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  1.  # 1

    Colocado por: Marcoveri87Assim pelo ambiente (poupança da agua) e pelo conforto, acho que podera valer a pena. Temos de ter essa bomba em vários locais? em cada saida de duche? Falta-me saber o preço dessa(s) bomba(s) e a instalação da mesma.



    É só uma bomba e fica na entrada do tanque aqs, 100-150€ compra uma boa.
  2.  # 2

    Colocado por: rjmpiresÉ só uma bomba e fica na entrada do tanque aqs, 100-150€ compra uma boa.


    Não percebo nada disto. Já li por aqui que tem também o custo de ter um circuito adicional de tubagem de retorno, desde a torneira mais longe, de volta para o local da bomba de calor. E isso custa bem mais que 150 €.

    Haverá uma forma mais fácil de fazer?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 3

    Tudo o que é extras vai sempre ao bolso do DO.
    Fazer uma casa que cumpra os mínimos sai muito mais barato que uma casa virada para o conforto.
  4.  # 4

    jorgealves, pode dar uma ajuda nesse sentido? É mesmo assim?


    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Não percebo nada disto. Já li por aqui que tem também o custo de ter um circuito adicional de tubagem de retorno, desde a torneira mais longe, de volta para o local da bomba de calor. E isso custa bem mais que 150 €.

    Haverá uma forma mais fácil de fazer?
    Concordam com este comentário:jorgealves
  5.  # 5

    Colocado por: ricardo.rodriguester um circuito adicional de tubagem de retorno, desde a torneira mais longe, de volta para o local da bomba de calor. E isso custa bem mais que 150 €.

    Colocado por: Marcoveri87É mesmo assim?

    Tem que ter obrigatoriamente um circuito de retorno.
    Veja um exemplo neste documento (pág. 5): Casa Eficiente
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoveri87, ricardo.rodrigues
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresTudo o que é extras vai sempre ao bolso do DO.
    Fazer uma casa que cumpra os mínimos sai muito mais barato que uma casa virada para o conforto.


    Pelo que li dos seus comentários instalou na sua casa PHR. Pode me dar uma ideia de preços e materiais utilizados? Estou em dúvida se coloco PHR ou simplesmente ar condicionado.

    Obrigado
  7.  # 7

    Sim, tenho PRH em casa.
    O sistema ficou em cerca de 14mil€, +/-11mil€ de material e o resto em mão de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681, lumpre
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpiresSim, tenho PRH em casa.
    O sistema ficou em cerca de 14mil€, +/-11mil€ de material e o resto em mão de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nrodrigues55681


    Para quantos m2 aproximadamente? Usou bomba de calor? Com aquecimento arrefecimento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zaspiado
  9.  # 9

    Colocado por: nrodrigues55681

    Para quantos m2 aproximadamente? Usou bomba de calor? Com aquecimento arrefecimento?

    São cerca de 170m2 térreos.
    Sim, aquece e arrefece por bomba de calor.
    •  
      GMCQ
    • 10 dezembro 2020 editado

     # 10

    Boa tarde! Para quem utiliza bomba de calor e já utilizou termo acumulador, o que compensa mais? Numa primeira fase o investimento inicial são diferentes, mas a longo prazo o que compensará mais? Tenho que tomar uma decisão nos próximos dias. Em casa somos 4 (3 adultos e uma criança), repartidos entre anexo e casa principal.

    Obrigado!
  10.  # 11

    Colocado por: GMCQBoa tarde! Para quem utiliza bomba de calor e já utilizou termo acumulador, o que compensa mais? Numa primeira fase o investimento inicial são diferentes, mas a longo prazo o que compensará mais? Tenho que tomar uma decisão nos próximos dias. Em casa somos 4 (3 adultos e uma criança), repartidos entre anexo e casa principal.

    Obrigado!

    Se já tem termoacumulador e não precisa um novo (ou com maior capacidade), pessoalmente eu não trocava.
    Se precisa de adquirir ou um termoacumulador ou uma BC, então avance para uma BC. Pessoalmente era o que faria.
  11.  # 12

    Estou a construir moradia zona Viseu, um piso, bloco térmico, capoto 10, painel sanduíche 8, teto falso com lã 5,e caixilharia em pvc com vidro duplo corte térmico e com estore mas a trabalhar por fora (para não entrar ar nenhum pela caixa de estore).

    As propostas que tenho a nível de bomba de calor são:

    Mitsubishi SW100VA 11KW/A7/W35
    Mitsubishi Sw100Y + EHSC-UM2C
    Daikin LT 8KW 300L LR32-EHSX08P30D

    Tirando a parte do valor (sei que é importante) qual o sistema que ficaria bem servido?

    A segunda opção é a que me foi proposta pela pessoa que está a construir.

    145m2
    •  
      GMCQ
    • 10 dezembro 2020

     # 13

    Colocado por: Paulo_Santos
    Se já tem termoacumulador e não precisa um novo (ou com maior capacidade), pessoalmente eu não trocava.
    Se precisa de adquirir ou um termoacumulador ou uma BC, então avance para uma BC. Pessoalmente era o que faria.
    De momento tenho só esquentador. Mas estou muito inclinado para a bomba de calor, porque tenho a impressão que vou gastar menos agora cerca de (500€), para no futuro gastar mais. Não sei se de facto é essa a realidade ou não, mas tenho ideia que a BC é mais económica. Por outro lado tenho lido situações que as bombas qdo mal instaladas/configuradas ainda gastam Mto mais que os termo acumula dores. Alguém passou por esta situação? Cumprimentos.
    •  
      GMCQ
    • 13 dezembro 2020

     # 14

    Colocado por: cerbeira

    Decidi-me por este modelo. Espero não me vir a arrepender :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:luisfmiranda


    Como está o desempenho da BC?
    • snob
    • 29 dezembro 2020

     # 15

    Aproveitando o tópico, fui informado por uma empresa vendedora de bombas de calor para AQS que várias marcas de BC mandam fazer os depósitos em Portugal na empresa "Videira" e que têm muito boa qualidade (inclusive a marca junkers/vulcano).
    Verificando-se que várias das BC para AQS existentes no mercado são muito semelhantes, apenas diferindo a marca de alguns componentes como o compressor e naturalmente o preço.

    PS:desconheço a veracidade desta informação
  12.  # 16

    A ciência das bombas de calor não está no pote que guarda a água.
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
  13.  # 17

    1º Termobrasa Gold 280L | COP 3,61 | Água a 40º 335L

    2º Energie Aquapura Monobloco 300L | COP 3,84 | Água a 40º 362L


    A segunda opção é mais cara aproximadamente 450€. Acham que faz sentido optar pela bomba de calor da Energie?

    Do meu ponto de vista uma das grandes vantagens da bomba de calor da Energie é a opção de "Função inteligente fotovoltaica" que pelo que percebi permite ligar a resistência de forma independente. É também mais silenciosa.

    Mesmo assim, gostava de ter uma segunda opinião.
  14.  # 18

    Colocado por: nrodrigues55681uma das grandes vantagens da bomba de calor da Energie é a opção de "Função inteligente fotovoltaica" que pelo que percebi permite ligar a resistência de forma independente


    Ontem falei com um comercial deles (para a zona sul), e não soube explicar nada disso. O comercial dizia que o que ligava era a bomba de calor... e pensava que a bomba conseguia chegar aos 70 graus sem a resistência ligada.

    Se conseguir obter algum documento, manual, por exemplo, que indique explicitamente como a coisa funciona, ponha aqui que ficamos todos esclarecidos.

    É porque se aquilo do inteligente for só dar sinal para ligar a resistência quando tem excesso de produção fotovoltaica, então é um belo flop. Imagine que tem 2KW de paineis, e em pico do sol, consegue ter um excedente de 800Wh. Se der sinal para ligar a resistência da bomba e não houver algum tipo de controlo eletrónico, a resistência liga a puxar 2,2KWh. Resultado, em vez de poupar, ainda paga mais à EDP 1,4KWh enquanto a resistência estiver ligada!
  15.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Ontem falei com um comercial deles (para a zona sul), e não soube explicar nada disso. O comercial dizia que o que ligava era a bomba de calor... e pensava que a bomba conseguia chegar aos 70 graus sem a resistência ligada.

    Se conseguir obter algum documento, manual, por exemplo, que indique explicitamente como a coisa funciona, ponha aqui que ficamos todos esclarecidos.

    É porque se aquilo do inteligente for só dar sinal para ligar a resistência quando tem excesso de produção fotovoltaica, então é um belo flop. Imagine que tem 2KW de paineis, e em pico do sol, consegue ter um excedente de 800Wh. Se der sinal para ligar a resistência da bomba e não houver algum tipo de controlo eletrónico, a resistência liga a puxar 2,2KWh. Resultado, em vez de poupar, ainda paga mais à EDP 1,4KWh enquanto a resistência estiver ligada!


    Já entrei também em contactos com eles, mas também ninguém me soube explicar muito bem. O que é já por si algo estranho. Já mandei um email a pedir os esquemas de ligações para ver se consigo perceber como funciona.

    Quase de certeza que o aquilo deve ter é um contacto seco que permite ligar a resistência, agora se liga a resistência ao máximo ou se faz algum controlo isso é que ainda não percebi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  16.  # 20

    Colocado por: nrodrigues55681aquilo deve ter é um contacto seco


    A acreditar no que me disseram, dá para definir um novo setpoint de temperatura alvo, quando recebe o sinal do fotovoltaico... o que poderia ser combinado com a programação da bomba, e até nunca ligar a resistência. Ficava o setpoint normal mais baixo, digamos 40 e picos, e perto dos 60 com fotovoltaico.

    Também depende da capacidade fotovoltaica instalada. De realmente tiver um excedente acima dos 2 KWh, dá para programar uma shelly a abrir o relé quando o excedente é mesmo acima de 2KWh.
 
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