Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há fitas de silicone autocolante de vários diâmetros.

https://a.aliexpress.com/_mLU5csO
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcasa
      Screenshot_20230209-141429.png
  2.  # 2

Colocado por: hangasncia certa da borda, para

pelo que percebo, a borracha, quando esmagada, tem de ficar rente à borda. Certo ?
    Eu estive a analisar e a borracha está esmagada antes da borda, tenho de aproximar mais da borda ?? e porquê ? se é para estancar, devia funcionar como está actualmente.
    E a borracha já vem de origem, colada à placa. Devo descolar da placa ?
  3.  # 3

Colocado por: rjmpiresq

Parece interessante. A questão é se perde a garantia, com essa cola adesiva em cima da placa
    • hangas
    • 9 fevereiro 2023 editado

# 4

Colocado por: pcasaEu estive a analisar e a borracha está esmagada antes da borda, tenho de aproximar mais da borda ?? e porquê ?

Se ficar mesmo junto a borda evita principalmente a acumulação de lixo por baixo do bordo da placa.
    Embora a estanquicidade possa ser afetada pela acumulação de sujidade, o que pode acontecer é a borracha em alguns pontos ficar para lá do limite do corte.

De experiencia prática, onde já montei 2 placas para mim, colocar a borracha na borda resolveu o problema do lixo acumular no bordo como vi em algumas que usei. Ficam por vezes a uns 2mm da borda entram para la migalhas e liquidos que são muito difíceis de limpar sem enfiar um objecto contundente nesse espaço (com o possivel dano que isso causa).

Na ultima que montei, e visto que o tampo ainda é temporario, só está mesmo pousada com o próprio peso, sem uso das garras que são fornecidas e ainda assim sem qualquer problema.
  4.  # 5

Colocado por: pcasa
    Parece interessante. A questão é se perde a garantia, com essa cola adesiva em cima da placa

Não faço ideia o que diz nas condições de garantia quanto ao uso ou não de uma fita perimetral.
  5.  # 6

Colocado por: hangas

Se ficar mesmo junto a borda evita principalmente a acumulação de lixo por baixo do bordo da placa.
    Embora a estanquicidade possa ser afetada pela acumulação de sujidade, o que pode acontecer é a borracha em alguns pontos ficar para lá do limite do corte.

De experiencia prática, onde já montei 2 placas para mim, colocar a borracha na borda resolveu o problema do lixo acumular no bordo como vi em algumas que usei. Ficam por vezes a uns 2mm da borda entram para la migalhas e liquidos que são muito difíceis de limpar sem enfiar um objecto contundente nesse espaço (com o possivel dano que isso causa).

Na ultima que montei, e visto que o tampo ainda é temporario, só está mesmo pousada com o próprio peso, sem uso das garras que são fornecidas e ainda assim sem qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pcasa

uma dúvida que tenho é essa questão do lixo acumular entre a borracha e a borda...ora se a borracha é para estancar, como pode haver lixo a acumular depois da borracha ? teria de passar por baixo ou por cima da borracha...independente disso, o meu problema não é questão do lixo, mas sim e única exclusivamente a estanqucidade...não quero que verta nem uma gota de água para baixo da placa, pois existe um forno e tomada elétrica. Terei de estudar melhor essa questão da borracha, uma vez que é impossível ver se está na borda em toda a superfície ao redor, a não ser que descole a borracha que vem de origem colada à placa e cole uma fita vedante ao redor da bancada e junto à borda e só depois colocar a placa. A Bosch traz uma borracha já fixa à placa e não me parece que tivesse bem alinhada em toda a extensão...
    • hangas

# 7

Colocado por: pcasaora se a borracha é para estancar, como pode haver lixo a acumular depois da borracha ?

Não é depois..é antes. E por baixo do bordo e até onde começa a junta.
    O equivalente a por baixo das unhas até ao dedo :)
  6.  # 8

Pelo que me foi dito por um técnico que veio cá a casa, a placa não pode ser vedada por silicone pois corre o risco de estalar/partir devido a criar vácuo.
    Foi-me dito que deve ser usado sempre a fita que vem com a placa.
  7.  # 9

Colocado por: bluthunder82Pelo que me foi dito por um técnico que veio cá a casa, a placa não pode ser vedada por silicone pois corre o risco de estalar/partir devido a criar vácuo.

Vácuo? No way. Ela está aberta por baixo não é possível criar vácuo
    Concordam com este comentário: hangas
  8.  # 10

Colocado por: taunus

Taurus, foi o termo utilizado pelo técnico e que diz que já não é a primeira que vê partir por causa disso. Se não se expressou bem não sei
    • hangas

# 11

Colocado por: bluthunder82Taurus, foi o termo utilizado pelo técnico e que diz que já não é a primeira que vê partir por causa disso.

Também não acredito que possa partir apenas por esse motivo. Estamos a falar de um cordão perimetral de silicone, certo?

Não estamos a falar de colar o bordo da placa com cola e veda a ponto de a mesma não conseguir mexer.
    Se a placa ficar apoiada na bancada, apenas com o silicone a preencher a junta não estou mesmo a ver como é que pode partir.

Agora se a placa for colocada em cima de um cordão irregular de silicone de forma a que não esteja bem assente e haja pontos com mais pressão que outros, ai já é outra coisa.

Mas os "técnicos" as vezes usam com cada expressão que ouviram dizer que um gajo até fica de olhos em bico.
  9.  # 12

O motivo que me deu foi mesmo o que escrevi
  10.  # 13

Colocado por: hangas

Colocado por: bluthunder82

Pelo que me foi dito por um técnico que veio cá a casa, a placa não pode ser vedada por silicone pois corre o risco de estalar/partir devido a criar vácuo.
    • https://thumbs.dreamstime.com/b/todo-o-olho-de-vista-s%C3%ADmbolos-illuminati-sinal-ma%C3%A7%C3%B4nico-conspira%C3%A7%C3%A3o-das-elites-101778337.jpg');" >
      taunus
    • há 3 horas

Concordam com este comentário:hangas

Taurus, foi o termo utilizado pelo técnico e que diz que já não é a primeira que vê partir por causa disso. Se não se expressou bem não sei

Também não acredito que possa partir apenas por esse motivo. Estamos a falar de um cordão perimetral de silicone, certo?

Não estamos a falar de colar o bordo da placa com cola e veda a ponto de a mesma não conseguir mexer.
    Se a placa ficar apoiada na bancada, apenas com o silicone a preencher a junta não estou mesmo a ver como é que pode partir.

Agora se a placa for colocada em cima de um cordão irregular de silicone de forma a que não esteja bem assente e haja pontos com mais pressão que outros, ai já é outra coisa.

Mas os "técnicos" as vezes usam com cada expressão que ouviram dizer que um gajo até fica de olhos em bico.

Obrigado. Já percebi, nesse caso a Bosch traz uma borracha colada por baixo que não está na borda... em toda a extensão fica com uma folga, que leva acumular lixo por baixo,etc.
    Qual a solução ? descolar essa borracha e comprar uma fita selante próprias para placas ? Ou voltar a colar essa borracha na borda e usar a fia adesiva por dentro ? A borracha só deixa verter água
  11.  # 14

Mas estão sempre a verter coisas na placa?
    Eu limpo esse espacinho com uma escova de dentes, resulta bem.
  12.  # 15

Pode sempre comprar outra fita para por mais junto às extremidades da porta

https://casadosacessorios.pt/produto/5281105/

https://shop.electrolux.pt/cozinhar/fornos-placas/juntas/vedante-adesivo-para-placa-de-vitroceramica/p/3305733010
  13.  # 16

Colocado por: rjmpires
    Não faço ideia o que diz nas condições de garantia quanto ao uso ou não de uma fita perimetral.

A garantia não diz nada de especial... Mas... quando eu vou ver uma placa e está está colada, as ordens superiores é parou...o cliente descola e depois pede a assistência novamente...
    • neco
    • 9 fevereiro 2023

# 17

Coloquei uma placa que no manual manda vedar com silicone termo resistente
    • pcasa
    • 10 fevereiro 2023

# 18

Colocado por: bluthunder82Pode sempre comprar outra fita para por mais junto às extremidades da porta

https://casadosacessorios.pt/produto/5281105/

https://shop.electrolux.pt/cozinhar/fornos-placas/juntas/vedante-adesivo-para-placa-de-vitroceramica/p/3305733010

Qual a diferença ? Uma custa 4 eur e a outra 29 eur...
  14.  # 19

Colocado por: rui1234quando eu vou ver uma placa e está está colada, as ordens superiores é parou...o cliente descola e depois pede a assistência novamente...

Já me aconteceu isto há uns anos. Na altura, tinha a placa com silicone e nem sabia. Tive um problema na placa e o técnico ao aperceber-se que estava agarrada, disse precisamente isso, que não podia mexer e que o cliente teria de descolar a placa e pedir nova assistência. Lá tive de ligar ao instalador que esteve imenso tempo para conseguir descolar a placa.

Pcasa,
    Ok,ficam lá umas migalhas que nem sempre são fáceis de tirar, mas água a escorrer para baixo? A pia deve estar afastada da placa, pelo que pergunto se, neste espaço, tem por hábito despejar água para haver esse risco? Confesso que nunca foi coisa que imaginei que pudesse acontecer. A borracha que tenho é fraca, mas recentemente tive de tirar a placa por avaria e não detetei vestígios de infiltração de água.
  15.  # 20

Colocado por: pcasa

Qual a diferença ? Uma custa 4 eur e a outra 29 eur...

Se calhar nenhuma, repare que uma está à venda numa loja de peças e a outra na loja da marca. É uma questão de pedir preços numa loja perto de si, ou pedir orçamento nesta loja para fita para a marca que pretende

0.0325 seg. NEW