Iniciar sessão ou registar-se
    • VXMC
    • 14 janeiro 2016 editado

     # 1

    Tenho uma duvida que e a seguinte, o terreno no qual vou construir a minha casa, passa la energia e tem iluminacao publica, mas como tem so um cabo simples nao permite a ligacao a rede eletrica. Como tal recebi um orcamento da edp em que terei de pagar 110metros de cabo para substiuir o atual. E legal eu ter de pagar as infraestruturas e depois passam a ser propriedade da edp? Posso revindicar a decisao? Sao os procedimentos normais pelos quais toda a gente que quer fazer algo na vida passa? Agradeco alguma ajuda de alguem entendido e que ate tenha passado pelo mesmo.

    Ps: nao e uma estrada sem saida. Aqui um vizinho disse para me informar melhor pois nao deve ser bem assim. Ou seja eu vou estar agora a pagar, para criar condicoes e posteriormente, algum vizinho que ate queira construir ja tem a vida facilitada porque eu ja paguei.
    • VXMC
    • 15 janeiro 2016

     # 2

    Não existe ninguém que me possa elucidar?
  1.  # 3

    Penso que não há nada a fazer... vais ter mesmo de pagar! Todos nós pagamos pelo ramal até á nossa casa, uns pagam mais metros que outros mas todos pagamos.
  2.  # 4

    Colocado por: VXMCPs: nao e uma estrada sem saida. Aqui um vizinho disse para me informar melhor pois nao deve ser bem assim. Ou seja eu vou estar agora a pagar, para criar condicoes e posteriormente, algum vizinho que ate queira construir ja tem a vida facilitada porque eu ja paguei.


    Não faço ideia. Mas já ouvi falar de infra-estruturas pagas, por exemplo de água e luz por várias pessoas, uma vez que essas infra-estruturas não seriam colocadas a curto prazo.

    Se achar que a questão monetária é o seu único entrave, pode sempre esperar por ter mais vizinhos e "rachar" os valores com eles.

    cumps
  3.  # 5

    Por que é que essa situação não me admira nada?...
    Quando me mudei para a casa nova, era suposto o empreiteiro de uma série de moradias ter pago uma taxa para se ter acesso ao ramal do gás. Os primeiros vizinhos, como não usam gás, não tiveram de se preocupar com isso... Bem tive eu de pagar para resolver a minha situação (e a de todos os vizinhos futuros que também vão beneficiar disso, enfim...)
    É o país que temos!
  4.  # 6

    O que nos valeu foi o valor ser baixo. O que revolta não é o valor, é o princípio subjacente à situação.
    Concordam com este comentário: electrao, LuisPereira
  5.  # 7

    Colocado por: VXMCComo tal recebi um orcamento da edp em que terei de pagar 110metros de cabo para substiuir o atual.


    Pode pedir também orçamento a uma empresa credenciada pela EDP. No meu caso, os trabalhos feitos por outra empresa ficaram-me ligeiramente mais em conta...
  6.  # 8

    Sim, pede a outra empresa, bem mais barato que a EDP... a mim ficou por menos de metade do orçamento da EDP.
  7.  # 9

    2.000 euros pelo ramal de gás
    700 euros pelo ramal de agua (que tambem ja estava feito, mas a empresa cobra sempre um minimo de 10 metros)
    180 euros pelo ramal de electricidade que ja estava feito e eles so quiseram ver....


    Alternativa? nao ter os serviços..... Viva Tugal....
    • VXMC
    • 15 janeiro 2016

     # 10

    Eu já pedi a uma empresa credenciada pela EDP, mas a diferença é muito pouca. O principio é que me lixa, pois no próprio orçamento diz que eu irei ter de pagar e depois a propriedade passará a ser da EDP. Em que lado é que eu pago seja e que for para ser propriedade de outro?

    Já está visto que terei de pagar e não bufar... O que é completamente incorreto! Aguardar está fora de questão, pois tenho que iniciar a construção e tão cedo ninguém lá vai construir nada. Acho que vou ligar para a deco a questionar.
  8.  # 11

    Colocado por: VXMCEu já pedi a uma empresa credenciada pela EDP, mas a diferença é muito pouca. O principio é que me lixa, pois no próprio orçamento diz que eu irei ter de pagar e depois a propriedade passará a ser da EDP. Em que lado é que eu pago seja e que for para ser propriedade de outro?

    Já está visto que terei de pagar e não bufar... O que é completamente incorreto! Aguardar está fora de questão, pois tenho que iniciar a construção e tão cedo ninguém lá vai construir nada. Acho que vou ligar para a deco a questionar.


    e cuidado com os orçamentos.....tenho um exemplo que é de bradar aos ceus....

    a Galp enviou-me um orçamento para efectuar o ramal..... o orçamento era mais de 5.000 euros, e diziam que a distancia era de 90 metros.......ora fez-me especie, uma vez que o vizinho mais proximo de mim está a 40 metros e tem gas.......

    fiz uma reclamação pedi uma reuniao no local, com os tecnicos para se proceder á medição, etc etc...... incrivel que 3 horas depois sem uma unica palavra da Galp, (um desculpe foi lapso nosso, ou enganamos na rua ou sei la...uma justificação...nada de nada) tinha um orçamento rectificado no meu e-mail, com apenas 33 metros....
    • VXMC
    • 15 janeiro 2016

     # 12

    Tenho de ver isso então e pedir uma reunião no local também. Ua vez que vou pagar um cabo novo para a EDP vou querer ficar com o velho a ver se ganho uns trocos... Duvido que me deixem ficar mas vou reclamar a ver.
  9.  # 13

    Colocado por: VXMCTenho de ver isso então e pedir uma reunião no local também. Ua vez que vou pagar um cabo novo para a EDP vou querer ficar com o velho a ver se ganho uns trocos... Duvido que me deixem ficar mas vou reclamar a ver.


    esqueça isso..... ataos os gajos quando foram montar o contador ate as pontas dos cabos que cortaram da minha instalação que o electricista deixou um metro a mais para eles poderem trabalhar a vontade, levaram.... e o cabo era meu e tinha sido pago por mim!

    tome atenção é aos metros que lhe querem cobrar...... agarre numa fita, meça e confirme as distancias.... uma coisa é ter mais metro menos metro..... outra coisa é a medição ser mais do dobro da realidade!
    • VXMC
    • 19 janeiro 2016

     # 14

    Vou ligar para a DECO a ver o que me podem informar.
  10.  # 15

    Colocado por: loverscout700 euros pelo ramal de agua (que tambem ja estava feito, mas a empresa cobra sempre um minimo de 10 metros)

    "Por estes lados" até 20m é de borla! Vá lá...
    • VXMC
    • 19 janeiro 2016

     # 16

    Só eu não tenho sorte, tenho que pagar tudo!
    Concordam com este comentário: loverscout
  11.  # 17

    Colocado por: VXMCSó eu não tenho sorte, tenho que pagar tudo!
    Concordam com este comentário:loverscout



    já somos dois..... na agua foi um escandalo! pago sempr eum minimo de 10 metros??!!!!

    Já no gas foi ao contrario, os primeiros 10 metros sao de borla!

    enfim....viva tugal!
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  12.  # 18

    Colocado por: VXMCTenho uma duvida que e a seguinte, o terreno no qual vou construir a minha casa, passa la energia e tem iluminacao publica, mas como tem so um cabo simples nao permite a ligacao a rede eletrica. Como tal recebi um orcamento da edp em que terei de pagar 110metros de cabo para substiuir o atual. E legal eu ter de pagar as infraestruturas e depois passam a ser propriedade da edp? Posso revindicar a decisao? Sao os procedimentos normais pelos quais toda a gente que quer fazer algo na vida passa? Agradeco alguma ajuda de alguem entendido e que ate tenha passado pelo mesmo.

    Ps: nao e uma estrada sem saida. Aqui um vizinho disse para me informar melhor pois nao deve ser bem assim. Ou seja eu vou estar agora a pagar, para criar condicoes e posteriormente, algum vizinho que ate queira construir ja tem a vida facilitada porque eu ja paguei.


    Bom dia.

    Deixe-me tentar ajudar a entender o processo. Quando você pede para ligar a sua casa á rede elétrica você paga duas taxas uma fixa e uma que varia consoante a potência que pede, estes valores não são estipulados pela EDP mas sim pela ERSE a entidade reguladora.
    Como você dista mais de 30 metros do ponto de ligação mais próximo, a EDP envia-lhe um orçamento onde lhe coloca os preços que os prestadores de serviço lhe cobram para a realização do trabalho onde o valor cobrado acima dos 30 metros é comparticipado pela EDP/outra entidade.
    Quanto á questão das infraestruturas passarem para a EDP não é verdade, as infraestruturas passam a ser da Camara Municipal, neste momento a EDP é a concessionária das redes de energia na maior parte do país e paga uma renda ás CM para explorar esses ativos. Na minha zona existem 3 cooperativas onde quem explora a rede Baixa tensão são elas e não a EDP e os preços praticados são iguais.
    Aconselho a pedir orçamentos a várias empresas certificadas para o serviço de forma a tentar baixar o valor.

    Espero ter ajudado.
    • VXMC
    • 1 março 2016

     # 19

    Actualizando o tópico, a ligação está feita e já está paga!

    1200€ foi uma pechincha e uma promoçãozão!

    O problema é ter de pagar uma coisa que não é minha nem da minha responsabilidade. Ao longo do traçado que eu paguei, se alguém quiser construir já só tem de pagar a parte exclusiva! Não sou só eu que estou nessa situação, no entanto não é justo!

    Simplesmente estamos em portugal, onde quem tem o sonho de fazer alguma coisa na vida e ter algo próprio, entra sempre pela madeira dentro!
  13.  # 20

    Então deixem-me expor outro caso, imaginem o cenário onde têm uma casa que sempre teve uma potencia contratata de 3.45 e está na EDP como projecto de 3.45, no entanto por motivos de necessidade, pretende-se aumentar para um nivel acima para 4 ou 5, e a EDP agora vem afirmar que os cabos que fazem a ligação do ramal à casa não suportam isso e que tem que se tudo pago pelo cliente.

    Mas isto é normal?!
 
0.0270 seg. NEW