Iniciar sessão ou registar-se
    • zeto
    • 18 janeiro 2016

# 41

Colocado por: VXMC. Compensa e muito, ja fiz o ---
    pedido para um furo para mim. Estou a contar com 1500eur.

-tb tenho furo, e para já não tenho tido falha de agua, tenho caudal a 800l por hora
    -VXMC por 1500€ não vai captar muita agua, ou então vai ter pouco depósito
    • VXMC
    • 18 janeiro 2016

# 42

E um furo para 50 metros, aqui apanho a pouca profundidade. 30eur o metro.
  1.  # 43

hipótese de furo é a melhor. A água pode ser usada para praticamente quase tudo.
    hipótese de aproveitamento, baseia-se no tipo, toma banho, usa lavatório ou bidé, acumula para os autoclismos rega e afins. Poupa na energia para elevação, que no furo é muito superior.
    Ponto 3 , 3 mil euros que é o que custa o sistema de reaproveitamento, que será mais ou menos o que custa um furo.
    • VXMC
    • 18 janeiro 2016

# 44

Mas nao esqucer que a agua do furo pode ser utilizada para beber ao contrario das do bide e lava maos. E poupa nos garrafoes de agua, sem esquecer que muita gente nao suporta o cloro da agua da rede.
    Concordam com este comentário: callinas
  2.  # 45

O meu maior medo de um furo, é que a água seja escassa, ou alguém nos arredores faça o mesmo e depois não temos água.
    • VXMC
    • 18 janeiro 2016

# 46

Calma que so pode fazer um furo legalmente, se num raio de 100metros nao houver nenhum registado. Tente falar com uma empresa que tenha um vedor e ele diz lhe se tem ou nao agua no seu terreno.
  3.  # 47

Boa noite,
    Reparei que este tópico foi abordado há uns anos, no entanto recebi a minha primeira fatura da água após fazer o meu jardim com rega automática.
    A valor da factura é absolutamente astronómico. Trata-se de um jardim com cerca de 100m2 com rega de 10minutos em duas fases e duas vezes ao dia.
    Vi aqui comentários que referem consumos, em condições semelhantes à minha de 35€/40€ mensais.
    Sei que o valor da água varia de município para município e por isso gostaria de perguntar de que zona do país se trata.
    Se possível, alguém poderia informar qual o consumo de água em metros cúbicos por mês com rega de um jardim desta dimensão?

Muito obrigada
    • size
    • 29 agosto 2020 editado

# 48

Colocado por: FilipaFerreiraBoa noite,
    Reparei que este tópico foi abordado há uns anos, no entanto recebi a minha primeira fatura da água após fazer o meu jardim com rega automática.
    A valor da factura é absolutamente astronómico. Trata-se de um jardim com cerca de 100m2 com rega de 10minutos em duas fases e duas vezes ao dia.
    Vi aqui comentários que referem consumos, em condições semelhantes à minha de 35€/40€ mensais.
    Sei que o valor da água varia de município para município e por isso gostaria de perguntar de que zona do país se trata.
    Se possível, alguém poderia informar qual o consumo de água em metros cúbicos por mês com rega de um jardim desta dimensão?

Muito obrigada

Não interessará comparar o gasto através dos euros, mas sim medir os m3 que o seu sistema gasta por minuto, ou nos 10 minutos diários.

Poderá fazer esse controlo através da leitura do contador da água. Se calhar, o sistema estará a debitar demasiada água para a terra e necessitará de ser regulado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HelderFRod, FilipaFerreira
  4.  # 49

boa noite,

Eu tenho jardim com cerca de 130m2 e o pior consumo mensal ronda os 10m3, neste momento ronda os 6m3 pois rego dia sim dia nao devido a falta de agua.

Infelizmente na minha zona nao existe agua publica portanto nao lhe poço dar preços nenhuns, a nao ser o de energia eletrica, que é residual (feito de cabeça para ai 2€).

O calculo foi realizado através do volume esvaziado dentro do reservatório principal, quando o sistema de rega esta ligado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaFerreira
  5.  # 50

Eu de momento estou a gastar 1m3 de 3 em 3 dias para regar 80m2 de relva.
    Andava a gastar 1m3 dia sim dia não, há coisa de 1-2 semanas espacei mais as regas e parece-me que é a conta certa
      Screenshot_20200829_070632_com.whatsapp_1.jpg
  6.  # 51

Colocado por: FilipaFerreiraBoa noite,

Muito obrigada

Reduza a rega para uma vez por dia as 7h00 da manha. Chega e vai reduzir o consumo da rega para metade.
  7.  # 52

Voces ate me tiram o sono:) tenho de repensar a area de relvado ou entao investir num furo, se gastam 35/40€ para jardins de 100m2, nem quero fazer contas :)
  8.  # 53

Eu rego 5m3 por dia, se fosse a pagar isso estava bem lixado (para não dizer outra coisa)...

Agora vou afinar a coisa para ver até onde se aguenta para gastar menos, mas aqui é difícil, isto 2 dias sem regar e a terra vira pó..
  9.  # 54

Colocado por: DR1982Voces ate me tiram o sono:) tenho de repensar a area de relvado ou entao investir num furo, se gastam 35/40€ para jardins de 100m2, nem quero fazer contas :)

A rega é necessária mais na altura do verão, há alguns meses que passa bem só com a chuva (se bem que aqui no deserto já nem chove quase nada).
  10.  # 55

Colocado por: rjmpires
    A rega é necessária mais na altura do verão, há alguns meses que passa bem só com a chuva (se bem que aqui no deserto já nem chove quase nada).
    Mesmo assim com agua da companhia no meu caso é impensável, devonter uns 700/800 m2 de relvado no 3D... um furo e relva que precise de pouca água talvez
  11.  # 56

Se for possível fazer furo, é o mais vantajoso.
    Concordam com este comentário: DR1982, SS1128, ricat, FilipaFerreira
    • Sira
    • 29 agosto 2020

# 57

É uma questão de escolher bem o tipo de relva também, uma que não precise de muita água, e habituá-la a regas menos frequentes, como se discute noutro tópico por aqui. Quando for o meu vou (tentar) fazer assim.
  12.  # 58

O tipo de terreno/terra também têm bastante influencia na retenção da água.
    Concordam com este comentário: Sira, FilipaFerreira
  13.  # 59

Sim, se for uma terra mais "gorda" retém melhor a água..agora se for areias como aqui..boa sorte em regar com água da rede..

Aliás o solo é de tal forma importante que, para a mesma cultura, na terra da minha esposa não regam os milhos o verão todo e aqui (11km mais a norte) é o verão todo a regar senão morre tudo..

De qualquer forma acho "incorrecto" usar-se água da rede pública para jardins e afins..é água potável e deve ser preservada e não desperdiçada a regar ervas..já basta lavar passeios e afins.. (aqui tenho de usar senão fica tudo cheio de ferrugem..)

Mas isso é uma opinião..
    Concordam com este comentário: ricat, zed
  14.  # 60

Também partilho da mesma opinião, mas o mal muitas vezes é que a APA não autoriza.
    Também preferia não utilizar água potável, mas tem de ser.

0.0218 seg. NEW