Colocado por: jorgealvesprecisa também de um vaso de expansão e opcionalmente uma válvula termostactica
Colocado por: Palmix(...)a malta está habituada a um esquentador, e que pretendemos manter o mesmo conforto na disponibilidade de água quente
Colocado por: PalmixNo entanto, estranho a falta de informação destas bombas aqui no fórum.
Colocado por: Pickaxe
E porque é que isso é estranho?
Colocado por: Bruno.Alves
Isso não existe. O que a BC faz é ir repondo mais ou menos lentamente a temperatura que se perde com os banhos ou como o tempo.
Se são 5 pessoas habituadas a ter sempre água quente, escolha uma BC com um depósito maior. Se 5 pessoas conseguirem esvaziar de seguida 500l de água (e é uma barbaridade) o problema não está na BC, está nos hábitos :-) A BC que reservou tem 250l, que dificilmente serão suficientes para os tais 5 banhos de seguida. Mas para 5 banhos espaçados ou uns à noite e outros de manhã, isso dá e sobra perfeitamente.
Uma BC que reponha muito rapidamente a temperatura fá-lo com recurso a resistências de apoio, o que é energeticamente e em termos de custo uma tragédia.
Se tiver água quente e uma pessoa tomar banho, a BC começa lentamente a repor a temperatura que se perdeu. Vai fazê-lo gradualmente enquanto a água quente entretanto não é necessária. Regra geral, a menos que tomem todos banho de seguida e gastem toda a água, tem sempre água quente. Mas sim, muito pontualmente pode querer tomar banho e não ter água quente no imediato.
Colocado por: PalmixHavia de haver um programador que bloqueasse o envio de água quente passado x minutos. Acabavam-se os problemas com a gestão da quantidade de água das BC's.
Colocado por: Palmix
Pesei muito, e fui sendo alertado por diversas pessoas, para aquilo que refere aqui.
Não será a mesma coisa que o esquentador, a nível de resposta, é verdade. E também temos que ter em consideração que, se pede rapidez à bomba, ela vai consumir mais energia que o desejável.
Mas, dentro do que pretendemos, esta parece-me ser uma boa solução. Até porque futuramente poderei sempre colocar o tal depósito de apoio, para aumentar o stock de água.
Embora, a maioria das pessoas me diga que isto chega perfeitamente.
O grande consumo de AQS é feito ao fim do dia, com os banhos dos miúdos. Alguma coisa de manhã e a utilização normal durante o dia, com limpezas e lavagens de loiça, por exemplo.
Mas, cada vez que via os tempos de reposição de água das BC em 10h/11h ficava um bocado transtornado.
Aliás, a minha mulher pediu até para instalar um esquentador a gás, que funcionará em caso de falha da bomba...lá falta de água quente, penso que nunca terei...
Colocado por: Sloopy12Sempre funcionou em modo green. A resistência está como nova. No Verão tenho a temperatura nos 50º. No Inverno subo para os 55º.
Colocado por: Bigmouseentão se instalar uma válvula termostática irá ter uma melhoria significativa, no volume de agua quente disponível.
Eu tenho a minha válvula regulada a 40º. O BC está regulada para iniciar aos 45º e parar aos 50º.
Colocado por: paulos
Essa válvula fica na saída da bomba?