Iniciar sessão ou registar-se
    • HFR
    • 26 janeiro 2016 editado

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Ao ler sobre o tópico da VMC e porque durante a semana não tenho oportunidade de arejar a casa tanto quanto gostaria, achei interessante a ideia básica de extrair o ar húmido das casas de banho (cozinha não necessito). Mas lembrei-me de outra possibilidade, que seria também injectar ar da rua dentro de casa.

    Basicamente, o ar saturado saia das zonas que geravam humidade e entrava limpo nas zonas mais quentes.

    Sim, sei que existe a ventilação dupla. Mas não poderíamos ter antes 2 ventilações simples, uma IN (PIV - "positive pressure ventilation") e outra OUT (extrator mecanico fluxo simples) ?

    Até dentro do roupeiro poderia entrar ou sair ar. Alguém já pensou nesta possibilidade de serem 2 simples ?

    Obrigado a todos
  1.  # 2

    isso resolve-se com extracção mecanica de ar nas zonas humidas
    nas zonas secas (quartos e sala) leva grelhas de entrada de ar novo.
    não é necessários 2 Ventiladores, porque quando ligar a extracção nas Casas de banho, automaticamente vai puxar ar novo da rua através dos quartos e sala.
    • MNeo
    • 26 janeiro 2016

     # 3

    Colocado por: fernandoFerreiraAlguém já pensou nesta possibilidade de serem 2 simples ?


    Pode ter entradas de ar na fachada e ter apenas o sistema de VMC para fazer a extração.
    Mas ai não consegue ter um controle cuidado do caudal de ar que entra, que pode ser através de grelhas auto-reguláveis e além disso tem perdas de calor e de arrefecimento acentuadas através dessas grelhas auto-reguláveis.

    Existem acessórios que permitem efetuar extração nos roupeiros, acoplados ao equipamento de VMC.
    • HFR
    • 27 janeiro 2016 editado

     # 4

    Obrigado pelas sugestões. Sim, é verdade que num sistema que não é 100% estanque, se puxamos ar de dentro para fora, entrará ar novo para dentro da casa, pelos canais/respiros que houverem, ou por debaixo das portas, por exemplo.

    Aproveito pra contextualizar - atenção, esta situação nada tem a ver com um problema de infiltração que tive até ao inverno do ano passado e que comentei aqui no fórum. Felizmente e finalmente ficou tudo resolvido em definitivo, pois já choveu e choveu e tudo está bem ! Problema de "rufagem"...enfim... vamos para a frente!

    O tema agora é a "renovação do ar".

    A zona é húmida no inverno e todos os anos lá para o meio do inverno, aparecem-me uns pontinhos no teto ou paredes aqui e ali em 2 dos 3 quartos e hall de cima. Geralmente só tenho necessidade de os limpar aqui e ali uma vez por ano. Só que a tinta é fraquita (e foi enfraquecendo com as limpezas) e não tem poder antifúngico. Caso contrário, estou convencido que nem aparecia nada. Prova disto, é que no WC apliquei uma tinta há 2 anos e apesar de sermos 4 a tomar banho nela todos os dias (porta fechada e janela aberta), apenas surgiram meia duzia de pontinhos minúsculos que há dias limpei e fora isso, está sempre branquinho.

    Os roupeiros, também os abro e arejo, mas durante a semana não é tão facil.

    Aos fins de semana eu tenho oportunidade de arejar convenientemente a casa o que para além de renovar o ar, desce a humidade de 80 / 85 para 70, no inverno. No verão e Primavera, anda sempre pelos 30 e tal a 50.

    Durante a semana é mais dificil, pelo motivo que todos sabemos (trabalho) e é aí que os nossos amigos fungos se aproveitam. apenas consigo abrir a janela do WC e controlar a humidade da casa com o desumidificador.

    Apesar de a minha situação não ser das piores que tenho lido, longe disso, estou convencido que facilmente tudo melhorará com um extrator e uma forma de ventilar a casa minimamente sem ter que deixar as janelas abertas durante o dia, porque se pudesse fazer isso, estou plenamente convencido, que tudo estaria bem.

    O que aplicar e onde aplicar, é que não sei. Mas lembrei-me que tenho em todos os quartos e sala, umas tampinhas da pré-instalação do ar condicionado. Ora, será que posso usar-las para extrair ar ? :-)

    Portanto, sugerem-me um extrator de fluxo simples, certo? Mas como faria nos roupeiros ? Será que deixa-los abertos resolveria?

    Obrigado !
  2.  # 5

    Colocado por: HFRO que aplicar e onde aplicar, é que não sei.

    nas casas de banho
    • HFR
    • 27 janeiro 2016 editado

     # 6

    Atenção que tenho casa de banho no quarto. Apesar de fechar a porta durante e após o banho e ter sempre a janela para o exterior aberta (regras mandatórias!!), o quarto há-de receber sempre qualquer coisita. Claro, quando o WC está sequinho, fecho a janela e abro a porta, mas só nessa circunstância.

    Se eu colocar extratores nas casas de banho (a outra casa de banho pequena só tem uma grelha que vai para o sotão, sem motor), posso utilizar as entradas de ar da pre-instalação de ar AC para "injectar" ar da rua, mesmo que sem motor ? O ar da rua pode ser humido e frio, depende o, mas eu prefiro isso a não ter nada circulação de ar. Ligaria durante o dia, ou sempre que quisesse e chegando a casa, desligava.

    No fundo, ter as janelas abertas é isso : receber ar da rua, independentemente se é frio, quente, seco ou humido.

    Que tal?
  3.  # 7

    tem maquinas para isso!! uma faz tudo desde que consiga passar a tubagem!! por ex http://www.construnario.com/notiweb/26500/solerpalau-presenta-los-grupos-de-ventilacion-mecanica-controlada-ozeo-e-y-ozeo-e-ecowatt#.Vqi4C_mLQ2w sem recuperação de calor so extração penso que é mais ó menos isto que procura
    • HFR
    • 27 janeiro 2016

     # 8

    Uma máquina destas é muito cara ? Devo instala-la no Sotão ? Só tenho acesso ao Sotão pelo exterior... e tem que ser com escada de 2 lances. Não é prático, mas se a máquina nunca avariar...
    Pelo menos as tubagens poderia passa-las pelo sotão, junto à placa do chão e faze-las descer até às casas de banho e Hall do piso de cima. Mas a máquina, não sei onde pôr. No verão o sotão fica muito quente. Talvez a máquina deva estar num sitio diferente.


    Posso por uma grelha no sítio onde se projetou colocar a máquina do AC no exterior ? Todo o ar novo (ou a maior parte), entraria por aí e ia sair nas divisões onde já tenho a pre-instalação.
    Terei de ver se debaixo das tampas da pre-instalação do AC estão lá já alguns tubos de ar que pudesse deixar abertos e assim, bastaria por uma grelha em cada uma delas (para estas seria bom se desse para abrir e fechar, senão à noite a malta queixa-se do frio). O ar novo distribuía-se para dentro de casa, passivamente, por aí.
    Tenho estas tampas nos 3 quartos e na sala.

    É uma ideia, não sei se faz sentido.
    • HFR
    • 27 janeiro 2016

     # 9

    Dá-me ideia que os tubos que lá estão na pre instalação do AC nada têm a ver com isto...pelo que não os poderei adaptar para entrada de ar na casa.
    • MNeo
    • 27 janeiro 2016

     # 10

    A pré instalação de ar condicionado nada tem a ver com ventilação. O que deve ter ai é a caixa para recolha dos condensados dos aparelhos de Ac e a tubagem para passagem da cablagem de alimentação das maquinas e ligações à unidade exterior.

    As VMC apenas precisam de ter acesso para mudar filtros de ar, que é um processo que geralmente ocorre de 6 em 6 meses... Nas que têm filtros de ar.

    Poderia utilizar o sotão para colocação da maquina e passagem de tubagem.

    No verão com a ventilação através da abertura de janelas em fachadas opostas não precisa de ter a VMC a funcionar porque faz o mesmo efeito (renovação de ar).

    O modo de funcionamento usual e correto de uma VMC é a extração em casas de banho, cozinha e e zonas de armazenagem (dispensa...) e a insuflação de ar em quartos e sala, devendo o sistema estar dimensionado para haver um equilíbrio de caudal entre ambos (insuflação e extração). Neste caso é uma VMC de duplo fluxo.

    Para uma VMC de fluxo simples o mais usual e este sistema efetuar apenas a extração e a admissão de ar ser por aberturas na fachada...
    • HFR
    • 27 janeiro 2016 editado

     # 11

    MNeo,

    A minha ideia era um sistema simples, onde ao fazer extração, a mesma quantidade de ar entraria dentro de casa por debaixo das portas, calhas das janelas, respiro da cozinha, etc.

    Pois, é pena, pois não tenciono colocar AC para já. Nunca se sabe mais tarde, mas não está nos meus planos. E aquelas tampas não dão com nada ali.

    Quando estou em casa e posso abrir as janelas, não necessito deste sistema. Mas como isso não é o que acontece.... já necessito. E tudo isto é particularmente importante no inverno.

    As zonas de extração seriam as de maior humidade na casa : 2 WC do piso superior (1 está dentro da suite) hall piso superior e quartos. Os quartos acumulam a condensação da nossa respiração.
    Na cozinha e sala, piso inferior, não tenho qualquer problema. Mas supostamente os quartos deveriam receber ar fresco e não extrair, certo ?

    Será que assim funcionaria? O Hall de cima é um ponto de acesso a todos os quartos e à WC normal.
    No sotão o tubo de extração pode deitar para dentro do sotão ou tem que ir para o exterior? O sotão é bastante ventilado, pois só tem telhas em cima de vigotas.
    • MNeo
    • 27 janeiro 2016

     # 12

    Colocado por: HFRNa cozinha e sala, piso inferior, não tenho qualquer problema. Mas supostamente os quartos deveriam receber ar fresco e não extrair, certo ?


    Os quartos são uma área de insuflação. Não de extração, para fazer uma renovação do ar e melhorar a qualidade do ar respirado.


    Colocado por: HFRSerá que assim funcionaria? O Hall de cima é um ponto de acesso a todos os quartos e à WC normal.


    O Hall, escadas e zonas de circulação geralmente são zonas de transferência de caudal...

    Poderia fazer insuflação no hall mas não tira os melhores resultados dai, porque não consegue fazer uma mistura adequado entre o o ar novo e o ar a ser extradido.


    Colocado por: HFRNo sotão o tubo de extração pode deitar para dentro do sotão ou tem que ir para o exterior?


    O ideal é para o exterior, por mais uns metros de tubo faz um abertura na parede e deita o ar de extração diretamente para o exterior...
  4.  # 13

    HFR tenho um máquina simples fluxo instalada há dois anos a funcionar de forma ininterrupta e a minha casa não tem uma ponta de humidade. Deve colocar como Ja lhe indicaram no fórum em todas as casas de banho, cozinha e lavandaria e a entrada de ar é feitas pelas frestas e grelhas da casa. Se quiser garantir que um quarto tem varrimento de ar existem uma grelhas para adaptar nas janelas.

    A extracção da máquina deve expelir para o exterior do sótão. Se comprar um sistema microwatt ou seja baixo consumo deixa sempre ligado senão coloca um interruptor dentro de casa para ligar e desligar a ventilação sempre estiver fora.
      image65.jpeg
    • HFR
    • 28 janeiro 2016

     # 14

    Mneo,

    OK , se bem entendi :

    - Extração : Nas WC ou cozinha
    - Zonas de transferencia : Hall e escadas
    - Insuflação : Quartos

    Ontem estive a ver e a máquina de extração poderia ficar no sotão (salvo seja), por cima das WC. Numa delas, já tenho o tubo de PCV que desce verticalmente até à grelha. Na WC da suite não tenho nada ainda, mas perfurava-se a placa para baixo e instalava-se.
    Eu lembrei-me de uma maneira facil de fazer insuflação nos quartos. Ao ter o extrator a funcionar, colocava uma "grelha" pequena para o exterior numa zona escondida de cada um dos quartos. Ou seja, ao extrair ar para o sotão, o ar novo entrava passivamente do exterior para dentro dos quartos para reposição do ar que sai.
    Mas esteticamente acho que não é o melhor. Nas cozinhas ou WC vê-se muito, mas nos quartos....

    Será assim?
    • HFR
    • 28 janeiro 2016

     # 15

    Frapiment,

    Essa máquina vai buscar ar ao exterior? Eu tenho uma parecida, mas na casa de banho da Suite. Tem função de aquecimento também, mas usa o ar que está à sua volta, não vai buscar ar novo.

    Tem mais fotos ou site sobre essa máquina? Não estou a ver bem como funciona.

    Grelhas para adaptar nas janelas deve ser interessante. São reguláveis? À noite a "Maria" há-de querer fecha-las com cola de contacto, senão diz que faz corrente-de-ar !! :-) A minha da cozinha fecha-se se girar o botão. Não fica 100% estanque, mas suficientemente estanque.
    • MNeo
    • 28 janeiro 2016

     # 16

    Colocado por: HFROK , se bem entendi :

    - Extração : Nas WC ou cozinha
    - Zonas de transferencia : Hall e escadas
    - Insuflação : Quartos


    Sim. Extração : Nas WC, cozinha, dispensa, arrecadação.

    Colocado por: HFRMas esteticamente acho que não é o melhor. Nas cozinhas ou WC vê-se muito, mas nos quartos....


    Nos quartos a zona de insulfalção convem ser instalada numa zona que permita fazer o varrimento e mistura do ar no interior do compartimento, se for colocado no teto, não covem ser colocado logo junto à porta.

    Se quiser montar uma VMC de fluxo simples, embora na minha opinião não seja a melhor solução, pode instalar grelhas auto-regulaveis, nas paredes para fazer a entrada de entrada. Ai já não precisa da VMC para insulfar ar...
    • HFR
    • 28 janeiro 2016 editado

     # 17

    MNeo,
    Pois, uma VMC dupla é mais precisa pelo que me parece : Ela extrai e também injeta exatamente a partir da fonte que eu quiser determinar.

    Na de fluxo simples, só o extrator é que é preciso : ele extrai exatamente de onde eu quero, mas o ar injetado dentro de casa virá de todas as fontes que permitirem a entrada, até pode ser pelas brechas das janelas.

    Sobre o local a colocar no quarto, estamos a falar da porta da entrada, ou porta da varanda ? Anexo um esquema do piso superior. Não sou grande desenhador, e existem ali alguns detalhes que não são 100% assim, mas acho que dá para ter uma ideia ! Entretanto editei a primeira imagem e fica esta, mais esclarecedora.

    As grelhas seriam sempre auto reguláveis. A questão é o sitio da parede ou teto a colocar.

    Obrigado
      Esquema2.jpg
    • MNeo
    • 28 janeiro 2016

     # 18

    Colocado por: HFRSobre o local a colocar no quarto, estamos a falar da porta da entrada, ou porta da varanda ?


    No caso de insuflação nos quartos por VMC, se forem grelhas no teto aconselhava:

    Suite - Junto à porta da WC
    Quarto 1 e 2 - Junto à janela

    No caso de querer fazer insuflação por grelhas aconselho a colocar as mesmas na parede exterior ao pé das janelas ou nas próprias janelas, mas a 0,20 m do pavimento, ou o mais baixo possivel nas janelas porque se as colocar no topo da parede ou das janelas, vai ter mais perdas com o aquecimento, uma vez que o ar quente sobe...

    A extração nas WCs deve ser afastada da porta de entrada ou junto à zona de duche (onde são produzidos mais vapores).

    Colocando um teto falso na Wc da suite, WC 1 e Hall de entrada, conseguia passar por ai toda a tubagem de extração e insuflação (caso optasse por ventilação de duplo fluxo) e fazia a insulflação na parede a 0,20m do tecto, por cima das portas, que obtinha um melhor varrimento e mistura do ar através do efeito Coanda.
  5.  # 19

    Colocado por: MNeoNo caso de querer fazer insuflação por grelhas aconselho a colocar as mesmas na parede exterior ao pé das janelas ou nas próprias janelas, mas a 0,20 m do pavimento, ou o mais baixo possivel nas janelas porque se as colocar no topo da parede ou das janelas, vai ter mais perdas com o aquecimento, uma vez que o ar quente sobe...


    os Fabricantes recomendam que as grelhas sejam instaladas a cerca de 2 metros de altura. e com a saída de ar virada para cima, para não criar desconforto.
  6.  # 20

    A foto são as grelhas que são reguláveis. A minha máquina pode ver pelo link abaixo

    http://www.aldes-international.com/en/produits/bahia-optima-micro-watt-humidity-controlled/

    se comprar um kit vem já com 3 bocas de casa de banho higroregulaveis (abrem quando detectam aumento de humidade) 1 boca para wc ( abre com sensor de presença durante uns minutos) é uma boca maior para a cozinha que pode ser accionada por botão de pressão para a extracção máxima ( abre durante 20min depois de carregar)
 
0.0226 seg. NEW