Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

não sei bem picareta, nunca aprofundei bem o assunto, no entanto já projetei alguns "mezaninos" com uma pequena zona de estúdio e nunca me disseram nada.
    acho que o facto de abrir completamente para a sala não precisa de cumprir com certas normas.
  2.  # 42

Colocado por: marco1não sei bem picareta

Nem eu. Só fiz um projecto de arquitectura na minha vida, e foi chumbado por causa de uma escada em caracol. Já foi há muitos anos.
  3.  # 43

mas era uma escada em caracol para um piso ou para um "mezanino"? é que é diferente.
  4.  # 44

Colocado por: marco1mas era uma escada em caracol para um piso ou para um "mezanino"? é que é diferente.

Era um quarto.
  5.  # 45

pois...assim não dava.
  6.  # 46

Colocado por: marco1um "mezanino"?

E na planta o que é que se escreve? mezanino? Arrumo? Outra?
    • m.arq
    • 13 fevereiro 2016

# 47

Colocado por: Picareta
    Nem eu. Só fiz um projecto de arquitectura na minha vida, e foi chumbado por causa de uma escada em caracol. Já foi há muitos anos.

Josexy a tua verdade?
  7.  # 48

Picareta
    num apresentei assim como no pdf e noutro nem sequer fiz planta apenas aparece num corte um mezanino ( plataforma com 2 metros de largura apenas)
    mas também não era com escadas em caracol
  8.  # 49

Colocado por: marco1Picareta
    num apresentei assim como no pdf e noutro nem sequer fiz planta apenas aparece num corte um mezanino ( plataforma com 2 metros de largura apenas)
    mas também não era com escadas em caracol

Essas escadas até podiam dar para um piso superior se cumprisse as acessibilidades. Já as de caracol é outra coisa. Pelo que pesquisei agora ao de leve, embirram muito com elas....
    Acho que o melhor ainda é meter lá o mezanino e dizer que é um tecto e depois da licença de utilização meter-se a escada em caracol - daquelas do AKI ou outra qq.
  9.  # 50

acho que não seria necessário tanto.
    e também uma escada em caracol pode cumprir com as normas, tem a ver com a dimensão do cobertor.
  10.  # 51

Estou a ver que o trabalho de um arquitecto se assemelha muito a um advogado, mas sendo o cliente uma casa. :D
    • tnjp
    • 14 fevereiro 2016

# 52

Vou acompanhar este tópico. Esta também seria a minha casa ideal! Nos meus planos está a possibilidade de incorporar este estilo numa reconstrução.

Uma pergunta: qual o pe direito minimo para esse tipo de mezanino?
  11.  # 53

dependendo para que vai servir, até pode ter o que quiser.
    é logico que abaixo dos 2 m não fica confortável em termos de utilização.
  12.  # 54

A meu ver a unica vantagem de uma sala com 5metros de altura é que pode meter uma ponte rolante... para a malta dos moldes é fixe, mete uma cnc atras do sofa e faz uns biscates....

Acho melhor amadurecer a ideia. Nao é q seja feio em revistas mas é um desperdicio de area, torna mais cara a climatizacao do espaco, a limpeza fica muito complicada, quer dizer... se gostar de conviver com aranhas pode ser una experiencia fixe!!! :)
  13.  # 55

GT

não é como diz, tanto mais que 6+4=10 assim como 2+8=10
  14.  # 56

Ok, há varias formas de o fazer, se o orçamento e a área permitir.... mas em todo o caso vamos lá então ver um exemplo de uma sala com 5m de altura em que se aproveite os 175m3 da sala ao invés dos tradicionais 105m3 que tem de volume uma sala comum, considerando os mesmos 35m2 de chão...

Pode colocar mais quadros, pode colocar candeeiros suspensos, pode.... não digo que não, mas em termos práticos, prefiro agarrar nos 35m2 de cima da sala e convertê-los em algo aproveitável, a tal zona de tratamento de roupa, para não ter a roupa à mostra quando leva os amigos lá a casa... ou mesmo o tal escritório/arrumos, para não ter a tal escada de limpar as teias de aranha, a ferramenta para arranjar uma torneira, os dossiers da documentação e aquelas caixas com coisas que se usa 1x por ano....
  15.  # 57

pressupondo as suas necessidades, as de outra pessoa eventualmente serão outras.
    por exemplo numa remodelação que estava para fazer( ficou adiada) eu insistia com a dona da casa que não iria ficar mal a miniscula cozinha ter uns armários superiores pois quase não havia arrumação nenhuma mas ela insistiu que só queria mesmo era a bancada e o frigorifico.
  16.  # 58

Colocado por: GT_racing eu prefiro agarrar nos 35m2 de cima da sala e convertê-los em algo aproveitável, a tal zona de tratamento de roupa, para não ter a roupa à mostra quando leva os amigos lá a casa... ou mesmo o tal escritório/arrumos, para não ter a tal escada de limpar as teias de aranha, a ferramenta para arranjar uma torneira, os dossiers da documentação e aquelas caixas com coisas que se usa 1x por ano....

Ironicamente, é a isso mesmo a que eu chamo de "área não aproveitável". ;)

Segundo esse raciocinio, para quê ter um jardim quando o posso converter numa garagem para lá guardar mais tralha que só uso 1x por ano?

A resposta aqui é óbvia: Cada um constrói conforme as suas necessidades. Mas há que lembrar que uma casa não é só um sítio para se viver, é também para ser vivida.
    Concordam com este comentário: mfigu
    • tnjp
    • 15 fevereiro 2016

# 59

dependendo para que vai servir, até pode ter o que quiser.
    é logico que abaixo dos 2 m não fica confortável em termos de utilização.

Se for para quarto/escritório tem altura mínima?
  17.  # 60

mais uma vez depende, ou seja se essa divisão for considerada como compartimento habitável autónomo e cumprir com as condições exigidas de acesso e fenestração então a altura minima regulamentar é 2.4 m, se não lhe chamar nada, apenas mezanino pode ter a altura que quiser.
    compreenda que é um campo suscetível de várias interpretações ao nível legal. depende muito da forma como se expõe a existência do espaço.

0.0218 seg. NEW