No final de Dezembro encontrei num motor de pesquiza de compra e venda muito conhecido [o Oxx.pt] um anuncio de um terreno rustico publicado por uma imobiliaria, no qual fiquei interessado, sendo o valor do imóvel de 25000€. No dia 7 de Janeiro de 2016 por volta das 16h, sem estar registado no MyOLX, enviei um email ao vendedor [através deste mesmo site] a mostrar o meu interesse no dito imóvel. Nesse mesmo dia por volta das 18h liga-me uma senhora para ver a minha disponibilidade e que ia contactar os proprietários para ver a disponibilidade deles também para marcar visita a local. Entretanto fiquei aguardar contacto. No dia 12 de Janeiro pelas 10h30, recebo um SMS de tentativa de contacto, por parte do numero que me tinha ligado da primeira vez [pois estava sem bateria no telemóvel], não devolvi a chamada, pois uma vez que é uma agencia imobiliária pensei que me voltassem a contactar em breve...até hoje ninguém me contactou [tendo eu acompanhado diariamente o anuncio no Oxx.pt], mas o meu espanto foi que ontem á noite dia 15 de janeiro, reparei que haviam mudado o preço para o dobro, ou seja, 50000€. è correcto e usual isso acontecer isto no ramo imobiliário? Iniciam contactos e depois mudam o preço? É legal ou incorre em algum crime? Como é que a lei portuguesa protege o potencial comprador que neste caso sou eu? Como me devo comportar com a imobiliária depois desta situação?
Porque? Não tem assunto isso. Então digam-me lá... Ponho um terreno à venda por 25 mil. Por algum motivo, amanhã acordo com um bype, e resolvo que afinal já nem preciso de dinheiro, só o vendo por 50 mil. Altero o preço. Qual é o mal disso? O interessado viu o anúncio a 25 mil, basicamente, só tem de entrar em contacto com o vendedor e dizer-lhe , que viu o anúncio a 25 mil, e por esse preço está interessado, mas por 50 mil nao. Até pode ver mil anúncios, até concretizar o negócio ou assinar o contrato de compra e venda, o valor pode mudar.