Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: DacepaSe não tiver canalização na garagem será um tubo de água fria a descer da cozinha para a garagem e um de água quente a fazer o caminho inverso que depois liga à respectiva canalização alimentando a casa.
    Tem que ter energia eléctrica na garagem.
    Como não é para radiadores não precisa de um split mas sim um monobloco e é sempre a andar.

    Digo-lhe em primeira mão, eu tinha dois termoacumuladores de 1500w e 1200w e mudei para bomba de calor. A minha média era de 350kw mês e no primeiro mês passou para 160Kw. Desde que não use a resistência (modos turbo e outras designações) é das coisas mais económicas que há.


    Então nesse caso seria necessário "furar" o tecto da garagem/ chão da cozinha para fazer passar os tubos correcto? Até fazer a ligação com o circuito de águas da casa?

    Energia eléctrica tenho.

    Aqui seria para 2 banhos (possivelmente 3 no futuro, quem sabe se a familia aumenta) cedo de manhã. Se forem 2 banhos de 20min cada aguenta bem a água quente da bomba de calor?
  2.  # 2

    Colocado por: humelectro

    Então nesse caso seria necessário "furar" o tecto da garagem/ chão da cozinha para fazer passar os tubos correcto? Até fazer a ligação com o circuito de águas da casa?

    Energia eléctrica tenho.

    Aqui seria para 2 banhos (possivelmente 3 no futuro, quem sabe se a familia aumenta) cedo de manhã. Se forem 2 banhos de 20min cada aguenta bem a água quente da bomba de calor?


    Pois isso de furar não lhe conheço a casa hehe, mas é o mais certo. Veja se os furos podem ficar atrás de armários de cozinha assim não se vê os tubos.

    Temos um de 200l e aguenta bem 2 banhos de seguida. Mas não tomamos banhos de 20 minutos. Com convidados fomos 3 de seguida certa vez.
    Pode sempre colocar a bomba a 55º, máximo do que penso eu sem usar as resistências (muda com modelos). A minha está a 50º e não me queixo.
  3.  # 3

    Colocado por: humelectroSe forem 2 banhos de 20min cada aguenta bem a água quente da bomba de calor?

    Depende do tamanho do depósito e se a água que lá está dentro é suficiente para 40min a debitar água quente. Eu diria que não.
    As BC e os termoacumuladores não funcionam como os esquentadores/caldeiras. Vão aquecendo a água lentamente, com um consumo baixo. Não aquecem água ao mesmo ritmo que é possível gastá-la.
    Concordam com este comentário: Dacepa
  4.  # 4

    Neste momento que Bombas Calor voces sabem existir no mercado? As opções que o meu instalador tinha, estão todos esgotadas, e dps só me arranja ou Atlantic (cuba vitrificada) ou marca branca da Termobrasa.

    Isto para 270-300L e com pelo menos 1 serpentina.
  5.  # 5

    Colocado por: Pablo OSNeste momento que Bombas Calor voces sabem existir no mercado? As opções que o meu instalador tinha, estão todos esgotadas, e dps só me arranja ou Atlantic (cuba vitrificada) ou marca branca da Termobrasa.

    Isto para 270-300L e com pelo menos 1 serpentina.


    Ariston Nuos plus wifi, arranjam-me esta para instalação imediata.

    Fale com o instalador, e veja se ele aceita apenas a instalação. Há comerciantes com equipamentos disponíveis, mas não fazem instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  6.  # 6

    Com a remodelação na recta final, tenho que me decidir pela solução AQS, até porque os prazos de entrega podem ser algo dilatados segundo me disseram.


    Pedi para orçamentarem principalmente Daikin e Baxi, mas com abertura para me proporem alternativas de outros equipamentos com que trabalhem.


    Em ambos os casos propuseram a Daikin Altherma R.
    Num dos casos sugeriram fortemente que optasse pelo modelo split por a) ser mais eficiente b) evitar abrir buracos de ventilação para a rua.
    No fornecedor que orçamentou as duas alternativas, até sai mais cara a compacta justamente pela complexidade da instalação/tubagem de ar etc.


    Dito isto estou inclinado para a Daikin (EKHH2P+ERWP em 300L) principalmente pelo acumulador ECH20.
    Agrada-me o sistema despressurizado e não necessitar de baloes e outras confusões.

    Os dois detalhes que me deixam mais de pé atrás são ser gas R410 (julgo não haver modelo equivalente em R32) e ter poucas ou nenhuma opções de integração com solar fotovoltaico, nomeadamente um mecanismo de ativar o modo boost mediante um sinal exterior, ou controlar a resistência de apoio externamente (mediante um gestor de excedentes por exemplo)

    Outra nuance, e segundo entendi de um comentário do user jorgealves só vai até aos 55ºC e depois só volta a "armar" aos 45ºC.
    Preocupa-me por exemplo o cenário de baixar por exemplo aos 48-50, depois de um banho à noite, e ficar a noite toda parada para depois no outro dia de manhã não ter acumulado o suficiente para 2 banhos seguidos por exemplo.

    Quanto ao R410, li que vai ser fased-out a partir de 2023, isto não poderá ser um problema no futuro? Até por uma questão de eficiencia preferia um equipamento R32.

    De resto, pelos preços que tive não é muito mais cara que outras marcas mais basicas, pelo que a tecnologia ECH20 e a baixa manutenção são os principais pontos que me levam a optar por este modelo.

    Também na parte de AC devo optar por Daikin (entre Daikin e Mitsubishi) pelo que assim tinha tudo da mesma marca.
  7.  # 7

    Amigo de modelos pouco ou nada seu mas deixe-me dizer isto:
    Modelos split implica um aparelho dentro e outro fora por isso vai te que sempre haver lugar a buracos para ligar as duas máquinas.
    Split são mais económicas é verdade.
    Eu tenho uma mono e ela extrai o ar do sótão e injecta o frio no pp espaço (ainda n vi de tubo para levar o ar frio para outro espaço do sótão). Estas é que não implicam abrir buracos para fora. .
    Com 300 litros de água a 50graus da e sobra para dois a não ser que pensem estar debaixo de uma cascata no Tahiti.
    Eu tenho uma de 200 litros programada a 50°,são dois a tomar banho de manhã.
    Pelo que vejo nos consumos, ela gosta de ligar a meio da noite por isso ainda vão umas horas até ao banho.
    Se for minimamente como a minha dá para programar para que a mesma aqueça os tais 55° antes da hora do banho (tenho dois horários mas a de manha ela antecipa se para a meio da noite provavelmente por estar a descer). Em alternativa não escolha a mínima tão baixa como 45.


    Boa sorte na escolha
  8.  # 8

    Colocado por: DacepaEm alternativa não escolha a mínima tão baixa como 45.

    A questão é mesmo essa. Segundo entendi do comentário do user jorgealves, que julgo conhecer Daikin de ginjeira, não dá para ajustar esse limite.

    Colocado por: jorgealvesfaz de 45ºC a 55ºC em modo eco, ou seja desliga aos 55ºC mas somente religa aos 45ºC sendo esta a sua maior limitação
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas
  9.  # 9

    Colocado por: DacepaEu tenho uma mono e ela extrai o ar do sótão e injecta o frio no pp espaço (ainda n vi de tubo para levar o ar frio para outro espaço do sótão). Estas é que não implicam abrir buracos para fora. .


    Neste caso é para ser instalada numa pequena area técnica dentro de um dos WCs, que tem para ai 1.5m2. Não tem volume para usar o próprio ar da divisão, pelo que terá que levar as tubagens de ar, de e para fora.
    Não haveria grande crise pois já existe uma ventilação de 100mm que era do esquentador que lá estava, era uma questão de alargar e abrir outro.

    No caso do split, essa ventilação pode ser reaproveitada para passar a tubagem frigorífica, e o exterior até é uma zona resguardada num canto. Por isso o split não me choca.

    Tenho uma alternativa para a monobloco, que era instalar a BC na lavandaria na cave.
    Tem muito mais volume disponivel e até ja tem uma zona de tubagens para uma maquina de secar que lá estava. Mas fica mais longe em termos de tubagem (mais agua a correr para lá chegar a agua quente). No sitio actual está a menos de 3m dos pontos de utilização.
  10.  # 10

    Alguém me consegue dar uma ideia da temperatura do ar frio que sai da bomba de calor para aqs?
  11.  # 11

    Frio, mesmo frio. Tão mais frio quanto mais calor for necessário extrair dele. Nunca medi, mas imagino que se coloque facilmente nuns 5 graus.
  12.  # 12

    Veja o diâmetro das BC. A mim por 2 cm não passou na abertura. Teve que entrar por cima (e partindo uma vigota).

    Não sabia do calcanhar de Aquiles da programação Eco.

    Do WC de cima fica a 5 metros de tubos, do WC de baixo e cozinha ficará a 12+-. 30 segundos até chegar água quente.
    Perde se um pouco sim podendo se sempre utilizar o balde até aquecer e já tem água para sanita ou regar plantas. Mas há mais gasto sim.
    Sorte é que é mais económica.
  13.  # 13

    Colocado por: Bruno.AlvesFrio, mesmo frio. Tão mais frio quanto mais calor for necessário extrair dele. Nunca medi, mas imagino que se coloque facilmente nuns 5 graus.


    eu pergunto isto, porque estava a pensar fazer uma garrafeira e canalizar o tubo de extração da BC para alimentar essa garrafeira. Se for frio do tipo frigorifico, pode resultar.
  14.  # 14

    Colocado por: hangase depois só volta a "armar" aos 45ºC.
    em modo ECO, em modo bost activa resistencia e faz normalmente, como podem ser programadas pode perfeitamente fazer um programa em que somente usa o bost em determinado horario.

    isto se houvessem maquinas para entrega, pelo que sei este ano somente alguns distribuidores receberam equipamentos encomendados ha muitos meses, provavelmente já foram todas entregues, novas encomendas têm entrega prevista lá para Setembro/Outubro (senão piorar)

    Colocado por: hangas
    Quanto ao R410, li que vai ser fased-out a partir de 2023, isto não poderá ser um problema no futuro?
    no dia que acabar e for preciso carregar a maquina usa um compativél.

    Colocado por: hangasDe resto, pelos preços que tive não é muito mais cara que outras marcas mais basicas
    o que é muiuto estranho pois de tabela é das mais caras senão mesmo a mais cara e de longe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  15.  # 15

    Colocado por: PalmixAlguém me consegue dar uma ideia da temperatura do ar frio que sai da bomba de calor para aqs?
    entre os 8ºC e os 15ºC dependendo das condições da captação de calor podendo ser muito inferior no caso de não ter ligação ao exterior
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealveso que é muiuto estranho pois de tabela é das mais caras senão mesmo a mais cara e de longe.


    Os orçamentos já têm mais que os 30 dias, mas tenho +/-

    2300+IVA para uma Baxi Roca
    2600+IVA para a Altherma M
    2500+IVA para uma Energia Aquapura

    Todas split de 300Lts já com instalação. A meu ver apesar da maquina ser mais cara imaginei que a diferença fosse comida pela instalação mais complexa das outras com balões e tudo o mais.


    Colocado por: jorgealvesem modo ECO, em modo bost activa resistencia e faz normalmente, como podem ser programadas pode perfeitamente fazer um programa em que somente usa o bost em determinado horario.


    Pelo que entendo do que disse e também de ver o manual, a programação então é só à base de alterar os modos no calendário? É possivel ajustar setpoints, mesmo que nos menus de instalador apenas?


    Colocado por: jorgealvesisto se houvessem maquinas para entrega, pelo que sei este ano somente alguns distribuidores receberam equipamentos encomendados ha muitos meses, provavelmente já foram todas entregues, novas encomendas têm entrega prevista lá para Setembro/Outubro (senão piorar)


    Referiram-me que os prazos para alguns equipamentos, principalmente este estavam bastante dilatados, para contar com uns 2 meses. Dai estar a tentar decidir isto agora visto que faltam uns 2 meses para nos mudarmos (ainda falta encomendar a cozinha :\) O plano B é meter um termo barato e depois esperar pela BC.
  17.  # 17

    A bomba da baxi é não para AQS? Que modelo é?


    Colocado por: hangas2300+IVA para uma Baxi Roca
  18.  # 18

    Colocado por: BigmouseA bomba da baxi é não para AQS? Que modelo é?


    O modelo é BC ACS SPLIT 300
  19.  # 19

    A mesma que a minha. Há um ano, adquiri a minha e instalei por menos de 2000€ já com IVA

    Colocado por: hangas

    O modelo éBC ACS SPLIT 300
  20.  # 20

    Em que zona é a instalação?
 
0.3582 seg. NEW