Colocado por: BigmouseTenho a 521500
Colocado por: Sloopy12
Eu tenho uma bomba de calor da Ariston de 300L. Somos 2 adultos e 2 crianças.
Foram poucas as vezes em que o último banho foi mais morno. Mas foram em dias em que se abusou da água quente.
Sempre funcionou em modo green. A resistência está como nova. No Verão tenho a temperatura nos 50º. No Inverno subo para os 55º.
No seu caso uma bomba de calor será um desperdício de dinheiro e energético.
Mais vale comprar um termoacumulador e deixar o esquentador.
Colocado por: Palmix
Estou a ver que sim, mas o absurdo da coisa é que me levam a comprar BC por causa dos certificados energéticos e mais não sei o quê...
Em tempos, não há muitos anos, troquei um termoacumulador a gás por um esquentador. Passei de uma conta de 90€ de gás, para 50€. Esquentador Vulcano 14l, com instalação ficou-me à volta dos 550€.
Agora vou pagar quase 6 vezes (3.000€), para solução de AQS. Certo que uma BC tem outra eficiência, mas 6X o valor!?!?!??! Quando é que se tira o retorno disto?
Esta história das certificações energéticas....enfim...
Colocado por: Palmix
Estou a ver que sim, mas o absurdo da coisa é que me levam a comprar BC por causa dos certificados energéticos e mais não sei o quê...
Em tempos, não há muitos anos, troquei um termoacumulador a gás por um esquentador. Passei de uma conta de 90€ de gás, para 50€. Esquentador Vulcano 14l, com instalação ficou-me à volta dos 550€.
Agora vou pagar quase 6 vezes (3.000€), para solução de AQS. Certo que uma BC tem outra eficiência, mas 6X o valor!?!?!??! Quando é que se tira o retorno disto?
Esta história das certificações energéticas....enfim...
Colocado por: Sloopy12Ao final de 6 anos está praticamente paga.
Colocado por: Sloopy12Assim que tiver os painéis fotovoltaicos instalados a eficiência ainda será maior. Passa a funcionar com resistência no Verão usando a energia produzida.
Colocado por: Sloopy12Assim que tiver os painéis fotovoltaicos instalados a eficiência ainda será maior. Passa a funcionar com resistência no Verão usando a energia produzida.
Colocado por: hangasEsta a custar a convencer-me a mim proprio que a BC é uma boa aposta.
Colocado por: hangasPara este cenário o termoacumulador ainda é melhor, pois o efeito é o mesmo e custa 10x menos.
Colocado por: DacepaVerdade, a minha sacana arranca æ noite por vezes. Mesmo tendo colocado timer para trabalhar durante o dia.
A parte de aumentar a temperatura fazia sentido para ela não arrancar tantas vezes, mas se calhar não deixa a temperatura descer tanto e acaba por arrancar o mesmo número de vezes. Já andei à procura e não tenho a resposta a essa pergunta.
Eu espero que ela só arranque durante o dia para uso de painéis solares (que estão para a casa e não só para a BC).
De inverno, e ainda não testado, tenho a serpentina ligada ao aquecimento central. Pode ser que me safe.
Colocado por: PalmixAgora vou pagar quase 6 vezes (3.000€), para solução de AQS. Certo que uma BC tem outra eficiência, mas 6X o valor!?!?!??! Quando é que se tira o retorno disto?
Colocado por: snob
Concordo, mas se for uma construção nova é obrigatório instalar a BC.
A solução dos painéis ainda fica mais cara.
Colocado por: dom123Deve ficar ela por ela e o retorno é bem mais rápido.
Eu instalei 2200w por menos de 2000€ já com o cilindro de 150L
Com os painéis solares aproveita a energia que o cilindro não gastar para o resto da casa
Colocado por: snob
Mas não é uma solução para o ano inteiro.
E de inverno? Teria de instalar obrigatoriamente outro sistema de AQS, tipo esquentador ou cilindro elétrico...
A minha tem 3 modos de funcionamento: bomba de calor, resistência e automático (alterna entre bomba de calor e resistência).
Colocando em modo de resistência, subindo a temperatura para os 65 e com um Shelly ela arranca só quando eu quiser.
Colocado por: pvieira91Porém, uma vez que a cave tem um temperatura praticamente constante durante todo o ano tornando-a fresca no verão e quente no inverno, não fará mais sentido instalar este equipamento na cave?
A minha tem 3 modos de funcionamento: bomba de calor, resistência e automático (alterna entre bomba de calor e resistência).
Colocando em modo de resistência, subindo a temperatura para os 65 e com um Shelly ela arranca só quando eu quiser.
Colocado por: pvieira91Porém, uma vez que a cave tem um temperatura praticamente constante durante todo o ano tornando-a fresca no verão e quente no inverno, não fará mais sentido instalar este equipamento na cave?