Colocado por: Dias12Melhor e mais barato se calhar é trazer uma tubagem direta da bomba de calor e ligá-la antes da valvula termoestatica.
Para um circuito vai agua à temperatura que a bomba tem, para o outro circuito vai a agua já temperada.
Mas atenção, a maquina da loiça só vai receber agua quente quando toda a agua fria que está na tubagem entrar nela.
Ou tem recirculação nesse troço, ou não vai poupar grande coisa
Colocado por: fgmObrigado a todos pelas prontas respostas.
Começo a pensar que o melhor será deixar apenas ~40ºC apesar de não ser o mais eficiente é mais simples, já tenho algum ganho relativamente a ser agua fria, há a questão da agua ja existente nas tubagens.
Quanto à recirculação e sistema dedicado é uma casa velha pelo que não dá para alterar ou colocar nova tubagem.
Colocado por: RicardoPortoA não vale apena trocar a tubagem??
Colocado por: Dias12Pode... mas a centena de euros que gasta nesse equipamento dá para a máquina aquecer a água da vida dela toda com recurso à resistência eletrica que ela tem.
100 € com 0,20 €/kWh dá para 500 kWh.
Quando um ciclo total de lavagem consome 1,7 kWh dá para ver a poupança que viria da compra desse dispositivo de recirculação.
Às vezes mais vale não inventar para ser a versão mais económica.
Colocado por: fpacardoso
Depende do equipamento, no meu caso não comprei esse equipamento, foi feito com uma bomba de circulação e uma válvula elétrica
Colocado por: dmanteigasUma pergunta que pode ser extremamente estupida... a maquina de lavar loica nao aquece a agua que la entra? Qual a necessidade de ter agua quente a ser providenciada diretamente da canalizacao? Qual o ganho que se obtem, quando uma lavagem deve gastar ai a volta de 10-12L de agua em maquinas com boa eficiencia?
E que eu tenho uma bomba de calor para AQS, e ter o deposito com agua a 60o de certeza que consome muito mais energia que ter o deposito a 45 ou 50, principalmente quando para banho 45/50 chega mais que bem
Colocado por: Dias12
E quanto custou essa bomba de circulação e válvula elétrica??
E qual o consumo dessa bomba?
Colocado por: fpacardosoAtualmente maior parte das construções novas já tem circuito de recirculação para evitar desperdício de água.sempre que a distancia entre o ponto de utilização e o local de produção for superior a 15 m é obrigatório.