Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Comprei recentemente a minha casa nova (cerca de 1 ano) e verifiquei que os focos do tecto das varandas estavam a ficar estragados. Fui comprar outros e informaram-me na loja que para exterior teriam que ser pelo menos IP44 e pela descrição dos que estavam instalados seriam IP20. Na inspecção da Certiel já estavam colocados mas disseram-me que este tipo de focos não poderia passar na inspeção... Qual é a vossa opinião? Por ser tecto falso da varanda pode ser permitido? Ou passou "ao lado" na inspeção?

Obrigado
    • zeto
    • 17 janeiro 2016 editado

# 2

a proteção IP20 não é para o exterior, essa cena passou ao lado da inspeção, mesmo que sejam colocados no tecto falso na varanda e estejem um bocado protegidos, á sempre ventos fortes com chuva ou humidades que afetam os focos, portanto a proteção para o exterior é sempre apartir do IP40
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.manso
  2.  # 3

Todas as casas têm inspeção da certiel?
  3.  # 4

Colocado por: callinasTodas as casas têm inspeção da certiel?

Não.
  4.  # 5

Obrigado pelo esclarecimento! Penso que nas novas construções a EDP só lá coloca contador definitivo com o certificado da Certiel sendo também necessário para a licença de utilização... penso eu!
  5.  # 6

Colocado por: rui.mansoPenso que nas novas construções a EDP só lá coloca contador definitivo com o certificado da Certiel

Certo. Mas a certiel, pode passar um certificado sem ir ao local fazer uma inspecção.

Colocado por: rui.mansosendo também necessário para a licença de utilização...
    .
    Errado. Não é necessário o certificado da certiel, para a autorização de utilização.
  6.  # 7

Colocado por: rui.mansoNa inspecção da Certiel já estavam colocados mas disseram-me que este tipo de focos não poderia passar na inspeção... Qual é a vossa opinião? Por ser tecto falso da varanda pode ser permitido? Ou passou "ao lado" na inspeção?
    se usarem lâmpadas a 12Vac(MR16) podem ser aplicados e cumprir os regulamentos, se forem lampadas GU10 já não cumprem.
  7.  # 8

Bem, são mesmo lâmpadas led GU10... A Certiel foi mesmo inspeccionar porque chumbou por outros motivos (ar condicionado ligado a quadro secundário no 1º andar e focos da escada sem ligação a fio terra).
    O post anterior em relação ao certificado da Certiel reporta-se à minha experiência pessoal e ao que me foi exigido...
    Obrigado pelo esclarecimento!

0.0121 seg. NEW