Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: MinimalMuito obrigada pelas informações, são muito úteis. O construtor decidiu colocar uma camada de verniz meio-brilho na casa (quando tinhamos combinado ver amostras e depois decidir) mas disse que as próximas camadas vão ser com o acabamento que escolher (pedi amostra de mate e extra-mate). Gosto do acabamento o mais natural possível e apesar do verniz que ele pôs ser incolor, o carvalho americano ficou com um tom amarelado. Fiquei desiludida e espero que com o verniz mate ou extra-mate fique com uma cor e um acabamento mais natural.

    Que marca de verniz utilizaram?
  2.  # 42

    Colocado por: MinimalGosto do acabamento o mais natural possível

    Sendo assim, deveria ter utilizado outro tipo de acabamento nomeadamente a óleo. Com uma exigência desse tipo cabe aos aplicadores (deveria caber) explanar junto dos clientes as mais diversas opções de acabamento por forma a se chegar a um compromisso aceitável em relação ás expectativas do resultado final.
    Pessoalmente, não dou acabamentos sem executar várias amostras com as diferentes soluções para que o cliente possa efetivamente fazer uma escolha informada. Infelizmente, o "meia bola e força" é o que mais se vê e depois dá nisto.
    Já agora e só como curiosidade, se a opção recaísse num acabamento a verniz este que mostro em baixo seria a minha escolha. O grande defeito é ser uma das opções de verniz mais caras do mercado. Mas realmente é uma coisa fora do normal pois a madeira fica 100% protegida e quer a nivel estético quer a nivel de toque, parece mesmo que não tem acabamento nenhum. É sem a menor sombra de duvida o tipo de acabamento mais natural que conheço...
      Bona-4,5L_TrafficNatural-600x831.jpg
  3.  # 43

    Não me informaram a marca de verniz que usaram na 1ª camada, mas o efeito é este da imagem em anexo. Apesar de me terem dito que é um verniz incolor, mudou a cor e eu prefiro mil vezes como estava antes, com um aspecto natural e sem brilho. Será que eles podem aplicar o Bonna traffic Natural nas próximas camadas?

    Este verniz que o João sugere parece ser o que eu pretendo, vou ler mais sobre este verniz. De facto eu também tinha combinado com a construtora ver amostras e esperava um acompanhamento mais personalizado, tendo em conta o grau de exigência que eles sabem que tenho desde o início. Mas trata-se de uma construtora com sub-empreitadas e eles têm muito trabalho e o meu contacto com o carpinteiro deles tem sido muito escassa.

    Por isso é que tenho vindo aqui colocar algumas questões, e só tenho de agradecer-lhe muito João Dias, porque nota-se que é um profissional que tem brio naquilo que faz, que gosta verdadeiramente da sua profissão e ainda tem tempo para vir aqui ajudar. Um bem-haja :)
      verniz.jpg
  4.  # 44

    Colocado por: MinimalNão me informaram a marca de verniz que usaram na 1ª camada, mas o efeito é este da imagem em anexo. Apesar de me terem dito que é um verniz incolor, mudou a cor e eu prefiro mil vezes como estava antes, com um aspecto natural e sem brilho. Será que eles podem aplicar o Bonna traffic Natural nas próximas camadas?

    Este verniz que o João sugere parece ser o que eu pretendo, vou ler mais sobre este verniz. De facto eu também tinha combinado com a construtora ver amostras e esperava um acompanhamento mais personalizado, tendo em conta o grau de exigência que eles sabem que tenho desde o início. Mas trata-se de uma construtora com sub-empreitadas e eles têm muito trabalho e o meu contacto com o carpinteiro deles tem sido muito escassa.

    Por isso é que tenho vindo aqui colocar algumas questões, e só tenho de agradecer-lhe muito João Dias, porque nota-se que é um profissional que tem brio naquilo que faz, que gosta verdadeiramente da sua profissão e ainda tem tempo para vir aqui ajudar. Um bem-haja :)
      verniz.jpg

    Agora já será tarde pois as probabilidades de compatibilidade do Bona Traffic Natural com esse verniz que está aplicado parece-me curtas. Isso oxidou muito a madeira e o veiado da mesma está também muito tapado.
    Preciso mesmo de saber ao certo que verniz utilizaram para saber se poderá passar para este verniz ou não. Entretanto, atenção que os vernizes da Bona carecem de um determinado tipo de cuidados na aplicação para que não corra mal.
    Mas uma coisa é certa, se está realmente insatisfeito com o aspecto estético do soalho então, para que o Traffic cumpra a sua função terá sempre de afagar o soalho para retirar esse verniz e iniciar o acabamento com o primário especifico para o Traffic Natural seguido então de duas demãos de verniz.
    Só como um aparte, não consigo perceber por alma de quem é que se vêm pegadas cheias de pó num soalho em fase de acabamentos. Isso comigo em obra já tínhamos a barraca montada! Um soalho nessa fase não pode ser pisado de qualquer maneira independentemente de irem, (digo eu), efetuar despolimento entre camadas de verniz.
    Não há hipótese, é sempre a mesma coisa. Meia bola e força. Se tiverem mesmo de pisar o soalho que o façam com o calçado devidamente protegido!!!!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  5.  # 45

    Colocado por: MinimalNão me informaram a marca de verniz que usaram

    Não querendo de forma alguma bater mais no ceguinho, só em jeito de desabafo permitam-me a seguinte reflexão:
    É na minha modesta opinião absolutamente inconcebível como profissional omitir o que quer que seja a um cliente muito menos a marca ou tipo de verniz que estarei a propor utilizar num qualquer serviço. Mas mais inconcebível ainda é um DO permitir que um serviço desta natureza avance sem estar 100% informado de qual o material preconizado para o efeito.
    Juro que não consigo perceber como raio é que um DO não sabe a marca do verniz que irão utilizar para acabamento do soalho!!!
    Há pouco tempo foi o EMAD agora é o MINIMAL. Isto parece que está a virar hábito... E pronto, alguém se vai rindo e cantando no meio disto tudo e não serão os DO de certeza...
    Concordam com este comentário: emad
  6.  # 46

    Colocado por: Joao DiasJuro que não consigo perceber como raio é que um DO não sabe a marca do verniz que irão utilizar para acabamento do soalho!!!

    João, a maior parte dos donos de obra só olha para o preço total !!!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves
  7.  # 47

    Colocado por: Picareta
    João, a maior parte dos donos de obra só olha para o preço total !!!
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

    Entendo que sim mas seja como for há coisas (já não digo tudo) que se deveria demonstrar um bocado mais de interesse.
    Existem imensas opções de verniz e como é óbvio a qualidade, estética e durabilidade também varia imenso consoante as escolhas que se façam.
    É que um soalho ainda é um investimento considerável portanto devia-se ter mais atenção. Digo eu em jeito de aviso ás tropas...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, An0nYmUs
  8.  # 48

    João, tem alguma imagem de soalho sucupira com acabamento a óleo? E wengue?
    Outra questão: é possível dar velatura a um soalho? Ou é de todo desadequado?
  9.  # 49

    Colocado por: Joao Dias
    Não querendo de forma alguma bater mais no ceguinho, só em jeito de desabafo permitam-me a seguinte reflexão:
    É na minha modesta opinião absolutamente inconcebível como profissional omitir o que quer que seja a um cliente muito menos a marca ou tipo de verniz que estarei a propor utilizar num qualquer serviço. Mas mais inconcebível ainda é um DO permitir que um serviço desta natureza avance sem estar 100% informado de qual o material preconizado para o efeito.
    Juro que não consigo perceber como raio é que um DO não sabe a marca do verniz que irão utilizar para acabamento do soalho!!!
    Há pouco tempo foi o EMAD agora é o MINIMAL. Isto parece que está a virar hábito... E pronto, alguém se vai rindo e cantando no meio disto tudo e não serão os DO de certeza...


    Acredite que o orçamento da remodelação da minha casa ficou muito mais detalhado do que estava inicialmente. Eles já estavam fartos das minhas questões e pormenores e durou meses até estar fechado. Sou muito proteccionista mas chegou a uma altura que tivemos que dar por terminado o orçamento para avançar com a obra. Fica sempre a faltar alguma coisa e a marca do verniz foi uma delas.

    Colocado por: Joao Dias
    Entendo que sim mas seja como for há coisas (já não digo tudo) que se deveria demonstrar um bocado mais de interesse.
    Existem imensas opções de verniz e como é óbvio a qualidade, estética e durabilidade também varia imenso consoante as escolhas que se façam.
    É que um soalho ainda é um investimento considerável portanto devia-se ter mais atenção. Digo eu em jeito de aviso ás tropas...
    Concordam com este comentário:maria rodrigues


    O pavimento é o maior investimento da minha casa e tendo em conta que vou gastar muito dinheiro com ele, tenho interesse que aguente muitos e muitos anos. Uma porta, uma bancada ou uma janela são fáceis de substituir, mas o pavimento não, por isso tenho interesse que fique o melhor possível. O problema é que o meu contacto com o meu carpinteiro é difícil e neste momento ainda não tenho mais nenhum dado novo sobre o verniz que ele lá pôs.
  10.  # 50

    Colocado por: jfsmoreiraJoão, tem alguma imagem de soalho sucupira com acabamento a óleo? E wengue?
    Outra questão: é possível dar velatura a um soalho? Ou é de todo desadequado?
    Boas e posivel te de uzar uma velatura a baze de petroleo ou agua e isto normalmente depois de desecolaraçao (mixtura de amoniaco com perhidrol em vaios concetraçois e camadas para difrentos degraos de branqueamento)do mesmo e claro secagem... quando se faz isto se mexe na umidade do chao entao tem de ser uzados dezumificadores e aumenta tempo de acabar o trabalho quando se aplica descolorante tem de ser lixado novamente e aspirado porque se levanta as piquenas fibras comprimidas com lixagem e depois de aplicar a velatura de novo...
    tem de se escolher uma velatura comforme o tipo de madeira uzada e ter em conta espresura das aneis anuarios coisa fixe num chao com velatura e que tem de todas peças ser asemelhante nas superficias( quer dizer a superficia que fica a monstra tem de ter sido cortado na mesma poziçao do tronco... ou radial ou tangential por isso tem influencia em absorçao de velaturas )se nao o chao vai ficar manchado os grandes produtores de vernizes tem soluçao para tudo eu uzei asfalto com petroleo com bastante suceso e ecompativel com quase todos tipos de vernizes....isto (asfalto da milharesde tones)e muito usado por ser tambem barato. só se nao tem laboratorio e sabe como fazer e precisa perder bastante tempo para preparar por ex por um chao numa casa..
    os que sao a base de agua sao extratos de plantas ou mixturas de nano particulas de oxidos metalicos por ter mais estabilidade ao expoziçao UV.... issto da para falar uma semana...
  11.  # 51

    Colocado por: Picareta
    João, a maior parte dos donos de obra só olha para o preço total !!!
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

    Você acha que numa obra de raiz o DO tem conhecimento/experiência/tempo para andar a ver todos os pormenores? tenho até sérias dúvidas que mesmo que contrate um projecto de execução leve a marca do verniz.
  12.  # 52

    Colocado por: jorgferrVocê acha que numa obra de raiz o DO tem conhecimento/experiência/tempo para andar a ver todos os pormenores?

    Não, por isso eu acho que os donos de obra deveriam contratar (como obriga a lei) um fiscal.
    Eu prefiro ser fiscalizado por um fiscal, do que por um dono de obra que não percebe nada do assunto e é picuinhas, ou só vê os defeitos quando lhe pedem o último pagamento.

    Colocado por: jorgferrtenho até sérias dúvidas que mesmo que contrate um projecto de execução leve a marca do verniz.

    Muitos podem não ter, mas deviam...por causa desses pormenores, é que uns projectos custam mais do que outros.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  13.  # 53

    Colocado por: Picareta
    Não, por isso eu acho que os donos de obra deveriam contratar (como obriga a lei) um fiscal.
    Eu prefiro ser fiscalizado por um fiscal, do que por um dono de obra que não percebe nada do assunto e é picuinhas, ou só vê os defeitos quando lhe pedem o último pagamento.


    Muitos podem não ter, mas deviam...por causa desses pormenores, é que uns projectos custam mais do que outros.


    Ou mete defeitos depois de vir ao fórum, lol
    Concordam com este comentário: Picareta
  14.  # 54

    Colocado por: jfsmoreiraJoão, tem alguma imagem de soalho sucupira com acabamento a óleo? E wengue?
    Outra questão: é possível dar velatura a um soalho? Ou é de todo desadequado?

    Boas, tenho imagens de um soalho de sucupira restaurado por nós mas o acabamento é a verniz. Wengué não tenho.
    Sim, é possível mudar a cor a um soalho. No tópico da Fino Oficio tem lá um trabalho nosso a mudar um soalho estratificado da cor natural para wengué.
    Pessoalmente conheço e tenho no meu repertório profissional várias formas de o fazer mas estou sempre dependente do tipo de madeira. Madeiras claras como o pinho, o castanho, o carvalho, o tauri, etc, etc brinca-se com elas. As mais escuras já são bem mais difíceis de mudar a cor de forma a parecer natural.
  15.  # 55

    Colocado por: Minimal

    O pavimento é o maior investimento da minha casa e tendo em conta que vou gastar muito dinheiro com ele, tenho interesse que aguente muitos e muitos anos. Uma porta, uma bancada ou uma janela são fáceis de substituir, mas o pavimento não, por isso tenho interesse que fique o melhor possível. O problema é que o meu contacto com o meu carpinteiro é difícil e neste momento ainda não tenho mais nenhum dado novo sobre o verniz que ele lá pôs.

    Concordo em absoluto mas infelizmente do que mostrou, estamos no meia bola e força. Sugiro-lhe um bocadinho mais de atenção nesta questão do acabamento pois aquelas pegadas não indiciam nada de bom.
    Mas por agora, até saber ao certo qual o tipo de verniz não lhe poderei adiantar muito mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  16.  # 56

    Mas em norma os soalhos mais claros são menos duros, correto?
    Qual a melhor forma de obter um chão em tons antracite/negro?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  17.  # 57


    Qual a melhor forma de obter um chão em tons antracite/negro?


    Não o limpar durante anos a fio.
    Concordam com este comentário: An0nYmUs, GMCQ
  18.  # 58

    Colocado por: jfsmoreiraMas em norma os soalhos mais claros são menos duros, correto?
    Qual a melhor forma de obter um chão em tons antracite/negro?
    ja fiz peças piquenas com tintas de cabelo agora para grandes arias talves oxido negro de fero...
  19.  # 59

    O meu pavimento novo é em soalho maciço de carvalho americano com encaixe macho-fêmea e foi todo pregado nos barrotes de madeira em pinho.

    Eu disse ao carpinteiro que aplicou o meu soalho que costumava ver outros carpinteiros deixarem cerca de 1 a 3mm entre tábuas e deixava um espaço na transição do soalho com o mosaico com vedante.

    O carpinteiro que aplicou o meu soalho não colocou espaço entre tábuas (porque disse que é assim que costuma fazer) e deixou um espaço na transição de materiais com vedante (ele costuma pôr um perfil mas eu não quis porque não gosto e ele não pôs).

    O pavimento foi aplicado no Verão e agora no Inverno inchou e existe uma zona que está muito má e vai ter de ser toda substituída, como podem ver na foto em anexo. O construtor diz que está assim porque não quis colocar perfil. O construtor diz que deviam ter colocado um perfil sempre que há transição com mosaico ou janelas de sacada. Eu não gosto de ver e acho que deviam ter deixado o espaço entre o tabuado como tinha-lhe dito (para além do espaço entre madeira/mosaico e à volta do rodapé), para que o pavimento possa mexer melhor.

    O que acham que poderá ter acontecido?
      soalho 2.jpg
      soalho.jpg
    • emad
    • 19 fevereiro 2017

     # 60

    Chama o João Dias.
    Eu até tenho medo de pensar que possa acontecer uma coisa semelhante ao meu soalho. Mas o meu e em sucupira. E segundo o João Dias e uma madeira que aguenta mais as variações de temperatura e humidade.
    Mas também já me avisou que no verão possa acontecer uma fatalidade destas.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
 
0.0306 seg. NEW