Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

E que válvula recomendam?
    Também ando a escolher uma para usar com o termo por agora, mas depois servira também para a BC.

Estou inclinado para uma Caleffi serie 520 ou 522.
  2.  # 2

Tenho a 521500
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 14 julho 2022 editado

# 3

Colocado por: BigmouseTenho a 521500
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas

Não tinha reparado nessa.. e tem um intervalo grande.. igual às duas variações das outras juntas.
  3.  # 4

Colocado por: Sloopy12

Eu tenho uma bomba de calor da Ariston de 300L. Somos 2 adultos e 2 crianças.
    Foram poucas as vezes em que o último banho foi mais morno. Mas foram em dias em que se abusou da água quente.
    Sempre funcionou em modo green. A resistência está como nova. No Verão tenho a temperatura nos 50º. No Inverno subo para os 55º.

No seu caso uma bomba de calor será um desperdício de dinheiro e energético.
    Mais vale comprar um termoacumulador e deixar o esquentador.

Estou a ver que sim, mas o absurdo da coisa é que me levam a comprar BC por causa dos certificados energéticos e mais não sei o quê...

Em tempos, não há muitos anos, troquei um termoacumulador a gás por um esquentador. Passei de uma conta de 90€ de gás, para 50€. Esquentador Vulcano 14l, com instalação ficou-me à volta dos 550€.

Agora vou pagar quase 6 vezes (3.000€), para solução de AQS. Certo que uma BC tem outra eficiência, mas 6X o valor!?!?!??! Quando é que se tira o retorno disto?

Esta história das certificações energéticas....enfim...
  4.  # 5

Colocado por: Palmix

Estou a ver que sim, mas o absurdo da coisa é que me levam a comprar BC por causa dos certificados energéticos e mais não sei o quê...

Em tempos, não há muitos anos, troquei um termoacumulador a gás por um esquentador. Passei de uma conta de 90€ de gás, para 50€. Esquentador Vulcano 14l, com instalação ficou-me à volta dos 550€.

Agora vou pagar quase 6 vezes (3.000€), para solução de AQS. Certo que uma BC tem outra eficiência, mas 6X o valor!?!?!??! Quando é que se tira o retorno disto?

Além de que a bomba de calor é um mono jeitoso para se ter em casa a ocupar espaço.
    Concordam com este comentário: Nuno Moura
  5.  # 6

Colocado por: Palmix

Eu comprei a minha porque não queria gás em casa mas também não queria um termoacumulador face ao consumo energético.
    Ao final de 6 anos está praticamente paga.
    Assim que tiver os painéis fotovoltaicos instalados a eficiência ainda será maior. Passa a funcionar com resistência no Verão usando a energia produzida.
    Concordam com este comentário: Nuno Moura
  6.  # 7

Alguém me recomenda algum instalador para me instalar uma bomba de calor aqui em Lisboa?
    • hangas
    • 15 julho 2022 editado

# 8

Colocado por: Sloopy12Ao final de 6 anos está praticamente paga.

Face ao que? Ao consumo de gás anterior?
    Se a aquisição da BC custar 2000Eur para se pagar em 6 anos tem que poupar cerca de 330Eur por ano, ou 27Eur por mês. E neste ponto de break-even ainda não poupou nada.. apenas atingiu o equilibrio.

Colocado por: Sloopy12Assim que tiver os painéis fotovoltaicos instalados a eficiência ainda será maior. Passa a funcionar com resistência no Verão usando a energia produzida.

Para este cenário o termoacumulador ainda é melhor, pois o efeito é o mesmo e custa 10x menos.

Atenção, eu também estou bastante inclinado para uma BC. Saber que gasto 1kWh de energia e gero uns 3kWh de agua quente parece uma proposta interessante.
    Mas vou avançar com um termo-acumulador no imediato até à instalação da BC (prazos de entrega alargados) e ando a fazer essas contas todas.

Entre o custo total de aquisição de um TA e uma BC, mais consumos esperados, o meu break-even está na casa dos 10-12 anos. Esta a custar a convencer-me a mim proprio que a BC é uma boa aposta.
  7.  # 9

Colocado por: Sloopy12Assim que tiver os painéis fotovoltaicos instalados a eficiência ainda será maior. Passa a funcionar com resistência no Verão usando a energia produzida.

Não sei que BC tem instalada mas se for de AQS não precisa da resistência. A aerotermia chega. A não ser que seja para brincar com coloca-la aos 60 graus e a mesma não arrancar até ao dia a seguir.

Colocado por: hangasEsta a custar a convencer-me a mim proprio que a BC é uma boa aposta.

Sinceramente só coloquei por causa do fundo ambiental. Com painéis acho que ia para o termoacumulador e geria a alimentação do mesmo conforme a fonte solar.
    E eu tinha TA's gastava era que nem um carro americano 🤣.
  8.  # 10

Mas irá arrancar durante a noite, quando não há produção fotovoltaica. E irá consumir energia da rede. Aumentando a temperatura não haverá necessidade de arrancar tantas vezes.
    No Inverno já faz mais sentido usar a aerotermia juntamente com o fotovoltaico. A produção diária é mais baixa e poderá não ser suficiente.
    Algo a testar em breve.
    • Dacepa
    • 15 julho 2022 editado

# 11

Verdade, a minha sacana arranca æ noite por vezes. Mesmo tendo colocado timer para trabalhar durante o dia.
    A parte de aumentar a temperatura fazia sentido para ela não arrancar tantas vezes, mas se calhar não deixa a temperatura descer tanto e acaba por arrancar o mesmo número de vezes. Já andei à procura e não tenho a resposta a essa pergunta.
    Eu espero que ela só arranque durante o dia para uso de painéis solares (que estão para a casa e não só para a BC).
    De inverno, e ainda não testado, tenho a serpentina ligada ao aquecimento central. Pode ser que me safe.
  9.  # 12

Colocado por: hangasPara este cenário o termoacumulador ainda é melhor, pois o efeito é o mesmo e custa 10x menos.

É isso mesmo que eu tenho.
    Nos meses que há sol a água é aquecida com o excedente solar, quando não é suficiente o esquentador aquece o resto
  10.  # 13

Colocado por: DacepaVerdade, a minha sacana arranca æ noite por vezes. Mesmo tendo colocado timer para trabalhar durante o dia.
    A parte de aumentar a temperatura fazia sentido para ela não arrancar tantas vezes, mas se calhar não deixa a temperatura descer tanto e acaba por arrancar o mesmo número de vezes. Já andei à procura e não tenho a resposta a essa pergunta.
    Eu espero que ela só arranque durante o dia para uso de painéis solares (que estão para a casa e não só para a BC).
    De inverno, e ainda não testado, tenho a serpentina ligada ao aquecimento central. Pode ser que me safe.

A minha tem 3 modos de funcionamento: bomba de calor, resistência e automático (alterna entre bomba de calor e resistência).
    Colocando em modo de resistência, subindo a temperatura para os 65 e com um Shelly ela arranca só quando eu quiser.
    • snob
    • 15 julho 2022

# 14

Colocado por: PalmixAgora vou pagar quase 6 vezes (3.000€), para solução de AQS. Certo que uma BC tem outra eficiência, mas 6X o valor!?!?!??! Quando é que se tira o retorno disto?

Concordo, mas se for uma construção nova é obrigatório instalar a BC.
    A solução dos painéis ainda fica mais cara.
    Concordam com este comentário: Palmix
    • dom123
    • 15 julho 2022 editado

# 15

Colocado por: snob

Concordo, mas se for uma construção nova é obrigatório instalar a BC.
    A solução dos painéis ainda fica mais cara.

Deve ficar ela por ela e o retorno é bem mais rápido.
    Eu instalei 2200w por menos de 2000€ já com o cilindro de 150L
    Com os painéis solares aproveita a energia que o cilindro não gastar para o resto da casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno varanda
    • snob
    • 15 julho 2022

# 16

Colocado por: dom123Deve ficar ela por ela e o retorno é bem mais rápido.
    Eu instalei 2200w por menos de 2000€ já com o cilindro de 150L
    Com os painéis solares aproveita a energia que o cilindro não gastar para o resto da casa

Mas não é uma solução para o ano inteiro.
    E de inverno? Teria de instalar obrigatoriamente outro sistema de AQS, tipo esquentador ou cilindro elétrico...
    • dom123
    • 15 julho 2022 editado

# 17

Colocado por: snob

Mas não é uma solução para o ano inteiro.
    E de inverno? Teria de instalar obrigatoriamente outro sistema de AQS, tipo esquentador ou cilindro elétrico...

Para o inverno se não quiser instalar esquentador, o termoacumulador aquece a água igual, vai é buscar à rede a restante energia.
    Veja o meu projecto .
  11.  # 18

Vou ter uma cave em toda a área da casa. Inicialmente, tinhamos pensado colocar a bomba de calor no piso superior na lavandaria. Porém, uma vez que a cave tem um temperatura praticamente constante durante todo o ano tornando-a fresca no verão e quente no inverno, não fará mais sentido instalar este equipamento na cave?
  12.  # 19

A minha tem 3 modos de funcionamento: bomba de calor, resistência e automático (alterna entre bomba de calor e resistência).
    Colocando em modo de resistência, subindo a temperatura para os 65 e com um Shelly ela arranca só quando eu quiser.

A minha tem um eco (sem resistência), um conforto (resistência) e outros que não interessam (países com gelo).

O timer é mais para quando quero água para tomar banho. Então se as 9 tenho água quente para tomar banho ela não aquece antes. Eu queria antes que fosse as 9 aqueces, e assim geria melhor o apoio solar.
    Com Shellys/programação ainda não me quero meter no isso. Daqui a uns tempos.

Colocado por: pvieira91Porém, uma vez que a cave tem um temperatura praticamente constante durante todo o ano tornando-a fresca no verão e quente no inverno, não fará mais sentido instalar este equipamento na cave?

O que se quer é que o ar seja sempre quente. Quanto mais quente entrar menos energia é dispendida a tirar o calor do ar para passar para a água. Na minha opinião escolhe o sítio onde na altura que o ar esteja mais frio (inverno) o ar esteja mais quente. Nesse pensamento e se a cave é um sítio quente no inverno, aponte para aí.
    Agora no verão é muito muito frio? Já não é tão rentável. Possibilidade de tubo para fora a ser usado no verão e tirar o tubo e extrair ar directo da cave no inverno? Golden.
    Senão, continuo a dizer apostar no quente/inverno que é quando se usa mais água quente, quer banhos um pouco mais longos, quer aquecer a canalização até chegar a boca do chuveiro.

Todos estes cenários não sei quantos cêntimos na realidade se poupam. Não tenho tubagem e estou me a safar com valores €€€muito bons. No inverno logo se vê.
  13.  # 20

A minha tem um eco (sem resistência), um conforto (resistência) e outros que não interessam (países com gelo).

O timer é mais para quando quero água para tomar banho. Então se as 9 tenho água quente para tomar banho ela não aquece antes. Eu queria antes que fosse as 9 aqueces, e assim geria melhor o apoio solar.
    Com Shellys/programação ainda não me quero meter no isso. Daqui a uns tempos.

Colocado por: pvieira91Porém, uma vez que a cave tem um temperatura praticamente constante durante todo o ano tornando-a fresca no verão e quente no inverno, não fará mais sentido instalar este equipamento na cave?

O que se quer é que o ar seja sempre quente. Quanto mais quente entrar menos energia é dispendida a tirar o calor do ar para passar para a água. Na minha opinião escolhe o sítio onde na altura que o ar esteja mais frio (inverno) o ar esteja mais quente. Nesse pensamento e se a cave é um sítio quente no inverno, aponte para aí.
    Agora no verão é muito muito frio? Já não é tão rentável. Possibilidade de tubo para fora a ser usado no verão e tirar o tubo e extrair ar directo da cave no inverno? Golden.
    Senão, continuo a dizer apostar no quente/inverno que é quando se usa mais água quente, quer banhos um pouco mais longos, quer aquecer a canalização até chegar a boca do chuveiro.

Todos estes cenários não sei quantos cêntimos na realidade se poupam. Não tenho tubagem e estou me a safar com valores €€€muito bons. No inverno logo se vê.

0.3728 seg. NEW