Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 29 janeiro 2016

# 21

Colocado por: frapimentos Fabricantes recomendam que as grelhas sejam instaladas a cerca de 2 metros de altura. e com a saída de ar virada para cima, para não criar desconforto.

Não ponho isso em causa. Mas como o ar quente é mais leve e acomulasse na parte superior da divisão, vai criar sempre mais perdas porque o ar frio ao entrar nessa zona, vai arrefecer mais rapidamente o ar que lá existe...
    • HFR
    • 29 janeiro 2016 editado

# 22

MNeo,

Em principio, deverei optar pela insuflação por grelhas, de forma passiva, que permitam serem fechadas quando entender. É uma solução menos perfeita, mas é mais barata e a "Maria" deve aceitar melhor, pois é menos invasiva e requer menos engenharia. Ontem, só de saber que iria colocar umas grelhas nas paredes ou portas de correr das janelas, ficou em pânico com o frio que isso iria causar :-)

Aconselha-me então a colocar nas paredes dos quartos que dão para o exterior, a 20cm do chão e o mais afastadas possível da porta de entrada. Em alternativa, o devo coloca-las o mais baixo possível se for nas portadas interiores de correr (as brancas), das janelas. Ficaria embutido? Não estou a ver que peça são estas que se colocam nas portadas interiores.

Na WC1, o tubo PCV (que tem a grelha de respiro), está mesmo em cima da porta de entrada e não por cima do Poliban. Claro que idealmente e porque o vapor sobe logo na vertical, seria esse tubo/grelha estar em cima do Poliban. Sendo assim, para o WC1, tenho duas hipoteses :
    - Ou coloco teto falso, aproveito o que já lá está e aplico tubabem para ir buscar a extração em cima do Poliban.
    - Ou coloco uma ventoínha extratora potente (+- 400m3/h)?

NA WC da Suite, só tenho janela, pelo que posso colocar o bocal de extração mesmo em cima da banheira, zona de maior vapor. Só que na parte de cima do WC, tenho uma zona de telha já muito baixinha, conforme foto.
    Pergunto se apesar de não ser perfeito, seria errado colocar o bocal de saída para a lateral, na parte que dá para a varanda? Fica é a ver-se da rua uma grelha...

De uma forma geral, a extração poderia ser por duas ventoínhas independentes de +- 400m3/h cada? As casas de banho são ambas pequenas. É claro que ao serem potentes para o espaço, a extração iria muito para além das WC.

Isto é uma solução muito simples. Se resultar, excelente. Se vir que é insuficiente, então terei que partir para algo mais "completo".

Na foto do esquema, a vermelho são as zonas de extração e a verde as zonas de entrada.
    Na cozinha já tenho um extrator, o do fogão. E tenho uma grelha regulável mesmo ao lado. Essa está sempre aberta e deixa entrar ar para dentro de casa.
      Chaminé exterior.JPG
      Vent.png
    • HFR
    • 29 janeiro 2016

# 23

frapiment,
    Uma máquina dessas seria muito cara? Compreendo se não quiser indicar valores.

Na cozinha não tenho assim humidades até porque nem todos os dias faço refeições. Tenho lá o extrator do fogão e uma grelha que dá para o exterior que deixo sempre aberta para que permite uma corrente de ar.
    • HFR
    • 29 janeiro 2016

# 24

Para colocação nas janelas, deve ser isto : "trickle vent" :
    http://www.ebay.co.uk/itm/Window-Trickle-Vent-Small-White-Ventilation-pvcu-upvc-/361328823716?hash=item5420e04da4:m:mf1ON4V6iOlJ-ZtBErsqlIg

Seria bom se houvesse algo de tamanho mais pequeno, mais discreto !
    • HFR
    • 29 janeiro 2016

# 25

Pensei neste ventilador para cada uma dos WC.

Mas 160mm.... quere-me parecer que é um bocal muito grande para aquele que lá está. Mas tem potência :-)

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Ventilacao/10152282.aspx
    • HFR
    • 29 janeiro 2016

# 26

Para colocação nas janelas, regulável, mas esteticamente menos apelativo...
    Creio que a peça exterior, na janela, tenha que ser igual.

http://www.serralhariaramiro.com/imagens/big201fotografia28.JPG
    • MNeo
    • 29 janeiro 2016

# 27

Colocado por: HFRAconselha-me então a colocar nas paredes dos quartos que dão para o exterior, a 20cm do chão e o mais afastadas possível da porta de entrada.

Eu aconselho desta forma só para minimizar as perdas de calor. No entanto quando decidir o tipo de grelhas de vai aplicar, peça ao vendedor ou instalador a ficha técnica do produto que lá deve explicar o sitio onde devem ser aplicadas.

Colocado por: HFRNa WC1, o tubo PCV (que tem a grelha de respiro), está mesmo em cima da porta de entrada e não por cima do Poliban. Claro que idealmente e porque o vapor sobe logo na vertical, seria esse tubo/grelha estar em cima do Poliban. Sendo assim, para o WC1, tenho duas hipoteses :
    - Ou coloco teto falso, aproveito o que já lá está e aplico tubabem para ir buscar a extração em cima do Poliban.
    - Ou coloco uma ventoínha extratora potente (+- 400m3/h)?

Nas remodelações muitas das vezes as vezes não se consegue a localização ideal. Mas se pode utilizar o sotão para passar as tubagens porque não escolhe o a área por cima do poliban para fazer a abertura para a tubagem de extração para a VMC de fluxo simples? Se quiser colocar um simples extrator ai utilizava a "grelha de respiro por cima da porta. Mas essa grlha de respiro tem que levar o ar para o exterior...

Colocado por: HFRNA WC da Suite, só tenho janela, pelo que posso colocar o bocal de extração mesmo em cima da banheira, zona de maior vapor. Só que na parte de cima do WC, tenho uma zona de telha já muito baixinha, conforme foto.
    Pergunto se apesar de não ser perfeito, seria errado colocar o bocal de saída para a lateral, na parte que dá para a varanda? Fica é a ver-se da rua uma grelha...

Se for ventilação por extrator fazia uma abertura ao lado da janela e colocava o extrator. Se for através de VMC de fluxo simples pode fazer uma abertura no teto, próximo do poliban, numa zona do sotão que permita trabalhar em condições...

Tenha atenção com o caudal dos extratores que coloca por forma a não criar a casa em depressão ( retirar mais as do que o que entra)... Esse caudal deve ser calculado, em função do volume da casa e de ter em atenção que o caudal que e entra em casa deve ser equilibrado com o que é extraído...

Colocado por: HFRNa foto do esquema, a vermelho são as zonas de extração e a verde as zonas de entrada.

As localizações parecem-me corretas...

Se quer uma solução simples para já tentava resolver conforme propôs... Se não resolver o seu problema ai já terá que optar por uma VMC...
  1.  # 28

Uma máquina destas só com 3 pontos de extracção ( a minha tem 7) custa cerca de 500€. Importante é que compre uma máquina de baixo consumo esta em particular é de 5,5w que a torna muito econômica considerando que para ser útil tem de estar ligada muitas horas senao em permanência pelo menos no outono/inverno.

MNeo Relativamente à localização das grelhas não fui eu que escrevi isso mas concordo com o FernandoFerreira devem ser colocadas na parte superior das janelas ou junto ao tecto pois é aí que se acumula a humidade. Se colocar em baixo para além de ter uma desagradável sensação de frio derivado ao varrimento do ar, como o ar frio que entra vai sendo aquecido progressivamente em direcção a boca de extracção vai atravessar em diagonal a divisão em que esta é sair pela porta sem nunca ter "arrastado" a humidade.

0.0168 seg. NEW