Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvesCanalcentro, Sanitop etc

Quem ousar arranja no mercado internacional mais em conta.
    Concordam com este comentário:SrR

Sim pq mesmo na Canal centro não fica barato.
    A menos que tenha desconto de instalador
  2.  # 2

Tem na Macolis. Fale com eles, foi onde comprei os meus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernandes_
  3.  # 3

Daikin Altherma M AQS 260L qual a diferença entre a versão com serpentina ou sem serpentina?

No futuro tenho ideia de meter painéis fotovoltaicos, qual será a solução mais vantajosa?
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesCanalcentro, Sanitop etc

Quem ousar arranja no mercado internacional mais em conta.
    Concordam com este comentário:SrR

Qual a designação técnica desses tubos?
    • SrR
    • 16 setembro 2024

# 5

Colocado por: taunus

conduta isolada bah, mas se pesquisar por air isolante (Siber) ou comfopipe (zhender) por ex vai encontrar material desse genero, ou basta ir a sites de empresas distribuidoras desse material que isso deve estar no catálogo.
  5.  # 6

Colocado por: taunus

tubo EPS ou tubo FOAM
  6.  # 7

Colocado por: Pereira_89Daikin Altherma M AQS 260L qual a diferença entre a versão com serpentina ou sem serpentina?

No futuro tenho ideia de meter painéis fotovoltaicos, qual será a solução mais vantajosa?

A serpentina serviria se quisesse ligar uma caldeira a lenha, ou paineis solares termicos para apoio à produção de agua quante.
    No caso de querer paineis fotovoltaicos de nada vai interessar a serpentina, até porque vai retirar capacidade (litros) devido à área utilizada pela serpentina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  7.  # 8

Colocado por: Fernandes_

tubo EPS ou tubo FOAM

EPS não deve ser, que aquilo não é esferovite.
    • SrR
    • 16 setembro 2024

# 9

polipropileno extrudido
  8.  # 10

Colocado por: Fernandes_

tubo EPS ou tubo FOAM

foam é polietileno... eps é o polipropileno expandido.... como diz o SrR deverá ser o extrudido
  9.  # 11

Colocado por: Varejotenão é esferovite.
    tambem existe em "esferovite" grafitado, por exemplo da Zhender
  10.  # 12

Tanta pintelhice por causa da designação dos tubos é entrar em contato com a canalcentro ou outro e pedir cotação para os tubos de espuma de 160mm ou outra medida e acessórios para as bombas de calor.

Ou tubos de espuma idênticos ao kit Vaillant arostor.

Quando comprei a minha, perguntei se tinham kit Vaillant ou equivalente e fizeram logo o fato à medida.
  11.  # 13

Boa noite malta. Tenho oportunidade de comprar uma Nuos Primo HC de 240L por 1200€, o que pareceu um boa opção considerando preço e perfil de uso. Será para 4 pessoas sendo que apenas 2 banhos poderão ser seguidos e uma das pessoas não toma banho em casa durante os dias úteis.

Alguém tem feedback ou algo a dizer sobre o aparelho? Agradecia também se possível outras sugestões mesmo que ligeiramente mais caras desde que faça realmente sentido. Não pretendemos gastar mais do que 1600€ no aparelho.
  12.  # 14

Bom dia.
    Para quem tem a bomba de calor Vaillant arostor também colocou um dreno junto à valvula de segurança? É normal aquilo estar a pingar por lá àgua ou já será defeito da válvula e só deveria deixar quando o circuito está sobre grande pressão?
  13.  # 15

Colocado por: bluthunder82É normal aquilo estar a pingar por lá àgua ou já será defeito da válvula e só deveria deixar quando o circuito está sobre grande pressão?
    a válvula de segurança atua para aliviar pressão em excesso, quando actua muitas vezes é frequente não vedar.

tem que medir a pressão da rede e se necessário colocar uma redutora de pressão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  14.  # 16

Colocado por: jorgealvesa válvula de segurança atua para aliviar pressão em excesso, quando actua muitas vezes é frequente não vedar.

tem que medir a pressão da rede e se necessário colocar uma redutora de pressão.

Olá jorge.
    Antes de mais obrigado pela sua resposta.A válvula é nova e é a segunda vez que a bomba foi ligada. A primeira foi no dia da montagem.
  15.  # 17

Colocado por: bluthunder82Bom dia.
    Para quem tem a bomba de calor Vaillant arostor também colocou um dreno junto à valvula de segurança? É normal aquilo estar a pingar por lá àgua ou já será defeito da válvula e só deveria deixar quando o circuito está sobre grande pressão?

O meu grupo de segurança não pinga, de vez em quando abro para testar.

Tenho válvula redutora de pressão regulada a 4,1 bar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  16.  # 18

Colocado por: Varejote

O meu grupo de segurança não pinga, de vez em quando abro para testar.

Tenho válvula redutora de pressão regulada a 4,1 bar.

Varejote, obrigado pela informação.
    Vou falar com o técnico que montou a bomba para ver o que diz.
    O Varejote, deixou algum dreno para essa válvula ou não achou necessário?
  17.  # 19

Colocado por: bluthunder82

Varejote, obrigado pela informação.
    Vou falar com o técnico que montou a bomba para ver o que diz.
    O Varejote, deixou algum dreno para essa válvula ou não achou necessário?

O grupo de segurança tem dreno de descarga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82, Masterful
    • fgm
    • 6 outubro 2024

# 20

Bom dia,
    Tenho seguido esta discussão com interesse pois estou a pensar instalar uma bomba de calor para AQS. Com ela para além da água para duches pretendo também alimentar a máquina de lavar loiça que aceita agua até uma temperatura de 60º e está perto de um ponto de agua quente.

Como discutido aqui faz sentido colocar uma valvula termoestática à saida a 40º para os duches e lavagem manual de loiça, o que eu gostava de saber é se é possivel ter um circuito "paralelo" com saida a 60º para alimentar a maquina da loiça, sendo este circuito controlado por um mecanismo de facil acesso, qualquer coisa como um normal interruptor de luz na parede. Fiz um esquema em anexo do que faria sentido para mim mas tenho muitas dúvidas:
    * É algo que faz sentido ou há uma melhor maneira de atingir o objectivo? p.ex ter só um circuito e regular a termoestática de acordo com o que se quer alimentar. Teria de alterar o valor pelo menos 1x/2x por semana.
    * Se existe o componente X do esquema para comutar o circuito e se é possível comandar mecânicamente/electricamente à distância. Como as tubagens iriam ficar junto ao chão e possivelmente com coisas à frente queria uma maneira facil de saber que circuito esta ligado e mudar.
    * Terei problemas com a canalização por estar a fazer passar água a 60º em vez de 40º ou não há impacto.

Desde já obrigado
    Miguel
      Circuito AQS.png

1.2900 seg. NEW