernizado, é muito bonito depois de pronto. O problema é que com o tempo e como a madeira tem oscilações em função da temperatura da casa, humidade, etc, o que vai acontecer é que vão aparecer fissuras entre as réguas do soalho que serão irreparáveis. Com o tempo o chão de bonito vai passar a horroroso. Já vi imensas situações dessas em casa de clientes.

    O que eu aconselho é um chão flutuante, existem variadíssimas possibilidades. Existe inclusive um que tem cerca de 14mm de espessura em que a parte inferior é em contraplacado e a parte superior tem uma espessura de 3 mm em madeira maciça com acabamento envernizado.
    As vantagens deste é que como as réguas estão encaixadas com o sistema de click o chão quando se mexe irá mexer-se em bloco e nunca irão aparecer as fissuras que referi.

    Existe também o flutuante imitação de madeira com variadíssimas cores com sistema de click também...por acaso foi deste que apliquei cá em casa e fica uma solução muito económica e bonita a meu ver. Claro que é preciso escolher um flutuante que seja de média gama, são mais duros e aparecem menos riscos. Se as pessoas tiverem o devido cuidado com este tipo de chão ele irá manter-se novo por muito tempo.

    A forma de evitar que apareçam riscos será aplicarem em todas as bases de móveis, cadeiras, etc...bocados de alcatifa com fita cola de duas faces, para poderem arrastar os móveis e cadeiras, sofás sem qualquer problema.

    Espero ter ajudado...qualquer coisa é só apitar.

    Cump.
    Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
  5.  # 5

    Eu estou indeciso entre soalho (pregado e colado) de Jotobá, Carvalho ou Efizélia e entre tacos de 600 de comprido e 20 de espessura.

    Nem em consigo decidir em relação à madeira nem ao soalho/taco.
  6.  # 6

    Em relação ao taco nem se fala, ainda mais problemas dá.
    Quando começarem a ligar o aquecimento, com o tempo vão começar os problemas.
    Entre o taco e o soalho...metam soalho!

    Cump.
    DEMON
  7.  # 7

    Se assim for, o problema já é encontrar uma madeira que seja bom parceiro para a Faia vaporizada da carpintaria...
  8.  # 8

    Colocado por: almeida94Não haverá alguém que tenha recentemente instalado soalho de Pinho e que possa tecer uma opinião


    Do pinho diz-se que nem para queimar é bom, porque faz muito fumo.

    Se estiver a falar de pinho nórdico ou pinho de riga ou casquinha (diversas designações do mesmo), já é um bom material e desde que devidamente aplicado, não têm problemas de maior. A questão do desgaste têm apenas a ver com a qualidade do verniz aplicado e como muito artista poupa ai, os resultados são o que são. Use um bom verniz para pavimentos e não terá problemas que de resistência à abrasão que aos UV. O Durocim da Cin é um excelente verniz embora existam outros, muitos outros
  9.  # 9

    Em relação à madeira dos aros das portas, guarnições, etc, essa não costuma dar qualquer tipo de problemas. É só escolherem a madeira que mais se adapta aos vossos gostos.
    Eu na minha casa tenho a carpintaria toda em faia vaporizada e sem problemas, excepto quando existem problemas de humidades mas isso acontece com qualquer tipo de madeira.
    Os maiores problemas que costumo ver nas obras é com o pavimento quando este é em taco ou soalho.

    Cump.
    Lucílio
  10.  # 10

    Colocado por: almeida94Boa Tarde

    Estou na fase de projecto de uma moradia de 2 pisos. Para o pavimento penso instalar soalho tradicional de pinho, de 20 cm ? de largura, afagado e envernizado.
    Sabendo que o pinho é uma madeira macia, gostava de ouvir a v/ opinião sobre cuidados a ter relativamente a esta madeira, se é uma boa opção vs custo, se dentro da gama de preço haverá alternativas etc. qual o custo razoável por m2 etc
    Obrigado, Almeida


    Boa noite. E que tal pinho da Lapónia com 26 mm de espessura. Óptima solução, e se aplicar os produtos que aconselhamos tem para mais de 20 anos sem problemas. A madeira é modificada a vapor e calor sem quimicos e sem ser autoclave. Se estiver interessado diga podemos apresentar orçamento.
    Atentamente
  11.  # 11

    Obrigado pela ajuda.
    Pelo que percebi o soalho de pinho abre fissuras devido às variações térmicas e de humidade. 2, 3 5 anos ???

    Caro EMPATIAS: No pinho da Lapónia (soalho ?) não vão aparecer fissuras entre as réguas? Já agora qual é o preço médio por m2 para uma habitação de 2 pisos (Setúbal). Depois de envernizado ficará com a tonalidade igual ao pinho nacional ?

    Assim, a opção mais segura (mas também mais cara) será o flutuante de madeira ?
    Obrigado, Almeida
  12.  # 12

    Colocado por: almeida94Obrigado pela ajuda.
    Pelo que percebi o soalho de pinho abre fissuras devido às variações térmicas e de humidade. 2, 3 5 anos ???


    Boa tarde. O soalho de pinho ou qualquer outro de madeira maciça abrirá fissuras, sendo lamelado/laminado isso não sucede, e porque sendo madeira modificada a calor e humidade natural, sem quimícos e com a secagem adequada é garantido que não.

    Caro EMPATIAS: No pinho da Lapónia (soalho ?) não vão aparecer fissuras entre as réguas? Já agora qual é o preço médio por m2 para uma habitação de 2 pisos (Setúbal). Depois de envernizado ficará com a tonalidade igual ao pinho nacional ?


    Como atrás referido não, e isso garantimos. Quanto à tonalidade depois de envernizado depende da tonalidade que se pretende no verniz, apesar da cor dele após a modificação ser tipo pinho mel. Há por aqui no fórum, creio na discussão de decks, umas imagens que coloquei e poderá ver a cor. O preço por m2 é de 42,00€, sem envernizamento e apenas para os participantes do fórum, e para a zona metropolitana de Lisboa, logo Setúbal incluído. O envernizamento também o podemos fazer, ou se for outra pessoa a fazê-lo, para que a nossa garantia de 5 anos no minímo se mantenha devem ser aplicados os produtos por nós recomendados. Para outras zonas acresce o transporte e dependendo das áreas, a estadia ou não de técnico.
    Atentamente
  13.  # 13

    Tenho um amigo que colocou chão de madeira carvalho envernizado há 7 anos e nunca vi frizuras. Por isso não compreende porque diz que o melhor é o flutuante. Mas isto é a minha opinião eu também vou começar a construir brevemente e vou colocar lamparquet de carvalho.
  14.  # 14

    Colocado por: LucilioOlá Almeida;
    Eu não aconselho o soalho de forma alguma. Isto porque o soalho em madeira envernizado, é muito bonito depois de pronto. O problema é que com o tempo e como a madeira tem oscilações em função da temperatura da casa, humidade, etc, o que vai acontecer é que vão aparecer fissuras entre as réguas do soalho que serão irreparáveis. Com o tempo o chão de bonito vai passar a horroroso. Já vi imensas situações dessas em casa de clientes.


    Bom dia. Estranho ter visto essas situações, isso só pode ter ocorrido se a madeira do soalho era inadequada e não teve os tratamentos devidos. Em condições adequadas nada é melhor que a madeira maciça lamelada/laminada de Pinho Nórdico, Lapónia, Riga,Ipê, Teka etc.. se olhar para casas com mais de 100 anos com soalho de tábua corrida em mais de 90% dos casos estão tão boas como se tivessem sido instaladas ontem. O sr. está a levantar uma falsa questão, creio por desconhecimento ou como disse atrás a madeira era inadequada, mas se diz que viu em vários...clientes!!!

    O que eu aconselho é um chão flutuante, existem variadíssimas possibilidades. Existe inclusive um que tem cerca de 14mm de espessura em que a parte inferior é em contraplacado e a parte superior tem uma espessura de 3 mm em madeira maciça com acabamento envernizado.


    Já percebi, também vende chão flutuante. Mas então não o esconda, divulgue os seus produtos como nós e outros fazemos.
    Atentamente
  15.  # 15


    Já percebi, também vende chão flutuante. Mas então não o esconda, divulgue os seus produtos como nós e outros fazemos.
    Atentamente


    Tanto aplicamos pavimento flutuante como soalho. Não escondo nada, nem ando aqui pelo fórum a divulgar a torto e a direito os meus produtos. Está aqui no fórum toda a descrição da área de acção da minha empresa...do devido lugar, como mandam as regras. A minha intenção foi unicamente dar a minha opinião profissional e nunca o interesse publicitário. Acredito que possam haver soalhos em madeira que resistem mais que outros, dependendo do tipo de madeira do grau de humidade quando são aplicados , etc.
    Na minha casa à 3 anos coloquei pavimento flutuante, poderia ter aplicado soalho envernizado, ficava-me ao mesmo preço...lol
    Se fosse hoje voltava a fazer a mesma coisa...é só a minha opinião.
    Outra coisa eu não falei em pinho da lapónia, teka, IPÊ...o que tenho visto em casa de clientes basicamente são soalhos e tacos em carvalho, afizélia, sucupira. Foi pena não ter tirado fotografias para vocês verem. E estou a falar de casas caríssimas. Na semana passada fui a uma casa com cerca de 4 ou 5 anos, de um cliente que tem uma casa "de revista" e pediu-me para reparar um chão em soalho de sucupira. Tinha em vários sitios da sala, fissuras entre o soalho, com cerca de 5mm de espessura!
    Agora eu pergunto, como se repara um chão destes? Metem um tira de madeira de 5mm??!! Levantam o chão todo? Metem uma régua mais larga? E a coloração? Como sabem a madeira escurece...
    Quem tiver formação nesta área percebe facilmente isto.
    Na casa desse cliente em questão está constantemente uma temperatura de 23º, o soalho poderia não estar na humidade indicada e com o calor constante começou a "encolher" (passo a expressão).
    No mesmo dia foi a casa de um outro cliente e olhei para o chão da sala e... :-(
    Tenho uma amiga minha que mora num apartamento, colocou taco de carvalho no chão, está a morar lá há cerca de 10 anos. Já teve que levantar uma parte do taco da casa à uns anos atrás e já está tudo na mesma, é triste.
    Mas façam os prós e contras, a nível financeiro, estético, durabilidade, resistência, manutenção...e tirem as vossas conclusões.


    Cump.
    Lucílio
  16.  # 16

    Outra coisa eu não falei em pinho da lapónia, teka, IPÊ...o que tenho visto em casa de clientes basicamente são soalhos e tacos em carvalho, afizélia, sucupira.


    Boa tarde. De facto não falou nem escreveu sobre as madeiras atrás referidas, fez pior não mencionou nenhuma, generalizou ou seja para si todas as madeiras padecem do mesmo problema. É o que se depreende do que escreveu. Por outro lado estranho agora mencionar carvalho, afizelia e sucupira que são madeiras de alta resistência e que não fissuram assim nem se danificam com facilidade, houve seguramente aí erros graves de aplicação ou madeiras que não estavam com o grau ideal para serem aplicadas, só pode ser isso não há outra possibilidade.

    é ou pena não ter tirado fotografias para vocês verem. E estou a falar de casas caríssimas.
    N

    O serem carissímas não significa nada, o que significa são os escrúpulos e a desonestidade do construtor.

    Agora eu pergunto, como se repara um chão destes? Metem um tira de madeira de 5mm??!! Levantam o chão todo? Metem uma régua mais larga? E a coloração? Como sabem a madeira escurece..


    A reparação não é dificíl, mas isso não vou dizer-lhe, se está na área sabe como se faz, ou não? a madeira escurece, é verdade, e qual é o problema? há sempre solução. A coloração; esse problema é similar para os estratificados e laminados e termo laminados, com o tempo também escurecem e queimam, e nestes casos é mais dificíl solucionar pois não sendo um produto natural não consegue artesanalmente fazer "tratamentos e curativos" como se faz com a madeira. além disso, corre o risco de um dia mais tarde se pretender colocar soalho ou pavimento flutuante noutra sala ou ampliar a que já tem, também não vai encontrar tonalidades iguais, há sempre diferença.E então se não encontrar o mesmo fabricante, pior.

    Quem tiver formação nesta área percebe facilmente isto.


    Exactamente, por isso aquilo que escreveu tem muitas imprecisões e erros. Há que explicar e entender os motivos do porquê sucederem determinadas coisas, não é só afirmar, erradamente aliás; que o soalho, taco ou tábua corrida em madeira natural só dá problemas. Não é verdade. Olhe eu até lhe conto um caso semelhante ao seu, só que o chão flutuante está a saltar todo(método de clipagem) e pior, em zonas que apanhou água está todo enfolado e cheio de bolhas.

    Na casa desse cliente em questão está constantemente uma temperatura de 23º, o soalho poderia não estar na humidade indicada e com o calor constante começou a "encolher" (passo a expressão).


    Ora vê como até parece que sabe o porquê. E então, a culpa é da madeira? falta de seriedade e honestidade do construtor ou de quem vendeu a madeira.

    Mas façam os prós e contras, a nível financeiro, estético, durabilidade, resistência, manutenção...e tirem as vossas conclusões.

    Tem alguns contras!!!!! mas prós tem bastantes também. A questão financeira é muito importante, mas a saúde e a economia em energia que se consegue reduzindo significativamente os consumos não são de desprezar. Durabilidade, como escrevi em outro local, a questão é saber tratar da madeira, desde a colocação e posteriormente com a forma de manutenção. E é tão simples e económica de fazer, e depois, madeira é madeira, não se trata de nada artificial.

    Lucilio há 2 dias agradecer# 4citar
    Olá Almeida;
    Eu não aconselho o soalho de forma alguma. Isto porque o soalho em madeira envernizado, é muito bonito depois de pronto. O problema é que com o tempo e como a madeira tem oscilações em função da temperatura da casa
    ,

    Escreveu o que está acima, e claro como a maioria das pessoas pensa no envernizamento do chão? porquê?protege, é verdade, mas existem outras soluções menos onerosas, e essencialmente mais ecológicas e que evitam o problema que refere.
    Atentamente
  17.  # 17

    Estive a ler atentamente o que escreveu, há algumas coisas que não concordo mas respeito.
    Eu não falei no IPÊ, teka e pinho da lapónia porque infelizmente os empreiteiros ou não apresentam essa proposta ao cliente ou então o cliente recusa-a por ser mais dispendiosa, ou por motivos de cor , etc.
    Em relação ao soalho, como deve saber as madeiras mais aplicadas foram as que referi e são precisamente com essas que tenho visto esses problemas. O meu ramo não é de todo aplicação de soalhos e pavimentos flutuantes, embora quando surgem obras de carpintaria e quando o cliente pretende soalho nós fornecemos e colocamos, ficando a parte da lixagem e envernizamento para o taqueiro.
    Digo-lhe, e também deve saber disso (ou não), que a reparação das fissuras que aparecem no soalho e tacos é um trabalho extremamente complicado, claro que existem velaturas que se podem afinar para aproximar à coloração do soalho existente. Mesmo com a aplicação do mesmo verniz que foi aplicado anteriormente nunca ficará o chão completamente igual e irá obrigar a envernizar o chão todo. Por isso não é tão fácil (ou nada fácil) como referiu.
    Falou que madeira é madeira, existem pavimentos flutuantes com 14 mm de espessura em que a parte inferior é em contraplacado e na parte superior é composta por madeira com 3mm de espessura já envernizada. Há a possibilidade de um dia se poder raspar e envernizar. Fica exactamente com o mesmo aspecto do soalho, não oscila tanto como a madeira, fica bem mais económico, e temos o aspecto ecológico também.

    Vou-lhe fazer uma pergunta...vende soalho? :-) (estou a brincar)

    Tanto o soalho como o flutuante tem que ficar desviado das paredes cerca de 1 cm a toda a volta para poder oscilar. No soalho pregado a tendência é sempre para encolher e nunca aumentar a menos que haja humidades no chão como já aconteceu num cliente. No flutuante o chão oscila num todo.
    Em relação á água, quer seja no flutuante ou no soalho se houver uma inundação, o flutuante melaminico fica com bolhas e o soalho fica com manchas escuras irreparáveis.
    Posso dizer que quando me assaltaram a casa num inverno em que nessa noite choveu imenso, quando cheguei a casa no dia seguinte tinha cerca de 2 cm de água no chão. O chão do quarto estava todo encharcado, tive que levantar cerca de 2m de flutuante e colocar novo (convém ter sempre em casa umas caixas de flutuante para essas eventualidades e outras, assim a cor será a mesma). No escritório não fiz absolutamente nada e o chão está impecável. Claro que existem flutuantes e flutuantes...o que eu tenho é flutuante melamínico em MDF hidrófugo, para habitação de grande fluxo...é extremamente duro, as serras das máquinas assim o dizem...lol
    Eu trabalho com madeiras á muito anos mas tentamos evitar o uso delas e trabalhar mais em contraplacados, folheados, MDF, tenho mais garantias com estes materiais, mas o cliente tem sempre a ultima palavra. ;)
    Ao empatias e segundo percebi, com o ramo de actividade dele tem, tem que "dar-lhe" na madeira. :D

    Abraço empatias
    Bom fim de semana a todos.

    Cump.
    Lucilio
  18.  # 18

    No meu caso, não me revejo a colocar flutuante.
    Estupidamente sei que iria olhar para aquele chão e saberia que era uma imitação.

    Por essa razão estou muito indeciso entre soalho e tacos (2cm) de 60 ou mais de comprido.

    Não me consigo decidir.
    Se por um lado soalho é soalho, pelo outro o taco permite um maior numero de raspagens porque não tem o macheado.

    Depois tenho o problema de escolher a madeira, gosto imenso do carvalho, mas tenho muito receio das variações que este apresenta ao longo do tempo.

    Alguém poderá indicar uma previsão de preços por m2 para soalho e para tacos de carvalho?

    Se quiserem podem indicar outras madeiras que "mexam" menos e que tenham preços ao nível do carvalho.
  19.  # 19

    Quem não gosta dos aspectos que tornam a madeira verdadeiramente única (alterações de côr, padrões não uniformes, uniões entre tábuas sem serem perfeitas) deve é pensar em colocar outra material!
    São essas pequenas coisas que tornam a madeira tão especial...
    Um bom soalho, com sinais de uso, com aqueles pequenos "gaps" entre tábuas , com ligeiras diferenças de tonalidade, etc, etc, pode ficar tão bem... Mas claro, são gostos!
    Se quiserem que não risque, não "encolha", não mude de cor essas coisas todas, coloquem um bom cerâmico! Agora quanto a mim, nada tem a "personalidade" de uma boa madeira... ;)
    Concordam com este comentário: Paramonte, raulschone
  20.  # 20

    Colocado por: LucilioEstive a ler atentamente o que escreveu, há algumas coisas que não concordo mas respeito.
    Eu não falei no IPÊ, teka e pinho da lapónia porque infelizmente os empreiteiros ou não apresentam essa proposta ao cliente ou então o cliente recusa-a por ser mais dispendiosa, ou por motivos de cor , etc.


    Boa noite.Tal como o caro Lucilio também li atentamente o que escreveu, e igualmente respeito a sua opinião mas discordo da maioria. Realmente não falou sobre nenhuma dessas madeiras nem de outras, generalizou o que é mais grave pois está a colocar todas as madeiras sem excepção como problemáticas. Todas as madeiras, todas, são boas, devem é ser bem tratadas, o que infelizmente não sucede com a maior parte. Quanto à madeiras que refere, e com a excepção da Teka que é sem dúvida a melhor de todas e loga a mais cara, as outras têm preços ao nível da maioria com algumas pequenas diferenças. Relativamente aos empreiteiros não apresentarem essas soluções aos clientes, creio que a maioria deles desconhece até a existência da Teka e do pinho da Lapónia, e quanto ao ipê o preço, como digo atrás até nem é nada de anormal e as diferenças são minímas. Relativamente à tonalidade é importante pois depende do gosto de cada um, no entanto relembro que uma boa conversa com o cliente sensibilizando o mesmo para as vantagens de custo beneficío, sempre podem fazer o cliente perceber que a tonalidade pode ser um mal menor. E há formas e métodos técnicos para alterar as cores e tons das madeiras, quando é necessário.

    Em relação ao soalho, como deve saber as madeiras mais aplicadas foram as que referi e são precisamente com essas que tenho visto esses problemas
    .

    Só lhe posso dizer que se viu essas deficiências em madeiras como o carvalho e efizelia, que são das madeiras mais resistentes e adequadas para soalho, só pode ser devido a: tempo de secagem insuficiente(está provado que uma madeira deve estar no minímo 2 meses a secar antes de ser utilizada)só que na actualidade nenhuma empresa se permite fazer isso, é a ganância pelo lucro imediato e fácil, e depois quem se "lixa é o mexilhão", ou então aplicação inadequada em ambiente desfavorável. Sabe que outro dos erros que é normalmente cometido na aplicação dos soalhos é pregar o mesmo com pregos? pois, muitas pessoas desconhecem que a melhor forma é usar parafusos de madeira, só que sai mais caro. O prego faz rachar e fissurar a madeira, o parafuso pelo contrário funciona com as oscilações da madeira e acompanha os movimentos da mesma.

    e quando o cliente pretende soalho nós fornecemos e colocamos, ficando a parte da lixagem e envernizamento para o taqueiro.


    Cometem-se muitos erros na aplicação das madeiras, e a lixagem e envernizamento sendo uma prática usual é no entanto um erro, especialmente quando se pretende a durabilidade das madeiras. A madeira para estar em condições de não rachar ou fissurar, deve ter um grau de humidade estável variável entre os 16 e os 18% com uma variação admissível de +/- 2%, e deve respirar(se lhe taparem a si os poros do corpo o que sucede?) pois à madeira sucede o mesmo. Envernizar a madeira protege é verdade, e durante alguns anos não tem de fazer manutenção, mas as pessoas devem pensar que ao escolherem madeira estão optar por um material natural e vivo e que merece cuidados e atenções redobradas. Assim, a melhor solução é outra que aliás referi noutro comentário.

    Digo-lhe, e também deve saber disso (ou não), que a reparação das fissuras que aparecem no soalho e tacos é um trabalho extremamente complicado, claro que existem velaturas que se podem afinar para aproximar à coloração do soalho existente. Mesmo com a aplicação do mesmo verniz que foi aplicado anteriormente nunca ficará o chão completamente igual e irá obrigar a envernizar o chão todo. Por isso não é tão fácil (ou nada fácil) como referiu.


    E o que é que não é complicado na vida? a tarefa não é tão difícil, e seria simples se fossem utilizados outros métodos. Nós por ex. garantimos na aplicação das nossas madeiras e tratamentos no minímo 5 anos, e não "aleijamos" a madeira. Há, como refere e bem vernizes e tonalidades que afinam as cores e as aproximam ou até as deixam iguais às existentes. E melhor, existem produtos, que usamos na maioria dos casos, naturais à base água, terra, cera de abelha, óleos naturais diversos etc...sabe que manutenção requerem? quase 0. Não necessitam quando se faz a manutenção, de usar lixas ou o que quer que seja, apenas água e boro, ou água e sabão amarelo e aplicar após secagem nova velatura de protecção ou cera.

    Falou que madeira é madeira, existem pavimentos flutuantes com 14 mm de espessura em que a parte inferior é em contraplacado e na parte superior é composta por madeira com 3mm de espessura já envernizada. Há a possibilidade de um dia se poder raspar e envernizar.


    A parte superior é composta de madeira não, mas de folheado de madeira, o que é completamente diferente. Não se pode comparar sequer com o que estamos a falar, o soalho ou taco são de madeira maciça ou lamelada e tem em média 22, 24 ou 26 mm de espessura(é o caso da nossa)o flutuante tem folha de madeira de 3mm. Quanto à possibilidade que refere de um dia se raspar(erro grave) pois ao fazê-lo está a diminuir a espessura da folha que passará facilmente para 2mm ou menos. Explica isto aos seus clientes? que ao ter esse procedimento está a diminuir espessura à folha e torná-la mais frágil?

    Fica exactamente com o mesmo aspecto do soalho, não oscila tanto como a madeira, fica bem mais económico, e temos o aspecto ecológico também.


    Fica com o aspecto soalho não duvido e sei que é assim, quanto às oscilações não comento, mais económico sim deve ser (em alguns casos, temos flutuantes bem mais caros que algumas madeiras) e ecologicamente discordo, não é tanto com a madeira e tem compostos quimícos na produção muito elevados.

    Vou-lhe fazer uma pergunta...vende soalho? :-) (estou a brincar)


    E flutuantes também.

    Em relação á água, quer seja no flutuante ou no soalho se houver uma inundação, o flutuante melaminico fica com bolhas e o soalho fica com manchas escuras irreparáveis.


    Logo ao dar-me razão onde está a vantagem do melaminico em relação à madeira? as manchas escuras na madeira são de tratamento fácil, se a impregnação não for profunda (mais de 15 mm, em madeira maciça de 26).

    Eu trabalho com madeiras á muito anos mas tentamos evitar o uso delas e trabalhar mais em contraplacados, folheados, MDF, tenho mais garantias com estes materiais, mas o cliente tem sempre a ultima palavra. ;)


    Não percebo desculpe a minha ignorância, foge ao uso das madeiras mas não aos do contraplacado, MDF e folheados, todas eles derivados da madeira, menos resistentes que a madeira maciça ou maciça lamelada. Não o vou contrariar.

    Ao empatias e segundo percebi, com o ramo de actividade dele tem, tem que "dar-lhe" na madeira. :D


    E nos flutuantes, em segunda opção. Somos o pólo oposto.
    Atentamente
 
0.0296 seg. NEW