Iniciar sessão ou registar-se
  1. No meu caso fica fora de mão ir ver se está a fazer condensação ou não.
    PVC só para entrada era uma opção...
  2. Colocado por: jorgealvesprecisa também de um vaso de expansão e opcionalmente uma válvula termostactica

Jorgealves, enviei-lhe um email.
    • Palmix
    • 13 julho 2022 editado
    Estou prestes a fechar uma Ariston Nuos Plus Wifi 250.

Entre outras coisas, tem sido uma batalha esta escolha da BC apenas para AQS.

Somos 5 pessoas, e pretendo máxima disponibilidade de água quente, durante todo o dia. De maneira que, quando falo com os técnicos, tenho sempre referido que atualmente a malta está habituada a um esquentador, e que pretendemos manter o mesmo conforto na disponibilidade de água quente.

Já me deram várias soluções, entre as quais, BC+depósito de apoio, BC mais potentes, apoio de painéis térmicos ou fotovoltaicos.

Entretanto, o canalizador da obra falou-me nesta Ariston e disse-me que a instalavam em pequenas unidades de alojamento local, com até 10-12 quartos, e que apenas 1 dava conta do recado. Ele lá me deu alguns contactos de pessoas onde as instalara...não fiquei muito convencido.
    O feedback desta bomba é muito bom.

Dos pontos a favor, destaco a rapidez da reposição da AQS (4h), programa anti-legionella que não necessita da troca de anodo, ligação wifi à aplicação da marca, para controlo e monitorização do aparelho.

Principal ponto contra: O preço...o mais barato que encontrei rondava os 2.000€ (mas não a tinham para entrega e até duvidei da seriedade dessa loja). Vi várias lojas a pedirem 2.600€/2.700€, mas também não a tinham para entrega (nem previsão). O sitio mais caro pediu-me 3.900€ pela bomba, e tinham-na em stock.
    Agora arranjei-a por 2.900€, pronta para entrega...

Tenho-a reservada até final da semana.

No entanto, estranho a falta de informação destas bombas aqui no fórum.
  3. Colocado por: Palmix(...)a malta está habituada a um esquentador, e que pretendemos manter o mesmo conforto na disponibilidade de água quente

Isso não existe. O que a BC faz é ir repondo mais ou menos lentamente a temperatura que se perde com os banhos ou como o tempo.
    Se são 5 pessoas habituadas a ter sempre água quente, escolha uma BC com um depósito maior. Se 5 pessoas conseguirem esvaziar de seguida 500l de água (e é uma barbaridade) o problema não está na BC, está nos hábitos :-) A BC que reservou tem 250l, que dificilmente serão suficientes para os tais 5 banhos de seguida. Mas para 5 banhos espaçados ou uns à noite e outros de manhã, isso dá e sobra perfeitamente.

Uma BC que reponha muito rapidamente a temperatura fá-lo com recurso a resistências de apoio, o que é energeticamente e em termos de custo uma tragédia.
    Se tiver água quente e uma pessoa tomar banho, a BC começa lentamente a repor a temperatura que se perdeu. Vai fazê-lo gradualmente enquanto a água quente entretanto não é necessária. Regra geral, a menos que tomem todos banho de seguida e gastem toda a água, tem sempre água quente. Mas sim, muito pontualmente pode querer tomar banho e não ter água quente no imediato.
  4. dou mais uma vez o meu exemplo.

somos 5, a BC tem 270L. nunca nos faltou agua quentes, mesmo nos dias em que a temperatura está proximo do ponto de arranque da BC e ainda há banhos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  5. Colocado por: PalmixNo entanto, estranho a falta de informação destas bombas aqui no fórum.

E porque é que isso é estranho?
  6. Colocado por: Pickaxe
    E porque é que isso é estranho?

Normalmente o que é bom a malta conhece...ou pelo menos, quem trabalha na área, deveria conhecer.
  7. Colocado por: Bruno.Alves
    Isso não existe. O que a BC faz é ir repondo mais ou menos lentamente a temperatura que se perde com os banhos ou como o tempo.
    Se são 5 pessoas habituadas a ter sempre água quente, escolha uma BC com um depósito maior. Se 5 pessoas conseguirem esvaziar de seguida 500l de água (e é uma barbaridade) o problema não está na BC, está nos hábitos :-) A BC que reservou tem 250l, que dificilmente serão suficientes para os tais 5 banhos de seguida. Mas para 5 banhos espaçados ou uns à noite e outros de manhã, isso dá e sobra perfeitamente.

Uma BC que reponha muito rapidamente a temperatura fá-lo com recurso a resistências de apoio, o que é energeticamente e em termos de custo uma tragédia.
    Se tiver água quente e uma pessoa tomar banho, a BC começa lentamente a repor a temperatura que se perdeu. Vai fazê-lo gradualmente enquanto a água quente entretanto não é necessária. Regra geral, a menos que tomem todos banho de seguida e gastem toda a água, tem sempre água quente. Mas sim, muito pontualmente pode querer tomar banho e não ter água quente no imediato.

Pesei muito, e fui sendo alertado por diversas pessoas, para aquilo que refere aqui.

Não será a mesma coisa que o esquentador, a nível de resposta, é verdade. E também temos que ter em consideração que, se pede rapidez à bomba, ela vai consumir mais energia que o desejável.
    Mas, dentro do que pretendemos, esta parece-me ser uma boa solução. Até porque futuramente poderei sempre colocar o tal depósito de apoio, para aumentar o stock de água.
    Embora, a maioria das pessoas me diga que isto chega perfeitamente.

O grande consumo de AQS é feito ao fim do dia, com os banhos dos miúdos. Alguma coisa de manhã e a utilização normal durante o dia, com limpezas e lavagens de loiça, por exemplo.

Mas, cada vez que via os tempos de reposição de água das BC em 10h/11h ficava um bocado transtornado.

Aliás, a minha mulher pediu até para instalar um esquentador a gás, que funcionará em caso de falha da bomba...lá falta de água quente, penso que nunca terei...
  8. Havia de haver um programador que bloqueasse o envio de água quente passado x minutos. Acabavam-se os problemas com a gestão da quantidade de água das BC's.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    • hangas
    • 13 julho 2022 editado
    Colocado por: PalmixHavia de haver um programador que bloqueasse o envio de água quente passado x minutos. Acabavam-se os problemas com a gestão da quantidade de água das BC's.

Portanto a sua solução para a falta de água quente, é acabar com a água quente antes que ela acabe. É isso? :)
  9. Ehehehe 😁 😁 😁
    Surpresa, existe mesmo. Mais ou menos automatizado, mas existe
    Ex:
    https://a.aliexpress.com/_msXjy3c

Eu sugeria um controlo mais apertado e alguma sensibilização para a canalha. Mas entendo perfeitamente o encanto do banho de água fria.

Comprar uma BC largamente sobredimensionada em capacidade de água e potência para colmatar erros de utilização parece-me errado, mas cada um com a sua realidade ;-)
  10. As bombas de calor não têm hipótese de aquecer só metade ou qq coisa do género da sua capacidade nominal? Do género uma bomba de 300L mas não sendo necessário só aquecer 150L, um pouco como as máquinas de lavar loiça que têm programas curtos para quando temos pouca loiça.
    • hangas
    • 14 julho 2022 editado
    Só se tivesse dois depósitos.

De resto é fisicamente impossível aquecer metade da agua.
    Pode é aquecer a água toda uma temperatura mais baixa (que não é metade)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos
  11. Colocado por: Palmix

Pesei muito, e fui sendo alertado por diversas pessoas, para aquilo que refere aqui.

Não será a mesma coisa que o esquentador, a nível de resposta, é verdade. E também temos que ter em consideração que, se pede rapidez à bomba, ela vai consumir mais energia que o desejável.
    Mas, dentro do que pretendemos, esta parece-me ser uma boa solução. Até porque futuramente poderei sempre colocar o tal depósito de apoio, para aumentar o stock de água.
    Embora, a maioria das pessoas me diga que isto chega perfeitamente.

O grande consumo de AQS é feito ao fim do dia, com os banhos dos miúdos. Alguma coisa de manhã e a utilização normal durante o dia, com limpezas e lavagens de loiça, por exemplo.

Mas, cada vez que via os tempos de reposição de água das BC em 10h/11h ficava um bocado transtornado.

Aliás, a minha mulher pediu até para instalar um esquentador a gás, que funcionará em caso de falha da bomba...lá falta de água quente, penso que nunca terei...

Eu tenho uma bomba de calor da Ariston de 300L. Somos 2 adultos e 2 crianças.
    Foram poucas as vezes em que o último banho foi mais morno. Mas foram em dias em que se abusou da água quente.
    Sempre funcionou em modo green. A resistência está como nova. No Verão tenho a temperatura nos 50º. No Inverno subo para os 55º.

No seu caso uma bomba de calor será um desperdício de dinheiro e energético.
    Mais vale comprar um termoacumulador e deixar o esquentador.
  12. Tem válvula termostática? Se sim qual a regulação de temperatura?

Qual o setpoint de temperatura de arranque da
    BC?
    Colocado por: Sloopy12Sempre funcionou em modo green. A resistência está como nova. No Verão tenho a temperatura nos 50º. No Inverno subo para os 55º.
  13. Não tenho válvula termoestática.
    A temperatura é definida na própria bomba de calor.
    Do que me apercebi, quando a temperatura baixa dos 42º a bomba arranca. Mas sem certezas.
  14. então se instalar uma válvula termostática irá ter uma melhoria significativa, no volume de agua quente disponível.

Eu tenho a minha válvula regulada a 40º. O BC está regulada para iniciar aos 45º e parar aos 50º.
  15. Colocado por: Bigmouseentão se instalar uma válvula termostática irá ter uma melhoria significativa, no volume de agua quente disponível.

Eu tenho a minha válvula regulada a 40º. O BC está regulada para iniciar aos 45º e parar aos 50º.

Essa válvula fica na saída da bomba?
  16. Também coloquei válvula termoestática à saida da bomba, assim posso regular a AQS logo a 42°C, mesmo que saia da BC a 55/60.
  17. sim

Colocado por: paulos
    Essa válvula fica na saída da bomba?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulos

0.3690 seg. NEW