Iniciar sessão ou registar-se
  1. Tenho a seguinte configuração da Daikin com uma bomba de calor de alta temperatura para uma moradia terrea com 250 m2 de piso radiante e 4/5 chuveiros, será mesmo necessário uma bomba de calor de alta temperatura? Uma de baixa temperatura não chega para AQS e PRH?

Solução proposta Daikin Alta Temperatura: ERLA 16DW17 + EBBH16D9W

Quem escolheu este equipamento disse:
    "- A solução com a temperatura a 45º não combate a legionella.
    - Consideramos que a bomba de calor deve ter capacidade de resposta às águas quentes sanitárias (4/5 chuveiros).
    - A nova bomba de calor faz 60º em águas quentes e 35º - 45º no pavimento radiante.
    - A solução que propõe, na nossa opinião, não tem potência/capacidade de resposta para o número de chuveiros nem capacidade térmica/potência para o aquecimento ambiente."

Obrigado
  2. Boa tarde a todos,

Alguém conhece isto? Qual é a vossa opinião sobre a marca e o modelo?

TDA Water Solutions
    Bomba de calor Nuri
    300l
    Ventilnorte

Tenho um instalador a propor-me uma destas bombas (a de 300 ltrs) dizendo que é uma óptima bomba de calor,de um fabricante antigo e fiável, e com a vantagem de ser monobloco (ou seja, não tem unidade exterior).

https://www.ventilnorte.com/bombas-de-calor/bombas-de-calor-nuri.html

3. Não sei que modelo e configurações possuem as BC dos testes.

Tenho uma Baxi split de 270L, e consumiu isto.
    Nos últimos anos.

Total 2023:
    Energia Consumida: 428kWh
    Tempo Funcionamento: 772horas

Somos 5
  4. Isso é quase como os automóveis, parados ou a fazer poucos quilómetros, também gastam pouco, comparado com quem faz muitos quilómetros.
  5. Boas,
    Gostava de deixar aqui uma sugestão que me foi feita, para ouvir do pessoal com experiência na coisa, se faz sentido ou não, assim como prós e contras.

- Colocar um Térmico Solar, tipo Daikin 500L com Drain Back
    - Trocar a pré-instalação de AC de cobre (AR/AR) para água (AR/AGUA), que tem um custo mais baixo
    - Mais tarde investir numa única Bomba de Calor, para alimentar os convectores, e servir de apoio também ao Deposito do Térmico Solar

Acham que faz sentido esta abordagem. A ideia é no imediato ter algo para AQS que cumpra a térmica, e no futuro poder avançar com o resto, aproveitando o que já foi instalado claro.

Obrigado.
    Cpts
    JP
  6. Colocado por: LightboltzTrocar a pré-instalação de AC de cobre (AR/AR) para água (AR/AGUA), que tem um custo mais baixo
    habitualmente uma pre-instalaçao devidamente executada para ventilo conversores é muito mais cara que AC.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lightboltz
  7. Colocado por: jorgealveshabitualmente uma pre-instalaçao devidamente executada para ventilo conversores é muito mais cara que AC.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lightboltz

Obrigado, Jorge. Tinha ficado com essa dúvida, ainda por cima para quente/frio, pareceu-me que são 4 tubos multicamada por unidade e não 2, certo?

Mas em relação ao resto da ideia? Acha que faz sentido numa moradia nova? Ou é melhor Bomba de Calor para AQS, e deixar pré-instalação de AC em cobre?

Sei que a melhor solução é o PRH, mas infelizmente não tenho dinheiro para esse investimento. Ainda por cima é algo que tem de ser logo à cabeça. Pretendo tratar do essencial, e deixar para depois aquilo que for possível.
  8. Boa tarde,

Vou aproveitar o tópico para me intrometer e fazer umas perguntas que não encontro informação em lado algum:
    1a. Existe alguma bomba de calor para AQS horizontal?
    2a. Existe alguma bomba de calor para AQS monobloco exterior?

As razões destas minhas perguntas é que gostaria de mudar a forma de AQS de termoacumulador para BC, mas os locais ideais parecem-me ser no sotão (onde está o termoacumulador) que tem altura máxima de 1.50m OU então no exterior da moradia, onde com o mau tempo obviamente que apanharia chuva e vento. Se existir alguma do género, seria o ideal, pois a 3a solução teria que ter uma monobloco interior, e aí tenho medo que ao colocar na lavandaria torne a lavandaria demasiado fria ou que faça demasiado barulho durante a noite. (Lavandaria fica no RC, e os quartos no 1º andar, mas existe um quarto mesmo por cima da lavandaria).
  9. Coloca monobloco na lavandaria, com os 2 tubos para o exterior.

Portanto com os 2 tubos no exterior, não aquece nem arrefece o espaço.

Também pode ser split, a unidade exterior fica na rua como um AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RubenM
  10. Eu tenho a minha monobloco na despensa num apartamento e nos quartos não ouço nada. Na sala ouço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RubenM
  11. Colocado por: VarejoteColoca monobloco na lavandaria, com os 2 tubos para o exterior.

Portanto com os 2 tubos no exterior, não aquece nem arrefece o espaço.

Também pode ser split, a unidade exterior fica na rua como um AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RubenM

Eu descartei logo de início as split pela complexidade: é necessário alguém certificado para fazer a instalação quando existe oportunidade de fazer a instalação de forma directa e sem manutenções regulares (esta parte sou eu a estimar que aconteça mais cedo ou mais tarde algum tipo de manutenção)
  12. Colocado por: RubenM

Eu descartei logo de início as split pela complexidade: é necessário alguém certificado para fazer a instalação quando existe oportunidade de fazer a instalação de forma directa e sem manutenções regulares (esta parte sou eu a estimar que aconteça mais cedo ou mais tarde algum tipo de manutenção)

Tenho a Vaillant Arostor 270L, a vantagem das monobloco é que no inverno coloco a ir busca o ar dentro de casa, assim entra mais quente na BC, melhora o COP, melhor rendimento.
  13. Colocado por: Varejote

Tenho a Vaillant Arostor 270L, a vantagem das monobloco é que no inverno coloco a ir busca o ar dentro de casa, assim entra mais quente na BC, melhora o COP, melhor rendimento.

E no verão faz ao contrário?
  14. Colocado por: paulos
    E no verão faz ao contrário?

Não regularmente porque a cave é amena o ano inteiro, mas quando tenho a garagem aberta e o calor entra naqueles dias bem quentes, meto ela a mandar o ar frio para o interior, assim escuso de ligar o AC que tenho na cave. Win win.
    Concordam com este comentário: paulos
  15. Colocado por: Varejote

Não regularmente porque a cave é amena o ano inteiro, mas quando tenho a garagem aberta e o calor entra naqueles dias bem quentes, meto ela a mandar o ar frio para o interior, assim escuso de ligar o AC que tenho na cave. Win win.

Quer dizer que meteu um T na entrada e saída, para poderem estar ligadas ao exterior ou à cave?
  16. Colocado por: Lightboltz

Quer dizer que meteu um T na entrada e saída, para poderem estar ligadas ao exterior ou à cave?

Não tem T, simplesmente desengato da BC o tubo de entrada ou saída, que são em espuma.
      880014.jpg
      880012.jpg
    • SrR
    • 13 maio 2024
    Pode arranjar um T e fazer essa comutação
    • SrR
    • 13 maio 2024
    .
      BombaCalorEmmetiInstalar.jpeg
  17. Colocado por: SrRPode arranjar um T e fazer essa comutação

Para mim não vale a pena, basta levantar 5cm o tubo para sair do encaixe da BC, rodar um pouco e já está.
  18. Colocado por: SrR.
      BombaCalorEmmetiInstalar.jpeg

Não é preferivel trocar também o da admissão consoante a estação?
    Estar a retirar calor do interior no inverno causa.me estranheza, apesar de aumentar o COP da bomba

1.2879 seg. NEW