Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: VarejoteNunca me aconteceu isso, tenho os tubos de espuma 160mm.

Nem mesmo na primeira vez que ligou a bomba de calor?

Os tubos que falo são iguais ou do mesmo tipo que fala.
  2. Não tenho os tubos. Nunca me convenci a compra-los...
  3. Colocado por: DacepaNão tenho os tubos. Nunca me convenci a compra-los...

Manda o ar para onde?

O de saída está quase sempre ligado, o de entrada sem ser no verão está fora do sítio, para buscar o ar interior mais quente.
  4. Colocado por: bluthunder82

Nem mesmo na primeira vez que ligou a bomba de calor?

Os tubos que falo são iguais ou do mesmo tipo que fala.

A BC tem os 2 tubos ligados para a rua?
    Quando isso acontece qual é a temperatura da entrada de ar ambiente e evaporador?
    • Dacepa
    • 24 dezembro 2024 editado
    Colocado por: Varejote

Manda o ar para onde?

O de saída está quase sempre ligado, o de entrada sem ser no verão está fora do sítio, para buscar o ar interior mais quente.

Fica tudo naquele para espaço. É o sótão e tem 80 M2. Embora tenha um espaço com parede interior e um buraco para uma das metades do sótão onde poderia ir o ar que sai e assim seria metade alimentava de ar e para outra metade ia o frio.
    Mas dar €100 para isso... E correr o risco de condensação em sítio que como já disse vou um par de vezes ao ano.
  5. Colocado por: DacepaFica tudo naquele para espaço
    então é normal as condensações e demais efeitos
  6. Colocado por: jorgealvesentão é normal as condensações e demais efeitos

Mas eu não me queixo de condensação.
    O ar refresca e é é capaz de ficar a trabalhar mais tempo por isso.
  7. Colocado por: Varejote

A BC tem os 2 tubos ligados para a rua?
    Quando isso acontece qual é a temperatura da entrada de ar ambiente e evaporador?

Desculpe, só agora vi a sua questão. Sim tem.
    Como consigo ver isso que pergunta?
  8. Colocado por: bluthunder82

Desculpe, só agora vi a sua questão. Sim tem.
    Como consigo ver isso que pergunta?

Ficando a carregar no botão redondo, aparece temperatura da água, rodando temperatura entrada de ar e temperatura do evaporador.
  9. Estava a olhar para um BC e não sei qual a que devo optar.
    Fiquei com boa impresão da daikin (mas foi descontinuada) a Vaillant ( mas que devido aso problemas descartei). Tenho boa impresão das Bosh; Junkers; Vulcano devido à boa assistência técnica. Tb gostei da BAXI/Roca

O que acham da Bomba de calor AquaSmart 2 HP260-4 EC com serpentina ?

Instaladores da marca Baxi/Roca e Vulcano por Palmela, quem aconselham ?
  10. Colocado por: Pedro M FerreiraEstava a olhar para um BC e não sei qual a que devo optar.
    Fiquei com boa impresão da daikin (mas foi descontinuada) a Vaillant ( mas que devido aso problemas descartei). Tenho boa impresão das Bosh; Junkers; Vulcano devido à boa assistência técnica. Tb gostei da BAXI/Roca

Os problemas da Vaillant, são com compressor antigo, quem compra novo agora, tem novo compressor.

A minha com compressor antigo avariou, levou tudo novo com novo compressor, está a bombar normalmente.
  11. Colocado por: Pedro M FerreiraEstava a olhar para um BC e não sei qual a que devo optar.

Não desconsidere a Vaillant. O problema foi resolvido. Eu por exemplo tenho tido sorte, a minha é dos compressores antigos, tem 3 anos e meio e até já tem estado impec.
  12. Bom dia,

Preciso mesmo de ajuda, que a escolha é complicada para BC.

Tenho moradia com garagem e wc lá. Em teoria o sitio ideal de instalar mas tem de alimentar 2.5 pisos acima a água quente. Na garagem é mais simples a instalação

Ao mesmo tempo no telhado, tem sala com caldeira de gasóleo mas tem o problema da altura e desnível que limita escolha.

O ideal, seria instalar no topo não? Já tem tubos e afins.

Pensei em split
    - SOLIUS ECOTANK SPLIT 300
    - Baxi bC300 split

Monobloco pensei
    -ekallor bc300

As split costumam ter pior eficiência não? A solius tem cop/dia e não sei os valores para comparar as 2
  13. Colocado por: NunoLimaMonobloco pensei
    -ekallor bc300

a minha ligada a 2 painéis deixou-me bem contente. 1 ano de uso sem qualquer problema... mais um ano e talvez lhe faça uma manutenção.
    no mês de dezembro o sistema consumiu 70 kWh (painéis à sombra pelas árvores do vizinho). nos meses de sol o sistema consome 4 kWh/mês.

não sou da área, mas acho que o local da instalação é irrelevante (e caso haja algum problema, até acho pertinente estar no piso mais em baixo). acho que tudo depende da pressão da água. só tem de ter local adequado para admissão e exaustão do ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoLima
  14. Colocado por: mafs4960depende da pressão da água
    absolutamente irrelevante para a situação.
  15. Colocado por: mafs4960no mês de dezembro o sistema consumiu 70 kWh (painéis à sombra pelas árvores do vizinho). nos meses de sol o sistema consome 4 kWh/mês.

Isto não tem nada a ver com o consumo da BC, a BC tem um consumo real em Kwh, a maneira como é cobrada a energia é outro assunto.

Quem esteja a "roubar" energia, por essa ordem de ideias, a BC gasta 0kwh.
  16. Colocado por: jorgealvesabsolutamente irrelevante para a situação.

Suponho que isso foi irónico não?

A ekallor foi recomendada mas a cena de ser recente a marca, deixa um pouco reticente.

O local para mim faz sentido no topo da cada, pela pressão e mais rapidez no envio de água quente e logo menos desperdício.

Na cave tem de subir 2.5 pisos até ao último wc.

O meu maior problrma é o tamanho que nem as split sr arranja algo de jeito e pequeno.

A solius pode dar mas vai dar trabalho em por na casota de máquinas
  17. Colocado por: NunoLimaSuponho que isso foi irónico não?
    não, a pressão da água não e factor a condicionar a localização da bomba de calor.
  18. Colocado por: VarejoteIsto não tem nada a ver com o consumo da BC, a BC tem um consumo real em Kwh, a maneira como é cobrada a energia é outro assunto.

como não tem nada a ver? até fiquei confuso.
    então o colega até pode ficar a ter uma ideia que a BC gastou 70 kWh (para água a 50ºC com consumo de 3 banhos diários).
    se falamos de cobrar energia, no meu caso multiplique por 0.1463€ + IVA (12,60€)
    No verão, com os painéis, para água quente a 70ºC gastei 0.72€/mês

Acho que é uma BC que dá perfeitamente resposta às necessidades e ainda não vi ninguém a queixar-se dela (a maioria do pessoal que conheço tem BC da Ekallor ou Termobrasa)
  19. Colocado por: mafs4960
    como não tem nada a ver? até fiquei confuso.
    então o colega até pode ficar a ter uma ideia que a BC gastou 70 kWh (para água a 50ºC com consumo de 3 banhos diários).
    se falamos de cobrar energia, no meu caso multiplique por 0.1463€ + IVA (12,60€)
    No verão, com os painéis, para água quente a 70ºC gastei 0.72€/mês

Acho que é uma BC que dá perfeitamente resposta às necessidades e ainda não vi ninguém a queixar-se dela (a maioria do pessoal que conheço tem BC da Ekallor ou Termobrasa)

Continua a não ter nada a ver. A BC consome a energia que tem de consumir independentemente da sua origem. Não misture € com kWh

0.0469 seg. NEW