Iniciar sessão ou registar-se
  1. Esqueça os 60°C, algumas BC fazem no máximo 55°C, depois também tem de colocar termostática para a MLR caso lave a 40°C ou 30°C.

Colocar a produzir 60°C só por causa da MLR é mais prejuízo que benefício.

Eu falo porque tenho todas as máquinas ligadas às AQS.

Sai a 43°C da termostática, quando o programa da MLR está para 60°C ela aquece o restante.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fgm
  2. Melhor e mais barato se calhar é trazer uma tubagem direta da bomba de calor e ligá-la antes da valvula termoestatica.
    Para um circuito vai agua à temperatura que a bomba tem, para o outro circuito vai a agua já temperada.
    Mas atenção, a maquina da loiça só vai receber agua quente quando toda a agua fria que está na tubagem entrar nela.
    Ou tem recirculação nesse troço, ou não vai poupar grande coisa
    Concordam com este comentário: mafs4960
  3. Colocado por: Dias12Melhor e mais barato se calhar é trazer uma tubagem direta da bomba de calor e ligá-la antes da valvula termoestatica.
    Para um circuito vai agua à temperatura que a bomba tem, para o outro circuito vai a agua já temperada.
    Mas atenção, a maquina da loiça só vai receber agua quente quando toda a agua fria que está na tubagem entrar nela.
    Ou tem recirculação nesse troço, ou não vai poupar grande coisa

Tem de ter termostática para reduzir a temperatura, caso queira lavar abaixo de 40°C.
  4. Aqs faz 60o em modo apenas bomba calor? Há umas que só fazem 55.

Antes da válvula termostática leva um T e sai direto há temperatura que estiver para a cozinha
  5. A minha questão é que mesmo fazendo esse circuito dedicado à maquina da loiça, caso este tenha 10 m e seja tubo de 20 mm são 3 litros de agua (fria) que lá estão.
    Num ciclo de lavagem de 7/8 litros quase metade deles entrarão a 20 graus o que reduz a eficácia global de usar a agua quente da bomba de calor.
    Sempre ajuda, mas não deve ser nada por aí além.
  6. Mete recirculação
    • fgm
    • 6 outubro 2024
    Obrigado a todos pelas prontas respostas.

Começo a pensar que o melhor será deixar apenas ~40ºC apesar de não ser o mais eficiente é mais simples, já tenho algum ganho relativamente a ser agua fria, há a questão da agua ja existente nas tubagens.

Quanto à recirculação e sistema dedicado é uma casa velha pelo que não dá para alterar ou colocar nova tubagem.
  7. A não vale apena trocar a tubagem??
  8. Colocado por: fgmObrigado a todos pelas prontas respostas.

Começo a pensar que o melhor será deixar apenas ~40ºC apesar de não ser o mais eficiente é mais simples, já tenho algum ganho relativamente a ser agua fria, há a questão da agua ja existente nas tubagens.

Quanto à recirculação e sistema dedicado é uma casa velha pelo que não dá para alterar ou colocar nova tubagem.

Podes sempre fazer a recirculação pela tubagem existente, utilizando a água fria para "fechar" o anel.
  9. Pode... mas a centena de euros que gasta nesse equipamento dá para a máquina aquecer a água da vida dela toda com recurso à resistência eletrica que ela tem.
    100 € com 0,20 €/kWh dá para 500 kWh.
    Quando um ciclo total de lavagem consome 1,7 kWh dá para ver a poupança que viria da compra desse dispositivo de recirculação.
    Às vezes mais vale não inventar para ser a versão mais económica.
    Concordam com este comentário: FTavares
    • fgm
    • 6 outubro 2024
    Colocado por: RicardoPortoA não vale apena trocar a tubagem??

Desconhecimento meu, não sei como pode ser feito um circuito de recirculação.
  10. Os vossos comentários lembram-me uma parvoíce que fiz: na casa anterior (com BC) decidi ligar a tubagem da água quente do lava-loiça à máquina. Lá gastei uma ou duas dezenas de euros em acessórios e fiz o primeiro programa: zero diferença no gasto de energia. Mudo a abordagem e puxo a água quente primeiro através do lava-loiça e repito: muito pouca diferença no consumo de energia e lá acabo por desistir: deixo tudo ligado assim, apesar da eficiência ser quase zero.

Um ano depois vendo a casa e faço as mudanças. Lá estou eu a desligar a máquina e a desfazer as ligações, cortando a quente e a meio páro para beber água da torneira quando reparo que só me saía quente. Conclusão: tinha ligado a máquina à água fria outra vez. Há coisas do carago...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira, fgm
    • fgm
    • 6 outubro 2024
    Tambem pretendo fazer essa ligação do lava loiça à maquina, fica o aviso.
  11. Eu tenho uma torneira de agua quente ao lado da MLL e na MLR e desisti disso.

Na máquina da loiça cheguei à conclusão que gasta tão pouca água que a quente nunca chega a tempo de estar quente.

Com a recirculação obrigava-me a programar a máquina para X horas em que a agua quente estaria a re circular.

Não justifica essa trabalheira toda.
  12. Colocado por: Dias12Pode... mas a centena de euros que gasta nesse equipamento dá para a máquina aquecer a água da vida dela toda com recurso à resistência eletrica que ela tem.
    100 € com 0,20 €/kWh dá para 500 kWh.
    Quando um ciclo total de lavagem consome 1,7 kWh dá para ver a poupança que viria da compra desse dispositivo de recirculação.
    Às vezes mais vale não inventar para ser a versão mais económica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fgm

Depende do equipamento, no meu caso não comprei esse equipamento, foi feito com uma bomba de circulação e uma válvula elétrica
    • Dias12
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: fpacardoso
    Depende do equipamento, no meu caso não comprei esse equipamento, foi feito com uma bomba de circulação e uma válvula elétrica

E quanto custou essa bomba de circulação e válvula elétrica??
    E qual o consumo dessa bomba?

Acho que para compensar é preciso muitos pormenores estarem alinhados.
    Por exemplo, a linha que alimenta o lava-loiças ter a picagem para a máquina da loiça e durante a preparação da refeição utilizar-se água quente nesse lava-loiças para "puxar" a água quente da BC para essa linha. Assim, quando terminar a refeição e ligar a MLL terá (teoricamente) água quente logo a entrar na máquina e poderá compensar.
    Claro que terá de ter as tubagens devidamente isoladas, haver o tal consumo de água quente, a água sair relativamente quente da BC (50/55 ºC) para compensar devidamente (porque se sair já misturada e a 40 ºC terá de voltar a aquecer a água para os tais 60 ºC da máquina, ou não).

Se tiver recirculação na rede acho que poderá até não compensar porque além de gastar eletricidade para fazer essa recirculação, a própria recirculação promoverá um arrefecimento da água da BC mesmo com as tubagens isoladas. E se contabilizarmos os custos em tubo+isolamento extra mais a bomba de recirculação para esse sistema teremos novamente algumas centenas de euros que dariam para muita eletricidade ser gasta na resistência da máquina.
  13. Uma pergunta que pode ser extremamente estupida... a maquina de lavar loica nao aquece a agua que la entra? Qual a necessidade de ter agua quente a ser providenciada diretamente da canalizacao? Qual o ganho que se obtem, quando uma lavagem deve gastar ai a volta de 10-12L de agua em maquinas com boa eficiencia?

E que eu tenho uma bomba de calor para AQS, e ter o deposito com agua a 60o de certeza que consome muito mais energia que ter o deposito a 45 ou 50, principalmente quando para banho 45/50 chega mais que bem
    Concordam com este comentário: Dias12
  14. Colocado por: dmanteigasUma pergunta que pode ser extremamente estupida... a maquina de lavar loica nao aquece a agua que la entra? Qual a necessidade de ter agua quente a ser providenciada diretamente da canalizacao? Qual o ganho que se obtem, quando uma lavagem deve gastar ai a volta de 10-12L de agua em maquinas com boa eficiencia?

E que eu tenho uma bomba de calor para AQS, e ter o deposito com agua a 60o de certeza que consome muito mais energia que ter o deposito a 45 ou 50, principalmente quando para banho 45/50 chega mais que bem
    Concordam com este comentário:Dias12

Evidente...
  15. Colocado por: Dias12
    E quanto custou essa bomba de circulação e válvula elétrica??
    E qual o consumo dessa bomba?

Só comentei porque é possível utilizar o circuito da água fria para fechar o anel. Eu apenas utilizo para banhos, evitando desperdício de água não utilizo para a MLL/R, a quantidade de água que utiliza não me compensa alterar a instalação porque por norma meto a lavar com produção do FV.
    No meu caso já tinha a bomba, só comprei a válvula e alguns acessórios no valor de 30€.
    A bomba trabalha 2/3min, com um consumo de 80W para ter água quente no ponto mais longe.
    Atualmente maior parte das construções novas já tem circuito de recirculação para evitar desperdício de água.
  16. Colocado por: fpacardosoAtualmente maior parte das construções novas já tem circuito de recirculação para evitar desperdício de água.
    sempre que a distancia entre o ponto de utilização e o local de produção for superior a 15 m é obrigatório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso

0.0408 seg. NEW