Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jorgealves18 litros

Por acaso vejo muitas instalações com 8/12L. Na minha também coloquei de 18L. 👍
  2. Colocado por: jorgealves18 litros

Se para uma de 200L é aconselhado um vaso de expansão de 18L, quanto recomenda para uma de 270L?
  3. Colocado por: bluthunder82

Se para uma de 200L é aconselhado um vaso de expansão de 18L, quanto recomenda para uma de 270L?
    igualmente 18 litros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  4. Colocado por: manelvcPor acaso vejo muitas instalações com 8/12L. Na minha também coloquei de 18L. 👍
    pode colocar de 14 litros que estaria dentro da faixa de operação, ainda que quase no limite.
  5. Colocado por: Dacepa200 litros a 52°. Mas porque aquece das 9h30 ao 12h30 e só a uso para banhos as 07h30 ou seja quase um dia depois. Entretanto só devo usar 20l da quente até às tais 07h30.

Para quem quer ter água quente para banho para duas pessoas às 07:00 e as 20:00/21:00, como tem de programar a arostor?
    Quem toma banho de manhã gosta da água bem quente, e quem toma à noite a água a 36/38 dá bem.
  6. E a lavar as mãos ou alguma loiça à mão, gostam de quente ou morna?

Na minha setpoint 50°C, termostática saída 41°C, duche termostáticos, quem quer mais quente roda para mais quente, quem não quer tão quente ajusta à medida.

Configuração original, 5 graus abaixo do setpoint, arranca de novo.
  7. Colocado por: VarejoteE a lavar as mãos ou alguma loiça à mão, gostam de quente ou morna?

Na minha setpoint 50°C, termostática saída 41°C, duche termostáticos, quem quer mais quente roda para mais quente, quem não quer tão quente ajusta à medida.

Configuração original, 5 graus abaixo do setpoint, arranca de novo.

A loiça e as mãos basta morna.
    Eu lembro-me de na altura falar deste setpoint
  8. Colocado por: bluthunder82

A loiça e as mãos basta morna.
    Eu lembro-me de na altura falar deste setpoint

Se não tiver fotovoltaico, bi-horário(tenho simples), não compensa andar com Invenções.

Andar com programações a não deixar trabalhar durante a tarde por exemplo, a temperatura baixa depois a BC não arranca.
  9. Colocado por: Varejote

Se não tiver fotovoltaico, bi-horário(tenho simples), não compensa andar com Invenções.

Andar com programações a não deixar trabalhar durante a tarde por exemplo, a temperatura baixa depois a BC não arranca.

Sem fotovoltaico.
    Sendo assim é só programar a bomba para os 50/52 e para ligar quando baixar 5graus. Ou é necessário também programar pelo menos a hora do primeiro arranque de forma a ter água quente as 07:00?
  10. Não é necessário nada é só definir o setpoint, 50, 52 etc. que ela quando baixar 5 graus vai arrancar de novo, esta diferença de 5 graus não dá para alterar.

Ninguém consegue tomar banho acima de 45°C.

Os próprios duches termostáticos, tem temperatura limite 38 graus, a partir daí tem de se carregar no botão de segurança, para subir mais a temperatura.

Acima disso já é para depenar galinhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, Hugo.
  11. Colocado por: VarejoteNão é necessário nada é só definir o setpoint, 50, 52 etc. que ela quando baixar 5 graus vai arrancar de novo, esta diferença de 5 graus não dá para alterar.

Ninguém consegue tomar banho acima de 45°C.

Ok, obrigado.

Quanto ao que está a Bold tem a certeza?😁
  12. Colocado por: bluthunder82

Ok, obrigado.

Quanto ao que está a Bold tem a certeza?😁

Os próprios duches termostáticos, tem temperatura limite 38 graus, a partir daí tem de se carregar no botão de segurança, para subir mais a temperatura.

Acima de 47°C já é para depenar galinhas.

Pessoalmente não tomo a mais de 38 graus, os restantes ainda vão aos 40, 41.
  13. Colocado por: Varejote

Acima de 47°C já é para depenar galinhas.

Por acaso na família temos uma pessoa que tem uma mas é do Lidl não sei se aquilo tem esse dito botão de segurança. Mas sei que marca como max 50/52°C
  14. Colocado por: bluthunder82Mas sei que marca como max 50/52°C
    e será que a agua atinge essa temperatura?
  15. Colocado por: bluthunder82

Por acaso na família temos uma pessoa que tem uma mas é do Lidl não sei se aquilo tem esse dito botão de segurança. Mas sei que marca como max 50/52°C

Isso é o maximo, mas todas tem o limitador a 38 graus, carrega no botão e sobe até ao máximo.
  16. Colocado por: jorgealvese será que a agua atinge essa temperatura?

Isso já não sei. Que o esquentador marca 50°C marca, mas o esquentador está no piso de baixo e o WC no piso de cima. Mas acredito que quando chega lá em cima não chega a essa temperatura até pq para se ter um mínimo de pressão suficiente para tomar um banho decente é preciso abrir um pouco a torneira da água fria.
  17. Colocado por: Varejote

Isso é o maximo, mas todas tem o limitador a 38 graus, carrega no botão e sobe até ao máximo.

Manípulo é rodado até aos 50 grau, agora se realmente deixa passar essa temperatura não sei.
  18. Colocado por: bluthunder82

Manípulo é rodado até aos 50 grau, agora se realmente deixa passar essa temperatura não sei.

Estou a falar dos conjuntos de duche termostáticos.

Os meus têm marca 38°C, acima disso carregar no botão e rodar até ao máximo, que no meu caso como tenho válvula termostática regulada a 42°C nunca vai chegar a mais que isso às torneiras.

Termostática do lidl.

MIOMARE®
    Regulação da temperatura com sistema de segurança ao atingir ca. 38 °C.
  19. Colocado por: Varejote

Estou a falar dos conjuntos de duche termostáticos.

Os meus têm marca 38°C, acima disso carregar no botão e rodar até ao máximo, que no meu caso como tenho válvula termostática regulada a 42°C nunca vai chegar a mais que isso às torneiras.

Termostática do lidl.

MIOMARE®
    Regulação da temperatura com sistema de segurança ao atingir ca. 38 °C.

Eu percebi.
    Sim é essa mesmo.
  20. Para o fundo ambiental, o instalador da bomba de calor tem que estar registado no portal APA?
    A minha bomba é uma Vaillant Arostor 270L e o instalador já me passou a declaração de não manuseamento de gases fluorados. Já me disse que não está inscrito nesse portal nem vai fazer a inscrição.

1.1436 seg. NEW