Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Gostaria de obter opiniões para dissipar algumas das muitas duvidas que tenho neste momento.
    Irei remodelar a casa onde moro actualmente.

    ORÇAMENTO: Quanto menos melhor mas será provavelmente entre 80.000 € a 100.000 €. (ainda estou na fase do arquitecto e não tenho nenhum caderno de encargos pois é muito difícil mensurar quanto posso vir a gastar e o meu maior medo é que o orçamento seja curto para aquilo que quero fazer)
    Localização: Norte Litoral, Póvoa de Varzim.
    Situação: Na casa irão habitar 3 pessoas. Dois adultos (eu e a minha noiva) e um idoso com dificuldade em mobilidade.

    A casa tem 35 anos de existência, é muito fria, tem salitra, muitos recantos, tem corredores. No entanto as madeiras estão em bom estado.
    O que pretendo fazer:

    Por a casa térmica, confortável, prática, simples e uniforme.

    1 - Capoto no exterior ( neste momento a casa tem garapinha)
    2 - Caixilharia nova ( neste momento são janelas com vidro simples onde passa o frio. A caixilharia actual é em madeira)
    3 - Telhado novo ( neste momento são umas telhas pretas em cimento julgo eu) Sem isolamento.
    4 - Sistema de aquecimento, uma das grades duvidas! o que por? ( na casa existe uma lareira aberta que "come" lenha para caraças)
    5 - O arquitecto recomenda sistema de piso radiante hidráulico com bomba de calor! Será esta a melhor opção? Será que este investimento que deve ser caríssimo vale a pena?
    6 - Gostava que a cozinha fosse Open Space com a sala com uma ilha! Mas segundo o arquitecto não seria muito recomendável derivado a cheiros da comido! Nunca vivi numa casa com cozinha e sala juntas e não sei se será funcional a longo prazo.

    Neste momento contratei um arquitecto em que me apresentou a versão 1.0 do estudo prévio para a casa.

    O que o arquitecto fez:

    1 - No piso inferior foi retirado o corredor de forma a possibilitar aumentar o espaço da sala. Na fachada principal temos um quarto com quarto de banho privativo, a a cozinha mantém a mesma localização, aproveitando o espaço do quarto de banho existente.
    2 - As escadas foram alteradas e no piso superior mantêm-se os dois quartos principais, na zona Norte deixou-se um espaço aberto para funcionar como sala ou escritório, os quartos de banho e o quarto de vestir foram colocados no espaço de arrumos existente, por cima da cozinha, ampliando a casa com uma nova laje de cobertura.
    3 - No exterior alterou-se o anexo de forma a possibilitar a criação de uma garagem para dois carros com portão automático.
    4 - Manteve-se a volumetria (paredes, telhado e lajes) da casa existente, alterou-se algumas janelas e o interior para existirem espaços mais amplos. A ampliação por cima da cozinha poderá ter um acabamento exterior com um material diferente, tipo zinco.

    NOTA: Onde o arquitecto recomenda uma ampliação neste momento é um sótão que é baixinho.
    A minha ideia inicial não era em ter de fazer um projecto com especialidades para a câmara mas simplesmente uma remodelação no espaço existente. (Menos custos) No entanto aquele espaço inútil do sótão provavelmente seria melhor aproveitado para os quartos de banho.

    O que acham? e o que alteravam/ fariam se fossem vocês? E por uma relação preço/qualidade quanto dinheiro ficaria esta obra?

    Obrigado
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
  2.  # 2

    gosto, está com os espaços bem distribuídos e arrumadinhos.

    o terreno é apenas o que aparece na planta. o espaço para aceder às garagens parece-me apertado.

    quanto ao preço, depende sempre de varios factores, mas tendo em conta que não vai alterar o exterior da casa não me parece descabido, embora o piso radiante possa comer uma fatia importante do orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinopv
  3.  # 3

    parece-me bem, tendo em conta as suas opções.
    embora não se conheça o existente, por exemplo há quem gostasse mais de meter as escadas a meio ( no miolo) e poder organizar melhor o 1º andar. No entanto está fora do comum, desde que satisfaça as suas necessidades funcionais tudo bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinopv
  4.  # 4

    Depois de debater um pouco com a família decidimos que o piso de cima está bem. Só iremos por mais uma parede e acrescentar um quarto onde é um espaço "aberto".

    Os pontos que menos gostamos:

    -> No R/C não gostamos daquela parede a separar a cozinha da sala! Não ficaria melhor uma ilha e retirar essa parede ? ( Penso que esta é uma parede de apoio da casa)
    Não gostamos do facto de ter só uma porta de acesso à cozinha e não por exemplo uma porta de correr ou algo do género open space junto às escadas com ligação à sala.

    -> No R/C o WC da suite parece-me demasiado grande! ( Este espaço neste momento é um quarto) Mesmo sendo para uma pessoa com mobilidade reduzida mas esta não está de cadeira de rodas. Aqui penso que se podia encurtar o WC e talvez criar um pequeno escritório ( TIpo 1/2 Quarto)

    @pauloagsantos - Sim o terreno é o que está na planta. e um dos problemas é mesmo o acesso à garagem que tem 2.30 metros mas quanto a isto não posso fazer nada! é ir devagarinho com o carro!

    @marco1 - Estas escadas existem mas ele quer inverter a ordem para optimizar melhor o espaço no 1º Piso. Penso que por umas escadas no meio iria aumentar substancialmente o custo da obra.

    Quanto ao Sistema de aquecimento qual punham?
    Aproveitavam a lareira que está situada na sala (à esquerda da planta) entre as duas janelas ? E pôr um recuperador de calor como este user fez: ou algo do género.

    Desculpem mas tive a recalcular a àrea util da casa e é 85.1 m2 no R/C e 46.8 m2 ( isto tirando corredores e escadas).

    Será muito caro o Piso radiante para estas dimensões? Vale a pena? Ou que alternativas poderei considerar?

    Desde já obrigado pelas vossas respostas.
  5.  # 5

    Acho tudo muito bem.. agora aquelas bicicletas nunca irão ficar assim arrumadas ;) Ali é um bom local para a bancada de apoio.
    Eu faria sempre uma comunicação entre a garagem e os arrumos. Assim como está não me parece funcional. A porta de entrada para esses arrumos, também condiciona muito, parece-me muito estreita. Alguma razão para isso?
  6.  # 6

    dinopv

    tal como eu referi por aqui não se conhece o existente, dai que ser assim ou outra coisa não podemos avalizar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Eu faria sempre uma comunicação entre a garagem e os arrumos. Assim como está não me parece funcional. A porta de entrada para esses arrumos, também condiciona muito, parece-me muito estreita. Alguma razão para isso?


    Essa porta já existe mas realmente parece-me uma boa sugestão ter um acesso aos arrumos pela garagem ou então não colocar ali a churrasqueia! A churrasqueia e forno a lenha já existe mas está junto aquela "área branca" "na vertical" isto tendo em conta a planta.

    tal como eu referi por aqui não se conhece o existente, dai que ser assim ou outra coisa não podemos avalizar.


    @marco posso tirar fotos do interior e mostrar aqui!

    Aqui seguem imagens do exterior da casa.
      frente_1.png
  8.  # 8

    Frente - Outra vista
      frente_2.png
  9.  # 9

    Vista Aérea
      vista_aerea.png
 
0.0172 seg. NEW