Tenho um apartamento que sempre teve alguns problemas de humidade nas paredes viradas para norte (2 divisões) que devido aos prédios e vegetação envolvente praticamente não recebe sol directo.
A humidade apesar de não estar em situação extrema revela-se em maior quantidade nos cantos superiores mas também alguma em cantos inferiores, o que me leva a pensar que poderá ser condensação mas também infiltrações do prédio. Infelizmente há vários anos que tento que o condomínio resolva os possíveis problemas externos (reparação de pequenas rachas e impermeabilização)… mas sinto estar a travar uma batalha inglória.
Enquanto residia no apartamento sempre tentei contornar o problema com desumidificador, arejando bastante a casa ou limpando constantemente as paredes, contudo, actualmente estou a arrendar o apartamento e devido a esta situação já perdi um inquilino e temo em perder o actual inquilino.
Gostava de resolver esta situação mas não estou a encontrar a melhor forma / económica para o fazer. Falaram-me que uma das soluções seria a forrar as paredes e tectos de gesso cartonado. Será esta uma boa solução ? Que outras soluções existe para resolver o problema? E já agora conhecem empresas na zona de Lisboa que efectuem este tipo de trabalhos?
As imagens não são do apartamento pois não tenho de momento, mas ilustram o que se verifica. O tecto não esta tão critico como a imagem mostra mas acumula alguma agua.
A avaliar pelas fotos parece ser condensação. Causa: Probabilidade de isolamento térmico deficiente e falta de ventilação. Tem por aí vários tópicos sobre como intervir.
Colocado por: amadogo Gostava de resolver esta situação mas não estou a encontrar a melhor forma / económica para o fazer.
São condensações.
Não há nenhuma forma económica de resolver o problema. Ou o condomínio isola o prédio pelo exterior com ETICS, o que é um pesadelo porque raramente há consenso, ou então isola pelo interior com gesso cartonado.