Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora boas

Embora não seja este o melhor sítio para se fazer esta questão, não consigo falar na SS e não tenho disponibilidade para lá ir tão cedo presencialmente, portanto pensei que me pudessem dar umas luzes.

A minha mãe, por diversos motivos, não chegou a ter 15 anos de descontos. Trabalhou mais do que isso, mas nem todos os anos foram contabilizados...depois vieram os filhos, veio para o desemprego e nunca mais conseguiu trabalho...enfim.

Sem ter os 15 anos de desconto, mas vivendo comigo, terá ela direito, quando fizer 66 anos, à pensão social de velhice?
  2.  # 2

•  
      Tyrande
    • 26 janeiro 2016 editado

# 3

Obrigado Rafael, estava mesmo a ler isso.

A minha questão prende-se ao facto de ela viver neste momento comigo. Será que o meu rendimento será englobado?

EDIT: ela está englobada na minha declaração de IRS como "ascendentes a cargo" ou como é que se chama...
  3.  # 4

pelo que já li , parece que não tem nada contra através do Agregado familiar parece ser mais pessoal ...
  4.  # 5

Parece-me também... Bem, lá vou ter de tentar desencantar um dia de férias para ir à SS... a linha de apoio deles tá morta :/
  5.  # 6

é assim liguei por si e porque tenho tratamento vip e confirmo não ter nada a ver com o agregado ... a Pensão é da sua Mãe agora o resto está bem explicado .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  6.  # 7

Colocado por: rafaelisidoroé assim liguei por si e porque tenho tratamento vip e confirmo não ter nada a ver com o agregado ... a Pensão é da sua Mãe agora o resto está bem explicado .

Fonix...você conseguiu falar no 300 502 502? Ou tem connects?
    • slsg
    • 26 janeiro 2016

# 8

Já tentou colocar a pergunta através da segurança social direta com o acesso dela? Geralmente costumam responder dentro de um tempo razoavelmente curto. Quando foi da minha mãe, embora situação diferente, tratei tudo pela segurança social direta sem ela ter que se deslocar uma única vez.

Pelo que sei a atribuição da pensão social de velhice não está condicionada aos rendimentos do agregado familiar alargado, apenas ao do cônjuge se fosse o caso.
    •  
      Tyrande
    • 26 janeiro 2016 editado

# 9

Ainda não tentei a SS direta. Acho que ela ainda não se inscreveu nisso. E quando digo ela, claro que quero dizer "eu ainda não a inscrevi", porque os pais quando ficam velhos parecem que se tornam nossos filhos ...hehehehe...XD

É uma boa oportunidade para o fazer!

EDIT: rendimentos do cônjuge não se aplicam.
    Concordam com este comentário: slsg
    • slsg
    • 26 janeiro 2016

# 10

Por acaso também fui eu que tratei da reforma da minha mãe e da minha sogra e continuo a tratar de tudo o que envolva acessos mais rápidos e com novas tecnologias aos assuntos do dia a dia eh eh eh incluindo fazer assistência técnica à box da NOS que por engano os meus pais carregaram no botão errado e lá estive eu a 130 km da box por telefone a dizer "então e se carregarem no botão amarelo que fica no lado bla bla bla o que acontece? e agora? ;) "
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Tyrande
  7.  # 11

Colocado por: Tyrande

Directamente na SS digamos que não gosto de incomodar ninguem em nenhum sector publico mas estou á vontade em quase todos ...
  8.  # 12

A linha de apoio é para esquecer, uma vergonha.... e o pior é que se gasta dinheiro a ouvir uma cassete. No outro dias tentei ligar 3 vezes nunca atenderam mas a cassete não parou, resultado vi na factura do telefone o que gastei nas 3 chamadas. Uma vergonha para a SS.

Tente comunicar a través da S Social directa,. Penso que funciona melhor.
  9.  # 13

Colocado por: slsgPor acaso também fui eu que tratei da reforma da minha mãe e da minha sogra e continuo a tratar de tudo o que envolva acessos mais rápidos e com novas tecnologias aos assuntos do dia a dia eh eh eh incluindo fazer assistência técnica à box da NOS que por engano os meus pais carregaram no botão errado e lá estive eu a 130 km da box por telefone a dizer "então e se carregarem no botão amarelo que fica no lado bla bla bla o que acontece? e agora? ;) "
    Concordam com este comentário:LuisPereira

Uiiiii! Nem me diga!
    - Mãe carrega em links sem ler....filllhhhaaaaaaa, o pc está com umas mensagens esquisitas! - lá tenho de ir eu limpar os vírus e porcarias...
    - Mãe aprendeu a usar a câmara do telemóvel. Telemóvel fica sem espaço no cartão - filllllhhhhaaaa, o telemóvel não tira mais fotos - lá tenho eu de ir descarregar as fotos para o pc
    - fazer updates ao windows/antivirus - filhhhaaaaa!
    - Mãe liga a TV e não tem imagem - filhhhhhaaaaaaa, a TV não está a dar. (era só carregar no botão "source" para ir buscar sinal à box)

Ser filho dá trabalho! hehehehe
    Concordam com este comentário: slsg, A&J
  10.  # 14

Esse número só funciona das 09:00 às 10:00.
    Depois das 10:00 é praticamente impossível alguém atender o telefone.
  11.  # 15

Uiiiii! Nem me diga!
    - Mãe carrega em links sem ler....filllhhhaaaaaaa, o pc está com umas mensagens esquisitas! - lá tenho de ir eu limpar os vírus e porcarias...
    - Mãe aprendeu a usar a câmara do telemóvel. Telemóvel fica sem espaço no cartão - filllllhhhhaaaa, o telemóvel não tira mais fotos - lá tenho eu de ir descarregar as fotos para o pc
    - fazer updates ao windows/antivirus - filhhhaaaaa!
    - Mãe liga a TV e não tem imagem - filhhhhhaaaaaaa, a TV não está a dar. (era só carregar no botão "source" para ir buscar sinal à box)

Ser filho dá trabalho! hehehehe
    Concordam com este comentário:slsg

No tempo da TV analógica e dos 4 canais (antes da TV cabo), sempre que os meus pais me vinham visitar, desprogramavam sempre os canais da TV da sala, da TV do quarto e da TV da cozinha. Eram todas TVs de marcas diferentes.

Paciência...
    • slsg
    • 26 janeiro 2016

# 16

Colocado por: marcoaraujoNo tempo da TV analógica e dos 4 canais (antes da TV cabo), sempre que os meus pais me vinham visitar, desprogramavam sempre os canais da TV da sala, da TV do quarto e da TV da cozinha. Eram todas TVs de marcas diferentes.

Paciência...

Eh eh eh eh Andavam sempre bastante entretidos eh eh eh
    • JPSF
    • 26 janeiro 2016

# 17

Colocado por: marcoaraujo

No tempo da TV analógica e dos 4 canais (antes da TV cabo), sempre que os meus pais me vinham visitar, desprogramavam sempre os canais da TV da sala, da TV do quarto e da TV da cozinha. Eram todas TVs de marcas diferentes.

Paciência...

Usufrua deles, tomara eu que os meus ainda me pedissem para ver porque a Tv não dá.......!!!
    Concordam com este comentário: A. Madeira, rafaelisidoro, maria rodrigues, Sabrina
  12.  # 18

Colocado por: TyrandeE quando digo ela, claro que quero dizer "eu ainda não a inscrevi", porque os pais quando ficam velhos parecem que se tornam nossos filhos ...hehehehe...XD

Também há o caso dos filhos que "obrigam" os pais a manterem-se activos. Por exemplo: quem marca as consultas no médico de família, para os filhos e seus apêndices, são os pais; quem cuida do(s) neto(s) são os avós (pais dos pais), que são quem se preocupa com as principais refeições do(s) neto(s), etc. Agora, quanto a certas tecnologias, aí os pais são uns dependentes, mais por culpa dos filhos que, em vez de explicarem uma vez, outra vez, preferem "resolver" momentaneamente a dificuldade e o problema fica adiado sine die.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  13.  # 19

Ai só lhe dou razão numa coisa: quem se preocupa com as principais refeições...

É a Mãe.

E mesmo assim já ando a dar-lhe na cabeça que vou obrigá-la a ir a um nutricionista porque anda com a mania das dietas (aos 60 anos) e anda a ter uma alimentação que eu considero insuficiente para um adulto... é o velho "faz o que eu digo, não faças o que eu faço!"

Mas quando é o pai/mãe que fala, tem de ser porque eles é que sabem!
    Quando é o filho que fala, é tipo: "eu é que sei. Já tenho XXXXX anos e não és tu que vais me dizer como é!"

De resto? Quem marca consulta no médico? Eu!!!!!! (se deixasse por conta dela...uiiiii!).
  14.  # 20

Colocado por: Tyrandeporque anda com a mania das dietas (aos 60 anos)

A minha com 74 anos aprendeu a ler e escrever aos 65, agora com a mania dos computadores meteu-se numa escola de informática, comprou um tablet e no Domingo um portátil, vá lá um tipo entender!

0.0217 seg. NEW