Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Lamento saber isso. Resta agora recomeçar do zero :(

    Colocado por: Anonimo09092021criar duas plataformas com as terras sustentadas por muros de blocos de pedra para contenção de terras.

    Algo me diz que isso lhe vai custar uma pipa de massa. De resto, tudo se faz. Visitei há tempos uma moradia num terreno para aí com 45º de inclinação e estava muito catita.
  2.  # 82

    Colocado por: Anonimo09092021teríamos de possuir 4 hectares de terreno (leram bem) para implantar uma moradia de cerca de 200m2.

    Exacto , tem a haver com os PROT. que alteraram os PDM...... Mas isso não é novidade. Quem lhe está a orientar, não está a orientar bem.
  3.  # 83

    Colocado por: Anonimo09092021Ora bem, a semana passada recebemos uma noticia que me permite fazer uma triste atualização ao tópico. A CM indeferiu o nosso terreno depois de já ter dito, informalmente, que seria viável à construção. Aparentemente, por se encontrar em Área Rural de Transição, apesar de ter saneamento público e casas a menos de 20m de 3 dos lados, teríamos de possuir 4 hectares de terreno (leram bem) para implantar uma moradia de cerca de 200m2.

    Como já sabia que acordos orais valem 0, tinha aqui outro terreno pronto (o único que possuímos que é urbano) mas tem um declive gigante e a proposta de que me falaram seria criar duas plataformas com as terras sustentadas por muros de blocos de pedra para contenção de terras.

    Tenho um bocado de receio desta solução, apesar de me parecer interessante. Alguém tem moradia num terreno com esta solução ou já construiu assim? Que opiniões me podem dar?

    Muito obrigado.

    P.S. Quando tiver tempo, já faço um desenho que permitirá um melhor entendimento do meu confuso texto


    è na Cm de Alcobaça?
  4.  # 84

    Colocado por: Anonimo09092021Aqui fica uma representação do que foi proposto.
      image6.jpeg



    Gosto da folha de papel!!

    Penso que depende um pouco do arquitecto que apresenta o projecto.
    • emad
    • 3 agosto 2016

     # 85

    Vicente.
    Ha males que vem por bem.
  5.  # 86

    Isso no fundo é uma moradia com parte da mesma em consola...

    Veja aqui exemplos criados para a modular systems.
    http://www.modular-system.com/images/1285578307.pdf

    http://www.modular-system.com/site/main.php-a=w&l=pt.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  6.  # 87

    Colocado por: Anonimo09092021+
      Alçado Sul.png


    Em que site fez os esboços que tem nos primeiros tópicos? Estou na mesma situação, e gostava de estudar possibilidades em conjunto com a minha esposa enquanto não contratamos arquitecto.

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: JotaP
  7.  # 88

    Colocado por: Anonimo09092021Aqui fica uma representação do que foi proposto.


    Veja este tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/12137/1/construir-uma-casa-sem-telhas-tijolos-e-cimento/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  8.  # 89

    Se eu tivesse acabado por comprar um terreno com forte declive, a minha preferência iria para fazer a coisa em dois blocos em que o inferior, com a parte social, ficaria mais ou menos (dependendo do declive) a meia altura do superior, onde ficaria a zona dos quartos.
    Algo parecido com isto, se bem que neste o declive é mesmo muito grande: http://my-planet.org/house-on-the-slope-in-colombia.html#.V6H8iNJdUhM

    Acho que fica bem mais enquadrado no terreno, ou seja, obriga a menos movimentações de terras e, se o terreno tiver uma boa vista, dá para maximizar o aproveitamento da mesma.
  9.  # 90

    "BUÉ DA FIXE", isso é um mimo para um arquiteto e um engenheiro que goste de desafios.;)
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
  10.  # 91

    Porreiro!

    Lembro-me de ver na revista Casas de Madeira umas que o terreno era ainda mais escarpado e as mesmas ficavam sobre pilares de madeira, neste género:




    Noutro género:




    Estas são de empresas Brasileiras, mas as que apareciam na revista eram em Portugal e por uma empresa Portuguesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  11.  # 92

  12.  # 93

    .....
  13.  # 94

    ,,,,
  14.  # 95

    •  
      Mk Pt
    • 4 agosto 2016 editado

     # 96

    Colocado por: eei35229Adoro esta casa....

    http://www.archdaily.com/18822/casa-adpropeixe-carlos-castanheira-clara-bastai

    Afinal parece que os arquitectos e engenheiros portugueses não fazem parte do lobby do betão.

    Quem diria, pelo que muitas vezes alguns escrevem aqui - só porque há arquitectos e engenheiros a alertar que 'construção alternativa' não é o reinventar a roda dos custos de construção.

    :)
    •  
      Mk Pt
    • 4 agosto 2016 editado

     # 97

    Fvicente,

    O que fiz foi um aparte em relação ao tópico.
    Apenas queria mencionar que há arquitectos e engenheiros portugueses a projectar casas/estruturas em madeira.
    Isto porque quando um destes técnicos diz que as promessas de custos mais baixos em casas de madeira, LSF ou outro 'alternativo' face a construção tradicional é um bocado irrealista, aparece logo logo alguém a dizer que os técnicos fazem parte do lobby do betão, que não sabem fazer diferente e o diabo a 7.

    Ou seja, as pessoas deixam-se iludir e quando confrontadas com opinião realista de quem tem experiência na área mas que não é aquilo que querem ouvir/ler, partem para desconsiderações só porque...não é o que querem ouvir/ler.
    Quando afinal, os técnicos até fazem projectos para as casas de madeira, lsf e outros mais ou menos 'alternativos'. Não deixam é de, caso sejam honestos, serem realistas na questão dos custos.




    Sobre a rapidez de execução, exija contrato de cumprimento de prazo [no caso, rápido, que parecer que é o que pretende] e a obrigar a empresa/construtor a pagar um montante por cada dia de atraso face à data de entrega acordada. No caso, se vem de fábrica, nem há margem para desculparem-se com o clima.

    Digo isto porque essa da rapidez de montagem é mais outra das promessas, mas conheço casos de casas [de madeira] em que a construção atrasou atrasou e nos entretantos no mesmo espaço de tempo estava construída e acabada uma casa igual em construção tradicional.
    Mas isto tem mais a haver com a empresa/construtor em si a quem a adjudica, do que propriamente com o sistema construtivo - que se for devidamente pensado, sim, é de execução mais rápida.

    Boa sorte
    :)
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  15.  # 98

    um exemplo fantástico
      helio olga.jpg
  16.  # 99

    Colocado por: nunogouveiaum exemplo fantástico
      helio olga.jpg


    Fantástico mas sem sentido prático talvez.
    Sou projetista de estruturas metálicas e madeira. Sempre que vejo mais valias em introduzir elementos metálicos ou madeira, conjugamos isso.
    Convém realçar que mesmo usando madeira resistente, por exemplo lamelada colada, terá uma viga de perfil bem superior à de uma de betão, algo que por vezes o cliente não quer.
    Eu por exemplo não me importava de ter uma viga em madeira ou ferro a atravessar o tecto da sala,... Já outros preferem a de betão que se consegue disfarçar na laje ou pintada à cor supostamente passa despercebida.
    Uma casa moderna pode gozar de dois mundos.... Nem o betão é perfeito nem a madeira é perfeita.
    •  
      GMCQ
    • 13 agosto 2016

     # 100

    Se for a única solução e for à mesma de encontro ao que procura (novamente) e se estiver dentro do seu orçamento! Força com isso e bola pá frente que atrás vem gente!
 
0.0402 seg. NEW