Iniciar sessão ou registar-se
    • korpys
    • 23 abril 2009 editado

# 1

Olá a todos!
    A questão é a seguinte, depois de realizada a escritura de compra e venda de uma moradia que ficou registada em nome de uma empresa do ramo imobiliário, a responsabilidade do pedido de isenção de IMI deve ser serviço da competência do contabilista ou do advogado (solicitador) dessa firma?

Cumps
  1.  # 2

Parece-me um acto proprio do contabilista.Não do advogado.
  2.  # 3

Se nao estou em erro, caso o imovel nao seja para habitaçao propria e permanente, nao tem direito a isençao de pagamento de IMI.
  3.  # 4

Estamos a falar de "isenção" ou de "não sujeição"?
  4.  # 5

Estou a falar de isenção! E o imóvel destina-se a revenda, é dentro destes parâmetros que pergunto...
    • Gambit
    • 23 abril 2009 editado

# 6

Bem me parecia que o korpys quando falou em isenção ... queria dizer não sujeição.

Alínea e), nº1 do Artigo 9º do CIMI.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/CIMI/CIMI9.htm

Como pode ler no artigo 9º, o prédio tem de estar no activo circulante!

Como tal ...

Colocado por: ParreiraParece-me um acto proprio do contabilista.Não do advogado.
  5.  # 7

Gambit, o prédio está no activo circulante da empresa tal como tu referiste!
    • Gambit
    • 24 abril 2009 editado

# 8

Pelo menos já estou melhor esclarecido.

Voltando à pergunta

Colocado por: korpys ... a responsabilidade do pedido de isenção de IMI deve ser serviço da competência do contabilista ou do advogado (solicitador) dessa firma?

Para mim é dos dois, se por um lado o solicitador trata das questões relacionadas com notarios, conservatórias, finanças (lado burocrático) vai precisar do contabilista para lhe dar o balacante para provar nas finanças que o imóvel está no activo circulante.

O que quis dizer no meu comentário anterior, onde citei o Parreira, foi um contabilista "consegue" fazer efectuar o pedido sózinho, um solicitador precisa do contabilista para o "fazer".

0.0121 seg. NEW