Iniciar sessão ou registar-se
  1. Por curiosidade, quando colocam uma bomba de calor para AQS e PRH, quando o PRH está a fazer frio no verão para o PRH como aquece o deposito para AQS? Anda a bomba sempre a comutar de frio para quente e vice versa, ou não se deve colocar um BC para as 3 coisas, aquecer e arrefecer e para AQS?
  2. Colocado por: paulosPor curiosidade, quando colocam uma bomba de calor para AQS e PRH, quando o PRH está a fazer frio no verão para o PRH como aquece o deposito para AQS? Anda a bomba sempre a comutar de frio para quente e vice versa, ou não se deve colocar um BC para as 3 coisas, aquecer e arrefecer e para AQS?
    eu tenho 1a para tudo. Quando está a fazer frio pára um pouco e faz AQS. Geralmente só tem de aquecer 6°C o depósito das AQS e é relativamente rápido. O depósito de inércia serve para estas situações também.
  3. Sr Jorgealves entao porque o tecnico (vendedor)da hiperclima (leiria) aconcelha a de 12 kwa?Só para vender?Sem conhecimentos para tal?Ou lançou um numero para o ar?Embora na macolis tambem me deram esses valores,tem a haver com os metros quadrados certo?
  4. Tem a ver com o pessoal ainda não saber contabilizar as percas de um imóvel e calcular o scop das máquinas para definir a potência tendo em conta as respectivas percas. 100wx125m2 é a conta básica de quem não faz os cálculos em condições

https://youtu.be/aVWNDsMDdPI?si=5oagzxwYu3tFGQHu
    Para ter noção, no vídeo do link trocou a bomba de 5kw por uma de 6 porque a de 5kw estava ligeiramente sub-dimensionada (ele ainda não sabia com exatidão onde estava o erro de cálculo)
    Isto numa casa maior que a sua num clima mais agreste
  5. Colocado por: scapevendedor

Colocado por: scapemacolis

Colocado por: scapehiperclima
    se eu soubesse alguma coisa do que comento diria que alguém não sabe usar uma simples calculadora umq vez que não conseguem fazer uma simples conta de multiplicar a area pela potência ansorvida de um sistema radiante.

Se eu soubesse mais umas coisas poderia dizer que um radiante convencional com espaçamento "dilatado"(mais em conta) precisaria de 50w/M2 no máximo, num imóvel sem isolamento térmico algum e sem qualquer coeficiente de simultanedade daria que uma área de 180m2 precisaria de uma potência útil de 9Kw termicos, enquanto que um sistema de prh de baixo perfil com menor espaçamento de tubagem xprecisaria de 30w/M2 que corresponderia a uns 5Kw.

Mas isto sou eu que não vendo só porque tenho o armazém cheio de máquinas que tenho de impingir digo vender a alguém.

Por outro lado acho muito mal distribuidores darem "aconselhamento" a clientes finais em notória concorrência desleal por profissionais do sector com formação, competências e experiência, mas de um lado existe qu queira vender não interessa o que e do outro existe quem queira pagar pouco e comer marisco.
  6. Nos países do centro da Europa isto não acontece porque existe preocupação em comprar um serviço garantido de assistência ao invés de fazer o negócio pelo menor custo.

Depois temos o fochinhoboq cheio de malta a pedir ajuda.
  7. Parece bom negócio?
    Ela está com um preço porreiro (ainda que o preço base está mais que inflacionado).
    Tem um senão que vem de Espanha(ou de França), apesar de ser via LeroyMerlin
      Captura de ecrã 2024-11-28 222459.png
  8. Colocado por: paulovalenteTem um senão que vem de Espanha(ou de França), apesar de ser via LeroyMerlin
    sem garantia da Ariston portuguesa
  9. Colocado por: jorgealvesNos países do centro da Europa isto não acontece porque existe preocupação em comprar um serviço garantido de assistência ao invés de fazer o negócio pelo menor custo.

Depois temos o fochinhoboq cheio de malta a pedir ajuda.

Mas isso é porque por aqui o Zé migalhas quer o barato, compra o material "online" e depois quer alguém que instale barato o resto como a assistência e se a compra foi o configuração mais adequada, logo se vê.

Depois alguns abrem uns tópicos no fórum da casa para obter assistência "remota".

Antigamente muitos distribuidores/fornecedores, tinham um valor para instaladores, outro com menos desconto para clientes particulares.

Conheço casas de material que fazem o mesmo desconto para instaladores que gastam vários milhares por ano, como para o particular que nunca viram na vida, que vai lá comprar meia dúzia de tomadas.

Depois temos muita maquinaria vendida sobre-dimensionada, para capitalizar mais um pouco as margens esmagadas.

Distribuidores a fazer concorrência a instaladores.

É o que temos.
  10. Colocado por: Fernandes_

A climer.

Depois a baxi e a thermor tem as bombas de calor com proteção eletrónica permanente que substitui o ânodo de magnésio.

Boas.

A CLIMER, que me parece ser de fabrico espanhol, tem os acumuladores de aço inox 444 e o duplex 2205, sendo ambos muito bons para o fim a que destinam. E não têm ânodo de sacrifício.

Por outro lado a portuguesa Termobrasa, igualmente com acumuladores de aço inox 444, têm ânodo de sacrifício. Será que a construção destas é muito fraca (por exemplo, soldaduras) e o material não aguenta?

Quanto à protecção electrónica, esse método é fiável?

Obrigado.

11. Distribuidores a fazer concorrência a instaladores.

É o que temos.

Discordo desta afirmação pois tendo em conta ao tipo de material em questão e ao fato de na grande maioria dos casos não serem os clientes finais a instalarem os equipamentos, eu que trabalho numa das empresas citadas não faço desconto de instaladores a clientes finais. Iria contra os principios da empresa que como é óbvio favorece o instalador.
  12. Colocado por: Fernandes_

Discordo desta afirmação pois tendo em conta ao tipo de material em questão e ao fato de na grande maioria dos casos não serem os clientes finais a instalarem os equipamentos, eu que trabalho numa das empresas citadas não faço desconto de instaladores a clientes finais. Iria contra os principios da empresa que como é óbvio favorece o instalador.

O jorgealves que é dessa área respondeu isto...

"Por outro lado acho muito mal distribuidores darem "aconselhamento" a clientes finais em notória concorrência desleal por profissionais do sector com formação, competências e experiência, mas de um lado existe qu queira vender não interessa o que e do outro existe quem queira pagar pouco e comer marisco".
  13. Colocado por: Fernandes_não faço desconto de instaladores a clientes finais
    se você não o faz eu sei de casos onde colegas seus da sua empresa (nem preciso de saber qual é pois conheço pessoalmente casos em todas as citadas, mas desconfio que é a Macolis) o fizeram e não foi somente uma vez, alias até digo mais num caso sei que fizeram mais desconto que aos profissionais com o pagamento prévio.

e os clientes finais ficam todos contentes porque pagaram menos que o ganancioso do instalador que é quem vai ter o trabalho de aturar o cliente, dar garantia e fazer a montagem, configuração e ter que pagar formações e certificações para ficar a ver navios.

um distribuidor não pode vender a clientes finais, senão passa a ser um instalador, mas eu sei perfeitamente que estando "classificado" como distribuidor permite fugir a uma serie de regras e procedimentos legais obrigatórios que os instaladores têm que cumprir, isto dava pano para mangas pelo que manifesto somente o meu desagrado e tudo faço para ir contra estas politicas.

existem mais distribuidores a fazer o mesmo pelo que não pensem ser um problema somente das empresas visadas e adivinhem quem fica a perder: o cliente final que depois se debate com instalações mal amanhadas com problemas gigantes de eficiência e rendimento e até de funcionalidade sem garantia alguma pois depois afirmam que a responsabilidade não é deles, afinal só venderam o material.
    Concordam com este comentário: Fernandes_, fpacardoso, Varejote
  14. Obrigado a todas as respostas. Eu só fui fazer uma ronda aos distribuidores de bombas por ser um item que nao estava dentro do orçamento.É claro que quem esta á frente do processo é o canalizador da obra, só quis estar mais dentro do assunto pois nao entendo nada de bombas de calor. Devido as vossas ajudas e transmitindo ao canalizador que a potençia da bomba era superior ao necessario ele confrontou o (tecnico) o qual lhe disse que derivado ao facto da casa estar bem isolada (8cm capoto)que 9kwa deviam chegar. fazendo os calculos do senhor Jorgealves até uma de 6kwa chegava ou estou a ver mal?
  15. Se casa è bem isolada até podia usar a nova de 3Kw que tem um preço imbatível.

Ps: já apliquei 2 em casas com áreas a rondar os 140m2.
  16. Pode me dizer o modelo referencia e se possivel os valores aproximados para que eu possa tentar dar uma vista de olhos senhor Jorgealves? Se por qualquer razao nao o possa fazer aqui deixo aqui o meu e-mail. [email protected]
  17. Daikin Altherma 3 RF mini SB.EHFH03S18D3V PVP 3970€+IVA (6%) (depopsito com 180litros de AQS)

ter muito cuidado pois isto somente é valido se efectivamente a casa é mesmo bem isolada e se o instalador souber aplicar devidamente a maquina (coisa que muito sinceramente duvido)
  18. Colocado por: scapeObrigado a todas as respostas. Eu só fui fazer uma ronda aos distribuidores de bombas por ser um item que nao estava dentro do orçamento.

Não sei se considerou Bosch. Pode pedir orçamento diretamente pelo site. Calculo que seja partilhado com os instaladores dentro do raio da sua morada.
    https://www.bosch-homecomfort.com/pt/pt/como-comprar/solicitar-orcamento/
  19. Boas.
    Sabem se o IVA a 6% para AC's, bombas de calor foi prolongado para 2025?
    Cumprimentos
  20. Colocado por: JCoimbraBoas.
    Sabem se o IVA a 6% para AC's, bombas de calor foi prolongado para 2025?
    Cumprimentos
    não esta previsto no orçamento de estado pelo que presumivelmente regressará aos 23%

1.7778 seg. NEW