Boas Minha mãe faleceu já alguns anos e recentemente faleceu o meu pai!! Deixando para trás um casa, um apartamento, um cafézito e um terreno com cerca de 550m2 com um casinha velhinha a meio!! Eu e meu único irmão, sendo os unicos dois herdeiros, descobrimos para nosso espanto que o meu pai deixou testamento onde beneficiava a sua namorada de 10 anos com o terreno de 550m2 avaliada em 23 mil euros nas fianças!!! Sendo esse bem da minha mãe antes de ela se casar com meu pai , eu com a sua morte herdei juntamente com o meu irmão e o meu pai 1/3 para cada!!! ela pode fazer isso por lei? Devo contestar este testamento? Desde de já agradeço!
Portanto, se bem entendi, quando a sua mãe morreu NÃO fizeram partilhas? Isto é, NÃO registaram o terreno da sua mãe em nome dos 3 herdeiros (1/3 para cada um)?
É que o seu pai não pode dispor em testamento de um terreno de que (em teoria) só é proprietário de 1/3! Portanto, SE o terreno está registado em nome dos 3 herdeiros (o marido e os dois filhos), o seu pai fez um testamento inválido. Consulte um advogado!
Por outro lado, o seu pai pode dispor em testamento de até 1/3 dos valores que possui. Eu tentaria chegar a um acordo para que as últimas vontades dele fossem cumpridas...