Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Alguém sabe se existe uma tabela de rendimento de argamassa de cimento e areia a 1:5 para reboco de paredes?
    Já agora 1:5 corresponde a 1unidade de cimento para 5 de areia? Desculpem a minha ignorância!
  2.  # 2

Colocado por: bfbt2006Alguém sabe se existe uma tabela de rendimento de argamassa de cimento e areia a 1:5 para reboco de paredes?

Melhor seria que não houvesse :). Quer saber o quê? as dosagens ou o rendimento m2

Colocado por: bfbt2006Já agora 1:5 corresponde a 1unidade de cimento para 5 de areia?

Sim
  3.  # 3

O rendimento por m2.
  4.  # 4

Portanto para fazer uma argamassa a um traço de 1:4 teriamos:
    por ex:

40 kg cimento
    160 kg de areia

Qual o rendimento em m2?
  5.  # 5

Colocado por: bfbt2006Portanto para fazer uma argamassa a um traço de 1:4 teriamos:
    por ex:
    40 kg cimento
    160 kg de areia

LOLOLOL
    O traço é a proporção em VOLUME, e não em peso
    Para fazer 1m3 UM METRO CÚBICO de argamassa com um traço de 1:4 precisa de
    320kg de cimento (a densidade é de uns 1,25)
    1,04m3 de areia (ah pois!)
    e uns 250litros de água

O rendimento? Ora... é só dividir esse m3 pela espessura que vai aplicar! :-)
  6.  # 6

Colocado por: Luis K. W.LOLOLOL

Vamos com calma. Por muito estupidas que as perguntas possam parecer, faz-me sempre lembrar duas situações.

1ª Alguém disse: Não existem perguntas estúpidas, apenas respostas estúpidas"

2ª - trabalhei numa empresa onde perguntei exectamente o mesmo, isto é, quais as quantidades necessárias para se fazer 1m3 de argamassas a diferentes traços. Perguntei a todos os engenheiros da empresa e ainda hoje espero respostas. Por isso.....

Colocado por: bfbt2006
    Qual o rendimento em m2?

O problema do cálculo que pretende é que os traços são em volume e as compras em quilos/toneladas, pelo que temos de converter de quilos para m3. Para isso divide-se o peso pela massa vólumica. Até aqui é simples. O problema é que quando misturamos tudo na betoneira, o volume de argamassa produzido, não é a soma dos vários componentes, porque os mais finos (cimentos, cal) vão ocupar os espaços entre os grãos da areia. fazer estas contas com exactidão é complicado.

Por isso, acabamos sempre por encontrar uma forma expedita de fazer cálculos e o meu é o seguinte:
    O volume produzido numa betoneira, no fundo aquele que os interessa porque é o que vamos aplicar, é o volume do componente mais grosso, isto é, é o volume da areia.

Como o Luis disse, para uma 1m3 de argamassa ao traço 1:4, necessita de 1,05m3 de areia ou 1680kg de areia + 320kg de cimento. Para saber quanto m2 consegue executar, basta dividir pela espessura que vai aplicar, isto é, se vai fazer um reboco com 3cm de espessura, divida 1 por 0,03 e terá 33,33m2.

Claro que isto são consumos teóricos, porque a realidade é bem mais complicada. Por estas contas, sabendo os m2 a aplicar e a respectivas espessuras, poderíamos calcular as quantidades a comprar, mas que já fez estas contas, sabe que os desperdícios são brutais. Na areia chega-se aos 50%. Basta o areeiro vender a areia mais molhada (eles vendem a peso) e as contas ficam todas estragadas, dai a cada vez maior utilização de argamassa pronta, que além de melhor qualidade, o preço que aparentemente mais alto e nem sempre é assim (quase sempre)
  7.  # 7

Aqui ainda vendem à pá... (ou melhor ao m3, dizem eles)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  8.  # 8

Colocado por: 2970713Aqui ainda vendem à pá... (ou melhor ao m3, dizem eles)

É melhor nem perguntar onde é. E a pá é sempre a mesma, ainda têm o tamanho de nova, vai sempre cheia ?? Ai se a ASAE sabe disso
  9.  # 9

É sempre bom saber que existem pessoas bem dispostas, e que aproveitam qualquer oportunidade para mostrar os dentes. De qualquer modo agradeço a participação.

Acabei por encontrar um site, onde de modo bastante simples se mostram as dosagens. Sr. Luis aproveite... pode ser que ganhe alguma inspiração.

http://www.fazfacil.com.br/materiais/argamassas_assentamento.html
  10.  # 10

Caro bfbt2006,
    Eu ri-me porque aqueles doseamentos são mesmo SÓ para quem andou a estudar a teoria.
    (E, claro, porque o erro do doseamento proporcional ao peso, é clássico).

Na prática, é mesmo como diz essa tabela: é a balde!

SÓ QUE... aposto que Você não sabia que para fazer 1m3 de argamassa ao traço 1:4 precisa de:
    1,03 a 1,05m3 de areia
    uns 0,255m3 de cimento
    e uns 0,250m3 de água!?

Isto é, de 1,51m3 de materiais!

Deve ser por isto que depois dizem que os empreiteiros e fornecedores roubam nos materiais! LOLOLOL!

PS: essa sua tabela brasileira tem uma série de erros (alguns dos traços utilizados não são aqueles, já não se usam sacos de 50kg - eu ainda alombei com eles quando andei nas obras), mas dá-lhe uma ideia de como as coisas se passam.

Para 1m3 ao traço 1:5
    270kg de cimento (0,216m3)
    1,08 a 1,09m3 de areia
    cerca de 0,250m3 de água
  11.  # 11

Á coisas do diabo,vejam lá que o meu sogro, que é pedreiro à 40 anos, cada vez que faz massa, pega na sua calculadora cientifica e faz estes fabulosos calculos. Eu não tenho a certeza, mas acho que ele e os colegas tiraram a 4ª classe no Instituto Superior Técnico,
  12.  # 12

Fale com o seu sogro e peça-lhe para calcular as encomendas de material para construir um bloco de apartamentos e provavelmente irá mesmo precisar de uma calculadora. (Não precisa ser cientifica)
    • Mac
    • 24 abril 2009

# 13

Colocado por: bfbt2006Á coisas do diabo,vejam lá que o meu sogro, que é pedreiro à 40 anos, cada vez que faz massa, pega na sua calculadora cientifica e faz estes fabulosos calculos. Eu não tenho a certeza, mas acho que ele e os colegas tiraram a 4ª classe no Instituto Superior Técnico,

Então e ele, com 40 anos de trolhice, não lhe sabia dar a informação tão básica que veio pedir a este forum?
  13.  # 14

Colocado por: MacEntão e ele, com 40 anos de trolhice, não lhe sabia dar a informação tão básica que veio pedir a este forum?

Atenção que a pergunta está longe de ser básica. Se para uma argamassa ao 1:4 toda a gente conhece as dosagens, o resto complica e muito.

Qual a dosagem em kg de materiais para se fazeres as seguintes argamassas:
    Traço 1:1:2:4
    Traço 1:0,5:2:2
    Traço 5:1:0,3

Já complica, não é?

Fico especialmente irritado quando alguém desdenha certas perguntas. Se não fosse para se fazerem essas perguntas, não precisávamos do Fórum para nada. Um pouco de respeito de uns pelos outros, não fica nada mal a ninguém
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lsobral
  14.  # 15

Acho que o Mac estava a ser irónico (e cómico). Como, aliás, o foi o bfbt2006.
    E eu tenho a culpa de (também) ser um gajo bem disposto? :-)

Creio que todos entendemos que a questão não é nada básica. Sobretudo eu! :-))

Na verdade, EU - que até sou licenciado na matéria - só consigo responder correctamente a questões desse tipo (p.ex.: que quantidades de materiais são necessários para fazer 1m3 de argamassa ao traço 5:1:0,3?) com as tabelas à frente. Quanto mais um pedreiro!

Só que, enquanto eu - sem tabelas - ou um pedreiro poderíamos errar por uns 10%, um leigo erraria por uns 50%...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bfbt2006
  15.  # 16

O comentário que eu fiz, foi, a apenas e só, uma caricatura. Apenas para desanuviar o clima. Felizmente, existem pessoas, que distinguem perfeitamente uma caritura de uma ofensa, e nesse grupo incluo o sr. Luis K. W., o qual teve a amabilidade de explicar o seu ponto de vista.
  16.  # 17

Quanto aos restantes que apenas sabem criticar, só lhes posso desejar muito boa sorte na vida profissional, porque sem ela provalmente terão um futuro pouco risonho. A partilha de Know How é sem dúvida a melhor forma de promover a nossa imagem e o nosso profissionalismo (vejam lá ,que até criaram à cerca de 40 anos, uma pós graduação baseada neste conceito. Se calhar até é importante).
    Quem nada tem para partilhar, apenas pode refugiar-se no insulto fácil (é bastante fácil e não necessita de formação). Cabe a cada um utilizar a informação como melhor lhe prover.

A todos os participaram um grande bem haja

0.0176 seg. NEW